"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, julho 31

Tarifas do Transporte Urbano

Já abordamos esse tema em 17 de Maio ("Reajuste das Tarifas de Ônibus"), quando do início das manobras para um novo reajuste. Essas manobras começam "acalmando" a população com propagandas nas TVs e jornais locais sobre aquisições de alguns novos veículos e enaltecende a "eficiência" da empresa. Em seguida acontece a greve dos motoristas. Logo depois chegam os reajustes nas tarifas. Todos os anos é a mesma coisa.

Como já dissemos na postagem de 17 de Maio, o reajuste é solicitado pela empresa à Prefeitura com base nas suas planilhas de custos (combustível, óleos e lubrificantes, peças e acessórios, manutenção, administração, etc) e no IPK (Índice de Passageiros por Km) de cada linha.

Estivemos analisando as planilhas com o Índice de Passageiros por Km dos últimos 5 anos e encontramos algumas coisas muito curiosas. Para que vocês possam acompanhar os detalhes é preciso que abram a planilha em tamanho expandido em uma outra janela, clicando na figura abaixo:

ou usando este endereço:

Agora observem que o IPK de 2005 e 2006 são absolutamente iguais, como se não tivesse acontecido redução nem aumento no número de passageiros nas diversas linhas; ou como se a Senhor do Bonfim houvesse simplesmente copiado os números de um ano para outro. Em 2006 a Bonfim pediu que as tarifas fossem aumentadas para R$1,61, R$2,05 e R$2,55, mas os valores foram reduzidos para R$1,50, R$1,90 e R$2,40.

No ano seguinte, 2007, o IPK para todas as linha mudou, mas nas linhas mais representativas mudou para menos, como se em Angra a população que anda de ônibus tivesse diminuído. Menos passageiros transportados justificam um aumento mais significativo nas tarifas. E foi isso que aconteceu. Os valores pedidos pela empresa foram concedidos pela prefeitura.

Em 2008 outra coisa curiosa: os mesmos números de 2005 e 2006 se repetiram. É como se houvesse um novo acordo com a prefeitura para ignorarem as planilhas; outra hipótese é que tenham perdido a tabela de 2007 e repetiram a de 2005/2006; ou as duas coisas. Mas observem também que em 2005/2006 não havia a linha AREAL. Em 2007 o IPK dessa linha (1,42) era menor que a metade da linha CIRCULAR SHOPPING (3,06). Em 2008 simplesmente copiaram o valor da linha acima, 2,95.

Agora em 2009 os IPK foram exatamente iguais aos de 2008. Não houve variação no nº de passageiros de 2005 para cá?

Podem alegar o que quiserem, mas qualquer um que tenha mais de 2 neurônios e um mínimo de caráter pode afirmar que o reajuste das tarifas em Angra não obedece a nenhum critério técnico. Não sei qual é o critério adotado, mas que não é coisa de gente séria, ah! isso não é.

É claro que no ano que vem vão tomar mais cuidado e não repetirão mais os números, mas fica aqui o aviso para que os "responsáveis" tenham mais "responsabilidade" na hora de conceder esses aumentos arbitrários. E que os vereadores façam a sua parte e fiscalizem, mesmo sabendo que até na TV Cãmara a Bonfim faz propaganda nas vésperas dos aumentos ("Propaganda ou Utilidade Pública?").

P.S. Chega de explorar o povo, Tuca! Vá pra casa e leve seu bando.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito curioso o comentário que vi em outro blog, de que o filho da ex-procuradora Dr Fátima (que ninguém sabe de onde veio a véia, seu currículo somente traz uma "amizade" com Bento Chefe de Quadrilha) ja´tem um carguinho na Câmara. É uma festa!

Monica Lima disse...

Tangra, está demais essa tarifa de ônibus. Cadê o social nessa história? Como pode um passageiro gastar, da Japuíba ao Centro, quase R$ 5,00? E uma mãe com dois filhos, imagine, pegar ônibus ida e volta? Sai mais barato ligar para o táxi lá do centro e pagar para ele levar.
Nem governo, nem população, nem funcionários da Bonfim estão vendo que, desse jeito, haverá logo logo caos no transporte "público".
Sabemos que a Bonfim movimenta alguns milhões por dia, mesmo com passageiros de graça (alunos, idosos, etc.). Isso sim é caso de dizer: "A prefeitura não vê isso?"

Abraços
Mônica Lima

edu disse...

T.Angra,
o segredo, se é que é segredo, se dá no número declarado de passageiros transportados, o que já é um indício de irregularidade, pois o poder público concedente tem que fiscalizar as catracas mensalmente, mesmo por amostragem, mas tem que fiscalizar para se obter este valor. Mas na prática vale o declarado pela empresa. O segundo segredo ou "magica" é o arredondamento do valor a ser cobrado. Exercíco: Verifique os valores de algumas linhas com valor de arredondamento para mais e multiplique essa diferença pelo valor de passageiros transportados por mês x 12 = parte da propina anual embolsada,livre de impostos.
é mole o quer mais.
Os arredondamento a menor, são linhas que tem "gorduras" em suas planihas e preços.
Resumo: o usuário é quem paga...e na vida ...tudo é passageiro....!

Monica Lima disse...

Mas esse blog virou mesmo antro de fofoquinhas de comadres desocupadas. Ninguém aqui gosta de trabalhar.

Anônimo disse...

Fora a cesta de natal que os vereadores ganha da bomfim todo dia 24/12 é coisa de louco só coisa boa..... pensado da ate vontade de chegar o natal para eu fazer uma visitinha a casa de um vereador amigo kkkkkk...