"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, fevereiro 28

Campanha não pode!

Anônimo, 28/fev 23:16 "Sem Comentários":
"Esporte da Japuíba
é Vilma na cabeça!!!!!!!!!

Presa ou não
sou mais Vilma e tá acabado!!!!!!!!!!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O Transparência Angra é um Blog Anônimo e não pode fazer campanha para ninguém, felizmente.

Seu Comentário parece campanha para a Vilma dos Santos e não pode. Com este belo currículo poderia ser até campanha para a chefia do tráfico mas aqui neste Blog a lei proíbe campanhas.

Tenha mais cuidado da próxima vez, certo?

Abraços,

TAngra.

Adelson Jordão Vidal da Silva

Eu acho que a melhor opção para Angra dos Reis na eleição 2012 seria Fernando Jordão dar atenção aos posts de Adelson Pimenta e na próxima suplência levá-lo para escrever Blog lá em Brasília, mil milhas, e ponto final nessa discussão político-filosófica.

Boa sorte, amigo Adelson, continue elogiando que ele ouvirá (ou lerá?). Quem não chora não mama.

PS. Desculpem pelo offtopic.

Tuca debuta na 1ª Vara

“Nosso sinceros parabéns,
amado prefeito,
vossa excelentíssima tem feito por merecer,
tem obrado muita obra malfeitoza(*).”


Acho que nem os tuketes viram ainda, é fresquinho, da semana passada:

Processo (clique): 2501-30.2011.8.19.0003

Assunto: Dano ao Erário / Improbidade Administrativa / Atos Administrativos
Classe: Procedimento Ordinário
Autor: MP
Réus:
  • Pedro Manoel da Cunha Miguel
  • José Essiomar Gomes da Silva
  • Artur Otávio Scapin Jordão Costa

Tem cara de ser continuação do caso da compra de votos na Escolinha do Pedro Miguel (TRE-RJ nº 780888.2008.619.0147). Vale lembrar que a Associação Beneficente do Campo Belo, a dita cuja escolinha, recebeu R$1.006.440,00 em subvenções do governo do ainda-quase ou quase-ainda suplente Fernando Jordão, primo do terceiro réu e comparsa dos outros dois.

Por falar nisso, onde anda aquela professoara que mentiu nos depoimentos e depois ganhou um Cargo Comissionado? Alguém sabe dela? E as outras professoras que também depuseram, como estarão? Vivas? Será que já conseguiram receber o que Pedro Miguel ficou devendo? Duvido. Quem é o advogado delas?

PS. Pelo andar da carruagem terão que contratar mais alguns magistrados aqui para Angra dos Reis a fim de darem conta do serviço. Pelo menos por ora, enquanto a cidade não estiver livre desses meliantes que fraudam as eleições só para avançar nos 700 milhões do orçamento. E mais recursos ao MP.
PS2. Quero ver se ficarão ameaçando o MP dizendo que vão denunciá-los na DRCI...
(*) "malfeitoza" é força de expressão, não escrevam isso na prova do ENEM!

Poder não é Saber nem é FuSAR

Anônimo, 28/fev 14:27 em "Devagar com o andor...":
"Maricelma, Adriane (esposa do Kleber Mendes), Dedéia (irmã do Tuca) assumiram cargos importantes na FuSAR, vamos ver se essa mulherada sabe usar o poder pra dar jeito naquela Fundação.
A saúde de Angra dos Reis está péssima, é fato."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Lamento muito decepcioná-lo mas as chances são muito pequenas de que algo se resolva naquela grande fuzarca.

A nova presidente, Dra. Maricelma, deixa transparecer que não pode exonerar nem nomear ninguém por conta própria, não pode contratar nem descontratar sem aval superior, e até para ir ao toilete precisa da autorização do prefeito, dizem os fofoqueiros de plantão. Está satisfeita com sua função de ficar dizendo por aí que na FuSAR falta tudo e que até as olimpíadas ela terá uma visão mais abrangente dos problemas.

A Adriane eu não faço a menor ideia de quem seja, infelizmente. Qual o nome completo?

Quanto à Dedéia, primeiro que não temos essa intimidade toda que você tem. Para o Transparência Angra ela será sempre a Sra. Andréa Scapin Jordão Costa Gonçalves Dias e o fato dela ser irmã do prefeito Artur Otávio Scapin Jordão Costa só depõe contra a capacidade profissional dela e contra a lei e a moral do nepotismo.

O problema da FuSAR não é de sexo nem de poder. O problema lá é de nepotismo, corrupção e de carência de saber, de saber administrar aquela coisa grande, complicada e responsável pela saúde de 170 mil pessoas.

A solução para a FuSAR ainda está muito longe, pelo que se viu até aqui.

Jornal da Câmara

Logo mais às 19:00h, canal 14:
  • Praça da Juventude é a primeira emenda parlamentar de Fernando Jordão
  • Vereador Cordeiro faz atendimento em gabinete de rua
  • Vereador Leandro Silva se reune com pastores evangélicos
  • Audiência pública de prestação de contas da Prefeitura

Primeira Emenda

Conforme a pauta do Jornal da Câmara Angra de logo mais, a primeira emenda emenda do último suplente Fernando Jordão é uma praça.

A primeira coisa que me veio foi a sentença do Dr. Ivan Mirancos naquele Processo nº 2001.003.006992-2 e que todo mundo sabe de cor e salteado:

"Saneamento básico é questão de saúde pública, pelo que deveria ter total prioridade sobre o embelezamento de praças. Lamentável sobre todos os aspectos. E a inércia proposital do Município de Angra dos Reis em deixar de realizar a construção de tal estação de tratamento de esgoto na foz do Rio do Choro, ao invés de aplaudida, deve ser severamente criticada e punida..."

A segunda coisa foi observar que Fernando Jordão continua em liberdade porque mesmo depois da Operação Cartas Marcadas, do Bradesco, da Petrobonus, do Tuca Jordão e outras improbidades ele pouco foi criticado e nunca foi punido.

Hoje ele está "naqueles dias" pois é dia de Não Sou Suplente. Ele está a pé e sem cadeira mas não esqueceu das praças, pois sabe que angrense adora praças. Completam-se 58 dias de Não Sou Suplente contra 1 dia de Sou Suplente.

Parabéns ao felizardo povo de Angra. Com essa média de meio Fernando Jordão por mês, com meia cadeira de deputado a cada 30 dias, assim poderemos ter milhares de praças espalhadas pelo município. Todas com a placa "Fenandinho de Angra - emenda do meia-banda". Quando ele conseguir mais tempo na cadeira, conforme prometido, sua placa pode até espalhar-se pelo Brasil.

Mas fico pensando como deve sentir-se um magistrado ao perceber todo seu trabalho tornado inútil com Fernando Jordão livre e sorridente, circulando pelas ruas, depois de tantas recomendações de punição para ele. Pior é ver Diogo Ruis e todo bando correndo pra meter a mão na verba que está vindo justo pro Saneamento Básico, motivo da sentença.

Deve haver alguma coisa errada nisso tudo...

Diogo Ruis levou o Oscar

Anônimo, 26/fev 21:38 em "Conto da Carochinha":
"Nenhum deles ficou demitido nem um mês sequer. O Diogo de Superintendente virou aspone do SAAE, o Cabral é aspone da irmã do prefeito, a superintendente hospitalar."

Anônimo, 27/fev 07:10 em "Calamidade Pública":
"Ora, se a nomeação é a partir de 1º de fevereiro como pode o cara estar todos os dias de bermuda e camiseta passeando pela Rua do Comércio, sentado nos bancos da Praça da Matriz?
Será que este é o seu trabalho?
Ou é apenas um cala-boca?
Ou será o gerente financeiro do programa de despoluição do centro, o prosacanear, versão família Jordão?"

Anônimo, 27/fev 15:34 em "Sem Comentários":
"A corrupção reina no mandato de Tuca Jordão, vejam no SAAE, vários funcionários fantasma, ou seja, só ganham e não trabalham, perguntem pela Paula Bicalho, cadê o Diogo Ruis, nós que trabalhamos não podemos fazer horas extras porque precisam diminuir despesas, mas é só parar de pagar estas pessoas que não trabalham que sobraria dinheiro."

Anônimo, 27/fev 20:40 em "LO - Disposições Finais":
"Lembrando um pouco de um passado recente, vimos na Câmara o prefeito, Marcatti e seus comparsas dizendo que já estava liberado sei la quantos milhões pro saneamento de todo o centro da cidade, que depois das obras de saneamento dos morros daria até pra mergulhar no Rio do Choro, cadê o projeto ou melhor o dinheiro que já estava liberado pela Caixa? E aí eu vejo a nomeação do Diogo, é brincadeira ou é o jogo?
Só pra constar..."

Octavio, 27/fev 21:07 em "Assuntos Institucionais?":
"Enquanto isso, o Diogo não precisa trabalhar, faz fortuna, anda de carrão e nós aqui, sofrendo com falta de água. Até quando?"

Anônimo, 27/fev 07:06 em "Assuntos Institucionais?":
"Já repararam que o Diogo transformou em vaga cativa de seu carrão a vaga reservada a deficientes físicos na Praça Nilo Peçanha, em frente à Nextel?
Chega de manhã estaciona em sua vaga e sai cum sua muleta passeando pela rua do comércio, gozando dos anos e anos de usufruto do meu, do seu, do nosso dinheiro."


TAngra:
Prezados,

Diogo Ruis é um nome especial. Quem acompanha o Transparência Angra sabe que raramente se fala nele por aqui. Vou explicar o porquê. É coisa que vem da época da minha alfabetização. É uma grande besteira, mas é melhor explicar antes que comecem a dizer "ah!, não fala do Diogo porque é PMeDeiBem...", "TAngra não fala do Diogo porque é PTista!","TA tá de caso com o Diogo..." e outras calúnias.

Melhor deixar essa explicação pra depois, pois tem a ver com bruxas e chapeuzinhos vermelhos, ogros comedores de irmãozinhos (cozidos!) e esses traumas que todos carregam e que também lembram Diogo.

Mas Diogo Ruis e as nomeações que estão acontecendo no SAAE deixam claro que o tal dinheiro - se não me falha a memória coisa de 30 milhões (alguém lembra?) - deve estar na boca do caixa. Vai chegar a bufunfa, Diogo Ruis veste uma calça cheia de bolsos sem fundo e uma camisa e corre para o banco, vão esburacar tudo na véspera da eleição, o dinheiro vai desaparecer pelos esgotos do novo prosacanear do Tuca e ademã, nunca mais ... tudo continuará poluído como sempre e eles cada vez mais ricos e barrigudos.

Daqui a algumas décadas o neto do Dr. Juiz estará dando outra Sentença de Placa, como em outubro de 2009:
"... até a presente data realmente não cumpriu com a obrigação de construir a estação de tratamento de esgoto na foz do Rio do Choro. E espera o que para fazê-lo? Passar apenas mais 21 (vinte e um) anos? ..."

Ao mesmo tempo estará assumindo o controle das licitações no SAAE o neto do Diogo Ruis, colocado lá pelo prefeito eleito Tukinha Jordão, o neto. Estarão de olho na gorda verba que chegará para saneamento do agora Esgoto do Choro. E os milhões escorrerão pelo ralo, não para o tratamento de esgoto mas sim para os bolsos de sempre. Mas eu não estarei mais aqui. Nem muitos de vocês, mas vossos netos sim, cheios de dengue, praia liberada para mergulho só do lá de lá da Ilha Grande e olhe lá. (ficou até poético, ainda que meio eleitoreiro e pouco prático, reconhecemos).

E a única coisa que pode acontecer com Diogo Ruis é levar uma multa de trânsito por estacionar em vaga para deficiente físico (e mesmo assim se não for multa aplicada pela Guarda Municipal, senão ela desaparece queira o GM ou não, perguntem como é aos GMs que ficam lá no supermercado em frente ao Tio Ivan, vaga de táxi). Sabem por que? Porque no caso da vaga agora sabe-se o nome, o endereço, a hora, a infração ... e só falta enquadrar o meliante.

Mas no caso do carrão, por exemplo, nada se pode dizer. Pode ser fruto de seu trabalho, prêmio de loteria, presente de aniversário, pode não estar no nome dele, pode tudo que ele queira dizer. Se tem coisa errada a gente tem que dar nome, endereço, estadfo civil, sexo, CPF e tudo mais que ajude a enquadrar o denunciado. Se não for assim não adianta, é chover no molhado. E sem esgoto.

Vocês já viram que o MP não tem a estrutura necessária para vigiar nem os centavos do milionário orçamento municipal que desparece todos os dias. Talvez recebendo denúncias com mais detalhes isso facilite a punição dos envolvidos. É aí que entra a participaçãp dos cidadãos e servidores - e até alguns CCs do bem - na exterminação desses corruptos, avisando tudo o que virem de sujeira neste desgoverno.

Mas acima de qualquer dúvida o que está acontecendo nas nomeações do SAAE é certeza de quem vem coisa errada por aí. Atenção Dr. Sidney, pesquise sobre o nosso Oscar no Google, se tiver uma oportunidade. Veja que simpatia ele é, figurinha carimbada...

domingo, fevereiro 27

Devagar com o andor...

Nilce Correa, 27/fev 21:05 em "Brog da Virma!":
"O problema da saúde em Angra é muito maior, visto que Dra. Maricelma só pensa nos Cargos Comissionados para agradar os partidos, nunca o povo que precisa de atendimento.

Não tem médico para nada, os exames estão mais demorados do que nunca e as pessoas estão morrendo sem atendimento. Enquanto isso, os CCs são nomeados para não trabalhar. Esse pessoal evangélico infesta a FuSAR com CC-3 para nem aparecer lá.

Até quando, Angra?"

TAngra:
Prezada Nilce,

Pode ser uma santa de barro, então devagar com o andor...

Fiquei ligeiramente preocupado ao ver a entrevista dela ao Robson de Moraes, da TV Com. Pareceu-me que os angrenses sabem mais dos problemas da saúde no município do que ela. Mas devagar com a louça que ela está apenas debutando na FuSAR. Tuca já tem mais de dois anos, está tudo uma grande porcaria e ninguém reclama dele. Por que essa proteção? Tuca também não tem o menor perigo de dar certo, ou alguém duvida? Mas voltemos à FuSAR:

Nossa salvação seria Tuca Jordão fazer uso de sua sabedoria salomônica e visitar sorrateiramente, disfarçadamente, os postos de saúde, PSFs, ESFs, UPAs, INPS, CPMFs, UTIs, PQPs e todas as demais siglas politiqueiras e inúteis que levantam por aí para iludir a saúde do sofrido povão. Ele veria que a coisa está feia. Tudo vazio, sem médicos, sem enfermeiros, sem remédios, tudo armação só para drenar o dinheiro que vem SUS - e inaugurados aos milhares com pompa e circunstância nas vésperas de eleições.

E ainda nem sabemos se a Dra. Maricelma é clínica ou cirurgiã para podermos dar uma forcinha...

Vamos dar tempo ao tempo e quem sobreviver verá se Dra. Maricelma saberá administrar aquela fuzarca. Agora ela já sabe até quanto o SUS repassa por atendimento, mas há outros milhares de repasses de verbas federais que ela ainda vai ter que descobrir, mas isso depois de acabar com os CCs, senão não adianta. Acabem com os CCs e melhorem o salário do pessoal da área de saúde antes que todos digam adeus.

Lei Orgânica - Correção

Anônimo, 27/fev 18:18 em "LO - Disposições Finais":
"TAngra, entendi errado ou eles aumentaram o tempo de mordaça (estágio probatório) para 5 anos?
Não entendi também o Artigo 23."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Angra dos Reis, domingo de verão, véspera de Carnaval e você aqui falando de Lei Orgânica? Belíssimo exemplo para todos, são coisas assim que fazem valer a pena ficarmos ouvindo os maiores desaforos sabe-se lá de quem num ou outro Comentário... Coisas da vida... Quem diz o que quer ouve o que não quer, não é?

Você fala primeiro do Art. 16?

§ 1º - Não haverá limite máximo de idade para inscrição em concurso público, constituindo-se, entretanto, em requisito de acessibilidade, a condição de permanência por, no mínimo, cinco (5) anos em efetivo exercício, na forma da legislação em vigor (nova redação - Emenda 03/1991);

Pelo que nos consta sempre foram 5 anos. Veja neste link o texto original da nossa Lei Orgânica no site do Tribunal de Contas do Estado (para abrir o arquivo você tem que usar o Adobe Reader, embora seja um arquivo html, ou salve como Lei.pdf):
site do TCE: Lei Orgânica

Quanto ao Art. 23, é um emblemático comprovador de que a população tem sim que participar de todas as discussões da LO, diferente do que sugerimos na postagem anterior. Corrigimos.

Veja só como ele está redigido hoje (LO Compilada que pode ser baixada do Blog do vereador Ilson Peixoto):

Artigo 23 (em vigor)- Ao servidor público que permaneceu ou vier a permanecer, por período igual ou superior a 5 (cinco) anos, contínuos ou não, de efetivo exercício, em Função Gratificada ou cargo em Comissão, quando destituído ou exonerado, é assegurada a percepção da vantagem, referente ao valor da Função Gratificada ou de 30% (trinta por cento) dos vencimentos do Cargo em Comissão, a serem incorporados aos respectivos vencimentos. (nova redação dada pela Emenda nº 02/1990) DECLARADO INCONSTITUCIONAL – RI 03/93
§ 1º - O exercício de Cargo em Comissão ou de Função Gratificada será computado globalmente para efeito deste artigo. (nova redação dada pela Emenda nº 02/1990)
§ 2º - O servidor, exonerado de Cargo em Comissão ou dispensado de Função Gratificada, fará jus a um percentual de vinte por cento, por ano de efetivo exercício, da vantagem instituída no “caput” deste artigo. (nova redação dada pela Emenda nº 02/1990)
§ 3º - É vedada a percepção cumulativa da vantagem instituída neste artigo, bem como incorporação prevista em dispositivos legais anteriores à vigência desta Lei. (nova redação dada pela Emenda nº 02/1990)
§ 4º - A vantagem a que se refere este artigo será revista sempre que o servidor for provido em outro cargo ou função, respeitado o disposto nesta Lei.


Observou que este Artigo já foi declarado inconstitucional? Talvez por isso esteja no site do TCE e tenha sida alterada em 1990, a Emenda 02. Mas cuidado que isso é só especulação maldosa, eleitoreira e ... e nem lembro o que mais nossa. O texto original (site do TCE) era:

Artigo 23 (original)- Ao funcionário que permaneceu ou que vier a permanecer em cargo em comissão ou função gratificada por período igual ou superior a cinco (5) anos contínuos, é assegurada a percepção do valor da remuneração do cargo em comissão ou da função gratificada.
§ 1º - O exercício de cargo em comissão ou função gratificada será computado globalmente para efeito deste artigo.
§ 2º - O funcionário, exonerado do cargo em comissão ou da função gratificada, fará jús a uma gratificação correspondente a 20% (vinte por cento) por ano de efetivo exercício da remuneração do cargo em comissão ou da função gratificada, até o limite de 5 (cinco) anos, observado o caput do artigo.
§ 3º - Se o funcionário, beneficiado pelo estabelecido neste Artigo, for novamente provido em cargo em comissão ou função gratificada, será retomada a contagem do seu tempo de serviço para fins deste artigo, vedada à percepção cumulativa da vantagem instituída.
§ 4º - A vantagem a que se refere este artigo será revista sempre que o servidor for provido em outro cargo ou função, respeitado o disposto nesta Lei.

Tomamos a liberdade de assinalar em vermelho sangue o antes e o depois da Emenda 02. Mas confesso está tudo muito confuso para nós aqui do Transparência Angra, tudo muito cheio de contínuos e não contínuos, vantagens e percepções, percentuais e gratificações difíceis de acompanhar. Fora as retomadas e o que é vdado retomar, perceberam?

Confuso mesmo... Mas quem sabe este Artigo 23 poderia ser resumido assim, em poucas palavras, sem precisar nem uma vírgula:
lembra aquelas técnicas maliciosas de gestação de marajás do serviço público que são tentadas pelos políticos safados para apadrinhar seus comparsas quando o povo não participa do governo nem da elaboração das leis (e depois ficam pedindo socorro e dependendo dos TCEs e MPs...)
.
Acontece que, infelizmente, nossa especialidade é perseguição de corruptos e políticos sem-vergonha. Felizmente, parece que há um fórum para discussão e participação popular via Internet aberto pela Comissão Reformadora da LO. Vamos tentar em contato com eles para ver como e se isso funciona.

É isso. Valeu mesmo.

Lei Orgânica - Disposições Finais

Artigo 284 - O Prefeito Municipal, o Vice-Prefeito e os Vereadores prestarão compromisso de manter, defender e cumprir esta Lei Orgânica...

§ 1º - O Poder Executivo promoverá edição popular do texto integral desta Lei Orgânica, que será posta à disposição das unidades da rede municipal de ensino público, dos cartórios, dos sindicatos, das associações de moradores, das igrejas e de outras instituições representativas da comunidade, gratuitamente, de modo que cada cidadão possa receber um exemplar.


A nossa Lei Orgânica é de 1990 e está sendo reformulada na Câmara Municipal e parece que a maioria dos angrenses não compreendeu, ainda, a importância deste trabalho. Pode ser por que esse parágrafo primeiro acima não tenha sido obedecido, da mesma forma que muitos outros parágrafos, artigos e capítulos.

São exatamente essas coisas que estão revisando: quais são os deveres do Prefeito e dos Vereadores de Angra dos Reis para com seu povo. E aí? Você já recebeu a sua cópia da Lei Orgânica? Du-vi-de-o-dó, duvido!

São essas coisas, coisas assim que constam da LO. E aí? É necessário mesmo que sejam impressos 170 mil exemplares nos tempos da Internet ou isso deve ser modernizado e pega seu exemplar quem quiser? E quem vai imprimir essa fábula: a gráfica de cônjuge de vereador ou de jornal amigo? E se o Prefeito não cumprir deve-se cortar a mão esquerda ou a mão direita dele? Ou só a barba? São estes temas que os vereadores estão mexendo e a população tem que participar. Ao menos os angrenses mais "preocupados", digamos assim.

Você baixa a LO da Internet em segundos, tem LO em html (tem um bom índice) e .doc (o índice é muito resumido):
site da PMAR - LO Compilada.doc

No Blog do vereador Ilson Peixoto, presidente da comissão mexedora, está este cronograma:

Não amplia.
Observem que na próxima quarta-feira, dia 2, o assunto será:
Servidores Públicos.

Os servidores - que tanto reclamam (com razão) de Tuca e sua ekipeTosca - deveriam dar uma lida nos artigos 14 a 23: horas extras, remuneração de trabalho noturno, licenças, greves...

Já estão discutindo ou se deixarão simplesmente representar pelo Daniel, ancião presidente eterno do SinSPMAR? Olho vivo, sabe-se lá se ele não vai querer enfiar um parágrafo garantindo que cargo de presidente é vitalício enquanto o presidente for bajulador do prefeito, conforme tem sido... Não é coisa de colocar em LO, mas ele pode tentar, presidente é presidente... Ainda mais se os servidores, no seu comodismo conformador, ficarem deixando pro outro resolver tudo... Depois não adianta chorar...

Sem Comentários

Anônimo, 27/fev 09:26 em "Brog da Virma!":
"Sou Professora Isabela Gades Morins, moro no Centro, podem falar à vontade da Vilma, sempre vou votar nela, uma coisa ninguém pode tirar de mim: o direito de votar em quem eu acredito.

Vocês podem manipular pessoas que não têm informação, mas para quem sabe tirar suas próprias ideias fica difícil mudar, né... Confio nela, isso ninguém vai mudar. E não sou assessora nem cargo comissionado de ninguém.

Tenham um bom dia."

TAngra:
Prezada Isabela,

Bom dia! O domingo está lindo!

A Vilma deve orgulhar-se do fundo do coração por ter eleitores corajosos e corajosas como a senhora. Muito poucos teriam coragem de falar bem da Vilma num Blog onde todos os comentários são publicados e a maioria fala horrores da sua vereadora.

Fico preocupado de que alguns leitores não entendam que também é direito seu expor sua opinião livremente aqui neste Blog. A senhora deve ter seus motivos para acreditar na Vilma e isso tem que ser respeitado. Espero sinceramente que todos consigam entender isso.

Só lamento informá-la que talvez não possa votar na Vilma nas próximas eleições. Pode ser até que ela nem termine este mandato, felizmente. Vilma dos Santos não agiu corretamente na eleição passada e a Justiça Eleitoral está no encalço dela.

Além daquele caso em que ela chegou a ir para o presídio por ameaçar testemunhas - veja só Isabela, a Vilma ameaçou pessoas para que mentissem em seus depoimentos ao Juiz, aliás, para que mentissem para a Juíza - além daquele existe outro de que ninguém fala mas que está andando muito rápido.

Pode ser que não estejam falando deste outro processo porque ele é bem mais recente, o MPE deu entrada no finalzinho de outubro passado, naquela época em que ela estava presa. O Ministério Público Eleitoral pede a cassação do diploma dela e mais 300 chibatadas em praça pública para seus comparsas Gercílio, vulgo "Silas"; Adriana, codinome "Assessora da CMAR"; Antônio, ou "Toninho" ou "Assessor Parlamentar"; Marinho Bispo, outro "Assessor Parlamentar" - mas não dela e sim de um deputado do carvalho; Severino Bispo, o "Lucas", testa de ferro dela na "famosa" ABC (outro caso de polícia); e o já famoso Ubiracy, que também era de dentro da CMAR. Viu só com quem ela anda, Isabela?

Pode ser que Vilma dos Santos nem dure até 2012, lamento muito por você. Clique neste link e coloque no seu "favoritos" para você acompanhar, pois todo dia está tendo novidade:

Outra coisa que você precisa saber, Isabela, é que nós aqui do Transparência Angra temos um orgulho milhares de vezes maior do que dez Vilmas juntas por termos pessoas como você lendo nosso modesto Blog. E tenho esperanças de que você mude de opinião sobre ela se continuar nos acompanhando, pode apostar, pois sabemos coisas da Vilma que você nem imagina.

Tem um outro contrato de software, por exemplo, contrato de quase 500 mil com uma empresa do sul do Brasil, a JR, que é um verdadeiro escândalo. Conversamos com o Sr. Rosalvo Junior, da JR, e já apuramos quase tudo. Mais dia menos dia vamos contar mais essa história de hiperfaturamento dela: software de 15 que ela contratou por 500. Isso dá exatos 3.333%, é mole? Faça a conta. Três mil, trezentos e trinta e três por cento a mais que o preço normal de mercado. Onde esse dinheiro foi parar? Depois a gente lhe conta, Isabela, continue nos acompanhando.

Obrigado e um grande e sincero abraço.

TAngra.

Brog da Virma: "A volta!"

Procurava a receita da CEDAE em Angra e achei o Blog da ainda-vereadora Vilma dos Santos falando da pouca água. Clique:

Sempre gostei do Brog da Vilma, desde os tempos da Carol (não entendo sua exoneração). A Vilma nem escreve nem lê (o Blog), não tem perigo. Não sei por que cargas d'água saiu da nossa lista? Deve ter sido coisa da Vilma, só pode. Mas está de volta. Se ela pedir a gente tira, no problems, my lady!

Outra postagem que vale a viagem é sobre matéria do Diário do Vale, manchete de primeira página: "Com salários baixos, Angra assiste êxodo de médicos". Vejam lá:

O título original era "A saúde em Angra está precária" mas ela deve ter ficado preocupada com a DRCI, quem sabe, andam ameaçando tanto essas coisas por aí... Ou estaria preocupada com a Juíza? Quiçá com o Tuca? Como será que funcionam essas cabecinhas políticas dos políticos... Leiam rápido, antes que desapareçam...




Quanta saudade!!!!





PS. Este post também ficou muito "eleitoreiro e pouco prático"? Estamos tentando melhorar...

sábado, fevereiro 26

Crises de identidade e de água

Acabo de ler no propositivo Blog do amigo Adelson Pimenta:

"Também li num blog de autoria desconhecida da cidade uma postagem de referência, só que -neste caso- ensejando uma linguagem de hábito mais eleitoreiro que prático."

Coisas assim sempre nos causam enormes crises de identidade, baixo-astrais, licenças médicas e melancolias diversas, mas é o jogo! É o jogo e nada disso importa, pois o que interessa é que o assunto é a falta d'água que está tomando conta da cidade.

Adelson Pimenta fez duas abordagens interessantes e abrangentes sobre o tema que devem ser lidas especialmente pelo MP e pelos cidadãos angrenses. Corrigindo: pelos cidadãos angrenses, uma vez que o MP também é um cidadão angrense, apesar da letra capital. Fala da cedae e do saae (ambos péssimos cidadãos de todos infernos e manuscritos em minúscula):

Também leitura obrigatória sobre a falta d'água - e mais outra calamidade bem pior - está no Blog PDT Angra 12 do nobre colega PDTAngra:

Não deixem de ler.

Aproveitando a linguagem eleitoreira e pouco prática, senti falta da expressão: "É jogo!" nas últimas postagens do Adelson. O jogo acabou?

Assessor de Assuntos Institucionais?

Viram o que esses corruptos governantes inventaram agora para silenciar e agradar seus corruptos comissionados? A quem eles acham que enganam com essa imoralidade de "Assessor de Assuntos Institucionais do SAAE"?

Nomear um cafajeste desses para um cafajestada no SAAE, Assessor de Assuntos Institucionais, CC-2, passou dos limites. Tuca só pode estar debochando do povo.

A coisa está tomando proporções incontroláveis, gente, começo a concordar que Tuca deve ter uma resposta da população à altura das safadezas que está cometendo contra todos nós. Quem vai chamar os árabes? Por que se depender dos angrenses...........

Exoneração de Calamidade Pública

Anônimo, 26/fev 19:16 em "Conto da Carochinha":
"E o Diogo hein, não para de mamar, achamos que íamos ficar livres pra sempre dele com a saída da FuSAR, vejam onde foi mamar agora: no SAAE minha gente, é por isso que esse Brasil não vai pra frente, só tem valor quem é burro, grosso, ignorante e safado."

TAngra:
Atenção, Tuca Jordão,

Você acaba de nomear Diogo Ruis para o cargo de Assessor de Assuntos Institucionais da Presidência do SAAE, CC-2, em 1º de fevereiro de 2011.

Não passe atestado de cleptocrata mentecapto, exonere essa calamidade pública ou assuma de vez que o chefe da quadrilha agora é você. O Anônimo esqueceu-se de dizer que Diogo Ruis além de burro, grosso, ignorante e safado também é um corrupto de carteirinha, todo mundo já conhece até no escuro (principalmente).

E muito juízo, Tuca, deixe ao menos o cadáver do suplente de suplente de suplente Fernando Jordão se estabelecer lá no planalto central antes de assumir que agora você é o capo de tutti capi... Vá com mais calma ao pote...

Abraços e não deixe jamais de preservar a honra da família Jordão Costa (não riam, leitores, é sério!). Chega de safadezas.

TAngra.

PS. Viram pra que serve este antro de comissionados corruptos que é o SAAE? E esses loucos ainda falam em encampar a CEDAE.
PS2. Assessor de Assuntos Institucionais é o nome oficial de "aspone" na nova estrutura da PMAR.

Emergência e Calamidade Pública

Preocupa-nos esse movimento articulado - por alguns politiqueiros e uns poucos ignorantes - contra a CEDAE em favor do SAAE. Por pior que esteja, a CEDAE nunca descerá ao nível em que caiu o SAAE, transformado num mero cabide de empregos e onde o patrimônio municipal está sendo destruído, conforme se pode ver em vários Blogs de Angra, incluídos os de alguns vereadores.

Querem apropriar-se da receita da CEDAE mas não têm a mínima condição de assumir a distribuição da água nem de coisa alguma, como é patente nesta sentença do Juiz Ivan Mirancos, de 09 de outubro de 2009:

Processo Nº 2001.003.006992-2
Autor: Docas do Rio de Janeiro
Réu: Município de Angra dos Reis
"[...]
O réu-reconvinte, Município de Angra dos Reis, confessa de forma expressa em sua reconvenção que até a presente data realmente não cumpriu com a obrigação de construir a estação de tratamento de esgoto na foz do Rio do Choro. E espera o que para fazê-lo? Passar apenas mais 21 (vinte e um) anos, que foi o tempo já decorrido entre a celebração do convênio e a presente data?

Na verdade deveria o Município ter vergonha de levantar tal argumento para se beneficiar da sua total inadimplência, ineficiência e irresponsabilidade, que só faz aumentar cada vez mais a poluição e a degradação da área central da cidade.

Saneamento básico é questão de saúde pública, pelo que deveria ter total prioridade sobre o embelezamento de praças. Lamentável sobre todos os aspectos. E a inércia proposital do Município de Angra dos Reis em deixar de realizar a construção de tal estação de tratamento de esgoto na foz do Rio do Choro, ao invés de aplaudida, deve ser severamente criticada e punida, devendo a própria autora exigir judicialmente o cumprimento do Convênio, sob pena de ser denunciado e a área imediatamente ser restituída a si, ou mesmo o próprio Ministério Público, que neste caso deve zelar pelo correto cumprimento das obrigações municipais, em especial no que toca ao saneamento básico.

Que um ou ambos o façam o quanto antes, pois somente assim a população deste Município poderá agradecer o que deveria ter sido feito há muito tempo em seu exclusivo benefício.
[...]"

Viram só? Não caiam nessa, angrenses. Se a água está pouca com a CEDAE estejam certos de que com o SAAE ela nem existiria. O que falta é interesse para resolverem o problema. Ou estarão criando dificuldades para vender facilidades? Ou será só interessa a receita da CEDAE, depois o povo que se exploda?

Tuca, decrete Estado de Emergência e Calamidade Pública no SAAE, urgentemente: "Saneamento básico é questão de saúde pública, pelo que deveria ter total prioridade sobre o embelezamento de praças. Lamentável sobre todos os aspectos."

Conto da Carochinha

Anônimo, 25/fev 23:54 em "Mandato vai que não vai":
"Por que vocês não falam dos ladrões que Tuca Botou na rua? O Diogo, o Cabral, o Ary Bernardo e muitos outros, veja a lista de exonerações, façam uma relação e classifiquem de público."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Sua declaração chega a ser ofensiva a Tuca Jordão, pois só um completo idiota não distinguiria esses safados que ficaram roubando Angra bem debaixo de seu sovaco. Tenha senso, Tuca não engana mais ninguém. Você acredita que Tuca levou 2 anos para descobrir o que todo mundo já sabia?

Vamos ficar só no Diogo, um desses que você mesmo chamou de "ladrões":

Diogo Ruis Correa:
  • Nomeado Superintendente de Vigilância em Saúde (fiscalização), CC-2, a partir de 02 de janeiro de 2009.
  • Em 7 de maio de 2010 foi designado presidente da comissão de sindicância para apurar irregularidades apontadas na aplicação de verbas pelo Ministério da Saude.
  • Exonerado só agora em 31 de janeiro de 2011.

Sobre o Ary Bernardo, nem é preciso falar dele diretamente. Mas, indiretamente, ele foi até membro da Comissão Executiva para Implantação de Programa nos Morros do Município de Angra dos Reis, comissão criada pela EkipeTuca, em 26 de janeiro de 2009, para "incrementar a ocupação dos morros". Sabe quem era o presidente desta comissão? Cláudio de Lima Sírio, declarado criminoso e foragido na Operação Cartas Marcadas (veja: Cartas Marcadas - Parte I). Será que Tuca não conhecia o passado deste safado, que continua chefiando ao seu lado até hoje ao invés de ter sido expulso do serviço público municipal?

Meu caro, e mais, se nós tivéssemos um pouquinho de imaginação diríamos que Tuca está, finalmente, se livrando desses periguetes "nomeados para patrocinar" a campanha de Fernando Jordão. É a vez de novos nomes, agora em benefício próprio: chegou a hora dos tuketes substituírem os periguetes da quadrilha do FJ. Foi o acordo para a indicação de Tuca (quando Bento, o preferido do Fernando Jordão, foi preso, lembra?). Até então Tuca era somente um bosta qualquer de nome Jordão, então ganhou o salário de 23 mil e agora chegou a vez dele refastelar-se tendo todo o orçamento só para ele. Esse é o jogo dos "É nóis!".

sexta-feira, fevereiro 25

Alhos e bugalhos (2)

Acabo de assitir uma propagando enorme da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis na televisão. Foi na mesma emissora que recentemente fez uma matéria criticando o desgoverno de Tuca e seus Tuketes. Será que aprenderam com esses blogueiros safadinhos e jornalistas locais idem que fazem igualzinho alegando que esse "é o jogo!"?

Aguardem...

Revolução Bienal

Anônimo, 23/fev 12:37 em "Nova Lei Orgânica":
"Eu li no AngraNews que o Fernando Jordão recebeu lá em Brasília mais de 153 pessoas para comemorar sua posse.
Queria saber quem pagou a conta e as passagens. Acho que fomos nós, o povo angrense.
Acorda, temos que fazer igual nos emirados árabes, 'liberdade', vamos para a rua."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Pense bem: a cada 2 anos os brasileiros participam, queiram ou não, da maior revolução da face da Terra. Chama-se: "Eleição".

A tal "eleição" acontece obrigatoriamente de 2 em dois anos em data previamente marcada, num domingo. Mais de 100 milhões de cidadãos saem neste dia às ruas para escolher livremente quem eles querem que os governe pelos próximos 4 anos. Ora o governante da sua cidade, ora o para o estado e o país, alternadamente.

O problema é que a baixa escolaridade e ignorância da maioria, somada ao egoísmo de uma minoria, faz com que se ouça absurdos como esses na fila da urna de votação (urna é onde cada eleitor deposita ou digita os nomes dos seus escolhidos):

- "Nunca ouvi falar de nenhum deles, vou votar neste aqui desse papelzinho que me deram ali na rua..."
- "Vou votar no fulano, ele é lindo ... já viu ele na TV? Viu que voz ele tem? Alguém sabe pra que ele é candidato?"
- "Ele já apertou minha mão aquele dia que passei lá na frente do supermercado ... e me deu até um tapinha nas costas, ele gosta mesmo do povo. (Depois ele até limpou as mãos nas calças, mas é nele que eu voto. Toda vez.)"
- "Eu voto nesse aqui porque passou pra primeiro nas pesquisas. E eu só voto em quem vai ganhar, nunca perdi eleição."
- "Escolhi ele porque me prometeu uma boquinha de Cargo Comissionado, não precisa nem aparecer no serviço e o din-din é garantido no fim do mês. Fora uns contratinhos, cartas marcadas, já garantidos pra empreiteira do meu maridão."

Basta ver os nomes dos integrantes deste avião da alegria do Fernando Jordão e consegue-se identificar qual dos critérios acima foi seguido por cada participante, do pipoqueiro aos "contratados" da PMAR... É assim, sempre escolhemos os piores. Vence a eleição quem tem mais dinheiro (venha de onde vier), seja para propaganda seja para pagamento dos votos.

Como nos organizarmos para impedir que isso continue acontecendo? E não venham com "reforma política" que isso é papo furado de político...

quinta-feira, fevereiro 24

Mandato vai que não vai

A explicação sobre o entra e sai de Fernando Jordão (o Fernandinho da PMAR, para os íntimos) está no AngraNews:

A assessoria do nobre suplente entra e sai explicou que esta será a sua vida daqui pra frente, sempre de mochila nas costas sem saber se amanhã terá um teto como gabinete, como qualquer desabrigado famoso. Só dormirá tranquilo quando outros 2 deputados já nomeados para o secretariado do Rio se licenciarem. A partir daí ele passará a ter 70% de chance de continuar deputado no dia seguinte.

Mas depois ele sempre voltará, mais dia menos dia, para que a cadeira do titular esteja sempre quentinha e fofinha. Fernandinho da PMAR será o esquentador de cadeira: "Ao suplente cabe ocupar a vaga quando o titular se afasta. É uma situação normal do processo e que ocorre sem traumas.", como informou sua assessoria ao AngraNews.

Mandato entra e sai. Me parece meio pornográfico esse entra e sai. Pra gozo de quem?

O bom é que dessa forma o MP Criminal terá, ao fim das contas, milhares de brechas (sem pornô), quando ele estiver nos dias do "sai".

PS. Mas o que importa é a velocidade da Internet. Lá no caso do Pimenta foram 9 minutos e cá foram 115 minutos. É o jogo!
PS2. Pelo jeito o bom suplente não é o que tem as costas quentes, mas sim o bumbum. É o jogo!

Pausa para o café...

Anônimo, 24/fev 14:49 em "Confusão angrense":

"Hahahahahahah a viagem dos puxa-sacos demorou mais que o mandato. hahahahahahahahahah"

TAngra:
Essa é boa, mas nada disso importa, eles querem é rosetar, como demonstra a foto da viagem (copiada do Blog Sindicatão) de volta, os se vê o prefeito Tuca em primeiro plano, em segundo aparece a senhora que ocupa o Cargo Comissionado de Esposa do Prefeito de Angra, e em terceiro plano está uma ex CC Esposa que luta pelo novo Cargo Comissionado de Esposa do ex quase futuro e quase ex suplente de Deputado Federal Fernandinho de Angra.

Não amplia!foto: Andrei Lara
leitura do pensamente: TAngra

Mas não festejem, ele vai voltar, desgraça pouca é bobagem. Esse intervalo de mandato foi só para o MP entrar com a Ação Penal. Só com a declaração de inelegibilidade é que vamos ficar livres dessas pragas dos jordões dilapidando nosso orçamento. Tuca já tem a sua inelegibilidade, falta a do Fernandinho.

EkipeTuca é o caos

Anônimo, 23/fev 13:15 em "Nova Lei Orgânica":
"O assunto não tem nada a ver, quero denunciar que na Secretaria de Esportes não tem água, não tem gás de cozinha tanto fazer comida como cafe, as chefias nao têm autoridade junto aos funcionarios, é um caso sério..."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Em primeiro lugar, como é que você diz que não tem nada a ver? Tem tudo a ver.

O esporte é importantíssimo na formação das crianças e jovens, e para uma vida longa e saudável aos adultos e pés na cova como eu. É tão importante que deveria ser uma subsecretaria da educação, como em qualquer lugar de gente séria, mas isso diminuiria o cabide de empregos para os nepotes, pois político safado sempre consegue empregar parentes no 1º e 2º escalões, a lei deu essa abertura. Haja vista nossa primeira dama... Por isso que tudo vira fundação, autarquia ou secretaria ... estruturas de 1 chefe e 1 índio... Mas há quem engula, então...

Voltando ao que nos cabe - e sem diminuir a sua queixa, você está reclamando até de barriga cheia. Já viram o estado em que a ekipiTuka do Tuca Jordão largou o SAAE? Veja essa foto da cozinha, no Frade:

Só amplia no Blog do Vereadorfoto: Blog Ilson Peixoto

Viram que a cafeteira está vazia, imunda, e só tem farinha e açúcar nas prateleiras? Todo mundo sabe que farinha só com açúcar, sem o café preto, não desce de jeito maneira, num é? Até os ratos e baratas fogem de lá. Não conseguiram uma baratinha sequer, nem uma só ratazana presunçosa com coragem para aparecer na foto ao lado dos políticos. Nem em troca de um CC ... ficaram com nojo (do SAAE).

A CMAR está fazendo umas sindicâncias no SAAE desde que começou a faltar a primeira água e o primeiro gás por lá, logo depois que os Jordão tomaram posse. Clique e veja o estado a que chegou:

Sugiro que reclamem rápido no Blog do vereador sobre as condições na Sec. de Esportes, quando estiverem vendo o link acima, ou seu futuro será o mesmo que o SAAE: a morte viva, "Incidente em Angra", como em Antares...

Aproveitem e não deixem de votar (lá no Blog do vereador) na sua sugestão quanto ao número de cadeiras para a próxima legislatura. A hora é essa. E baixem uma cópia da Lei Orgânica, para começarmos.

A brecha que o MP esperava

Essa novela mexicana "Fernandinho da PMAR é ou não deputado?" (como bem lembrou o Anônimo) pode ser uma oportunidade doada pelos céus e infernos para que o MP Criminal de Angra dos Reis finalmente abra uma Ação Criminal contra esse criminoso. Para isso, aqui vão algumas pequenas colaborações ao sempre sobrecarregado MP:

Primeira
Lei 8.666
Lei de Licitações
Seção III - dos Crimes e das Penas

Art. 89 Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em Lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:
Pena — detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.
Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

Segunda
Fernando Jordão contratou a Petrobonus (23 milhões) e o Bradesco (5 milhões) sem licitação. Já foi condenado pelo Tribunal de Contas. Já foi denunciado pelo MP de Tutela Coletiva (improbidade administrativa) em ambos os casos (consultar Dr. Sidney, na mesa aí ao lado).

Terceira
Para que não digam que só queremos dar trabalho, adianto que já existe uma Ação Penal em Resende contra Silvio Carvalho e sua ekipe, mais os donos da Petrobonus, pelo mesmo motivo. Basta clicar neste link:

Antecipo até a primeira decisão do Juiz Dr. Hindenburg Brasil, agora em janeiro:
"1- Recebo a denúncia, porquanto há justa causa para a deflagração da ação penal, conforme se depreende da leitura sumária das peças inquisitoriais. Resta, portanto, caracterizado o fumus comissi delicti."

Quarta
Neste exato momento o famigerado Fernado Jordão, o Fernandinho da PMAR (codinome usado só entre os políticos e amigos) está sem a maldita Imunidade Parlamentar, a bruxa protetora dos grandes criminosos do país. Este é o momento!

Quinta
Nossos votos e de todos os angrenses de bem e de juízo para que façam um excelente e rápido trabalho. E sem inépcias nas iniciais nem em lugar algum, por favor.

Confusão angrense na Câmara Federal

Biografia de Fernando Jordão, o capo de tutti capi dos Cartas Marcadas, hoje, no site da Câmara dos Deputados:
“Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2011-2015, a partir de 21 de fevereiro de 2011, em virtude do afastamento do Deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Afastou-se em 22 de fevereiro em virtude da reassunção do Deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ).”

Confiram neste link (observem como a foto ficou triste, murchou):

E confirmem na nova lista:

Fernando Jordão só nos traz alegrias. Quando consegue entrar, ainda que por 1 dia, é festa para 30% dos angrenses. Quando sai faz a alegria de 99%.

Mas não esqueçam que felicidade de povão dura pouco... Com o dinheiro que ele arrecadou por aqui, enquanto esteve na PMAR, mais as fortunas que Tuca Jordão lhe repassou nestes 2 anos, ele pode comprar com folga uma secretaria qualquer para o cara que estiver ocupando a "sua" vaga lá em BSB. Imunidade parlamentar não tem preço.

E aí ele volta e teremos que pagar mais aviões e festas e matérias pagas ... portanto, não comemorem.

E então, Fernandinho de Angra? Ou dá ou desce, poxa! Quer nos matar a todos do coração?

quarta-feira, fevereiro 23

Comentário de uma Amiga de Angra

Anônimo 23/fev 20:59 em "Nova Lei Orgânica":


Me entristece muito que numa discussão tão importante como a Revisão da Lei Orgânica Municipal uma pessoa se detenha a simples ataques pessoais a pessoa pública de um vereador.

A Lei Orgânica é muito mais que o Ilson Peixoto, é muito mais que todos os vereadores, é muito mais que o Prefeito e todo seu cabide. A Nova Lei Orgânica é quem vai nortear a vida em sociedade em Angra dos Reis daqui para frente e, ao contrário dos políticos, não é passageira, apenas atualizada para acompanhar a ação do tempo.

Que a população tenha a consciência do quão importante é sua participação neste processo. E que nós, eu, TA, você que lê este comentário, tenhamos a consciência de que a realidade vai muito além dos muros dos nossos conceitos e pré-conceitos. É por isso que desejo todo o sucesso ao vereador Dr. Ilson Peixoto, aos demais vereadores da comissão e à própria CMAR. Que eles sejam capazes de, de fato, promoverem encontros salutares para a nossa cidade, quiçá para as futuras gerações.

Amiga de Angra.


Comentários de esquina

Anônimo, 23/fev 14:28 em "Cardápio da merenda em Braile":
"É TAngra, veja que de agora em diante os ataques aqui no Blog contra os candidatos adversários do atual prefeito vão ser intensos, eles agora vão postar aqui direto e reto...

É o jogo!"

TAngra:
É, prezado Anônimo,

Mas veja também que a recíproca não deixa de ser verdadeira. Os ataques partem de ambos os lados, é o "tal jogo" ... Nós aqui preferimos ficar só observando quais são as "variadas" opiniões, observando de longe ... aprendendo com as variadas e "viradas" de opinião...

Agora, nem situação, nem oposição e nem partido político nos diz respeito. Nosso assunto no Blog é: a educação já está "de 1º mundo"? e a carííííssima merenda, ainda fede? Como estão sendo tratados os professores? Tuca já ficou anônimo, nos pontos, esperando horas por um micro-ônibus lotado da maldita Bonfim? e as farmácias de resposabilidade do Tuca, estão transbordando de remédios? os Postos de Saúde já estão com médicos e sem meses de fila de espera? e a Praia do Anil, Fernando e Tuca já se bronzearam e mergulharam por lá? e os "apertamentos" para os desabrigados e demolidos, têm 41 (como diziam) ou 46 metros quadrados (será que colocaram fermento na massa?), como estão dizendo agora?

Por fim, convenhamos que é bem interessante acompanharmos as diferentes opiniões sobre a atuação / inanição / corrupção das ekipTuca e ekipCâmara que se ouve nos comentários. Vamos torcer para que continuem num nível civilizado, como tem sido, pois não podemos esquecer das crianças (50% dos leitores do Transparência Angra têm menos de 5 anos).

Então é isso. Muito juízo a todos e bons Comentários.

Até!

Nova Lei Orgânica

Anônimo, 22/fev 21:59 "Lei Orgânica nas costas":
"Dr. Ilson é gestor com exelência, veja o Hospital de Praia Brava, é competente, inteligente e transparente. Até que enfim votei bem. Vou participar dessa reformulação, ao menos tentar ajudar o nosso Município a sair dessa inércia de Tucas, Jordões e palacianos de plantão."

TAngra:
Aleluia, aleluia, hare hare! Prezado Anônimo, não pode fazer campanha aqui no Blog (só se for contra) mas, por conta do seu interesse no assunto, você fez jus a este último convite, com honras e pompa. Como é o último, acho que pode servir para todo mundo, basta chegar e dizer ao segurança que viu o convite aqui no Transparência Angra. Vale tentar:


Angra dos Reis - revisão da Lei Orgânica
A Comissão Temporária de Revisão da Lei Orgânica é formada pelos vereadores Leandro Silva, José Maria e Ricardo Dutra (escondam as carteiras!), e presidida por Ilson Peixoto. Será assessorada por técnicos da Casa.

Logo mais, às 9 horas, começa a solenidade de abertura. Às 9 é a solenidade política, atentem bem. Vai ter muito político, muito comissionado, muito puxa-saco, muito discurso, mas quase nada que se aproveite - com o devido respeito - mas pra quem gosta ... é um prato cheio...

Por falar em discurso e em Leando Silva, bem que poderiam marcar a fala dele para 11 horas. Ou mais cedo. Daria para todo mundo sair pra almoçar tranquilo em casa ... depois de uma "sesta longa e lenta" ... e então, todos prontos e despertos para o início de verdade, às 14 horas. Ele já deverá estar quase terminando.

Às 14, depois do discursão, começará a discussão:

Capítulo I - Da Organização Municipal
  • Disposições Preliminares e
  • Da Competência do Município

É sobre nossos limites territoriais, sua divisão em distritos, transferências de áreas do município para terceiros, o que pode e o que não pode fazer o prefeito, coisas assim. Em 2 de março o assunto será: "Funcionários Públicos". E a cada semana um novo tema.

Quem quiser reavivar a memória pode pegar uma cópia da LO. As instruções para o download, mais as informações para se acompanhar a andamento dos trabalhos e o calendário com datas previstas para que cada tema (política educacional, transporte público, política pesqueira etc) estão no Blog do presidente da comissão. Vejam lá que está previsto colocarem um espaço para sugestões e manifestações da população pela Internet. O link é este (e vote na enquete sobre o nº de vereadores na CMAR):


PS. E logo mais saberemos se o segurança aceitará nosso convite.
PS2. Leando Silva é o nosso Hugo Chaves em matéria de "consumo de tempo"de microfone. (Isso pode, é utlidade pública)

terça-feira, fevereiro 22

Cardápio da merenda em Braile

Anônimo, 22/fev 19:54 em "A Merenda de Tuca":
"Em todas as escolas estão servindo o tal do arroz com feijão, ovo cozido e maçã pelo menos três vezes por semana, alternam com arroz, feijão e uma carne sebosa e fedorenta e, lógico, maçã.

A comida dos professores é feita em separado, o arroz e o feijão são da escola, mas a mistura e a salada nós é que compramos.

Onde será que vai essa bolada toda? Malditos!

Coitadas das crianças.

Tuca e Luciane bem que poderiam chegar de surpresa numa escola na hora do almoço pra ver se é mentira. Ah, já que estarão lá, aproveitem e sirvam-se".

TAngra:
Curioso é o anúncio aí na postagem de baixo sobre o cardápio escolar em Braile. Pra quê, se vai ter no máximo uns 3 furinhos? É só para publicidade nos jornais e TVs? Não acompanhei esse caso. Alguém já ouviu falar neste cardápio em Braile?

Mas já que o assunto é a premiada merenda escolar de Angra dos Reis, vocês sabiam que nosso município tem uma coisa chamada Conselho Municipal de Alimentação Escolar, além daquela Comissão Especial de Chamada Pública (êta! nome vazio sô...), 7 membros (1 Marcelo, 1 Aline, 2 Marias, 1 Marcos, 1 Vanessa e 1 Walter presidente), criada em 28/set/2010 e encarregada da aquisição de gêneros agrícolas para a merenda escolar?

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CAE foi criado pelo Senhor da Capitania Hereditária de Angra dos Reis Scapin Jordão em 12/nov/2009. Foram nomeados para 4 anos de mandato os seguintes representantes:
  • do Executivo:
    • titular: Karine Gomes Netério Guimarães
    • suplente: Edenilze Alves Fereira
  • da Área de Educação:
    • titulares: Gisele Laurindo Pereira Coelho (vice) e Iremar José Batista de Paula
    • suplentes: Bárbara Amélia Santos Ribeiro e Maria José Alves
  • dos Pais:
    • titulares: Djane Fantoni e Ednaldo Franco
    • suplentes: Maria da Penha Cazuza Silva e Kelly Aparecida Freitas de Andrade
  • da Sociedade Civil:
    • titulares: Walter Costa Filho (presidente, bi-presidente) e André Henrique Dias Pereira
    • suplentes: Celso Arouca Braz e Dorvalino Pereira

Será que eles sabem como anda a merenda escolar? Ou será que só saberão depois do cardápio em Braile?

PS. O dinheiro da merenda vem de verba federal: FNDE / PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Jornal da Câmara - 22/fev

Destaques de hoje no Jornal da Câmara, canal 14:
  • Dep. Federal Fernando Jordão fala de Angra em seu primeiro discurso em Brasília
  • Vereadora Lia visita a Comunidade da Praia do Machado
  • Praia do Anil em fase final de revitalização
  • Cardápio da merenda escolar em Braile

Boias de Segurança

Sobre as boias, construções e obstruções na costa de Angra dos Reis, o que se conseguiu apurar de concreto até agora foi o seguinte, dois pontos.

As boias colocadas nesta ponta, na Praia da Baleia, o foram para proteção dos banhista. As pessoas nadavam da costa para a laje enquanto embarcações ficavam livres para cruzar-lhes o caminho.

-23.025891  -44.236614
Foi pelo mesma razão por que colocaram boias delimitadoras na Praia das Gordas, Lagoa Azul, Praia Grande, Ilhas Cataguás, etc: para preservar a integridade física dos banhistas. O Processo Administrativo para sua instalação está na Capitania dos Portos.

Talvez a Juíza que mora em frente nem soubesse dessas boias, quem sabe ... ou talvez tenha solicitado sua instalação ao perceber o risco de atropelamentos e encalhamentos, por que não? Mas o fato é que estão lá para segurança da navegação.

É importante que isso seja divulgado entre os que se sentiram prejudicados.

Quanto e essas, na Ilha das Palmeiras, só conseguimos saber o que todo mundo já sabe: ficam em frente da "casa de Angra" de um casal famoso da rede Globo, que não escreveremos os nomes para não iludir os mecanismos de busca e indexação da Internet.

Não clique, não expande!
Mas vale pensarmos um pouco. Já imaginaram o inferno que seria a vida deles se não houvessem essas boias? Vocês não imaginam a praga que é um paparazzo ... e o bando de criancinhas e criançonas chegando de barco para uma foto? Vocês aguentariam?

Nosso direito termina onde começa o do vizinho, não é? Se houvesse, da parte de todos, respeito às leis escritas e às regras de boa convivência social talvez essas boias nem fossem necessárias... Aliás, nem este Blog...

Cruzeiros e capacitação profissional

"
MTur avaliará roteiros de cruzeiros marítimos


Cruzeiros marítimos 2011/2012A capacidade de carga dos destinos turísticos será avaliada no processo de definição dos roteiros dos navios de turismo pela costa brasileira. A medida, anunciada pelo Ministério do Turismo (MTur), tem como objetivo evitar transtornos no cotidiano dos municípios que recebem transatlânticos durante as temporadas de cruzeiros.

Com o aumento da demanda por cruzeiros, um mercado que cresceu mais de 2.000% ao longo de dez anos, houve também pressão sobre a infraestrutura de municípios que recebem os navios. Por isso, o MTur começa a adotar medidas como o ordenamento das escalas dos transatlânticos e desenhar projetos de qualificação dos receptivos das cidades portuárias.

“Os cruzeiros marítimos representam um importante reforço na economia das cidades litorâneas. Precisamos apenas discutir ajustes nas escalas, observando a capacidade local de receber bem os cruzeiristas”, explica o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. Segundo ele, MTur e Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) discutirão a adaptação das escalas já para a temporada 2011/12, que começa em outubro. Os projetos de qualificação para pessoal que recebe os turistas em terra serão formatados com apoio dos órgãos de turismo.

Até o final da temporada 2010/11, em maio próximo, serão 884 mil pessoas transportadas, segundo previsão da Abremar. No total, serão 20 navios, percorrendo 21 cidades litorâneas. Somente Búzios, que sediou nessa semana a reunião do GT de Turismo Náutico, coordenado pelo MTur, receberá 401,4 mil turistas no período.
"
Texto e foto copiados do PortoGente.com:

Angra dos Reis está preparada?

Aproveitamos para perguntar ao Blog PDTAngra, que postou (num passado distante) que seria (futuro do pretérito) procurado pela PMAR para conversarem sobre o assunto:

1- A Educação Digital Online já está a todo vapor em Angra dos Reis?
2- Ou vocês também acham que a PMAR deve considerar a educação digital um investimento de muito baixo custo e por isso não interessa a eles, pois proporciona valores desestimulantesde comissão do contratante? Bem melhor é merenda escolar, p. ex.?
3- Boa tarde!

Nota de 7 reais

Anônimo, 22/fev 00:06 em "Farmacêuticos no PAM":
"Olha, confesso a vocês que me divirto muito com tanta asneira escrita e reunida. O Transparência Angra tem a mesma credibilidade que uma nota de sete reais. O único deboche é com a justiça e com o MP.

Mas é aquela velha história: não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe.
Semana passada, vários técnicos especializados em Internet estavam na cidade levantando IPs. Mas torço pelo Transparência Angra. Um bando de palhaços e levianos a gente não encontra todo dia.

Ah, e não sou Cargo Comissionado, graças. Por isso, me divirto cada vez mais."


TAngra:
Prezado Anônimo,

Agradeço pela torcida. Em retribuição, imprima essa nota e vá dar um passeio pela Viação Senhor do Bonfim:

Reprodução proibida!

Com 7 reais dá para ida e volta, espero.

Melhor imprimir duas:

Reprodução proibida!

Abraços,

PS. Nosso IP: 11101100 00111100 11111111 0000000 10101010 00000001 10000000 01010101 10101010 dígito TA.
PS2. É muito divertido mesmo ... nunca ví tanta bobagem reunida ... mas faz parte...

Nitroglicerina pura na Fuzarca

Anônimo, 21/fev 23:25e em "Farmacêuticos no PAM":
"Quem controla tudo naquela 'Fusarca' é a toda poderosa sobrinha do manda chuva da cidade, Sr. Henrique Valle, é a Berenice Valle Machado.

Não sei se vocês perceberam mas todos os chefões que passaram pela Fusarca têm o sobrenome de Machado: André Machado, João Domingos Machado, Berenice Machado, Elen Machado e mais outros Machados da vida estão mandando por lá.

Coitada da Dra. Maricelma, está servindo de bucha. Ela e seu amado chefe de transportes Marinho, que se conheceram entre uns goles e outros dessa vida. Kkk, ele então é o verdadeiro bucha, ´so serve pra assinar papel e receber ordem das secretárias.

Quem continua mandando e fazendo o que quer dentro do transporte são os dois patetas, Paulo Gago e Reginaldo. O Ministério Público está com umas fotos e denúncias de umas ambulâncias com pneus recapados.

Ainda tem as idas e vindas das ambulâncias que vão para Três Rios, lugar de origem, para fazerem manutenção e que só podem ser levadas por eles dois. E não tratam nada por telefone, só pessoalmente.

Eu já trabalhei lá e sei todas as maracutaias. E as chefias, em geral são coniventes com tudo, devem ganhar os deles."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Esse Reginaldo já é figurinha carimbada por aqui e esse sobrenomes dão até arrepios no cabelinho da língua. Depois de uns goles e outros temos que admitir: o executivo anda bem mais divertido que o legislativo.

Agora diga uma coisa: esse parentesco entre os Machado não seria uma simples coincidência, como foi naquele outro caso famoso? Machado vem de Portugal, lenhadores, nome comum... De qualquer forma, ainda que seu comentário não passasse pela peneira da verdade verdadeira, ele passa folgado pelas da bondade e da utilidade. Para o Transparência Angra é suficiente.

Mas veja que suas informações são muito importantes, mas incompletas como estão não podem ajudar em muita coisa. Precisamos de mais detalhes para que se possa fazer mais que apenas escrever num Blog. Entre em contato pelo
transparenciaangra@gmail.com
para conversarmos melhor. É seguro e é tranquilo. Aguardo.

Abraços,

TAngra.

segunda-feira, fevereiro 21

Esperando, esperando, esperando o trem......

macacos e angrenses esperando...
Boa noite.
Até amanhã.

A Merenda Escolar de Tuca Jordão

Anônimo, 21/fev 17:46 em "De Mãe para Tuca":
"Hoje no Cornelis Verolme a merenda foi arroz, feijão e ovo e de sobremesa maçã.

Poderia ser um franguinho, né?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O franguinho não passa mais na barreira fiscal, lembra? Prenderam o caminhão que trazia os frangos da merenda por falta de documentação da "mercadoria". Mas vamos deixar isso pra lá que é melhor, é muita sujeira, envolve até supermercados locais.

Na verdade as crianças deveriam comer arroz, feijão, massas, legumes, verduras, carnes, ovos e frutas, dentre outras. Mas quer apostar que vai aparecer algum CC para dizer que "eles gostam é de arroz, feijão e ovo", que "quando servem verduras e legumes a comida sobra", e outras asneiras. Toda criança é assim e toda mãe sabe como resolver esse problema (será?).

E arroz, feijão e ovo quem deveria comer são os filhos desses governantes safados, Tuca em primeiro. Vocês têm ideia de quanto a PMAR paga, ou melhor, quanto nós pagamos pela merenda escolar?

Mas antes é bom ressaltar que quem fornece a merenda para Angra é a Serra Leste, que é a mesma CBA, que é a mesma Top Cestas. Isso desde que o corrupto Fernandinho de Angra era prefeito. A Serra Leste é especialista em prefeituras corruptas, pois corrupto se mantém no cargo através das cestas básicas. A Serra Leste é quem patrocina as festas rosa choque e é quem enche de mimos e presentes a primeira dama, a rainha de copas. Isso já explica quase tudo, não é?

Vamos aos fatos e contratos. Vejamos quanto a Serra Leste vem faturando desde o fim da era FJ:
  • Contrato 179/2008: R$ 11.375.640,00, em set/2008, por 12 meses;
  • Aditivo 001/2009: R$ 29.159,10, em abr/2009, acréscimo de serviços(*);
  • Aditivo 002/2009: R$ 11.289.640,00, em set/2009, mais 12 meses;
  • Aditivo 001/2010: R$ 463.620,00, em jan/2010, acréscimo de serviços;
  • Aditivo 002/2010: R$ 631.963,85, em jul/2010, acréscimo de serviços;
  • Aditivo 003/2009: R$ 5.182.491,20, em set/2010, mais 4 meses;
  • Aditivo 001/2011: R$ 2.626.413,60, em jan/2011 a mar/2011.
(*) o asterico foi colocado por pura desconfiança: acréscimo de serviços na merenda escolar? Quais serviços? Ou festinha de aniversário de alguém? Mas deixa pra lá...

Total:
  • R$ 31.598.927,75 em 30 meses.

Média de R$ 1.053.297,59 por mês limpinhos pra Serra Leste. Dizer se é muito ou pouco está acima da nossa competência.

Quanto aos hortifruti, agora em 28 de setembro de 2010 o poderoso chefão Tuca Jordão publicou o Decreto nº 7617 nomeando os componentes da Comissão Especial da Chamada Pública (arre égua!, que nome pomposo, oxente!, que será que significa essa joça?) para atuar nos procedimentos necessários para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para Merenda Escolar, em observância à Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009 e Resolução nº 38 do FNDE de 16 de julho de 2009. São eles: 1 Marcelo, 1 Aline, 2 Marias, 1 Marcos, 1 Vanessa e 1 Walter. O que estarão fazendo os nobres membros da Comissão Especial de Chamada Pública (arre égua! de novo...).

Por mais de 1 milhão de reais/mês pelo menos a merenda que está sendo fornecida vocês poderiam fazer a gentileza de informar aqui no Blog. Se não os pais, quem sabe os teachers poderiam cooperar, não é?

E muito obrigado ao Anônimo da Cornelis Verolme pelo arroz com feijão, ovo e maçã.

PS. Não esqueçam: quem paga a merenda, mais de 1 milhão todo mês somos nós todos. Temos que exigir muita qualidade na merenda e maior ainda respeito com nossas crianças.
PS2. O aditivo 003/2009 foi assinado em 3 de setembro de 2010 (BO 282, de 08/10/2010, pág. 9). Deve ser o aditivo 003/2010, não 003/2009, valeria uma verificação...