"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, abril 30

Os interessados ficam de fora?

Anônimo, 30/abr 08:43 em "Alô juristas de plantão!":
"Lamentável em um ambiente democrático esse processo estar correndo em Segredo de Justiça.

Um processo como esse, que trata de averiguar se a vontade popular foi fraudada ou não, deveria ser julgado e instruído em ambiente totalmente aberto, e ainda, se possível, televisado.

Submeter esse processo a um ambiente de segredo só coloca em dúvida as reais intenções da Justiça Eleitoral do Rio de janeiro sobre esse caso. Vergonha!

O povo tem que saber do que está acontecendo. Estão com medo?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Muito bem lembrado. Os eleitores são os maiores interessados nesse caso e estão impedidos de acompanhá-lo. São essas atitudes mal engendradas que levam à descrença na Justiça, ainda que não haja motivos para tal, especialmente agora, com a mudança do julgador.

São essas ações que levam o povo, a quem a Justiça existe para servir, a fantasiar boatos de que já está tudo previamente combinado no breu das tocas e outra coisa piores.

Estarão com medo de que? Do indolente e dócil povo angrense? Alguém conseguiria explicar? Melhor deixarmos isso pra lá...

Divulgar o que?

Anônimo, 30/abr 15:45 em "Blogs de Angra Censurados?":
"Gostaria que fosse explicado através do seu Blog o que de fato ocorreu ontem no Fórum de nossa cidade.

Por que os militantes do PT que foram convidados não foram à porta do mesmo e por que não foi divulgado o que ocorreu ontem com a mesma ênfase que da divulgação para a data de ontem e clamando à população para comparecer e fazer o protesto? Algo deu errado ou não foi o esperado por vocês e por isso não houve grande divulgação? Se o Tuca tivesse sido cassado não divulgariam?

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Abraços e um bom Dia do Trabalhador a todos os angrenses que de fato são merecedores."

TAngra:
Prezado Anônimo,

É difícil explicarmos o que aconteceu ontem no Fórum, pois não permitiram nossa entrada e o processo está em segredo de justiça - inexplicavelmente, diga-se de passagem.

Quanto aos militantes do PT, só quem poderia responder são os militantes do PT ou o PT.

Quanto à população, podemos até dar a nossa opinião. Primeiro, nós não incentivamos a população a fazer qualquer protesto, mas sim a comparecer ao Fórum, onde estariam nossos atuais governantes, o vice pelo menos. Que fôssemos até lá para deixar claro nossa instisfação com o descaso que estão tendo com nosa cidade, com as escolas de sal que se dissolvem nas chuvas, com a roubalheira desenfreada da contratação das empresas "Cartas Marcadas" de sempre, com o abandono dos serviços de saúde, ruas esburacadas e tudo mais que você deve estar cansado de ver por aí. Acredito que quando correu a notícia de que o vice não iria aparecer, talvez para que tivessem um pretexto a fim de alegar mais na frente "cerceamento de defesa", deixou de ter sentido qualquer manifestação.

Além do mais, várias pessoas que se dirigiam ao local ficaram temerosas quando viram que o local estava tomado de policiais militares (os bandidos devem ter feito a festa na tarde de ontem) e repleto de CCs espiões com cadernetas para anotar os nomes de quem fosse por lá, e fizeram meia volta.

Angra é uma cidade pequena, todos se conhecem e não havia necessidade daquele aparato todo, que serviu apenas para intimidar a população, privada de seu direito de manifestar-se. Acho que houve falta de habilidade na lida com o público por parte de quem contratou aquele aparato todo.

E, finalmente, era só uma audiência para ouvir as testemunhas, ninguém sairia dali condenado nem inocentado de coisa alguma, portanto não havia o que divulgar, não acha? Está esclarecido?

Abraços.

P.S. A escola de "sal" nós plagiamos do Aguilar Ribeiro, que disse que os cabos elétricos da Ampla são feitos de sal. Não sabemos se ele também copiou de alguém.

Resposta para ler e refletir

Mulher Atuante, 30/abr 13:22 em "Infância e Juventude no Abraão":

"Caro Anônimo,

Muitas vezes pai e mãe não estão cientes por estarem trabalhando intermináveis horas para garantir o mínimo para o sustento dessas crianças. Em outras vezes até estão cientes, mas ao tomarem providências e buscarem ajuda dos organismos competentes são ignorados ou desrespeitados, como declarou uma corajosa e consciente senhora chamada Nina na audiência sobre a prevenção ao uso do crack, que ocorreu ontem em nosso município. Não acho justo isso de ficar jogando tudo no ombro dos pais. É raro existirem pais que não amem seus filhos, que não os aconselhem e tentem corrigi-los. Acontece que nem sempre sabem bem como fazê-lo e onde eles deveriam encontrar parcerias para educar seus filhos, as portas estão fechadas.

Então podemos ver a Secretária de Educação responder que o município oferece sim alternativa aos jovens de Angra, exemplo disso é a instalação do Cefet, com um curso que, se não me engano, é de eletromecânica. Fiquei pensando se ela é cínica, ignorante ou cara de pau mesmo, pois se eu fosse uma jovem angrense e dependesse de um curso como esse para não me deixar "ir por caminhos errados" eu estaria perdida, pois honestamente não tenho a menor vocação para eletromecânica ou algo parecido. Ou seja, o município não me parece preocupado em oferecer alternativas com as quais os jovens se identifiquem. O que querem é responder às necessidades sociais sempre com desculpas esfarrapadas, sempre com o mínimo, sempre com o que eles acreditam que podem nos convencer de que é importante.

Outra coisa muito importante: ao contrário do que parece, o Regime Militar, ou melhor, a Ditadura Militar, apesar de parecer disciplinadora e ordeira, nada de bom fez pelo país a não ser tirar a força e as oportunidades que o Presidente Jango tentava dar ao povo. Exilou, por exemplo, o Educador Paulo Freire no momento em que ele construía no nordeste um projeto que ensinava milhares de adultos não só a ler e escrever, mas sair da dominação de fazendeiros que os tratavam como escravos pagos. Quando ele foi exilado para o Chile, o governo chileno implantou o projeto lá, o que ajudou a contruir uma reforma agrária com pessoas alfabetizadas e com autonomia para se transformarem em senhores da própria história. Ganhou o Chile, inclusive, uma distinção da UNESCO, ficando entre uma das cinco nações que melhor superaram o analfabetismo. Será que se um projeto educacional desse nível tivesse continuidade no Brasil as coisas estariam como estão?

Abraços sinceros,

Mulher Atuante."

Entrevista da Juíza Eleitoral

No Blog "Sindicatão - na luta" está a entrevista da Juíza Eleitoral, Dra. Juliana Bessa, concedida hoje ao programa Talk Show na Rádio Costa Azul.

Ela não falou do Processo de Tuca, que está sob segredo de justiça, mas falou de outras coisas muito importantes:
  • prazos para emissão de novos Títulos Eleitorais e segundas vias,
  • justificativa de quem não votou,
  • fiscalização da próxima campanha,
  • os novos juízes eleitorais,
  • restrições de pesquisas em Blogs,
  • propaganda extemporânea etc.
Não deixem de ouvir, são detalhes que intertessam a todos: Entrevista da Juíza Eleitoral.

Pedido de Ajuda Urgente

Anônima, 29/abr 20:52 em "Dia de combate às drogas":
"Estou desempregada, preciso urgentemente de um emprego, mas, como sou honesta, aqui em Angra está muito difícil pra mim...

Não sei o que fazer... Me ajudem!"

Tangra:
Prezada Anônima,

É difícil, pois empresas honestas evitam se instalar em prefeituras com fama de corrupção. Sabem que não poderão competir com as "Cartas Marcadas" nem sobreviver ao assédio dos corruptos.

Poderíamos até lhe arranjar um trabalho aqui no Transparência Angra, mas como o nosso pessoal se dedica apenas por "amor à Patria", certamente não resolveria seu problema urgente.

Vamos ver se algum empresário honesto e sobrevivente aos jordãos se manifesta... Boa sorte!

Dia da Abolição da Censura

Em novo E-mail:

"Amigos, desde às 15:30h foi revogado, aparentemente, o bloqueio dos Blogs de Angra dos Reis. Houve algumas mobilizações entre internautas, telefonemas e até publicações em blogs locais.

Algo aconteceu de sabedoria, nesses técnicos da estatal!

Esse e-mail que estão recebendo é real, assim como o anterior, o da denúncia.

Gratos estamos."


Mantenham-se nos guetos, favelas, subescolas e subempregos que a "liberdade" será mantida, caso contrário acontecerá como na CMAR, onde tudo é proibido.

P.S. Mas não esqueçam que navegar na Internet é só nos intervalos dos trabalhos.

Programas de Musical-Partidarismo

Queria rever a audiência de ontem na CMAR sobre o crack, mas a TV Câmara está dedicada a transmitir aqueles intermináveis programas de música "religiosa-partidária".

Minha gente, a TV Câmara usa dinheiro público para ir ao ar e isso não deveria ser permitido, é um extravio.

Me lembrei de trechos de decisões de um Desembargador num caso análogo:
"Custo para os cofres públicos. Violadas as regras da eficiência, da necessidade administrativa e do atendimento ao interesse público, próprias da Administração Pública, afigura-se presente ofensa à moralidade administrativa e à Lei Maior, que impõe sua observância. Juiz deve fazer cumprir a Constituição Federal, de forma que cabe ao Judiciário o exame formal dos atos administrativos, mas, igualmente, o exame da razoabilidade, da finalidade do ato expedido pela administração pública."
"Cabe ao poder Judiciário o controle e restauração da legalidade, o que não importa em violação ao princípio da independência dos Poderes."

A TV Câmara teria que ocupar-se em transmitir programas educativos, tele-cursos, informações de interesse público geral, ao invés de musicais que só atendem aos interesses "político-religiosos" de sua ainda-vereadora presidenta.

Blogs de Angra Censurados?

Recebemos um E-mail relatando que alguns Blogs de Angra tiveram o acesso bloqueado na Petrobrás:
"A Tecnologia da Informação e Telecomunicações informa que este site está enquadrado numa categoria cujo acesso é bloqueado pela PETROBRAS. Caso o acesso seja importante para o desenvolvimento de sua atividade profissional na Companhia, solicite a sua Gerência que encaminhe cópia desta tela para chave STIC, informando a justificativa de uso para análise e posterior resposta."

Alguém poderia confirmar e explicar isso?

Será que o pessoal de Petrobras passa os dias navegando na Internet? Não deve ser, pois sites de esportes, fofocas, religião, política etc estão liberados e não são importantes para o desenvolvimento daquela "atividade profissional". Além do mais, o pico de acessos ao Transparência Angra, pelo menos, acontece após as 19 horas.

Pode ser que essa "censura" seja um novo tipo de "contrapartida"... Afinal em "Angra Tudo Pode!", não é mesmo?

A canoa afundou?

Num Comentário às 18:11 na postagem "Calma, CCs, não será hoje" está um trecho da Pauta de Julgamentos do TRE-RJ para a próxima segunda-feira, dia 3. É mais um dos processos em que Tuca, Fernado e Bento serão julgados por suspeita de fraudes na eleição 2008.

Só não compreendi o significado do título: "A Canoa Afundou!". Qual canoa vai ao fundo?

Centro Cultural Oyster Bar

Anônimo, 27/abr 08:27 em "Disfarces da EkipeTuca":
"Por falar em Teatro, quando será feita a obra "emergencial" que possibilite o seu funcionamento?

O comentário que corre no meio artístico é que o governo alegou que esta obra não é emergencial, não pode ser enquadrada na calamidade. Mas a lona do Centro Cultural Oyster Bar é.

O que dá a falta de cultura..."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Mas o que se pode esperar de um governo onde o chefão, ao terminar seu curso superior, só conseguiu arrumar emprego como motorista de Van? E mesmo assim na escolinha da irmã? O que esperar quando o líder da maldita base do desgoverno é um sujeito com o nível intelectual e cultural de um Aguilar e a presidenta da Câmara é uma coisinha desqualificada como a Vilma?

Quando o atual governo falar de Cultura, podem apostar que não passa de propaganda enganosa.

Pulseirinhas Coloridas

Anônimo, 30/abr 06:50 em "Palestras nas Escolas":

Uma sugestão aos vereadores: criem as pulseirinhas do voto.
  • Azul - Já tenho candidato
  • Verde - Estou indeciso
  • Amarela - Faço negócio
  • Preta - Sai fora

TAngra:
Caro Anônimo,

Espero que os Vereadores percebam que isso é só um deboche e não apareçam na Câmara com algum Projeto de Lei idiota e inócuo neste sentido.

P.S. Acho que em Angra as amarelas acabariam em poucas horas.

Na casa da sogra...

Anônimo, 29/abr 20:46 em "É no tapetão sim!":
"Só lamento ser uma TV fechada. Eu não tenho TV a cabo e portanto assisto quando vou na casa de minha sogra. Gostaria que toda a população pudesse ter acesso e saber das coisas que acontecem em nosso município. Adoro a TV-Com."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Isso comprova que nem toda sogra é uma bruxa, algumas têm até TV-Com. Você só não lembrou de falar nos Blogs...

Abraços e um dê um beijão na sogra por nós.

Pena que ele não compreenderá...

Anônimo, 29/abr 23:42 em "Palestras nas Escolas":

"Para o vereador Aguilar:

A cassação do mandato de um governante eleito mexe com a expressão mais sagrada de uma democracia, que é a manifestação da vontade popular pelo voto. Mudar o resultado das urnas soa a golpe. Não na avaliação do jurista Célio Borja, ex-ministro da Justiça. Segundo ele, o respeito à vontade popular está garantido pela Constituição, e as leis eleitorais são redigidas em consonância com essa garantia. 'Quando a Justiça Eleitoral invalida uma eleição, ela está considerando que a vontade do povo foi fraudada.'

O professor Renato Ventura Ribeiro, da Faculdade de Direito da USP, explica que as decisões da Justiça Eleitoral não atropelam a vontade popular, pois levam em conta a possibilidade de a conduta ilícita ter alterado o resultado da eleição. Ele cita o próprio caso da Paraíba, onde a disputa foi decidida por pequena margem de votos – a vantagem de Cunha Lima foi de apenas 3 pontos percentuais. 'Talvez os 35.000 cheques tenham alterado a vontade do eleitor, o que interfere na legitimidade da eleição. É isso que a Justiça Eleitoral leva em consideração para cassar ou não um mandato', diz Ribeiro, autor do livro Lei Eleitoral Comentada."

TAngra:
Caro Anônimo,

Ah se Aguilar ao menos soubesse ler...

Ele está praticando bastante lendo as atas das sessões nas terças e quintas mas, nesse ritmo, só daqui a uns 50 anos ele terá capacidade de entender o que está escrito no seu comentário.

quinta-feira, abril 29

Desrespeito e Oportunismo!

Anônimo, 29/abr 23:23 em "Cefet: chega de mentiras":
"Não posso deixar de pensar em duas palavras para adjetivar nossos vereadores da base do governo e seus militantes comissionados:

Desrespeito e Oportunismo!

No popular, eu diria sem vergonha na cara mesmo. Tripudiar em cima da minoria é papel para covardes. Difícil é respeitar o adversário.

Me envergonho da Câmara de Vereadores da minha cidade. Parlamentares que não aprenderam sequer a conjugar verbos sabem, como ninguém, como fundar ONGS, desviar dinheiro, manipular situações, informações e por aí vai.

Mas quem reclama? Eu? Mas quem sou eu? A oposição? 3 no meio de dezenas, ou milhares de anônimos?

A população está atenta a tudo isso. Assim como eu, tem muita gente observando essa vergonha que é nossa Câmara de Vereadores."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Só falta descobrirmos como levar as verdades aos milhares de abandonados que, mal informados e iludidos, elegem esses safados oportunistas em troca até de um corte de cabelo:


ou neste link:


PS. Essa aí elegeu-se com 2.528 votos, numa cidade de 160 mil habitantes. E foi a 2ª mais votada.

Alô juristas de plantão!

ou É isso que os atemoriza...

Anônimo, 29/abr 23:12 em "Palestras nas Escolas":
"Não sou advogado, mas sim um cidadão curioso. Olhem esse caso a baixo:

'O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu, na última segunda-feira (26), anular a sentença que cassava o prefeito eleito em 2008, Carlos Alberto Silva de Azevedo e o vice, Frederico Souza Barbosa Lemos, na cidade de São Francisco de Itabapoana. Em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), eles foram acusados de abuso do poder econômico e compra de votos, por terem distribuído vales-combustível em troca de voto.

O Plenário do TRE-RJ entendeu que, ao não serem ouvidas testemunhas apresentadas por Frederico Lemos dentro do prazo legal, teria havido cerceamento da ampla defesa e do direito ao contraditório. Com a decisão, o processo retorna à 130ª ZE, para a oitiva das testemunhas.'

Hoje, na audiência, não aceitaram novas testemunhas, será que vai acontecer a mesma coisa?

Se acontecer, alguém errou!

Resposta com os juristas de plantão."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Também não lidamos com a matéria jurídica e não sabemos a resposta, mas está posta a pergunta aos juristas de plantão.

O que vejo e sinto é que é exatamente esse o maior pavor da elite corrupta e corruptora do nosso Brasil: medo de que o povo saiba as respostas e o que acontece, de que a população sinta-se à vontade para colocar suas questões e opiniões livremente num Blog.

Em Angra, que fica muito longe das cidades mais "intelectualizadas", em 2009 tivemos 2 Blogs dentre o 100 mais votados no país no tema "política", prêmio TopBlog. Talvez por isso sejam os mais perseguidos por esses políticos e outros malfeitores que sobrevivem de sonegar as verdades ao povo e de proteger e nutrir os políticos.

Hoje não há uma fala sequer de Vereador na Tribuna que não seja avaliada e criticada. Nenhum "figurão" vai a uma festa sem que se comente publicamente o que fizeram e o que não fizerem de errado. Hoje se discute abertamente (dentro do possível) até os processos judiciais em andamento, por mais complexos que sejam, como é o caso do seu comentário.

Só falta a Internet chegar lá no Zungú, lá nos cafundós mais abandonados de Angra para que esses safados e essas safadas percam a chance de continuar roubando e desmandando impunemente. É a única forma de mudar essa bagunça que está aí, pois se dependermos de primeiro melhorar a educação, esses políticos saberão como impedir que isso aconteça, haja vista as nossa escolas municipais, cada vez piores numa cidade riquíssima.

PS. E hoje nós recebemos uma ameaça simplesmente nojenta... Mais uma...

Palestras nas Escolas

Anônimo, 29/abr 22:25 em "Calma, CCs, não será hoje":

"Preocupados com Pulseirinhas!

Já é a 2ª vez que assisto alguns vereadores falando das pulseirinhas coloridas, gente, as nossas crianças já sabem disso, antes mesmo dos vereadores, isso é caso antigo, na minha escola eles nos informaram que informaram os colegas que jogaram fora e assim por diante. Hoje as informações chegam rápido, menos para nossos políticos.

Vamos olhar sim para nossas crianças, mas sem perder tempo com um assunto só, vamos buscar investir mais na educação, como cursos de capacitação para os jovens. Uma coisa que angra precisa é palestras nas escolas para os pais, sobre higiene, doenças, drogas e outros, como uma psicóloga para conversar com a família de usuários de drogas que muitas vezes não sabem lidar com o problema, não sabem o que fazer."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Nada a acrescentar!

PS. Só opino que talvez seja melhor esses Vereadores menos habilitados intelectualmente ficarem falando só de pulseirinhas mesmo...

Infância e Juventude no Abraão

Anônimo, 29/abr 17:55 em "Que Conselho Tutelar?":
"Boa tarde, se é que posso dizer isso!

Gostaria de saber por onde anda o Conselho Tutelar que não faz umas visitinhas surpresa aqui no Abraão? Tem criança de menor fora da escola. Fazendo sei lá o quê nas ruas de madrugada, bebendo, fumando cigarros, comprando cigarros e bebidas alcóolicas. E Pai e Mãe não está nem aí para isso. Polícia então nem se fala. Ah! que saudades que tenho do regime militar!

Então, por favor, Abraão, como muitas outras cidades, está pedindo socorro. Ou será que a prefeitura esqueceu que Abraão também pertence a Angra dos Reis?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O Conselho Tutelar de Angra está um caos. Desde 2008 que não conseguem fazer nem a eleição dos novos membros. A próxima tentativa de votação popular está prevista para 27 de junho.

A única esperança é que a Promotoria da Infância e Juventude saiba do seu comentário e tome alguma providência. É só o que podemos fazer. Sinto muito pelas crianças do Abraão.

Calma, CCs, não será hoje

Anônimo, 28/abr 22:55 em "Dia 29, às 13:00h":
"Tem muita gente que essa noite não irá dormir direito pensando: esse deve ser o meu último 'salário' na PMAR. Fora Tuca Jordão! Leve os CCs e arrume uma boquinha pra eles com os amiguinhos de infância."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Essa audiência do caso Provetá será apenas para depoimentos de testemunhas. Ainda não será hoje que teremos uma decisão da Justiça angrense. Está mais demorado que gestação de elefanta.

quarta-feira, abril 28

Cefet: chega de mentiras

Além dessa reunião de 9/mai/2008 citada na postagem abaixo, onde o Conselho Diretor do Cefet fala, de forma pejorativa:
"Angra estava com alguns “problemas” [...] Já a Prefeitura de Nova Friburgo se envolveu tanto com a expansão que contribuiu para a abertura da UnED [...]"
em outra reunião, 9 meses depois, em 13/fev/2009, o Conselho Diretor foi mais explícito:
"Em seguida, fez saber que o Ministério da Educação havia autorizado que o campus Itaguaí do CEFET/RJ fosse transformado em Unidade de Ensino Descentralizada, em substituição ao que seria construído em Angra dos Reis, em vista do desinteresse demonstrado pelas autoridades do referido Município. No entanto, após o atendimento do Ministério da Educação a esse pleito, houve intensas mobilizações por parte da Prefeitura de Angra dos Reis junto ao Ministério, que acabou por autorizar a implantação das duas Unidades."

Está nessa Ata de Reunião, pág. 4, tópico 165, neste link:
portal.cefet-rj.br/files/instituicao/codir/atas/2009/ata_2009_1_sessao.pdf

Sugiro que os Vereadores leiam e imprimam estas 2 Atas e toda vez que alguém da maldita base do desgoverno de Tuca Jordão subir na Tribuna e "vomitar" que o Cefet não viria para Angra por interferência da oposição, eu espero que a tal "oposição" se oponha e rebata na cara do imbecil que Angra quase perde o Cefet "em vista do desinteresse demonstrado pelas autoridades do referido Município", como foi escrito pelo Conselho Diretor do Cefet e como todos com mais de 2 neurônios no cérebro já sabíamos.

E chega de baboseiras sobre isso no plenário, nós aqui repudiamos mentiras e mentirosos. Vamos trabalhar sério, seus politiqueiros, chega de enganar o povo que por aqui pelo Transparência Angra não escapa safadeza de político safado algum.

PS. É insuportável assistir 2 vezes por semana esses idiotas subirem na tribuna para falar asneiras e mentiras, mas são os ossos do ofício...

jordãos atraem maus pensamentos

Vejam só, tão acostumados estamos com as mutretas dos políticos angrenses que chegamos a pensar que eles haviam corrompido até os diretores do Cefet.

Acontece que um infeliz da maldita base do desgoverno de Tuca Jordão veio alegar num comentário que o Cefet não tinha vindo para Angra por interferência do PT. Nós sabemos que a verdade é que o Cefet não veio para Angra em 2008 por absoluto descaso de Fernando Jordão, como fica patente neste trecho da Ata da 3ª Sessão Ordinária do Conselho Diretor do Cefet, em 9/mai/2008, no tópico 90:
"O conselheiro Luiz Cláudio perguntou como estava o caso da Unidade de Angra. O Senhor Presidente respondeu que Angra estava com alguns “problemas”. O terreno fora desmembrado e estava em fase de cessão, mas ainda não se tinha uma resposta do andamento do processo junto à Prefeitura. Já a Prefeitura de Nova Friburgo se envolveu tanto com a expansão que contribuiu para a abertura da UnED, que a princípio estaria para ser inaugurada depois de Angra."

(As aspas secundárias na palavra "problemas" fazem parte do texto original)

Nós já fizemos 2 postagens sobre isso mas hoje, ao procuramos essa ata na Internet, desta vez ela não foi localizada ("page not found") e pensamos que já teria havido interferência de Tuca ou do "eterno" para que "apagassem a prova do crime". Que maldade a nossa, mas "cesteiro que faz um cesto faz um cento", não é? Eles não mandam espalhar por aí que compram todo mundo?

Entramos em contato com nossa antiga escola (ETF Celso Suckow da Fonseca) e descobrimos que o site do Cefet mudou de endereço. Aqui está o novo link para essa Ata de Reunião :

PS. Já alteramos o link nas outras postagens, mas isso foi uma "falha técnica" do Cefet mais do que nossa.
PS.2 Por via das dúvidas, cópia desta Ata ficará guardada em nosso site na Internet, até o final dos tempos.

Atenção, Sticpar!

Anônimo, 25/abr 17:20 em "29, dia de Sessão":
"TA,

Todos os 60 funcionários da Metro Serviços que estão trabalhando na obra de adaptação do Cefet, no parque Perequê, não estão com carteira assinada, logo, sem nenhum direito trabalhista. É imperioso que, mesmo com toda a importância da obra, o Sindicato da COnstrução Civil denuncie na Justiça do Trabalho. E onde está o Vereador Cordeiro, que é diretor desse sindicato e é sabedor do fato, pois eu mesmo, antes de fazer a denúncia, já havia lhe alertado na espectativa de que ele ao menos se manifestasse em Plenário?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Só o que podemos fazer é encaminhar sua denúncia ao Vereador Cordeiro e ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty (www.sticpar.com.br).

Vamos aguardar o que eles responderão.

Abraços.

PS. Este Contrato com a Metro Serviços é de R$2.345.000,00 (dois milhões, trezentos e quarenta e cinco mil reais). (nº cabalístico: 2345 mil)

De volta ao Cartório

Anônimo, 21/abr 23:20 em "Atenção no dia 29!":
"TAngra,
Será que podemos reclamar nesse órgão CNJ sobre servidores públicos municipais que trabalham no Fórum de Angra dos Reis? Servidores esses que têm contato com processos movidos contra a Prefeitura de Angra? Por mais que eles pareçam confiáveis (podem até ser), não é estranho eles manusearem processos em que sua fonte de sustento está sendo processada ou mesmo o seu chefe direto (Prefeito)? Isso não afeta a isenção do Judiciário?

Tenho um exemplo: acompanhei pelos Blogs e, se não me engano, o Dr. Kleber Mendes disse que foi pedida a penhora de bens do Fernando Jordão no caso Petrobonus e, analisando a movimentação na Internet, percebo que ele está parado. Isso pode ser reclamado no órgão que você citou? Essa troca de favores é legal, esse favor do Município em emprestar mão de obra ao Judiciário? Obrigado."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Se não me falha a memória, nós já falamos aqui no Transparência Angra desse caso de contratados pela Câmara e pela Prefeitura prestando serviços no Fórum. Isso também já foi uma preocupação nossa, mas, depois de apurar e analisar o caso com carinho, vimos que não carece nenhum preconceito.

Hoje, o Fórum de Angra tem aproximadamente 6000 processos e são apenas 8 servidores. Ainda que dessem seu sangue, não conseguiriam que o trabalho tivesse a celeridade adequada. A cooperação da Câmara e da Prefeitura se faz necessária e é do conhecimento e tem a aprovação da Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Além do mais, eles só atuam em apoio ao pesssoal interno, separando processos, atendendo ao balcão etc. Nada que não seja do conhecimento dos advogados das partes passa pelas mãos deles. E os próprios magistrados se preocupam em acompanhar de perto o trabalho do Cartório, dentro do possível.

É claro que podem ocorrer falhas, mas são tão raras como um erro médico ou quando sua cozinheira salga a feijoada, por exemplo. E parece que foi isso que aconteceu nesse caso da Petrobonus a que você se referiu. O Processo estava parado no Cartório mas assim que o problema foi detectado, agora dia 27, cuidou-se para corrigir o problema: -"Cite-se o réu Fernando Jordão. Após, ao MP com urgência."

Seria melhor se todos no Fórum fossem servidores do judiciário, mas já que falta mão de obra pior seria caso não tivessem a ajuda externa.

Cadê o Aguilar?

Anônimo, 11/abr 19:26 em "Tuca Jordão no rés do chão":
"Sindicato pelego este, o dos Metalúrgicos. A empreiteira Nobre Montagem Industrial, que prestava serviço à balsa BGL, deu calote nos funcionários e ainda desapareceu com documentos dos trabalhadores, sendo que a maioria mora longe.

Ora vejam, se não tivesse um sindicato tão pelêgo como este, conivente com as vontade das empresas e não dos empregados, isto não estaria acontecendo. Mas a conivência é explícita."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Alguma novidade sobre isso, do dia 11 para cá?

E na verdade o pelêgo é o dublê de vereador / sindicalista Aguilar Ribeiro, que se elege com os votos das suas cotas de vagas no estaleiro e nas empreiteiras. Se ele brigar pelo Sindicato contra as empresas ele perde suas vagas e, junto com elas, seu mandato de vereador.

Sem apoio do estaleiro e das empreiteiras Aguilar não existiria. Livrem-se do Aguilar que o Sindicato volta a funcionar.

É no tapetão sim!

Anônimo, 28/abr 08:38 em "Dia 29, às 13:00h":
"Acho que eleição se ganha na urna e não nos tribunais, pois se realmente a Justiça fosse punir algum ato que realmente influenciou as eleições, foi a TV-Com, que ficou 24 horas fazendo campanha contra o atual Prefeito e a favor da candidada do PT, com depoimentos de diversas pessoas ligadas aos partidos da coligação que apoiava o PT!

Não fiquei sabendo deste caso do Provetá e se realmente ocorreu da forma que está sendo passada pela oposição está errada, mas não foi esse fato que fez o PT perder mais uma eleição em nossa cidade e sim a sua péssima admistração nos 12 anos!

Gostaria de saber quantos eleitores tem em Provetá e quantos eleitores a TV-Com atingiu com sua ação, para saber quem influenciou mais. Acho que seria mais uma mancha grande do PT na sua história em nossa cidade querer asumir a eleição no tapetão!

Tem que respeitar a vontade popular e ganhar de forma honesta e sem usar TVs comunitarias para influenciar uma eleição!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Pelo que você disse a gente vê que tem muita coisa que você não percebeu.

Em primeiro lugar, o tapetão é que é o lugar certo para resolver essas questões. Qualquer pessoa que se sinta prejudicado em seus direitos - e que não consiga resolver o problema com uma boa "conversa" - deve sim procurar a Justiça. Pode ser num desentendimento com o vizinho, numa fila de banco - onde você espera mais que o tempo determinado pela lei, num desentendimento trabalhista com seu patrão ou empregado, ou numa eleição para a sua associação de moradores - se o opositor agiu contra as regras. O que dirá numa eleição para um cargo público... Se você não sabe, a coligação que apoiava Tuca talvez tenha mais processos na Justiça contra a Conceição do que ela contra ele, só que ela não comprou votos, pelo menos não de forma tão descarada e documentada.

Tuca nunca reclamou da TV-Com na Justiça porque não pode. Todas as vezes em que a Conceição apareceu na TV, Tuca também foi convidado. A diferença é que ele nunca apareceu. Você não lembra dos debates marcados na TV-Com em que só a Conceição aparecia?

Outra coisa que você deve entender é que não faz a menor diferença quantos votos tem em Provetá. O candidato pode vencer por mais de um milhão de votos de diferença, mas se ficar provado que ele comprou um único voto ele perde a eleição, essa é a Lei.

E é inacreditável que você não conheça este caso de Provetá. Há anos que não se fala de outra coisa em Angra. É por isso que esses políticos safados continuam se elegendo eternamente, pois o povo não se informa sobre os candidatos antes de votar.

Se você quiser mesmo conhecer este caso de Provetá leia aqui o parecer do Ministério Público e os depoimentos ao Juiz (em julho de 2009) de alguns moradores de lá que se beneficiaram do esquema de transporte gratuito. No fim de cada página tem um link para a página seguinte. Faça "uma forcinha" e leia:

Se houve fraude o único caminho é o tapetão. E não esqueça que o Juiz pode decidir por uma nova eleição, mas isso não vem ao caso, o que interessa agora é que Tuca comprou votos e tem que cair fora, é a regra. O depois fica para depois.

Dia de combate às drogas

O próximo dia 29 será o Dia Municipal de Combate às Drogas de Angra dos Reis:
  • drogas lícitas: álcool e tabaco;
  • drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack e outras;
  • drogas políticas: Artur Otávio Scapin Jordão Costa, vulgo Tuca Jordão, e Fernando Jordão, o "eterno", as mais nocivas e mortais dentre todas as drogas.

Detalhes abaixo.

Dia 29, às 9:00h

Cartilha contra as drogas será lançada em Angra.

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizará o lançamento da Cartilha “O brasileirinho”, na E.M. Tânia Rita de Oliveira, no Belém, às 9h. A cartilha é uma parceria da prefeitura com a Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef), que, junto ao Programa Nacional de Prevenção às Drogas, elaborou uma cartilha educacional.

Conforme disse a Secretária de Educação, Luciane Rabha,"A cartilha os ensina a dizer: não!”. As cartilhas são destinadas aos alunos de 7 a 12 anos e orientarão sobre os perigos e malefícios causados pelo uso das drogas. A escola do Belém foi escolhida para sediar o lançamento por ser uma das maiores do município, com cerca de 1.545 alunos.

A iniciativa de trazer a parceria para Angra veio do Delegado-chefe da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Fábio Galvão da Silva Rêgo e a Secretaria de Educação aceitou a proposta. A cartilha aborda duas modalidades de drogas: as lícitas (álcool e cigarro) e as ilícitas (maconha, cocaína, crack e outras).

Os 5 mil exemplares foram elaborados com o auxílio da Unimed, Marina Verolme, SRD Offshore e Senhor do Bonfim e serão distribuídos em todas as unidades educacionais da cidade.

Dia 29, às 13:00h

É hora de mobilização. Justiça Eleitoral analisa crimes na campanha eleitoral de Angra em 2008.

A partir das 13 horas, no Fórum de Angra dos Reis, acontece mais uma audiência do processo que analisa a compra de votos na eleição 2008. Trata-se da investigação sobre a troca de votos pelo transporte marítimo entre a Praia do Provetá, na Ilha Grande, e o continente. O processo está repleto de provas, inclusive testemunhais, de que houve conduta indevida da parte da candidatura governista.

O Partido dos Trabalhadores aguarda que a Justiça Eleitoral aja com rigor, punindo os crimes que foram cometidos na campanha, que são passíveis de cassação do mandato do atual prefeito.

Convocamos todos os que estiverem à disposição para fazermos uma espécie de "plantão" na porta do Fórum e aguardarmos o resultado da audiência.

Marcelo Oliveira
Presidente do PT-Angra

terça-feira, abril 27

Dia 29, às 18:00h

E às 18 horas, na Câmara Municipal de Angra dos Reis:


Para quem mora longe, será muito bom se TV-Câmara puder transmtir.

P.S. Vocês viram nos jornais angrenses da semana passada uma criança de 14 anos, viciada em crack, assassinada a tiros e jogada numa calçada pelos traficantes?

segunda-feira, abril 26

Disfarces da EkipeTuca

Anônimo, 26/abr 18:33 em "Mas e a Petrobonus?":
"Aquela escola particular na Rua da Conceição, onde esses dias apareceu a foto de um carro oficial pegando criança, deve ter um convênio especial com a PMAR.

Hoje tinha um Santana LNQ 4291 cheio de emblema da PMAR, tinha até no documento, pegando criança. Será outra criança ou só trocaram o carro pra disfarçar?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Acabo de chegar em Angra e vi uma senhora saindo dessa escola com 3 crianças, desceu pela Praça Gal. Osório até a Rua do Comércio e embarcaram os 4 num Santana da Prefeitura, só não deu para anotar o número.

Isso não é convênio, é safadeza mesmo desses Cargos Comissionados, dessa equipe de ladrões de dinheiro público do Tuca Jordão. Estão desviando dinheiro que deveria ir para as crianças carentes, gastando em carros, motoristas e combustível em benefício só de suas crias. Crias essas que crescerão tão ou mais safadas que seus pais, com esse péssimo exemplo.

É só isso que fez o Tuca Jordão até agora, nada que preste, o dinheiro da cidade some, as obras desmoronam, as que não desmoronaram ele vai ter que demolir, como a escola do Bonfim e a praça no Santo Antônio 2... Todo o orçamento vai para as empreiteiras Cartas Marcadas, que são sócias informais de algum CC da PMAR e depois se juntam para partilharem o butim.

E tem gente dizendo que essa manifestação na porta do Fórum dia 29 é manifestação política; bando de cegos. É manifestação de quem não aguenta mais tanta safadeza, tanta roubalheira, o povo não tem nem transporte público decente e esses corruptos usando carro oficial para compras, para levar filhos na escola, para levar a empregada em casa...

O povo não aguenta mais, é contra tudo isso que as pessoas querem se reunir e protestar na porta do Fórum, quem não puder ou não quiser colaborar não precisa atrapalhar.

domingo, abril 25

Mas e a Petrobonus?

Esse caso da Petrobonus está empacado aqui na Justiça de Angra. Em outras cidades envolvidas no mesmo esquema está bem mais rápido.

A Petrobonus quase levou de Angra dos Reis 23 milhões de reais de uma só canetada. Tudo arquitetado por Fernando Jordão & Cia. É coisa muito grave, são 23 milhões. E num esquema indecente. Para quem não lembra, ou quer relembrar:

Em Julho de 2006 a Prefeitura de Angra assinou com a IV'INS Modernização Empresarial S/C Ltda. (Petrobonus Consulting) o contrato nº 061/2006 para "aumento ou a recuperação dos royalties [...] mediante contratação de serviço especializado de assessoria e consultoria [...] junto à Agência Nacional do Petróleo – ANP". Contrato com duração de 3 anos e valor de R$40.000 (quarenta mil reais). (BO 033)

Em Julho de 2007 assinaram o Termo de Rerratificação nº 001/2007 ao contrato. "Rerratificaram" o valor em mais 57.500% (cinquenta e sete mil e quinhentos por cento) e o valor passou para R$23.040.000 (vinte e três milhões e quarenta mil reais). (BO 095) (Bem pior que os tupperware!)

Em 10 de Abril de 2009 saiu no globo.com:
"O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) abriu 31 processos envolvendo prefeituras fluminenses e a Petrobonus Consulting sobre desvio de royalties do petróleo. As investigações se referem a contratos feitos sem licitação e ao questionamento de suas cláusulas entre 2006 e 2008."

O fato é que a própria ANP declarou que para conseguir os royalties bastava preencher um formulário e entregar lá. Isso em linguagem figurada, claro, mas era de graça, bastava preencher uns formulários e entregar lá. Mas o "eterno" ia pagar 23 milhões e 40 mil reais, se o TCE nem a imprensa descobrissem. Angra e mais 30 prefeituras envolvidas, o "eterno" e mais 30 ladrões? Essa é a questão.

Em 14 de Abril o Secretário Roberto Peixoto tenta desconversar e explicar o inexplicável sobre esses 23 milhões, nessa entrevista ao AngraNews:



ou neste link:


Em Junho de 2009 aparece uma Ação Popular aqui no Cartório da 1ª Vara Cível. Anulação de Contrato Administrativo e etc. Réus: Petrobonus e Fernando Jordão, o "eterno". Está caminhando muito devagar em Angra, mesmo se levarmos em consideração o excesso de trabalho aqui no nosso Fórum. É um caso importante e envolve possíveis candidatáveis às eleições e 23 milhões é coisa muito séria para quem quer lidar com dinheiro público, mesmo que não tenham sido pagos na sua completeza. Ainda que nem tivessem pago nada, nem um mísero centavo, o que vale é a má intenção comprovada e assinada.

Para quem gosta, o Processo é esse aqui, é só clicar:


É isso, muito devagar. Boa sorte, Juíza, e juízo a todos e leitores e Angra em peso na porta do Fórum dia 29, ainda que de nariz de palhaço. Nariz de palhaço tem um poder muito grande, pra quem não sabia disso...

Médicos numa boa?

Anônimo, 25/abr 14:54 em "Cadê os telefones?":
"Médico ganhar mal? Aonde? Você já viu o salário do médico do concurso aberto na cidade de Resende, por exemplo? Lá eles recebem R$980! Aqui em Angra o mínimo que um médico concursado recebe é R$2.400, e não se esqueça que 1 mês antes das eleições foi dado de presente (pra ganhar votos claro) 80% a mais no salário dos médicos e dentistas que têm especialidade e eles nem precisam estar atuando na especialidade, é só ter pos graduação que ganha, o salário vai pra quase R$5.000!

Sem contar os 80% dados todo mês para procuradores da PMAR, engenheiros, 200% dados todo mês para os guardas sanitaristas e fiscais... enquanto isso o resto dos concursados só tiveram 4,77 de aumento e se tiverem pos graduação ganharao no máximo mais 8%... Por que não 80% igual aos médicos?

Vale a pena você fazer uma Faculdade, gastar uma grana que você não tem, tempo, pra no fim ganhar mais 7%, que dependendo do salário não dá mais que R$70? E ainda por cima ter que engolir uma cambada que só vive babando ovo com Cargos de Comissao e só nas cabeças ganhando a promoção a cada 3 anos e você ficar chupando dedo porque nunca fez parte da panelinha?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Muito complicado... Parece coisa de sindicato pelego. Vocês devem escolher melhor nas próximas eleições do SINSPMAR. Já são quantos anos só com a reposição da inflação?

Conselho do 'amigo' coronel

Anônimo, 25/abr 14:41 em "29, dia de Sessão":
"Infelizmente muita gente gostaria de estar nesta manifestação, mas não poderão para não sofrer retaliações.

A cidade é pequena, a maioria ou trabalha na PMAR ou tem parente que trabalha. Se você é concursado e estiver na manifestação, com certeza algum CC que te conhece irá te entregar, aí já sabe, te mandarão trabalhar bem longe.

É uma pena, nossa cidade toda amordaçada por esse coronelismo."

TAngra:
Prezado Anônimo,

É isso mesmo, eles intimidam de todas as formas. Dizem que tem um advogado que trabalha na CMAR que aconselhou aquela moça que depôs no caso da escolinha do Pedro Miguel a não participar de manifestações e nem aparecer na TV-Com, "se ela quiser conseguir algum emprego em Angra no futuro". Ela também vai depôr agora no caso da compra de votos. Mas não foi uma ameaça, foi só um "conselho de amigo".

Mas nada disso importa, o que me interessa é que eu estarei lá para mostrar minha insatisfação contra um sujeito que comprou votos para ocupar uma cadeira a que não tinha direito e nem competência para ocupar. E contra todo esse coronelismo.

sábado, abril 24

29, dia de Sessão

Anônimo, 22/abr 00:23 em "Atenção no dia 29!":
"Não Publicar

Pra complementar, a saída dos manifestantes deverá se dar da Praça do Carmo passando pela Rua do Comércio."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Seu comentário não foi publicado. Dia 29 é quinta-feira, dia de "Julgamento" na Ordem do Dia da Câmara Municipal de Angra dos Reis.

Feriado Municipal!

É isso?

PROCAP

Fabio Macedo, 24/abr 20:13 em "ABMDAAR que os pariu!":
"Prezados do TA, toda regra é passível de exceções.

A entidade da qual sou dirigente é detentora de Título de Utilidade Pública, porém nunca recebemos um centavo de dinheiro público. Mesmo assim já capacitamos mais de 1000 pessoas, em quatro anos de cursos de formação profissional.

Hoje temos 350 alunos fazendo cursos técnicos em nossa escola, cursos subsidiados por nossa instituição em parceria com o CEMOB. Também montamos com recursos próprios uma escola de solda que nos custou em torno de 30 mil reais, também sem ajuda de nenhum ente político, não que não gostaríamos, mas infelizmente a concepção de 'social' anda tanto quanto deturpada ultimamente.

Mesmo sem nenhum aporte, conseguimos que nossos cursos tenham custos acessíveis para nossa comunidade, conseguimos isto com parcerias com pessoas físicas que se dispõem a trabalharem por valores abaixo do mercado. Só como exemplo, nosso curso de elétrica residencial, com 80hs, foi ministrado por apenas 100 reais, pagos em duas vezes.

Nosso curso de solda, que já conta com 40 alunos, é feito por 800 reais, sendo que se o aluno for sindicalizado junto ao Sindicato da Construção Civil, o mesmo paga metade do curso e o aluno apenas 400 reais. Só externei estes fatos para mostrar que nem todas as instituições são iguais.

E também não achamos que fazendo isto temos que ser enaltecidos, essa é a nossa obrigação, somos ligados à Igreja Assembléia de Deus e como todos sabem igrejas, embora sejam entidades civis, são isentas de pagamentos de tributos, e por obrigação têm que reverter esta benevolência à comunidade, afinal não é esta a concepção de utilidade publica?

Fabio Macedo
PROCAP - Projeto de Capacitação e Formação Profissional"

TAngra:
Prezado Fábio Macedo,

Concordamos com você. Vamos explicar melhor. Até agora nós só falamos aqui no Blog das entidades que têm ligações "suspeitas" com políticos safados, ou em risco de se tornarem. Não é o caso de vocês. Mas há coisas que você deve saber sobre algumas entidades condecoradas por Vereador com Título de Utilidade Pública - TUP.

Primeiro, qualquer entidade só fica habilitada a fazer convênios com a Prefeitura se tiver sido agraciada pelo Legislativo com um TUP. Nós fizemos um levantamento superficial de todos os convênios entre a Prefeitura e as entidades TUP de 2005 até outubro de 2008, 2º mandato do "eterno".

Esse levantamento está no nosso site. O total conveniado nesse período foi R$23.243.530,23. Veja os nomes das entidades, os valores diferenciados entre elas, o objeto do convênio e na coluna mais à direita, fora do vídeo, o nome do Vereador que concedeu o TUP. Falta o nome de muitos vereadores, mas você deve saber a quem algumas daquelas entidades financia com votos e outros favores.

Nessa lista a grande maioria das entidades fazem jus ao Título de Utilidade Pública. Na verdade as exceções são as que só existem para receber milhões da Prefeitura e para ajudar nas campanhas e luxos dos políticos, mas são minoria. Clique aqui e veja com calma:


E tem mais, o fato de ter convênio com a Prefeitura não quer dizer nada. Receber um TUP também não. O que não pode é ter "convênio" entre entidade, TUP, verbas públicas e com político ao mesmo tempo. Como nesse caso do Vereador Leandro Silva, se aparecer um convênio milionário qualquer com a Prefeitura, em véspera de campanha dele, "vai cheirar muito mal!". Só isso. Mais nada. Nenhuma acusação, apenas um odor.

Se a Prefeitura não tem condição de oferecer um serviço que é sua obrigação, como muitos dos que estão na lista, como o seu Projeto de Capacitação e Formação Profissional, por exemplo, ela tem obrigação de ajudar no que for possível essas entidades.

Só não pode é ter político no meio, senão o dinheiro some e a entidade só faz cortar o cabelo da população lá do Zungú e nas festas da Praia do Anil, como a ABC da Dilma dos Santos ou a Adefar. Você viu quanto a Adefar recebeu? 4,3 milhões, sumiu tudo. É isso que a gente condena.

Se a Prefeitura tivesse cursos de capacitação profissional, que é dever dela, ou ajudasse vocês, poderiam dirigir essa "benevolência" para mais pessoas. Por enquanto a Prefeitura continua nos projetos e datashows. A previsão da Escola Técnica é pra quando? Agosto? Quantos alunos?

Estamos explicados?

Abraços, parabéns e continuem.

Cadê os telefones?

Anônimo, 24/abr 18:17 em "Telefones Censurados":
"Uma sugestão,

Mande um e-mail pedindo o telefone desses vereadores e publique no Blog. Assim poderemos ligar e saber quem vai nos atender quando bem precisarmos e será digno do nosso voto. Nós pagamos a conta desse maldito telefone."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Como diria o nosso destemperado amigo DaRoça, do Blog Diário do Sertão, eu também vou dar uma sugestão a você. Eu acho a minha sugestão melhor que a sua, veja:

Primeiro você lê essa postagem, é só uma fábula (clique):

Depois você escuta isso que está aqui, só de sacanagem (clique):

Depois que você ler essas duas postagens nossas você pega os telefones dos Vereadores e passa para nós que publicaremos aqui. O que você acha da ideia?

Abraços.

Candidato? Já?

Anônimo, 24/abr 16:18 em "Só de Sacanagem - Bom dia!":
"Transparência, Andrei Lara é candidato a vereador?"

TAngra:
Caro Anônimo,

Não ouvi nada a esse respeito. Nem imagino o que Andrei Lara pensa sobre isso, mas se por acaso "eu" fosse "ele" pensaria alguma coisa asim:
- "Não descarto esta hipótese, não! Assim como não descarto quaisquer hipóteses na minha vida. Penso entrar na vida pública desde que me entendo como 'adulto pensante'. Mas muitas das vezes relutei, por não acreditar que aquele seria o momento ideal. E também não sei se o próximo pleito será o ideal. Às vezes pode até ser mais que o ideal, mas eu posso mudar de ideia e desistir de qualquer pretensão.

Entendeu?"

Mas só o Andrei pode dizer o que pensa, não é?

Abraços.

Petrobonus da petrogate

Anônimo, 23/abr 23:50 em "Tuca sai ou Tuca fica?":
"Ei prezado, fiz uma postagem sobre petrobonus petrogate e não foi ao ar, qual a razão, valeu sangue bom!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O engavetamento do Processo da Petrobonus, que não desengaveta, também está chamando nossa atenção. Afinal, eram 24 milhões de reais de comissão que a Petrobonus ia ganhar, isso só o que estava no contrato. E 24 milhões são 24 milhões...

Mas a que aconteceu é que iríamos falar sobre isso desde segunda-feira, mas em semana de feriadão a audiência sempre cai, ainda mais num feridão grande como foi esse. Melhor falarmos sobre a Petrobonus agora na próxima semana.

É isso. Valeu?

Só de Sacanagem - Bom dia!

Eu vi no Blog do Sindicatão: "Só de sacanagem, tenham uma boa noite."



ou neste link:



Ana Carolina
Composição: Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
- Não roubarás!
- Devolva o lápis do coleguinha!
- Esse apontador não é seu, minha filha!
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
E eu vou dizer:
- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão:
“ - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal.”
E eu direi:
“ - Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram?
“- IMORTAL!!!”

Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.
_____________________

No CNJ a coisa é séria

Anônimo, 22/abr 00:21 em "Atenção no dia 29!":
"Sabem por que os juízes que resolvem se beneficiar dos esquemas assim o fazem com muita tranquiliade? Porque a pena capital para eles é a aposdentadoria compulsória.

Imaginem um juiz bandido com trinta e poucos, quarenta anos, recebe de uma quadrilha, por exemplo, 30 milhões de reais, 40 milhões... num orçamento de 2 bilhões isso é pinto.

Pego com a butija na boca é aposentado. Que beleza, quarenta e poucos anos, 40 milhões num paraíso fiscal e mais um polpudo salário todo mês, vitalício.

Até a turma do TAngra, que é mais boba, vai querer."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Na verdade ele é apenado duas vezes.

Uma quando recebe a aposentadoria, que é proporcional ao "tempo de casa". E será um eterna vergonha(?) para ele e os seus saberem que todo mundo olha para ele e pensa: "esse é aquele ex-juiz que foi comprado pelo Maluf, ou pelo Jáder, ou..., ladrão safado!". Deve causar um certo constrangimento, especialmente entre os amigos.

Outra se o Ministério Público resolver abrir um Processo na Justiça contra o juiz aposentante. Se condenado pode ir para detrás das grades, como qualquer criminoso. Isso tem acontecido tantas vezes que é impossível pensar que no Poder Judiciário vigore algum corporativismo. É só pesquisar no Google.

O CNJ pune administrativamente. É como um Conselho de Medicina, que cassa a carteira de um médico estuprador. Ele só deixa de exercer a medicina, só quem pode levá-lo para a cadeia é o MP e um julgamento.

Há os juízes que saem da linha, assim como no Poder Executivo e no Poder Legislativo. Até no Poder Penitenciário aparece um ou outro que sai da linha. A diferença é que nos poderes Judiciário e Penitenciário existe punição. Nos Executivo e Legislativo esses políticos bandidos ficam eternamente se reelegendo às custas da ignorância da maioria do povo, mantido convenientemente cada vez mais na mais profunda ignorância.

Se aquela menininha lá do Zungú que a Vilma foi cortar cabelo com a ABC (e apoio da PMAR) recebesse é um computador, para ver a Internet, seus irmãos maiores e pais lerem Blogs e notícias de Angra, educação online de graça na rede, eu duvido que o quadro não mudaria de figura completamente.

Se houvesse um meio de espalhar computadores e Internet por aí, principalmente nos lugares mais distantes, eu aposto que mudaria muita coisa em 2 anos, se muito. Na Internet é tudo muito rápido. Só falta descobrir como fazer isso. Pode começar por algum Vereador, empresários, partidos, doações, Internet pirata - se a NET nem a Oi quiserem colaborar, qualquer coisa... Não precisa de cursos nem quaisquer mirabolâncias politiqueiras, a garotada aprende sozinha, quem já viu sabe disso.

PS. Só não sei se a turma do TAngra ia querer...

sexta-feira, abril 23

M13, E15 e J16

O nome do vulcão no sul da Islândia que está causando todo esse transtorno na Europa eu no mundo é Mýrdalsjökull. Ele fica na geleira Eyjafjallajökull. Nem o nome do vulcão e muito menos o nome da sua geleira são pronunciáveis por quem não é descendente dos Vikings. Nem se consegue escrever usando só nosso teclado.

Foi então que adotaram os pseudônimos de M12 ("M" mais 12 letras) e E15 ("E" mais 15 letras) para referir-se ao vulcão e à geleira que o abriga.

Nós sempre temos dificuldade toda vez que vamos escrever Jonathan Stockler, como foi o caso aqui e na postagem mais abaixo. Bem que poderiam adotar o J16.

PS. São 8 vogais entre 20 consoantes, se é que esse "ö" é vogal...

Tuca sai ou Tuca fica?

Anônimo, 22/abr 23:59 em "Telefones Censurados":
"Vocês não vão falar do Presidente da OAB de Angra afirmando que o Tuca não será cassado. Como ele sabe disso?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Não há o que se falar.

O problema é que você só leu as entrelinhas, mas nas linhas o que está escrito é que ele aposta que o Tuca não será cassado em Angra.

Tem muita gente que aposta a mesma coisa, assim como tem aqueles que apostam que Tuca será cassado, esquartejado e pendurado nos postes pela BR-101 até a Quinta da Boa Bista, como fizeram com Tiradentes.

Aqui no Transparência Angra a gente não aposta, só paga pra ver. Nem o nosso vidente quer dar palpite (será que corromperam ele?).

PS. Quem sabe o Presidente da OAB não aparece por lá dia 29, em frente ao Fórum, com uma dessas camisas do dia do "Fora Tuca!"?
PS.2 Por favor, não levem ao pé da letra, o "esquartejamento" é só figura de linguagem, muita calma no dia 29, hein gente...

Esquecemos do Parente, foi mal!

Vi no Blog do Jonathan Stockler que a Câmara já tem 3 candidatos à Presidência da CMAR, José Antônio, Aguilar e Parente.

Não sei se lembram do caso do acesso que liga a Vila da Petrobrás à Verolme, sem iluminação, 18/fev: "Iluminação na Vila da Petrobrás". E que nós enviamos E-mails para alguns Vereadores sobre a dificuldade em passar por ali de noite e por aí vai?

E o Vereador Parente e Ilson Peixoto prontamente se manifestaram, foram ao local, se mexeram de todas as formas possíveis para resolver o caso etc. Vale lembrar que tanto o gabinete do Parente quanto o do Vereador Ilson Peixoto tiveram o cuidado de informar ao Transparência Angra de tudo o que acontecia, por E-mail.

Mas o que nós queremos dizer é que cometemos uma falta de cartão amarelo contra o Vereador Parente. O que aconteceu no fundo, mais no fundo, nós tivemos a impressão de que o Vereador Parente havia se empenhado um algo mais no caso da passagem escura, por isso nós pensamos em fazer uma ressalva sobre isso num post. Anotamos aqui atrás da cadeira, na parede, o tempo passou e esquecemos...

Só lembramos agora, quando vimos que ele está pensando da Presidência do Palácio e da Mesa, dos móveis, dos carros, dos Contratos, Contratinhos e Contratões, mais os Cargos Comissionados etc. Já pensaram isso tudo "free", nas mãos de um Aguilar Ribeiro ou de um zé-ninguém, os maiores demônios da Costa Verde legislativa? Saravá! Demônios no bom sentido, é claro. E no mau sentido também, ora pois.

Aliás, tenho muita fé e esperança no Vereador Parente. Se presidente de mesa votasse eu votaria nele, dentre esses, mas, como presidente de mesa, eu não voto.

O Parente deve estar vivendo um grande drama de consciência. Quem acompanha as sessões e as votações percebe isso. Algumas vezes ele não resiste e vota junto com a oposição, mesmo contra as ordens do bendito líder da maldita base do desgoverno da EkipeTuca Jordão, o Aguilar Ribeiro, que também é vice do Sindicato do Metalúrgicos. Saravá!

No caso dos tupperwares de R$800 da Fusar havia outros 2 requerimentos da oposição pedindo investigação de coisa errada na Prefeitura. Lembro que o Parente votou contra 2 deles mas aprovou o outro. Pena que não foi pelos tapperware. Nesse dia ele ficou só com 2/3 de consciência pesada.

Eu tenho a maior fé nele, é opinião pessoal, não está em discussão. Eu votaria nele.

Se alguém vier com aquele caso das pedrinhas do rio no muro, por exemplo, é bom lembrar que de repente ele não fez por mal... Quando chamaram sua atenção ele cuidou de se livrar das pedras bem rápido, pode não ter sido a melhor solução cobrí-las de cimento, mas valeu a intenção.

Lembro que quando eu era bem criança, eu e todos os meus amigos de infância amarrávamos bombinhas de São João no rabo de gatos e cachorros, soltávamos pipa com cerol, caçávamos passarinho de atiradeira, soltávamos balões, e muitas outras coisas que naqueles tempos era saudável e que nos dias de hoje é pecado e proibido, dá até pena de morte. Isso era ou não muito pior que umas pedrinhas de rio no muro?

Vocês deveriam acompanhar a postura dele nas sessões, pelo menos umas 8, antes de darem algum palpite...

PS. Nossa fé no Parente tem crescido na mesma proporção com que a no Leandro desabou.

O caso do Beija-flor?

Blog Diário do Sertão:

"sexta-feira, 23/abr/2010
Me incomodou, eu escrevo e ninguém precisa ler

Ando preocupado com o teor de vários comentários no blog mais lido de Angra.

Sou leitor assíduo, fã e baba-ovo (no bom sentido) do TAngra. Como se fosse meu livro de cabeceira (e é), não deixo de ler o blog diariamente. O que ando lendo nos comentários que anda me incomodando?

- Transparência, vocês têm que fazer tal denúncia!
- Transparência, vocês têm que publicar o telefone de fulano ou sicrano para nós!
- Transparência, vocês têm que correr atrás do NOSSO prejuízo!

E nós, pobres mortais, fazemos o quê?

A tal denúncia que um pede pode ser feita pelo próprio, é só querer. O tal telefone que pedem, porque não procuram descobrir? Quem tem que correr atrás do NOSSO prejuízo somos nós!

Essa mania de querer que alguém faça o que nós poderíamos fazer está me irritando profundamente. E eu não tenho procuração para falar isso em nome de ninguém lá do TA.

Mas, que o(s) editor(es) do blog devem ter uma paciência, isso devem ter. O TA já nos fornece informações para, caso queiramos nos mobilizar, termos motivos suficientes para tal.

E aí vou reforçar alguns pontos:

Quantos de nós estarão na porta do fórum (com f minúsculo) na quinta-feira, 29/04, para pressionarmos o fim da bandalheira que TODO MUNDO sabe que existe por aqui? (eu vou só para fazer a contagem, pois não tenho esperança alguma que as otoridades do judiciário estejam do NOSSO lado)

Quantos de nós fizemos denúncias junto a órgãos superiores para abrirem o olho com o que está acontecendo por aqui?

Quantos de nós assinamos o Projeto Ficha Limpa, que é de iniciativa popular, para acabar com um dos males que tanto reclamamos?

E vou ficando por aqui, pois já escrevi o que está me incomodando.

Parabéns para a "teimosia" do TA-Beija-Flor em acreditar que pode, com esse lote semanal de informação e formação, fazer alguma coisa por NÓS.

E tenho dito.

Postado por DaRoça às 19:20"

TAngra:
Caro DaRoça,

Você deve estar falando do beija-flor que voava do rio para a floresta levando água no bico para apagar um incêndio enquanto muitos fugiam para salvar a própria pele, não é? Perguntaram pra ele:

- "Beija-flor, você não vai apagar esse fogo sozinho, seu biquinho carrega tão pouca água, salve-se e deixe pra lá!".

Ele respondeu:

- "Sei que não vou apagar o fogo, mas o que me importa é que estou fazendo a minha parte!"

É isso?

Não diga 'Goodbye'

Anônimo, 23/abr 12:53 em "Acontece aqui no Centro":
"Cidade Sem Comando

A nossa 'querida' Angra dos Reis está passando pelo pior momento dos últimos 20 anos, existe um pessimismo muito grande entre os moradores e toda sociedade, basta conversarmos com as pessoas e o que percebemos é a incerteza quanto ao futuro de nossa cidade.

Do que adianta ter tanto dinheiro e não termos educação, desenvolvimento econômico e saúde? O povo está sofrendo em silêncio, não adianta chorar, agora já era, temos é que pensar no futuro, pois o presente já se foi.

Nunca na história de Angra vi o povo tão descrente, quem vai querer investir em uma cidade aonde o povo está nessa situação? Só podemos esperar o pior, e o pior ainda está por vir, só resta uma saída, ir embora, criar os meus filhos em outro lugar, só assim terei tranquilidade e segurança.

Angra tem um dono, e não é o povo, fazem o que querem, nos enganam e ninguém faz nada. Até quando?

By By.

TAngra:
Prezada ou Prezado,

Espere mais um pouco, ao menos esteja em frente ao Fórum dia 29. Sabe-se que a população está se organizando, fazendo faixas, camisetas, placas, imprensa, para que o julgamento da compra de votos em Provetá de Tuca Jordão entre para a história de Angra dos Reis e do Juiz.

Independente do resultado, o mais importante será deixarmos bem claro que a maioria da população está dizendo que não está suportando mais a EkipeTuca e seus jordões.

Quem sabe você muda de ideia depois do julgamento? Em lugar nenhum do mundo há outra baía de águas verdes com 365 ilhas e 2000 praias e uma Ilha Grande onde tem um lugar chamado "Aventureiro" de frente ao oceano! Pense bem! Quem deve partir são esses políticos safados todos.

ABMDAAR que os pariu!

ou quase Art. 288 - CP

Anônimo, 23/abr 07:47 em "Acontece aqui no Centro":
"Estamos de olho, Leandro Silva e Telma!

Não adianta tentar promover a Telma da Sapinhatuba, é tudo balela, só porque ela é sua suplente e o combinado foi você sair candidato e ela assumir seu lugar.

Ela não faz nada por ninguém, a única coisa que faz é campanha política, e mais, ela é CC na Prefeitura, ganha para não fazer nada a não ser campanha, Título de Utilidade Pública é para arrumar dinheiro, estamos de olho.

Aqui nossos jovem estão morrendo nas drogas, chega! Isso é insuportavél!"

TAngra:
Esse pessoal gosta muito de nome grande, pomposo... E perderam as estribeiras...

Telma Rosa Jerônimo de Brito, ou Telma da Sapinhatuba (nas urnas), foi nomeada em 19/jan/2009. port. 745, para o Cargo Comissionado, CC-5, de Subcoordenadora do Centro – Dia do Idoso, da Coordenação de Proteção Social Especial de Média Complexidade, da Gerência de Serviço Social, da Subsecretaria de Ação Social, da Secretaria Municipal de Ação Social.

Agora, conforme vocês podem confirmar na fala do Vereador Leandro Silva na sessão do dia 20:

ou neste link:


... ele concedeu Título de Utilidade Pública - TUP para a entidade comandada pela Telma da Sapinhatuba. O horroroso e suspeitíssimo nome dessa coisa é Associação Beneficente das Mulheres Determinadas e Amigas de Angra dos Reis, pqp! Será que a sigla é ABMDAAR?

Uma entidade que recebe TUP começa logo a fazer convênios milionários com a PMAR, como era o caso da famigerada ADEFAR, que faturou mais de R$4 milhões do dinheiro de escolas, saúde pública etc etc etc. Deu polícia na ADEFAR e o Ricardo Dutra está atolado na m... até o topete. Tem também a ABC da Vilma, que todo mundo já conhece as malandragens, a Organização de Amor e Socorro à Infância Sofrida, do Essiomar... Só no 2º mandato, o Fernando Jordão repassou mais de R$23 milhões para essas TUPas.

O pior é que Telma da Sapinhatuba é mesmo a Suplente de Leandro. Ela recebeu 331 votos pelo PR, ficou em 58º lugar. Veja só o resultado da eleição 2008:


Com essa manobra Leandro pode ter conquistado força$ para garantir sua candidatura a dep. estadual. Vamos acompanhar de quantos milhões vai ser o 1º convênio da ABMDAAR com a PMAR.

São apenas 2, Leando e Telma. Será que se fossem 3 ou mais daria para enquadrar num 288? E quem quiser saber o que é o Art. 288 procure aqui:


É isso. Tá tudo dominado! Mas não esqueçam desse nome: Leandro Silva. Esse aprendeu rapidinho tudo que não devia.

Fora, Leandro.
Já pra casa!

Homenagem aos políticos safados

Postagem no blog coturnocarioca.blogspot.com:

"O político é o mais esperto dos animais e é o único dentre eles que se comporta como patife por instinto de preservação de status social e sobrevivência material, substituindo valores morais, dignidade e honra pelas piores canalhices, custe o que custar."

O pior é que quanto mais safado for, mais ele se sentirá homenageado por essas palavras elogiosas.

quinta-feira, abril 22

Acontece aqui no Centro

Tem um Comentário na postagem "Atenção no dia 29!" (clique aqui: Anônimo) falando de um assassinato acontecido ontem pela manhã na Rua das Palmeiras, no Centro ao lado do CEAV. A vítima levou 3 tiros na cabeça e um nas costas.

Aqui no Centro, Av. Júlio Maria, já se vê normalmente chegarem no balcão de vidro de um bar e cheirar um carreira adquirida ali mesmo, atrás da coluna. Todo dia e a qualquer hora.

Aqui em Angra faz anos que se fala na inauguração da escola técnica, que pode até sair agora em agosto conforme o prometido, se os céus continuarem ajudando. 40 vagas para começar. Milhares de jovens por aí sem ter o que fazer, só pracinhas e quadras, que agora custam caríssimo da CIT.

Aqui na cidade os jovens não têm opções nem perspectivas de bons empregos, a não ser sazonais ou bissextas atividades no estaleiro, na usina... agora vamos ter um pouco de construção civil... nada se cria há anos, nada se transforma. Fora isso só o comércio e serviços pouco estimulantes. E a galinha dos ovos de ouro, a Prefeitura.

Tanto dinheiro, mais de 500 milhões de reais e a Prefeitura não tem a menor capacidade nem interesse em fazer nada por esses jovens nem por ninguém, só por si próprios. Só discursos, planos, projetos, datashows e shows...

Telefones Censurados

Anônimo, 22/abr 21:08 em "Saúde Infantil sofrendo muito":
"Vocês precisam colocar os telefones particulares destes Vereadores. Ligar pra eles quando não tiver médicos nos Postos de Saúde. Ligar pra casa deles. Em qualquer hora do dia.

Afinal os dois médicos são vereadores na hora vaga."

TAngra:
Meu prezado Anônimo,

É bom não esquecer que o culpado pelas escolas falindo, postos de saúde sem médicos nem medicamentos, esgotos a céu aberto e nos rios, esse caos no transporte da Bonfim etc, é o Sr. Executivo, o doutor engenheiro e Prefeito Tuca Jordão & Cia.

A culpa é do Prefeito, que não sabe administrar essa fortuna que é o orçamento de Angra, mais de 500 milhões de reais, e deixa escapar tudo pelos ralos, pelas meias e pelas cuecas das empreiteiras Cartas Marcadas de sempre.

A culpa da Câmara é deixar que isso aconteça, pois a obrigação do Vereador é fiscalizar a Prefeitura. E a culpa maior é dos Vereadores da maldita base do desgoverno de Tuca Jordão, liderados pelo semi Aguilar Ribeiro (que, justiça se faça, evoluiu 69,52% em sua habilidade com as letras desde que começou a ler duas vezes por semana a Ata da Sessão - segundo nossas estatísticas diárias de palavras trocadas), que não deixam a Câmara fiscalizar e mandam quem quiser reclamar que vá reclamar no Ministério Público. O resto da culpa fica com os Vereadores da oposição, os 3 que não conseguem fazer a Câmara fiscalizar e nem vão reclamar no MP. E é sempre a lesma lerda!

É 100% de culpa do Executivo e mais 100% de culpa do Legislativo, total de 200%, que nem fazem nas placas das obras, que dão 112,7%, lembra?

Voltando ao que interessa, o telefone particular deles é censurado. Só a família e amigos de infância sabem. Pode ser que alguns até deem seu número particular para alguns desses empreiteiros, mas para nós, reles mortais, duvido, só depois de mortos. Mas se você quiser o telefone do gabinete deles é fácil. Veja no Blog Adotei um Vereador de Angra, que está na lista de Blogs aí ao lado.

O Vereador Amilcar e o Vereador Ilson Peixoto podem ajudar numa emergência, mas o responsável por toda essa bagunça na Saúde é o Tuca Jordão, o Chefe do Desgoverno de Angra dos Reis, o boneco de ventríloquo. Só até dia 29, se todo mundo reclamar sua máguas sobre esse julgamento lá no site do CNJ. Acredito que isso daria muita autonomia a quem vai julgar esse caso.

Abraços.