"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, maio 31

Brigas para Ser Pregoeiro

Anônimo em 31/Mai/2009 às 10:07 no post "Panorama d'A Cidade - 2":
"Não entendi o que é ser 'PREGOEIRO' na Prefeitura... É uma profissão? Recebe salário? Dizem que muitos brigam para ser pregoeiro. Por que? Pode me informar?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Boa pergunta. Parece até coisa de religião, "pregador", mas não tem nada a ver. Pregoeiro é o cara que dirige o pregão.

Pregão é a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, é feita em sessão pública por meio de propostas de preços escritas e lances verbais.

O pregoeiro conduz a sessão pública, recebe as propostas de preços e a documentação de habilitação dos participantes, decide quem pode ou não participar e quem é o vencedor do pregão e o encaminha para homologação do resultado.

Quando os pregões ocorrem em um ambiente saudável e honesto, ser pregoeiro é um trabalho como outro qualquer. Nos ambientes viciados e corruptos como os que conhecemos bem de perto, ser pregoeiro é uma verdadeira mina de ouro, pois ao invés de se buscar o melhor preço e condições pelas mercadorias e serviços o que se quer é o melhor "jabá", a melhor "cachacinha", pagos "por fora" pelos concorrentes.

Deu para você entender por que tanta disputa para ser pregoeiro numa cidade como Angra dos Reis?

6 comentários:

Anônimo disse...

Onde posso me inscrever para ser pregoeira?

Tô precisando ajeitar a vida da minha família. Meu filho não consguiu vaga na escola aqui no nosso bairro e eu tô com um tio fazendo tratamento de cancer e que tá penando sem leito nesses hospitais.

Tô um pouco mulanbenta, carecendo de um retoque geral e também não aguento mais de andar de ônibus Senhor do Bonfim e Colitur.

Será que ser pregoeira também dá plano de saúde e carro a disposição?

Vou me inscrever já, espero que não precise de referencias já que estou me mostrando aberta a todas as propostas incecentes em troca de umas mordomiazinhas.

Anônimo disse...

Cara Anonima das 15:30

Pode preguntar ao Sr. Ricardo Bruno
ele pode informar como ser PREGOEIRO!!!!!

Anônimo disse...

Dizem as mas "linguas" que os pregoeiros alem de ter os seus salarios de CCs recebem tambem um simbolico bonus(dinheiro)pelos serviço extra de pregoeiro... pagos é logico... tambem pelo governo ..... Isso poooode?Dizem né??? isso poooode????
Então ficaria assim:
salario de CC+bonus pregoeiro+ cachacinha= Total ????
Isso daria quanto em?
Deve ser bom D+++++ tem leite sobrando na teta dessa "VACA"!!!!!

Sera esse uns do motivo das brigas?
Vamos apurar???

Anônimo disse...

Somente Deus e nós que precisamos depender dos medicamentos da Fusar sabemos o que passamos, o descaso é total,não tem quase que remédio nenhum,e sabem o que nos dizem?
-Não tem e nem tem previsão de quando vai chegar.
E os paciente? eles é que se danem, que morram(eu é quem estou dizendo). O mais impressionante é que próximo as eleições não falta nada.
Obs.: Estes medicamentos são imprecindíveis para nossa vida,a falta deles pode agravar ou mesmo acontecer alguma falência do órgão doente.
Eu pergunto:Será falta de dinheiro?(eu não acredito nisto,numa cidade rica como Angra), ou falta de competência?

Anônimo disse...

É tão triste ver um bando de analfabetos falando besteiras. Em primeiro lugar o processo é público e qualquer cidadão pode comparecer a sessão e fiscalizar. Em anos na área, nunca vi um cidadão na sessão de abertura. Além disso, os órgãos competentes estão cada vez mais próximos dos gestores públicos, ou seja,não é tão simples assim ''desviar '' dinheiro público. Ser Pregoeiro é uma profissão complicada e que exige bons conhecimentos Jurídicos e Administrativos, o que na maioria dos órgãos não se observa. É um trabalho na maior parte dos Municípios NÃO REMUNERADO e exercido por algum Comissionado, tendo em vista que OS EFETIVOS NÃO QUEREM SER PREGOEIROS, pois sabem da responsabilidade. E não preciso falar mais nada. Vão estudar e fiscalizar antes de falar asneiras.

Anônimo disse...

Sou um dos pregoeiros do meu município, sou presidente da CPL, concursado e advogado. Digo aos leitores com segurança: a maioria dos municípios não gratifica/remunera essas funções, sendo as mesmas praticamente impostas pelos gestores, porque ninguém quer ser pregoeiro ou presidente de CPL. Não sou cego nem surdo, e sei muito bem da corrupção que desmoraliza o setor. Mas em lugar de gente decente e íntegra, ser pregoeiro, membro e presidente de CPL, fiscal de contratos etc, é só bomba, sem qualquer tipo remuneração adicional. Alias, as minhas funções estão disponíveis aos interessados, mas aqui não rola "jabá"...