"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, maio 31

Visita nas Creches Municipais

Anônimo, 12:38 em "Comissão de Educação":
"Li no Blog do Vereado Ilson que ele está tomando providências com relação à creche Deise Maria. Enfim alguém parece estar interessado na questão dos profissionais. Parece que valeu a visita."

TAngra:
Sobre essa visita, o Vereador Jorge Eduardo disse na Tribuna que a sala não tinha cheiro de tinta, que era mentira. Mas também falou do piso inadequado, dos brinquedos e das outras coisas que estão relacionadas no Blog do Vereador Ilson Peixoto.

A impressão que eu tive lendo os Comentários depois da visita foi que os Vereadores só tomaram um café com a diretora e entraram na sala que não tinha sido pintada. Parece que não conversaram com os professores nem funcionários. Mas o que interessa é que fizeram pelo menos a visita.

O caso é que o problema nas creches municipais não é o piso, nem os brinquedos quebrados, nem o cheiro de tinta. Acontece que fizeram um concurso público para "auxiliares de creche". Os auxiliares de creche tomaram posse mas o Ministério da Educação tinha mudado as regras e agora todos tinham que ser "professores" nas creches.

Isso aconteceu em muitas cidades e o Ministério da Educação, para resolver o impasse, criou um programa de requalificação dos auxiliares em professores, disponbilizou verbas para isso, e deixou por conta dos municípios resolverem seus problemas da melhor forma possível.

Em Angra parece que existe uma picuinha qualquer que atrapalha esse processo de reclassificação e fica esse tititi todo. De um lado o pessoal que espera a requalificação e a reclassificação e do outro lado o pessoal que não sabe administrar o "problema da melhor forma possível". Aliás, pessoal que não sabe administrar problema algum de forma nenhuma.

Esse é um resumo resumido e adaptado desse problema das creches, mas quem quiser acompanhar por completo tem que ler o Blog dos Professores da Educação Infantil na lista aí ao lado.

domingo, maio 30

27 dias de greve!

Zaina, 20:32 em "Greve da Lista Suja!":

"Inacreditável como ainda o Prefeito Tuca Jordão não cancelou os 'incentivos fiscais' do grupo Keppel, depois de tudo o que vem ocorrendo nessa greve 'arranjada'.

Sabemos que a empresa tem regalias para estar aqui em nossa cidade, com isenção de impostos... Nós, cidadãos Angrenses que estamos em dia com nossos impostos, nos sentimos envergonhados com essa situação! Pensamos que não é para se ameaçar a empresa, é para se efetivamente tomar atitudes sérias e enérgicas para que esse grupo ceda às negociações e não prejudique ainda mais os trabalhadores.

Os metalúrgicos estão prejudicados em demasia, não podemos mais tolerar essa demora e a inércia de nossos governantes em resolver essa questão. Temos que pressionar a empresa a qualquer custo! Que seja pela 'quebra' de contrato que a empresa possui não pagando os impostos há anos... Ou por outro caminho que a prefeitura tenha para negociar com o Grupo.

Onde estão as cestas básicas que tanto se falou em distribuir para os trabalhadores? Mesmo que uma medida assistencialista, ajuda aos que têm fome e não possuem o que comer em casa... A prefeitura poderia articular com a Ampla para que se conceda um prazo para os pagamentos das contas de luz atrasadas.

O que se tem feito pelo trabalhador que está em casa há inacreditáveis 23 dias sem perspectivas? Não somos nós cidadãos que temos que pensar em medidas de alívio para a população, mas sim os que são pagos com nossos impostos, é que têm essa obrigação...!

Se a empresa pode jogar pesado com os metalúrgicos, por que nós não podemos com eles? O que tememos? Por que temos que ficar à mercê desse grupo estrangeiro que só faz ganhar dinheiro em nossa cidade...? Por que nós Angrenses é que temos que ficar prejudicados nesse 'Jogo' político de interesses?

Sabemos que o estaleiro tem condições de atender a reivindicação dos Trabalhadores, pela quantidade de obras que possui em seu canteiro.

Não se pressiona a empresa, não se pressiona a Petrobrás para que ajudem a 'tomar as rédeas' da situação... Mas pressionados estão os Metalúrgicos. Como sempre assistiremos mais uma vez 'a corda arrebentar' do lado mais fraco da história.

Façamos algo em tempo para que a população de Angra não se prejudique ainda mais.

Amanhã: 27 dias de greve e péssimas negociações! É o que tem pra hoje!

Zaina Patrícia Carvalho"

Festa em Angra e Parati

Anônimo, 06:51 em "Parabéns Cultuar":
"A programação da Festa do Divino em Parati foi muito melhor que a do Festival da Música de Angra."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Tudo é diferente entre Angra e Paraty. Principalmente entre os "forasteiros" que chegaram meio século atrás nas duas cidades.

Qualquer dia que você chegar em Paraty será muito bem recebido, vai encontrar lojas e restaurantes abertos, tudo o mais esperando os turistas. Em Angra você só encontrará nas segundas-feiras um burgerzinho muito do sem-vergonha e um banheiro público de 1 milhão de reais.

Em Paraty preservaram a arquitetura histórica do centro turístico. Lá se instalaram as melhores lojas, artezanatos, bares, lanchonetes, restaurantes, shows e tudo o mais que atrai turistas de todos os lugares o ano todo.

Aqui em Angra a especulação e a ganância de umas poucas famílias de "colonizadores" destruiu todo o nosso centro histórico. Pouca coisa sobrou. E do pouco que sobrou a TurisAngra ia destruir o resto junto com essa HighEng de fachada, que não entende nada de prédios históricos.

Mas relembrem o que aconteceu com nosso casario do Centro. São dezenas de fotos da Angra nem tão antiga, décadas de 40, 50, retiradas de um CD da Prefeitura (1999) e que colocamos em nosso site para os saudosistas e para compararmos com o centro histórico de Paraty. Clique nessa foto de um casa na Rua Honório Lima para ver dezenas de outras fotos:


Angra dos Reis Antiga!

Vereadores nos Sindicatos

Anônimo, 22:04 em "Greve da Lista Suja!":
"Se o Presidente do Sindicato Paulo Inácio fosse um homem sério não teria como vice o Vereador Aguilar."

TAngra:
Prezado Anônimo,

O Aguilar começou na política sindical. Deve ter sido um bom sindicalista, tanto é que se reelegeu várias vezes Vereador. Só com o voto dos metalúrgicos e mais nada. Agora ele já tem grana suficiente para eleger-se Vereador até sem os votos dos metalúrgicos. Em Angra dos Reis alguns políticos enriquecem muito rapidamente.

Quando o cara entra para a política de legislativos e executivos a cabeça da maioria muda. Ele passa a olhar só para seus bolsos, o dinheiro aparece todo dia oferecido na sua mesa, alguns não resistem. Veja o Aguilar, que só quer dessa greve só saber da lista negra da Brasfels, onde com certeza estão os nomes dos seus apadrinhados que ficam dando "pipoco" por aí.

E o José Antônio? que tudo indica, pode até não ser, mas tudo indica que deve receber muitas lembranças da empresa de ônibus para manter os motorista bem na linha, de acordo com os interesses da própria empresa. A Bonfim manda e o Zé acende o sinal vermelho e os motoristas param. A Bonfim desmanda e o Zé acende sinal o verde. E esse também foi eleito Vereador com os votos dos motoristas, agora é que está ficando muito rico, na encolha.

E quanto ao Paulo Inácio, não foi ele quem elegeu Aguilar, foram os metalúrgicos, assim como quem quer o Zé nos sindicatos são os iludidos dos motoristas e metalúrgicos. Será que sem esse infeliz do Aguilar o Paulo Inácio estaria eleito?

Eu acho que o Paulo Inácio é um homem sério, ainda está naquela fase de "pastorear" os metalúrgicos, levá-los no caminho do bom pasto, da boa água e essas coisas de pastores. Já o Aguilar e o Zé Antônio passaram para fase de "lobos", só querem "comer" as "ovelhinhas", encher os bolsos, os metalúrgicos e motoristas que se explodam.

Vereador dentro de sindicato, associação de moradores, entidades assistenciais e essas coisas não dá certo, Vereador não é para isso, Vereador é para legislar e fiscalizar o Executivo. Quando ele se mete dentro de sindicato ou está preocupado com compra de votos dos "fichas sujas", ou em ganhar um dinheirinho sujo por fora e não há terceira opção. Só coisas "sujas".

E até agora não apareceu uma "luz" para terminar essa greve onde só os trabalhadores perderam. Os trabalhadores e agora a população toda. Uma luz forte sobre essa empresa que fecha os portões e cancela o transporte, declarando também a sua greve; que anuncia a contratação de empregados fora do município e ninguém que lhe concede isenção fiscal responde à altura.

Será que só a empresa é culpada desse"mato sem cachorro" em que meteram as negociações?

Nós eleitores ainda temos muito que aprender.

Código Florestal

Próxima terça-feira dia 1º de junho nossas florestas irão sofrer um ataque perigoso – deputados da “bancada ruralista” estão tentando destruir o nosso Código Florestal, buscando reduzir dramaticamente as áreas protegidas, incentivando o desmatamento e crimes ambientais.

Clique e assine a Petição
As propostas absurdas incluem:
  • Reduzir a Reserva Legal na Amazônia de 80% para 50%
  • Reduzir as Áreas de Preservação Permanente como margens de rios e lagoas, encostas e topos de morros:
  • Anistia aos crimes ambientais, sem exigir o reflorestamento da área
  • Transferir a legislação ambiental para o nível estadual, removendo o controle federal

Alguns deputados defendem o Código e outros estão indecisos. Nos próximos dias, uma mobilização massiva contra tentativas de alterar o Código pode ganhar o apoio dos indecisos. Vamos mostrar que nós brasileiros estamos comprometidos com a proteção ambiental.

Assine a petição para salvar o Código Florestal:

Clique e assine a Petição

sábado, maio 29

Parabéns Cultuar

Badieco, 14:23 em "Festa na Ilha Grande":
"Enquanto isso o Globo noticia a festa que está acontendo em Paraty:
g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/festival-de-jazz-em-paraty-reune-artistas-nacionais-e-internacionais.html

Estive ontem lá, saí de Angra por volta das 21h vendo nossa cidade num marasmo de dar dó. Ao chegar em Paraty deparei-me com uma festa contagiante, muitos turistas, comércio aberto e o povo na rua festejando a cultura do Jazz & Blues.

Parabéns Cultuar, parabéns Tuca Jordão, parabéns CMAR! (juro que gostaria de não estar sendo irõnico, mas vocês pedem que eu seja).

att. badieco da ilha grande"

TAngra:
É, Badieco da Ilha Grande,

Faz tempo que Angra dos Reis não vive um clima de festa de verdade. Vamos ver se ao menos agora na Copa do Mundo as coisas melhoram, a gente vê o povo mais alegre.

Desde antes do Réveillon já não ia bem, todo mundo reclamava que nada acontecia, era só roubalheira. Depois veio o Réveillon e os desabamentos. Esqueceram dos pluviômetros e resultou na tragédia.

Depois as demolições enlouquecidas, sem mostrarem nenhum relatório técnico. Depois mostraram que os novos apartamentos eram só uns ovinhos de pombo com paredes, e quem quiser que se exploda com a Justiça.

Mais essa greve dos Metalúrgicos da Brasfels, que não termina só porque tem político safado no meio preocupado apenas com sua cota de empregos na empresa. E a greve na Viação Senhor do Bonfim, que nem aconteceu porque sempre tem político safado metido nesses sindicatos, e político só quer saber do seu jabá, o trabalhador que se exploda.

E para completar, essa incerteza com relação ao Tuca Jordão nos Tribunais Eleitorais. Tuca fica ou Tuca não fica? Isso é o pior de tudo, nada acontece na cidade, todos em posição de espera, um clima de desconfiança, boatos... E a roubalheira comendo solta: já que ninguém sabe quantos dias restam, melhor fazer como se fosse o último, e metem a mão.

Com tudo isso, quem quiser ver apenas propagandas premiadas pode ficar em Angra, mas quem quiser ver festa de verdade tem que ir pra longe. Nem o próprio Tuca imaginava que era tão incapaz para administrar alguma coisa além de uns pedais e um volante de Van. Tuca prefeito só mesmo em Angra, onde "Tudo Pode!".

Greve da Lista Suja!

Essa greve dos Metalúrgicos virou um caso sério. 24 dias de greve da principal categoria de trabalhadores em Angra dos Reis é um problemão. Ruim para a empresa, ruim para o sindicato, ruim para toda a cidade e é péssimo para os trabalhadores. Já se vai quase um mês de salário.

Fazendo uma conta grosseira, 13 salários, e um peão que ganhe R$1.000.

Com 7% ele passaria a ganhar R$1.070, R$13.910 /ano.

Com 12% ele passaria a ganhar R$1.120, R$14.560 /ano.

A diferença é R$650.

24 dias de desconto pela greve dá R$800.

Claro que não é assim, friamente, que se calcula, o aumento vai se perpetuar e propagar, mas foi apenas para se ter uma ideia da "ordem de grandeza" das coisas e dos prejuízos para os Metalúrgicos, qualquer que seja o resultado daqui pra frente.

E claro também que há outras coisas em disputa na greve.

Mas o que preocupa é ver o Aguilar Ribeiro, no dia 6, segundo dia de greve, ir para o plenário da Câmara reclamar de uma lista de nomes que tinha na empresa. Uma lista de quem não trabalharia mais na Brasfels. Já fiquei desconfiado...

No dia 13 de maio, dia da Lei Áurea, Aguilar faz uma bela homenagem, lembrou os abolicionistas, Nabucodonosor, lembrou até do "Êxito" bíblico. Mas repetiu o problema da tal ficha suja da Brasfels, que assim não dava, "me parece" que o amigo tinha porte de arma e deu uns "pipocos" no outro e ficou na ficha suja, e isso não é coisa de empresa séria... É verdade, vejam aqui:

ou aqui:

Me pareceu que a preocupação maior do Aguilar era com uma possível restrição aos nomes das habituais cotas de empregos, que esses vereadores safados têm nas empresas, em especial nas empresas que recebem incentivos fiscais ou são beneficiadas com monopólios.

Não tem jeito, político tem que dar apoio a esses movimentos, mas de fora, de longe. Esse negócio de políticos enfiados dentro de sindicatos, associações de moradores, ONGs etc não tem o menor perigo de dar certo. Ainda mais esses aí, Aguilar e José Antônio. Esconjuro, mangalô 3 vezes!

Mas a coisa chegou num ponto tal em que será necessário que baixe algum santo de fora que resolva essas negociações entre os Metalúrgicos e a empresa. A cidade toda está sofrendo com essa grave.

Ambientalistas e Piolhos

Anônima, 28/mai 23:14 em "Festa na Ilha Grande":
"Desculpem-me mas não sou muito habituada a mandar mensagem em Blog, ainda mais Anônimo. Mas sou ambientalista - pelo menos é o que penso de mim - mas perder tempo - e falta do que fazer! - pra falar mau/mal de ONG é a maior falta do que fazer. O crime em questão já foi notícia nacional em 2002, ou coisa assim.

O buraco é mais embaixo. O piolho está nos 'órgãos' ambientais. Quanto aos 'ambientalistas', são poucos, e dão as caras."

TAngra:
Prezada Anônima,

Não se deve falar mal nem "mau" das ONGs, só das ongs. E como você bem lembrou, o buraco é bem mais embaixo. Os piolhos estão em todos os órgãos, nos executivos, nos legislativos, nos judiciários, no comércio, na indústria, nos templos, nas ruas, jornais, TVs e até nos Blogs, Blogs anônimos ou não. Hoje em dia os piolhos tomaram conta, é um problema de saúde pública federal, estadual e municipal.

Mas como descobriu para nós a Izabel, "como você pode dizer que este Blog é Anônimo? O nome deste blog é Transparência Angra."

Mas voltando aos piolhos, como disse outro Anônimo lá na mesma postagem da "Festa", tem também a Ilha Josefa, que andaram depenando recentemente, a Ilha das Palmeiras e Luciano Huck, o pessoal da Globo, e outros mais gordos ou mais magros. Outros até mais mortos, como o Castor do Saco do Céu.

De vez em quando é bom relembrar, a memória do pessoal é curta, é para isso que existe a Internet, os Blogs e essas coisas. Existem para relembrar...

Mas o que você achou de "mandar mensagem em Blog, ainda mais Anônimo", e que se chama Transparência Angra?

sexta-feira, maio 28

Festa na Ilha Grande

Anônimo, 28/mai 17:24 em "As Sessões do TRE-RJ":
"Alô TAngra. Vamos denunciar em alto e bom som a omissão dos órgãos ambientais e policiais sediados em Angra. A notícia publicada no jornal O Globo de ontem, na primeira página sobre a devastação de uma enorme área de vegetação nativa protegida no Saco do Céu, na ilha Grande, soa como um verdadeiro escárnio.

É de fazer corar a cara mais desavergonhada, eles dizerem que lá não puderam ir pois não tinham barco. Onde estavam estes ambientalistas de merda que não viram aquele enorme crime ambiental? Provavelmente fazendo festas de aniversário regadas a toneladas de camarão bancados por candidatos a vereador nas próximas eleições."

TAngra:
Parece que a denúncia já foi feita, veja nestes links:

Polícia prende caseiro de propriedade de Castor de Andrade na Ilha Grande

Diretor do Inea diz que obra em área desmatada em Ilha Grande pode ser embargada

Saco do Céu - Ilha Grande/RJ
PM volta a fiscalizar área degradada no Saco do Céu, na Ilha Grande

"Como o valor da multa não ultrapassa R$ 30 mil e o dano é muito grande e aconteceu na APA Tamoios, o processo foi encaminhado ao Conselho Diretor do Inea para que a multa seja ampliada para R$ 200 mil. Além disso, os responsáveis serão obrigados a recuperar a área degradada."


Saco do Céu - Ilha Grande - desmatamento
PS. Vamos ver em quanto tempo estará tudo esquecido e uma enorme mansão ou pousada aparecerá por lá.

As Sessões do TRE-RJ

Na pauta de segunda-feira, 31 de maio, no TRE-RJ: julgamento do Embargo de Declaração do Mandado de Segurança nº 669 (7820-24.2009.6.19.0000) de José Essiomar Gomes da Silva e Tuca Jordão.

Esse não é o caso da escolinha do Pedro Miguel e nem de o de Provetá. Esse é um em que o Essiomar ficou de fora, foi incluído depois, e isso deu margem a que houvesse uma série de adiamentos.

Mas vale observar que há outros processos eleitorais de Angra por aí pelos Tribunais. E não só de Angra, mas de todas as cidades do RJ. Só na pauta do dia 31: Macaé, Angra dos Reis, Quissamã (2), S.J. Meriti, Teresópolis (2), Italva, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro (3), Rio das Ostras, Porciúncula, Levy Gasparian, Paraty, Silva Jardim.

No Tribunal Regional Eleitoral do Rio são 2 sessões por semana, com essa média de processos em toda as sessões, todas as semanas. Mandados de Segurança, Embargos de Declaração, Recursos de todas as direções, para que os Juízes levem o maior tempo possível até poderem dar uma decisão. E seja qual for a decisão, quem perdeu vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e ocupar o tempo de uma dezena de Ministros por vários meses e anos. Sem esquecer que tudo começou com o Juíz Eleitoral de Angra, Quissamã, Porciúncula...

Mas quem é que faz essas leis todas? São os próprios políticos, fazem tudo de forma a que sempre encontrem uma brecha para escaparem ou adiarem um resultado. As leis sempre têm as brecha e os meios para que nem políticos nem criminosos de colarinho branco sejam presos ou devolvam o dinheiro roubado dos cofres públicos.

O pior é que esses safados são eleitos. Quem elege é a maioria, a mesma maioria que é mantida em péssimas escolas e longe das fontes de cultura e informação. Não adianta a minoria querer mudar sem atentar para esse fato: quem elege é a maioria, que não tem escola, nem computador, nem internet e nem informação. A maioria, que elege esses safados, só conhece a vereadora que vai lá na eleição e nas festas com sua equipe de cortadores de cabelo e presta um serviço que eles "conseguem valorar"...

quinta-feira, maio 27

ONG da Alegria e da Felicidade

Anônimo, 27/mai 22:59 em "Francisco José do Essiomar Ltda.":
"Leandro Silva, você acha que ninguém sabe do dinheiro que você recebia através do ex Deputado Federal Sandro Matos, atual Prefeito de São João de Meriti, que mandava para Angra todo mês o valor de 20 mil para a conta de uma pessoa ligada a você? Esse dinheiro era para desenvolver um trabalho social, inclusive era dinheiro público que veio depositado através de uma ONG. Leandro sabemos o acordo que foi feito para que seu nome não fosse publicado na imprenssa local. Volto a detalhar mais sobre esse assunto!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Isso tudo é muito sério e complicado. Falar assim de um Vereador...

O Leandro gosta de apoiar ONGs desde criancinha. Faz duas ou três semanas ele deu um Título de Utilidade Pública para uma entidade de uma "amiga de infância". Com esse TUP a entidade vai poder receber verbas da prefeitura, via convênios, daqui a 12 meses. Nós até fizemos uma postagem sobre isso.

Ao invés de fazer o serviço a Prefeitura faz esses convênios a acaba custando o dobro, pois até o Vereador fica "terceirizado", se é que você entende. A maioria dessas ONGs só serve para ajudar mesmo é o Vereador que é seu padrinho de TUP. Poucas escapam, hoje em dia. As que precisam de verdade não recebem ajuda, mas as dos Vereadores são milionárias, servem de apoio nas campanhas eleitorais.

Lembram da Adefar, aquela entidade TUP do agora-vereador Ricado Dutra? Sumiram mais de 4 milhões que foram repassados pela PMAR, em convênios para serviços de assitência que são responsabilidade da prefeitura, não deveria "terceirizar". Se repassar para esses safados o dinheiro some, todo mundo sabe disso.

Mas voltando ao Leandro, quem sabe esses 20 mil não viraram algum convênio com uma ONG de "auxílio e apoio à criança sofrida, carente, sem amor e dependente de pipocas do santo leandro silva", ou qualquer desse nomes enormes e apelativos que eles escolhem? Pode ser que ele tenha aplicado tudo num convênio com uma carrocinha de pipocas:

Foto: Douglas Santos
Comprando votos com pipocasAs crianças saborearam pipocas e algodão doce


Até aí tudo bem. Ele queria só fazer a alegria e felicidade das criancinhas. Ou pode ser que ele saiba explicar essa história toda. Só ele poderia responder.

Mas o fato é que você fez uma acusação muito séria e se não voltar para "detalhar mais sobre esse assunto", como você disse, vamos pensar que se tratava só de campanha maldosa de oposição burra ao Vereador Leandro Silva, não acha? Estamos esperando.

Vilma das Mil e Uma Motos

Anônimo, 27/mai 12:54 em "Prezado Pedro Sampaio,":
"Que vegonha, todos enganados!
Mentira para o Povo!

Estudo da COPPE não avalia o transporte alternativo.

A COPPE, entidade ligada à UFRJ, foi contratada pela Prefeitura de Angra dos Reis, pelo valor de R$280 mil, que serão pagos em 6 prestações, para avaliar o transporte público de passageiros oferecido no município.

Em entrevista ao Angranews, o Professor Frederico Campos, que está à frente da pesquisa, explicou a metodologia aplicada e afirmou que o transporte alternativo, como o feito por vans e por mototaxistas, e o transporte marítimo, não serão avaliados pelo estudo.

Frederico afirmou que a questão do monopólio da empresa Senhor do Bonfim também não está em pauta, sendo esta uma questão pertinente apenas ao Executivo municipal."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Vi a entrevista no AngraNews. Aliás, eu sei quase de cor as entrevistas do AngraNews, sei até o minuto e segundo na entrevista em que o Sec. de Defesa Civil diz que os pluviômetros foram esquecidos pelos "voluntários". Sei tudo que o Vereador José Antônio falou sobre as greves dos metalúrgicos e dos rodoviários, reafirmando minha convicção de que político dentro de sindicatos e associações de moradores só dá em prejuízo aos trabalhadores e à população.

Mas nesse caso da pesquisa da COPPE eu tive uma impressão diferente da sua. Pelo que entendi na entrevista, e pelo que ainda lembro de pesquisas e tabulações e estatísticas, a COPPE foi contratado para fazer um mapeamento da movimentação de pessoas dentro da cidade. E entre as pessoas que usam transporte público. Talvez por isso o Vereador Jorge Eduardo tenha sido descartado na pesquisa, lembram?

A pesquisa é para sabermos quantas pessoas vão de onde para onde todos os dias, em quais horários, e coisas assim. E pela entrevista, a pesquisa também vai indicar quantas pessoas moram longe dos locais em que passam os ônibus, se é possível e viável um transporte alternativo.

Depois disso a COPPE vai apresentar o resultado desse levantamento para a PMAR, tudo desenhadinho e colorido, cheio de mapas e gráficos, e ponto final. O povo será uma dessas cores. Quem vai decidir se serão duas, três, uma só empresa de ônibus é a PMAR. Quem vai decidir se vai haver transporte alternativo é a PMAR. A COPPE não tem nada com isso.

Foi isso que entendi e acho que está tudo certo. E se eu fosse fazer um trabalho desses, de forma séria e honesta, eu cobraria algo em torno de R$280 mil também. Resta saber o que a ekipeTuca vai fazer com tudo isso. Aí não é mais problema da COPPE, infelizmente.

Quanto aos mototáxis, ficou uma dúvida. Se vocês observaram, o Professor Frederico repetiu que mototáxis não foram considerados porque são ilegais. Mas ele considerou as Vans, que também são ilegais.

Então, acho que mototáxis ainda são uma possibilidade, se os interessados souberem mobilizar-se e conquistar o apoio necessário. Podem começar com o apoio da ainda-vereadora. Lembram dela na votação que acabou com os mototáxis de Angra, quando ela falou no Projeto dos 1.000 mototáxis?




ou neste link:


PS. Tem 1 moto a mais no título da postagem para o caso da ainda-vereadora querer fazer uma doação para o Transparência Angra, quem sabe...

Vejam só a Petrobonus...

Todo mundo fala isso e aquilo sobre o Judiciário, isso e aquilo sobre o MP, isso e aquilo sobre os Blogs, sobre a TV Com, mas vejam só!

Nesse Processo da Prefeitura com a Petrobonus, herança maldita do Fernando Jordão onde Angra dos Reis perderia R$23.040.000,00, as coisas estão caminhando.

Dia 26 o Processo voltou ao MP. No dia 27 voltou para a Juíza e no mesmo dia 27 de maio, hoje, a Juíza decidiu inicialmente pela indisponibilidade dos bens da Petrobonus no limite do que já tinha recebido da PMAR.

E determinou o não pagamento de mais 1,4 milhões que já estavam empenhados, em vias de desaparecer voando por aí para algum paraíso fiscal qualquer, onde faça sol o ano inteiro.

Quem quiser ver a decisão completa é só clicar aqui:


e depois ir no movimento do dia 27/05/2010 e clicar em "Ver íntegra do(a) Decisão".

O importante é que isso significa que há indícios consideráveis de infração da tal lei de licitações 8.666/93, "em princípio". Isso quer dizer que pode ter havido crime de improbidade administrativa e outras coisas piores. E aí isso pode trazer problemas muito sérios para alguns "personagens" .

- "Mas não vai dar em nada, os caras vão recorrer, vão correr e vão escapar", dirá a maioria. Pode ser, mas esses políticos safados não vão ficar batendo no peito e dizendo por aí que "é fácil, ganhei na mega-sena, tá todo mundo comprado, meto a mão mesmo e ninguém faz nada...". Pelo menos nesse caso da Petrobonus não.

É bom lembrar que a Justiça segue as leis e quem faz as leis é o voto da maioria, da maioria dos políticos. E é bom não esquecer que a maioria cada vez maior de políticos pertence à mais próspera, elevada e respeitada classe social, dentre as mais elevadas e respeitadas classes sociais do Brasil: a classe dos políticos safados e corruptos. Por isso as leis são feitas para que eles sempre escapem, corram e recorram.

O dia seguinte

Fico imaginando se por conta de uma poderosa Luz qualquer que caísse dos Céus Tuca Jordão fosse cassado e o Tribunal determinasse:

"Eleição amanhã, em 30 dias!"

Se essa nova eleição fosse daqui a 30 dias, por exemplo, quem seriam os candidatos?

O que mais me deixa curioso, aqui no breu das tocas do Transparência Angra, é que numa cidade com tantos jornais, com tantos Blogs de Política, Blogs de Notícias, Blogs de Opinião, 110 mil eleitores, milhares de CCs etc, e ninguém fala nada sobre isso...

Só mesmo em Angra dos Reis. Deve ter alguma cabeça de burro enterrada por aí.

De volta ao Ar

Depois de alguns dias sumido, depois de alguns boatos maldosos e outros bondosos, parece que voltou ao ar o Blog Resistência.

Isso é que é relevante. O resto é figurante.

Pobre do Leandro

O Vereador Leandro Silva deve estar desconsolado.

O TRE-RJ acaba de cassar o mandato de Rosinha Garotinho, Prefeita de Campos. De quebra, ela e o maridão Garotinho foram declarados inelegíveis por 3 anos.

O Tribunal convocou eleições para o Município, já que Rosinha recebeu mais de 50% do votos.

Mas como nem tudo são flores e estamos no Brasil varonil, ambos, os dois garotinhos, o Garotinho e a Garotinha, poderão recorrer ao TSE, com efeito suspensivo. São os benefícios do Estatuto da Criança e do Adolescente, garotinhos podem tudo.

Vejam aqui no Globo.com:

TRE-RJ cassa Rosinha e torna casal Garotinho inelegível por três anos

Coitado do Leandro, mas é bom pra todos nós.

Fica a dúvida: considerando Garotinho fora dessa eleição, é melhor termos menos opções horríveis ou mais opções horríveis em quem votar para Rio de Janeiro?

Dia da Mata Atlântica

Anônimo, 27/mai 09:01 em "Prezado Pedro Sampaio,":

"Hoje a PMAR, e em especial a secretária de Meio Ambiente, faz jus a um governo que não liga a mínima para preservação do seu meio ambiente."


"Hoje, dia 27 de maio de 2010, é dia da Mata Atlântica, isto mesmo, Mata atlântica, esta vegetação que representa 95% da nossa fauna e flora local, foi completamente esquecida pelos nossos governantes."

"Desculpas e parabéns, Mata Atlântica, em nome de todos os angenses e perdoe o Tuca e o Marco Aurélio, eles Realmente não sabem o que fazem."




É a Mega-Sena

Anônimo, 27/mai 07:10 "Prezado Pedro Sampaio,":
"Curioso! Soube que a Prefeitura está com problemas de caixa, ou seja, financeiros. Também pudera, ouvi comentários aqui na sede da PMAR que Alexandre Brucutu Tabet com 1 ano e 5 meses de governo conseguiu comprar a casa do Jorge Elias na Gipóia. Antes o Tal Brucutu era um falido.

Sua majestade, o Tuca, comprou uma fazenda imensa com várias cabeças de gado lá para as bandas de Barra de Piraí. Tenho 23 anos de serviço público e a única coisa que consegui comprar honestamente, foi uma casinha para morar."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Dizem que além da fazenda ele está construindo um palácio. Mas isso é apenas a sorte que Fernando Jordão deixou impregnada naquela cadeira de Prefeito. Lembra quando Tuca assumiu e disse: "Ganhei na Mega-Sena!"?

Deve ser isso. O sujeito senta na cadeira do Prefeito e ganha na Mega-Sena. Podem estar fazendo um rodízio entre os Secretários. Cada um dá um sentadinha de vez em quando e se não ganhar uma Mega-Sena ganha pelo penos uma mega-quina.

E se o infeliz não tiver mesmo sorte, a cadeira ainda permite que ele saia com um prêmio de consolação, doado por conta de algum contrato com essas empreiteiras Cartas Marcadas. Só gente honesta sairia de mãos abanando dessa cadeira de Imperador Executivo de Angra dos Reis.

Portanto, nada de levar para o lado da maldade. Esse enriquecimento ilícito de alguns dos nossos governantes pode ser apenas sorte da cadeira.

PS. E eu fico imaginando quantas dessas Mega-Senas não estão indo parar nas campanhas eleitorais e, principalmente, pegando um avião para algum paraíso fiscal. Essas casas nas ilhas, mansões, iates, fazendas, palácios e cadeiras da sorte devem ser só a ponta do iceberg, que eles não são bobos, não é?

quarta-feira, maio 26

Prezado Pedro Sampaio,

O Pedro Sampaio fez um comentário mais ou menos assim:

"Ontem eu estava vendo a TV Com e fiquei mais uma vez muito preocupado com as informações que já vinham sendo passadas pelo advogado Cláudio Carneiro e que foram confirmadas pelo Vereador Cordeiro. Tem alguma coisa muito suja no judiciário de Angra, quantas denúncias vão diariamente para o Ministério Público investigar e tudo é engavetado, nada acontece [...]"

Para ler o comentário todo é só clicar aqui:


Sobre isso de coisas engavetadas, que não andam, conhecendo melhor o caso de Angra dos Reis vale considerar que são mais de 6000 processos de todos os tamanhos e idades no Fórum. Quantos Juízes são? Quantos Promotores são? Quantos funcionários no Cartório, para "pilotar" tudo? Isso tudo tem que ser considerado.

Para o Cartório funcionar são 6 funcionários, mais alguns cedidos pelo Executivo, outros pelo Legislativo e outros por outros "ivos". O agravante é que esses "cedidos" são CCs nomeados todos sabem por quem. Mas esse não é o mal maior, eles não têm acesso ao que não devem. O pior é que quando mudam os políticos mudam os CCs e mudam os "cedidos". Quando começam a aprender o serviço eles vão embora e chegam os novos. Deve ser assim... Mas se assim não fosse seria bem pior. Então, tudo isso deve ser considerado.

Mas o comentário também fala em "voltar com aquela campanha que tinha aqui no blog: fora Dr. Bruno, Dra. Andrea e Dr. Carlos Manoel."

Isso é um engano, pois o Transparência Angra nunca jamais em tempo algum fez campanha "fora Dr. ou Dra." nenhuma. Muito pelo contrário, particularmente sobre os nomes citados pelo Pedro Sampaio. A única campanha fora que a gente faz é Fora Fernando Jordão!. Tivemos Prefeitos ruins de todos os partidos, mas Fernando Jordão instalou por aqui "O Mal!". O Mal com "M", o Mal pessoa física e jurídica em Angra dos Reis são criação do "eterno", que nós nem gostamos de citar o nome por questões de crença.

Mas o comentário do Pedro também fala em encontros diversos entre personalidades do Executivo, Legislativo, Judiciário e Empresarial de Angra. Fala de encontros, de fotos, de festas e de caronas. Sobre isso eu já havia falado lá no início do Blog, ano e meio atrás.

Já andei pelo Brasil inteiro, do Amapá ao Rio Grande do Sul, do Acre ao Rio Grande do Norte. Isso acontece em todas as cidades, com mais frequência nas cidade pequenas. E Angra é uma cidade pequena (só é grande no orçamento que a ekipeTuca faz desaparecer tapando buracos e bolsos). Angra só tem 1 clube, só tem 1 shopping à beira-mar. Quantas casas de show 5 estrelas a cidade tem?

Aí o Executivo e o Judiciário e o Legislativo e os Empresários se encontram nesses lugares e vão fazer o quê? Vão fingir que não se conhecem? Aí aparece um fotógrafo, um jornalista, um comentarista de Blog, e eles são vistos juntos numa festa, num restaurante, nos clubes... Mas seria impossível não se encontrarem numa cidade pequena e mal servida de opções como é Angra. Até no mar, onde todos vão? Jurubaíba, eu também vou por lá de vez em quando, todo mundo vai...

E até o julgamento final todos são inocentes, alguns mais, outros menos, mas todos inocentes. Até o Maluf e o Jader. Mesmo aqueles sobre os quais tudo indica que são corruptos e corruptores, mesmo esses aqui de Angra com quem cruzamos na rua todo dia, mesmo esses, até o julgamento final são todos inocentes. E são todos um bom papo, uma conversa agradável, até uma boa companhia longe dos tribunais, quem sabe?

Eu pergunto a você: se você precisasse ir ao Rio, com urgência, alguém no telefone dissesse que iria de helicóptero - tudo isso estamos só criando uma hipótese, uma história, um exemplo - e perguntando se você queira uma carona, o que você faria?

Você pensaria: "Mas o piloto do helicóptero tem umas questões na Justiça, andou foragido de umas prisões preventivas, mas no Brasil todo mundo é inocente até o julgamento final, especialmente se tem até helicóptero, por que não? etc". Eu, TAngra, confesso que poderia aceitar a carona sim, com o maior prazer, consciência quase limpa. E ademais, nunca houve comprovação nem confissão nem declaração nem foto que comprovasse que eu peguei essa maldita carona.

Aí você diria, Pedro Sampaio, "mas então eu não julgaria casos desse pessoal 'mais chegado', eu me privaria de participar de Processos que envolvessem os 'mais próximos', esse pessoal que dá carona...", por exemplo.

Esse é um problema sério, mas é um assunto de foro íntimo, juízo da própria consciência. Cada um deve saber se a proximidade com o Autor ou com o Réu do Processo poderá afetar seu julgamento íntimo.

É por isso tudo que não procede essa observação de que apoiamos "fora" quem quer que seja. Muito pelo contrário com esses que foram citados. O que gostaríamos é que aparecessem mais uns 10 como eles, para dar conta de todos esses 6 mil e não sei quantos Processos com a agilidade adequada. E também são Processos que envolvem presos que ficam meses e meses esperando uma decisão e depois decidem que poderiam estar em liberdade. E os presos que ficam livres e depois fogem porque deveriam estar presos e coisas assim, que só poderiam resolver-se melhorando a "aparelhagem" toda do Judiciário.

Não depende só dos Juízes e Promotores, e nem dos criminosos. Por falar nisso, nenhuma novidade sobre a visita dos Homens de Preto que vieram tratar do terreno para o novo Fórum?

Obrigado, Pedro, espero que esteja tudo claro como a neve e abraços.

PS. Mas é isso. Já que nós tivemos que liberar o Comentário do Pedro Sampaio, careceu comentarmos o Comentário do Pedro Sampaio, embora a gente não goste muito desses assuntos de foro íntimo.

Aqui os Votos, no Tupinamblog

Segundo postagem no Blog Tupinamblog, amanhã, no TRE-RJ, julgamento final dos casos eleitorais das últimas eleições. O The End:


Não entendi se é o the end da escolinha do Pedro Miguel, de Provetá, da "escolinha" do Bento Pousa Costa, ou de qual dos outros 10 processos que ainda circulam por aí, pra lá e pra cá. Ou se de todos.

Então, vamos acompanhar amanhã as notícias direto do link via satélite exclusivo da TV Com, lá do Rio de Janeiro, no Tupinamblog.

Cadê o Voto do Desembargador?

Anônimo, 26/mai 11:57 em "Concurso para a CMAR":
"Por favor TAngra, pode nos dar alguma notícia de qual foi o voto do tal desembargador qie iria desempatar a votação do Processo da escola do Pedro Miguel?"

TAngra:
Boa lembrança.

Além desse Processo da escolinha do Pedro Miguel (7808-88.2008.6.19.0147) também estava na pauta do TRE-RJ, semana passada, dia 20, um Processo Eleitoral envolvendo a "escolinha" do Bento Pousa Costa (7777-68.2008.6.19.0147).

Se alguém souber do voto dos Desembargadores depois dos pedidos de vistas...

Bolsa Estupro

No "Congresso em Foco":

"Medida institui compensação financeira às mulheres que optarem por ter filhos decorrentes de violência sexual. Grupos feministas criticam proposta, que desestimularia aborto."


Leiam aqui:

Selo Bolsa Estupro
Selo da campanha contra violência sexual


PS. Atenção ainda-vereadora Vilma: "es-tu-pro... es-tu-pro... es-tu-pro..." Tenha fé! Vossa Excelência consegue...

Concurso para a CMAR

Anônimo, 26/mai 00:54 "Paz e Amor!":
"É brincadeira esse povo! Tá tudo errado em Angra, mas não podemos ficar só reclamando dos CCs... Não esqueçam que a união faz a força, então povo angrense, todos juntos, vamos cobrar das autoridades e principalmente do MP o concurso para a CMAR.

Acredito e confio em Deus, estou fazendo minha parte, que é estudar para passar no concurso, ao invés de ficar só me lastimando! Infelizmente o povo reclama, mas na realidade o que muitos querem é privilégio ao invés do direito conquistado por uma prova!

Abraços fraternos,"

TAngra:
É isso,

Mas quem deve saber desse concurso para a Câmara é o Blog Adote um Vereador de Angra.

Abraços fraternos,

terça-feira, maio 25

No Breu da Tocas

Finalmente alguém disse alguma coisa sobre a reunião entre os Vereadores Lia, Ilson Peixoto e Cordeiro, mais o Dep. Federal Luis Sérgio, no Palácio de S.M. Artur Otávio. E reuniram-se com o próprio Rei.

Foi uma reunião a portas e janelas fechadas, só ar condicionado, sem TVs nem microfones nem celulares, para ficarem todos mais à vontade. E de preferência com banheiro. Ou, como se diz popularmente depois de Chico Buarque, foi uma reunião no "breu das tocas", encondidinho. Nada de mais, todo mundo faz isso.

Pelo que eu entendi o Tuca pediu para que a oposição, ou seja, Lia, Ilson e Cordeiro, aliviassem nos requerimento de informações e nos inquéritos sobre as roubalheiras nessas obras superfaturadas e contratos com empresas Cartas Marcadas e outras safadezas.

S.M Artur Otávio deve ter alegado que era assim mesmo, que foi assim que ele aprendeu com seu Criador, o "eterno", o Terrível, o futuro ex futuro candidato Fernando Jordão. Artur, o Tuca Jordão, também pediu que a oposição colaborasse apoiando a Prefeitura em conseguir mais ajuda do Governo Federal, para aliviar esse tremendo abacaxi em que ele se meteu quando saiu por aí derrubando tudo antes de pensar no que ia fazer depois.

Foi isso que eu entendi que aconteceu nessa reunião no "breu das tocas".

Outra coisa que foi dita pelo vereador Cordeiro foi que eles, a oposição, votam a favor dos projetos do Executivo que são de interesse da cidade. É a oposição inteligente e produtiva, que alguns não entendem e criticam.

Cordeiro também falou que outra coisa diferente são os requerimentos sobre os tupperwares de 6 milhões de dólares e banheiros de 1 milhão. Outra coisa são os inquéritos no MP sobre as roubalheiras da ekipeTuca. Ele não falou exatamente assim, mais foi isso que eu compreendi. Desses a oposição não poderia abrir mão, pois a essas roubalheiras eles tinham que fazer oposição. Que isso era oposição inteligente.

Disse que foi o que conversaram no "breu das tocas". E que saíram de lá todos felizes e contentes. Ou quase todos.

Isso é um resumo do que eu vi agora no Terça em Debate da TV Com. Eu concordo com tudo o que disse o Vereador Cordeiro. Também acho que isso é oposição inteligente.

Era isso que faltava. Alguém explicar o que aconteceu no "breu das tocas". Nos "breus da tocas" podemos fazer coisas muitos boas, mas também se pode fazer as maiores "maldades".

Se a gente não souber o que aconteceu, sem ver se a cara é de felicidade, ou se o casal saiu de cabeça baixa, se escondendo, lá do "breu da tocas", sem ver a cara não se sabe se era um "breu das tocas" do bem ou do mal.

Os Vereadores deveriam ter colocado em seus Blogs notícias da reunião logo depois que saíram do Palácio.

Mas o importante é que o "breu das tocas" pode ser bom ou ruim. Só depende do que se faz por lá.

Pena que não se pode falar em "base de apoio inteligente", uma base de apoio ao governo que votasse contra as burrices e roubalheiras tentadas pelo Executivo e que votasse a favor de impedir essas safadezas e a favor de boas escolas, bons salários para o quadro permanente e coisas assim.

É isso. E um bom "breu da tocas" para todos essa noite.

Comissão de Educação

Anônimo, 25/mai 18:05 em "Educação Infantil é coisa séria.":
"Hoje a Creche Deise Maria recebeu a visita dos Vereadores Dr. Ilson Peixoto e Jorge Eduardo. A diretora os recepcionou e de forma sutil ia avisando aos funcionários das 9:00h: - 'Olha pessoal, temos visita!', isso é um código para que todos se componham, tudo deve estar aparentemente funcionando.

A auxiliar de direção ia de sala em sala dizendo que era uma Comissão da Secretaria de Educação que estava dando uma olhadinha nas dependências da creche, será por que ela não disse a verdade? Ou seja, que eram dois vereadores?

Mas, se eles observaram, tem coisa que não dá pra funcionar, como por exemplo as janelas sem ventilação e com perigo iminente de acidentes, o banheiro muito pequeno para a demanda das crianças, o pátio de concreto onde várias crianças já se machucaram a ponto de terem de ir para o Pronto Socorro, etc.

Só para informar ao Dr. Ilson e ao Jorge Eduardo, nosso salário é o base da prefeitura, ou seja, R$611,00 (seiscentos e onze reais). Nós reclamamos porque obeservamos que outras funções com essa faixa salarial não exigem tal responsabilidade e nem tanta complexidade, nós participamos diretamente na educação das crianças, e também que nós fizemos concurso para nível fundamental por erro do edital e que não podemos ser penalizados por isso.

Aos vereadores, obrigado pela visita, voltem sempre!"

TAngra:
A auxiliar de direção deve ter apenas se confundido com a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Angra dos Reis, formada pelos Vereadores Edineide Cordeiro, Jorge Eduardo e Aguilar Ribeiro.

E continua a inoperância do Conselho Tutelar e do tal CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. E da ekipeTuca.

Perdas e Ganhos salariais

Edu M.Santos, 25/mai 14:20 em "Sugestão aos Vereadores":
"TAngra,

Posso encaminhar os valores do saláro de um funcionário nível superior desde 1991, com citação do mês de referência para que vocês tabulem e apresentem as diferenças com as devidas atualizações, seja por um índice oficial, salário mínimo ou até mesmo a cesta básica de alimentos no estado do RJ.
Não vou demorar..."

TAngra:
Prezado Edu,

Muito bom. Dizem que houve um pequeno ganho nos salários mais baixos, mas em troca de grandes perdas nos mais altos. E que isso não tem atraído profissionais de nível superior, daí uma das desculpas para nomearem parentes, dedeias, cabos aleitorais, amigos de infância etc.

Veremos quanto perdeu ou ganhou e quanto perdeu o salário do nível superior, pelo menos. Pode encaminhar.

Abraços.

Educação Infantil é coisa séria.

Anônimo, 25/mai 00:09 em "Menos CCs na UPA":
"Amigo Tangra,

Até agora não expressei minha opnião a respeito de tantos comentários sobre creches, aliás muitos leitores do seu Blog não aguentam mais o assunto, a estes peço perdão em nome de meus colegas devido a insistência no assunto e pelas exaltações em alguns comentários.

Isto está acontecendo pois estes funcionários de creche sempre tiveram o trabalho muito inferiorizado, sendo assim existem gestores com o pensamento de que estes profissionais são escravos, que estão ali para trabalhar e serem humilhados, quando estão em estágio probatório então...

Mas a grande maioria dos funcionários por sua vez sofrem calados, ultimamente se tornou algo comum ver funcionário chorando pelos cantos da Creche Municipal Deise Maria. O Blog então é o modo de protestarem, de expor as safadezas que estão passando, se bem que na minha opinião o protesto corrreto seria todos irem juntos à Secretaria de Educação cobrar providencias, mas sei lá porque a razão isso não acontece e o recado é dado por aqui.

Vi em alguns comentários conselhos para os funcionários pedirem demissão, cair fora simplesmente, mas isso não resolverá o problema.

Muitos profissionais estão ali não só pela necessidade financeira, muitos gostam do que fazem ou pelo menos os que estão de passagem buscam oferecer o melhor de si, se reclamam é porque querem apenas ter condições de desenvolverem em paz seu trabalho. Até um tempo atrás existia um clima alegre, apesar de um trabalho cansativo, mas agora só existe exaustão, medo, tristeza e a esperança de em breve as coisas melhorarem.

Por mais que os funcionários não queiram passar isso para as crianças, não é a mesma coisa trabalhar em um ambiente saudavél que trabalhar em um ambiente doentio, onde a diretora só pensa em poder, nem que para isso gaste todo seu salário enfeitando a creche para a visita de Denise Jordão, ou que os funcionários tenham que dar conta de uma turma lotada de crianças e ao mesmo tempo se virar pintando portas e paredes da sala para a tal visita.

Aliás não entendo como essa mulher (Maria Andréia) consegue dormir, levantar e ainda eguer a cabeça. Em menos de dois anos todos já puderam a conhecer bem, um pessoa sem escrúpulos e sem ética, muito conhecida por passar o dia fazendo fofocas.

Corre um boato que a tal visita de Denise Jordão será para acabar de vez com os funcionários, isto com intuito de parar estes comentários no Blog, que o castigo promete ser dos bons, mas apesar do boato não acredito que Denise tenha esta linha de ação, acredito que ela vai surpreender muitos e irá fazer justiça.

O blogueiros falam do que está errado, mas são justos, sabem falar bem e agradecer um ato correto.

E o melhor para todos, incluindo aí as crianças, é uma troca urgente de direção da Creche Deise Maria.

Deixo aqui um apelo para funcionários, pais e cidadãos angrenses, vamos cobrar uma resposta da Secretaria de Educação a respeito de todas estas denúncias feitas, seja pessoalmente ou por e-mail.

A comunidade precisa de ajuda!"

TAngra:
Pois é, mas o primeiro responsável é o Tuca, foi ele quem nomeou o que nomeou o que nomeou o que nomeou o responsável por tudo isso, e isso que está acontecendo nós aqui compreendemos bem. Um problema de má gestão que ninguém se mexe para resolver. Se tem reclamação é por que ou falta treinamento ou falta competência, seja dos reclamantes, seja dos reclamados. Alguém deveria dar uma solução, mas o pai criador de tudo foi o Tuca.

Depois do Tuca, o segundo responsável é o Conselho Tutelar...

Conselho para Tutelar

Não se entende o que está acontecendo com o Conselho Tutelar de Angra dos Reis, que vai fazer 2 anos que a eleição foi cancelada pela Justiça, por irregularidades angrenses diversas e outras safadezas, e já foi adiada e adiada e adiada por conta dessas estranhezas angrenses diversas e outras coisas.

Em Paraty o MP cortou a cabeça dos membros do Conselhor Tutelar por omissão (5ª Câmara Cível, AI 2006.002.21748). Em Angra dos Reis não deu nem tempo de virarem membros, cortaram os membros e as cabeças quando ainda eram candidatos. E aí ficou essa enrolação, os Conselheiros que não saem porque não acontece a nova eleição. E não acontece eleição porque as mordomias são muito boas e não tem lugar melhor para esses safados empurarem seus cabos eleitorais, os seus parentes, os amigos de infância ou simplesmente suas laranjas .

Em poucas cidades o Conselho Tutelar "funciona". A maioria já foi invadido pelos políticos. Os membros recebem carro, casa, comida, roupa lavada e gorjeta e não têm a menor noção do que seja Conselho Tutelar. Nem querem ter muito trabalho. O pior de tudo é que quem elege os "Conselheiros" somos nós. O voto não é obrigatório e só comparecem meia dúzia de pais, mães e cidadãos. A maioria são os milhares de CAPs e outros CCs angrenses - e só contando os obrigados a votar expontaneamente - dariam para eleger Conselheiros Tutelares em milhares de cidades por aí.

Imaginem um Jorge Eduardo, p. ex., que mantém ferforosamente sua cota máxima de 35 Assessores Parlamentares desde a zero hora do dia 1º/jan/2009. Só com esses 35, deixando de fora sua "justa cota" de CCs, quantos botafoguenses o Jorge pode espalhar nos conselhores tutelares por aí? Então, senhores flamenguistas, vascaínos, fluminenses, corintianos e todos que formarão a torcida anti-botafoguense, que nessa hora deverá ser muito maior que a anti-flamenguista, vamos todos votar na próxima eleição, que está rereremarcada para o próximo mês de junho.

Se não votar para o Conselho Tutelar depois não adianta reclamar. Deveria começar por aí. É isso.

Greve dos Metalúrgicos

E-mail de Izabel Cristina Fonseca, 25/Mai 00:39:

"Sou proprietária do site jacuecangaindependente.com e estou indignada com a falta de interesse dos Governantes em relação à Greve dos Metalúrgicos. Informo o e-mail que recebi de uma leitora e também a resposta que encaminhei a ela.

Recebi E-mail sobre '... o descaso das Autoridades em relação à Greve dos Metalúrgicos do Estaleiro Brasfels, que já duram 20 dias, e que a rodada de negociação marcada para última quarta-feira não aconteceu. Minha leitora lançou a seguinte pergunta: O que os políticos de nossa cidade têm feito (de concreto) em prol dos metalúrgicos desse Estaleiro?...'

Eu respondi: Minha querida tenho a dizer-lhe que tenho a mesma opinião sua.
[...]
Enquanto nós estamos aqui passando por tudo que passamos (sem salários, com os cartões SODEX bloqueados e sem nenhuma outra proposta para votação em Assembléia), eles, os Vereadores, utilizam das seções da Câmara para fazer guerrinha de maus tratos uns com os outros, e ainda sorriem, esquecendo que estão sendo filmados.

Quanto à presença dos Vereadores, tenho a lhe informar que os Vereadores Aguilar Ribeiro e Dr. José Antônio estão sempre presentes. No dia da paralisação da Rio X Santos, a Vereadora Lia também esteve. E os Vereadores Parente e Wilson Peixoto também se manifestaram. Os demais não apareceram.
[...]"

TAngra:
O texto completo está aqui, neste link para o jacuecangaindependente.com:


Izabel Cristina,
Nós temos todas as sessões gravadas e damos de graça, é só pedir, não precisa vender. Mas não dá para ficar na Internet, as sessões são prolongadas e algumas duram até 6 horas. E ainda que se pensasse em edição só das partes mais divertidas ainda sobrariam mais ou menos umas 5 horas e 59 minutos. Nessa proporção.

Mas uma pergunta: quando você diz que "...tem gente com carta na manga, para chegar a qualquer momento com uma varinha mágica e resolver... Isso tem. E eu estou aqui de olhos abertos só esperando o Super Herói chegar...", quem seria o Super Herói? Quem seria o Al Capone?

E logo mais tem sessão. Vamos ver o que os Vereadores dirão. E vamos ver o que dirão sobre o encontro com Tuca, lá no breu das tocas, porque até agora está todo mundo muito calado para terem feito coisa boa. A gente fica calado é quando faz coisa errada. Vamos ver.

NR. Eu só fico preocupado com essa de Zé Antônio muito por perto. Quem sabe de cor e salteado todas as sessões da CMAR percebe que ele está precisando de alguma coisa, algo assim como tomar um santo daime antes de sair de casa, um maracujá, ou um remédio sossegante qualquer, ou até mesmo nem sair de casa. Ou quem sabe não será ele "algo assim" como a Lois Lane do tal Super Homem que virá (falando de forma figurada, claro) e daí tanta ansiedade?

segunda-feira, maio 24

Linha direta SINSPMAR

Anônimo, 24/mai 21:42 em "Sugestão aos Vereadores":
"Vamos lá Daniel, tá na hora de você mostrar a que veio, você é presidente de um sindicato, que todos falam que está decadente, mostre esses números, ou você tá com medo de quê?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Daniel é gente boa, não tem mau coração. O problema dele é que depois de mais de duzentos anos de presidência de sindicato não tem presidente de sindicato que preste. Tem que trocar de vez em quando, senão o presidente de sindicato estraga. Tem presidente que estraga antes, mas Daniel durou até bastante.

O mais curioso é que ele acaba de ser rererere...reeleito.

Dizem que é porque o sindicato só tem uma meia dúzia de sindicalizados. O próprio Daniel já disse (não lembro onde nem quando) que a maioria não participa é só fica reclamando de longe. Mas também tem o me disse, que falou que na eleição para o SINSPMAR teve eleitor que veio de longe só pra votar e mais nada. E no final de tudo ninguém sabe quantos funcionários da PMAR são sindicalizados.

Afinal, ninguém sabe nem quantos funcionários a PMAR tem. O Fernando Jordão comprou 7000 cestas de Natal "para os funcionários da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis". Está escrito e publicado. Por outro lado, o Daniel já disse que a PMAR tem pouco mais de 5000. Imaginem se saberão quantos são sindicalizados?

Mas na verdade o que é importante é que o SINSPMAR tem um Blog. E ele está na nossa lista de Blogs à direita faz algum tempo, desde que ressurgiu das cinzas pouco antes da eleição. E o melhor é que ele aceita comentários. E eu sugiro que esses históricos, números e quantidades, mais índices de reajuste e outras coisas que ele guarda no cofre - desde que foi rerereeleito pelos Tupinambás, sejam reclamados lá no Blog do SINSPMAR, bem nos ouvidos do Daniel.

Ou vocês acham que ele está com tempo de ler Transparência Angra? Ele está cuidando exatamente de aguardar aquela reunião com o Executivo, aquela que vem sendo rererere...remarcada, como deve fazer um bom presidente rererere...reeleito. E a reunião é exatamente para cuidar de vantagens para os funcionários.

Pauta da reunião, que estava rererere...remarcada pela última vez para 30 de abril: "A agenda de todas as reuniões da negocição da pauta social" (seja lá o que for que isso signifique) mais "avanço da nossa negociação salarial depende deste encontro etc". Vejam aqui neste link (lembrei até do Kleber Mendes, com todo o respeito):


Depois disso o Blog só falou do Dia dos Trabalhadores - que ele não anda lá muito trabalhador - e do Dias das Mães - que ele também não é lá muito mãe. Parece papo furado de político profissional rererere...reeleito. E mais "nadica de nada". Por isso é bom que ele seja acionado lá no Blog, com certeza alguma coisa vai acontecer. Vale experimentar.

Mãe é mãe

Anônimo, 24/mai 21:03 em "Mais Nepotismo na UPA?":
"Vocês sabiam que o filho da vereadora Vilma dos Santos é funcionário fantasma do SAAE, CC-5, há quase um ano, só recebe, e trabalhar nada, nem no local aparece, quando me mandaram embora da Câmara eu trabalhava, não ganhava em casa como este filhinho da presidenta."

TAngra:
Prezado Anônimo,

E o pior de tudo é que às vezes é bem melhor que o CC fique em casa, como o filho da ainda-vereadora presidenta, assim pelo menos não atrapalha quem quer trabalhar. A que ponto de desgoverno chegamos: é até melhor que alguns CCs fiquem em casa... Só mesmo na Angra da ekipeTuca.

Mas vendo bem o seu caso, meu prezado, você agora tem a chance de fazer concurso para a CMAR e trabalhar em paz(?) e segurança. O concurso não deve demorar, fique atento, não deve passar do fim do ano. Até lá todas as cabecinhas estarão cortadas, só ficarão os cabeçudos (ou serão os cabeções? Ou cabeçãos? Ou cabeçudos mesmo?).

Menos CCs na UPA

Anônimo, 24/mai 19:18 em "Mais Nepotismo na UPA?":
"É... Ninguém comenta que foi por ordem do Ministério Público, do Dr. Bruno Lavorato, que houve a exclusão dessas pessoas faladas.

Vocês não divulgam as ações do Ministério Público... Aliás... Só as qestões que lhes interessam!

Com a palavra, Transparência Angra... E agora... O que vai falar... Ou melhor... Omitir..."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Nós sabíamos que foi por intervenção do Dr. Bruno Lavorato que os parentes dos Marcatti e Tabet não viraram CCs na UPA. Mas veja bem, nós não omitimos essa informação, o que acontece é que quem nos informou não nos deu autorização para contar. Foi apenas isso. Os nomes dos "excluídos" já estavam nos Comentários e nós apenas repetimos, não divulgamos. Está explicado ou não?

Grande abraço, obrigado, e valeu!

Por falar em UPA, será que só tinha esses 2 CCs? Quem é essa tal Dedéia? Sem o nome e sobrenome fica difícil...

Sugestão aos Vereadores

Edu M.Santos, 24/mai 14:29 em "Peixada em Rio Claro":
"TAngra, o país passa no momento por uma discussão (dentre várias) relacionada com o percentual de aumento para os aposentados, veto ou não presidencial etc.

Muito se fala em Angra dos Reis que na época da administração petista as negociações com funcionários e os percentuais de reajuste salarial eram mais vantajosas, ou seja, o funcionário público municipal de Angra dos Reis - RJ ganhava mais no passado (10 anos atrás), seu salário tinha mais poder de compra, seria maior, se comparado com o salário atual através do salário mínimo e ou com o preço da cesta básica.

Poderia apresentar, publicar uma tabela salarial e seus reajustes desde 1989/2000 e 2001/2010, para que a discussão não fique no campo do 'eu acho', mas sim informar aos funcionários municipais, através de uma tabela ano a ano, onde ocoreram os 'ganhos' e as 'perdas', se na política salarial com os petista ou com os jordões?

Acho importante esta informação para que os funcionários possam exergar melhor as políticas administrativas e tomar consciência que sim, sim, eles têm sim que se identificar com uma política partidária, pois são elas que direcionam uma gestão, que por sua vez tem influência direta e significativa, é determinante para uma qualidade de vida melhor ou não.

No 'eu acho' fica a sensação que a política administrativa da última década proporciona, de forma clara e parcial, uma divisão de renda desigual do dinheiro público, a começar dentro da própria PMAR.

TAngra:
Prezado Edu,

Você nem imagina o quanto nós já pesquisamos e procuramos esses números para tabulá-los e fazermos uma postagem. O IBGE tem alguns dos dados necessários, mas os mais importantes estão nas gavetas da PMAR e nós não temos acesso a elas.

Fica aqui a sua sugestão, para vermos se algum Vereador mais diligente se interessa, ou talvez a própria PMAR. Duvido muito...

Peixada em Rio Claro

Anônimo, 24/mai 11:39 em "Rio Claro não está bem":
"Filho de peixe peixinho é!

Estive em Rio Claro na festa. O que soube é que tudo que o prefeito vai fazer primeiro passa nas mãos do filho dele, que tem um cargo lá. Com isso o filho já comprou várias propriedades na região e com o salário dele é que não foi.

A festa estava boa, só faltou organização no trânsito, que estava todo engarrafado até às 5 da manhã, você não tinha como pegar a estrada. Falta de orientadores de trânsito. Outra coisa, a cidade não está preparada para atender os turistas, principalmente o comécio, que não colocou funcionários extras, estava tudo muito tumultuado."

TAngra:

Prefeito:
  • Raul Fonseca Machado
Sec. de Governo:
  • Leonardo Reis Machado
Sec. Assistência Social:
  • Stella Reis Machado
Sec. Administração:
  • Antônio Paulino Alencar
Procurador Geral:
  • Eduardo Pançardes
Sec. Finanças:
  • Jorge Augusto de Moraes
[...]

No currículo dos candidatos deveria constar: tamanho da família, filhos maiores de 15 anos etc.

E agora, Sr. Procurador?

Anônimo, 21/mai 21:22 em "Nadica de nada sobre a FGV":
"Olha, na época eu fiquei na minha, mas todo mundo sabe que o Procurador somente respondeu essa questão porque foi ele que deu o parecer para contratar sem licitação. E levou um esporro do tamanho do valor contratado por isso. E a emenda saiu pior que o soneto.

E houve sim o pagamento total da contratação, se sumirem com a nota de empenho e comprovante de transferência bancária é só pedir o extrato no banco Bradesco que vocês verão os pagamentos, como combinado. Eu tô é de saco cheio de tanta mentira. Ou você achava que seria publicado um distrato contratual que nunca existiu?"

TAngra:
Para quem não lembra dessa história, a PMAR contratou a Fundação Getúlio Vargas para "serviços de consultoria e a elaboração de estudos visando a estruturação do processo de licitações dos serviços bancários referentes à folha de pagamento e à arrecadação das receitas municipais". Valor do contrato: R$1.600.000,00.

O Dr. André Gomes, Procurador Geral da PMAR, afirmou que não houve pagamento à FGV (leia aqui: Procuradoria Geral e a transparência), mas nada foi publicado no Boletim Oficial sobre o cancelamento.

Agora aparece alguém afirmando que houve pagamento, contradizendo o Procurador Geral. Nós aqui do Transparência Angra não sabemos em quem acreditar. Correção: sabemos, mas é melhor perguntar novamente, pois uma merreca dessas a gente paga e às vezes esquece, concordam?

Pagaram ou não os 1,6 milhões de reais? Com a palavra, o Dr. Procurador Geral:

domingo, maio 23

Homenagem a Ricardo Dutra

Leitora da Japuíba, 22/mai 23:23 em "E os pais? Pobres pais...":
"Transparência Angra, boa noite!

Você poderia tirar umas dúvidas minhas: A Adefar não existe mais? Se não, porque foi fechada? O que que o Ricardo Dutra fez mesmo? Me recordo muito vagamente que no passado houve problemas. Mas não me lembro o que precisamente.

Ficarei agradecida pelas respostas. Obrigada."

TAngra:
Prezada Leitora da Japuíba,

Mil desculpas pela demora, mas a Adefar teve problemas com suas prestações de contas em 2007, pois não conseguiu explicar o que fez com quase 5 milhões de reais que recebeu da PMAR e o problema foi parar na Justiça, que proibiu qualquer repasse de verbas pela prefeitura.

Ricardo Dutra também tem uns probleminhas de suspeita de adulteração de Notas Fiscais, na Vara Criminal, desde 2007. É um processo que estava no Tribunal de Justiça, pois ele era vereador na época. Em fevereiro de 2009 o processo foi remetido para Angra dos Reis, já que ele não foi reeleito, mas arrumaram uma vaga para ele na Câmara e voltou tudo à estaca zero.

Basta você acompanhar as sessões da CMAR: se o sujeito se desdobrar em elogios ao Marcus Veníssius, como é o caso do Ricardo Dutra, pode apostar que ele é um grande safado. Ricardo Dutra é um dos que deveriam ser agraciados com um poderoso raio que o dividisse ao meio. De forma figurada, é claro.

Leia mais aqui:

E aqui:

Foi só força de expressão

Anônimo, 23/mai 20:35 em "Paz e Amor!":
"Prezado Anônimo, não concordo com você em duas coisas: nem todos os Jordões são corja pútrida e nem todos os CCs são malditos imbecis, pois conheço muita gente que trabalha como CC e trabalha honestamente.

Tirando isso, concordo com vc. Só mais uma coisa, prefiro que eles paguem pelos seus crimes na cadeia do que com a morte. Um abraço!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Veja que o dono daquele comentário só fez um desabafo. Considerando que no Brasil criminoso de colarinho branco nunca vai preso, nem se a Justiça quiser, ele usou um força de expressão para dizer que queremos todos vê-los bem distantes dessa prefeitura corrupta.

E com certeza ele estava se referindo apenas aos jordões que integram a corja pútrida, aos que estão enriquecendo ilicitamente às custa do dinheiro que deveria ser aplicado em prol de todos os moradores, em escolas, saúde pública, saneamento, segurança etc.

Quanto aos CCs, independente de trabalharem honestamente ou não, temos que ser radicalmente contra essa espécie de empreguismo, pois é a principal fonte de corrupção e nepotismo em todos os governos. Se eles quisessem de verdade colaborar com a cidade teriam feito concurso público e teriam passado nos exames.

Cargo Comissionado só se justifica no primeiríssimo escalão e, mesmo assim, nomear esposa é típico de corja pútrida, não tem perdão, nem para o marido e nem a para a esposa. Você sabia que assim que Tuca assumiu ele nomeou quase 1000 CCs? Depois houve o TAC e mandaram alguns embora, mas agora a safadeza está voltando aos padrões normais de qualquer político safado de renome.

Mas pensando melhor, já que não existe cadeia para político sem-vergonha, melhor mesmo seria se um raio os partisse ao meio, pois se continuarem por aí eles ainda vão tentar uma vaguinha para deputado federal ou coisa pior, como está acontecendo com o "eterno", apesar de todas as roubalheiras das Cartas Marcadas e outras, não acha?

Abraços.

Mais Nepotismo na UPA?

Anônimo, 23/mai 19:39 em "Melhor que Mandado":
"Na UPA tem que olhar o nepostismo, principalmente médicos parentes de certo vereador, que já estão mandando na UPA."

TAngra:
Caros Anônimos,

Nós já avisamos que foram excluídos da UPA os parentes do Marcatti e do Tabet, mas é preciso que os todos os nomes sejam fornecidos, caso contrário nem o Superman, nem o Batman, nem a Mulher Maravilha, e nem mesmo a Justiça conseguirá corrigir essa safadeza.

Não basta dizer que são os parentes de fulano ou de beltrano, tem que nos passar os nomes. Pode ser para nosso E-mail, mas sem o nome dos safados que estão sendo nomeados para a UPA não adianta:
transparenciaangra@gmail.com

Então, façam a sua parte e digam quem são esses picaretas. Podem ficar tranquilos que o sigilo é garantido.

Paz e Amor!

Anônimo, 23/mai 08:42 em "MP no Monte Olimpo":
"Sou angrense e trabalho na PMAR. Concursado, pois. Ando desmotivado pela cidade e pelo serviço. Vivo dando atestado e peço que essa maldita usina vaze no calar da noite e por um milagre somente essa corja pútrida dos jordões e esses malditos imbecis desses canalhas CCs morram. Nós, pessoas de bem, acordemos sãos e salvos. Morram malditos..."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Hoje pela manhã, bela manhã de sol, fiquei até arrepiado ao ler seu Comentário. Não que eu discorde de você, mas quando são muito frequentes esses pensamentos fazem mal à saúde, desarranjam todos os nossos hormônios.

Pense que não há mal que dure para sempre, vamos livrar-nos sim dessa corja pútrida dos jordões, pode apostar. Vamos nos livrar deles e desses capachos nomeados em Cargos Comissionados só para acobertarem as roubalheiras.

Até lá, só para melhorar um pouquinho sua motivação, dê uma lida nesta postagem no Blog Dos Dois Lados do Equador:


Aqui um pequeno trecho, só da terça e quarta-feira, para motivar você a lê-lo:

"Se todos os dias fossem sábado
Não haveria terças-feiras para que uns reinassem sobre os outros

Se todos os dias fossem sábado
Não haveria quartas-feiras onde os covardes usassem do medo para aprisionar"

E muito calma, isso vai passar. Depois reconstruiremos tudo que eles estão destruindo.

PS. E vamos torcer para que não tenham tempo de mudar o gabarito das construções só para valorizar os terrenos vazios do Fernando Jordão.
PS2. Gostei da "corja pútrida"!

Acompanhando o Orçamento Municipal

Anônimo, 19/mai 09:41 em "CIP Revogada":
"TAngra,

Gostaria que fosse publicado todo o orçamento do município nos útimos 10 anos ou mais, se possível, para que nós, leitores, possamos fazer um comparativo com outras cidades com a mesma média de população.

Sabemos que nossa cidade tem um dos maiores orçamentos do país e vivemos neste estado de abandono, onde nenhum serviço público funciona. Nossa população precisa saber o tamanho de nosso orçamento e comparar com muncípios com renda menor, porém muito mais desenvolvidos.

Afinal, Angra tem 500 anos e é uma cidade subdesenvolvida em todos os níveis, seja na educação, seja na cultura, na estrutura da cidade, onde a favelização cresce assustadoramente - com a conivência do poder público. Na política é um capítulo à parte, nosso atraso na educação está bem representado na Câmara de Vereadores; como esperar algo de bom com aqueles cidadãos que lá estão? Na segurança, temos índices das cidades mais violentas do país.

O que podemos esperar de um Prefeito que reúne jovens na praça movidos a som que faz apologia ao crime? As autoridades poderiam muito bem levar suas famílias, inclusive suas filhas, para este tipo de evento. Com certeza iriam colher os frutos rapidamente dentro de suas casas, em forma de viciados e outras coisas ainda piores.

Onde estão o MP, o Judiciário, a Polícia Federal, Tribunais de Contas, Juizado de Menores e demais órgãos que têm poder de fiscalização? Como diria Renato Russo: que cidade é essa? Onde vamos parar?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Já fizemos um levantamento desses no ano passado, comparando com diversas cidades, mas o tempo necessário para isso é maior que o tempo que temos disponível.

Mas podemos sugerir 3 locais onde essas e outras informações relevantes estão disponíveis:

- um deles é o BO da PMAR, que pode ser obtido no site da prefeitura:
www.angra.rj.gov.br/asp/sgd/sgd_bo.asp

- outro é no site do IBGE, com dados sobre o PIB per capita, população, estudantes etc:
www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

- e o site do Senado Federal, onde estão os repasses de Brasília para saúde, educação, royalty do petróleo e outras tranferências constitucionais:
www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/LOAM/Execucao?p_ano=2010

Para nós aqui, acompanharmos o orçamento municipal seria mais difícil que qualquer dos 12 trabalhos de Hércules, a não ser que tivéssemos alguém dedicado exclusivamente a isso. Se quiser candidatar-se, será muito bem-vindo.

Abraços.

sábado, maio 22

E os pais? Pobres pais...

Pergunta
Anônimo, 22/mai 20:32 em "Cuidado com as crianças...":
"Lendo essa barbaridade, me pergunto: e os pais?

Será que eles não sabem disso? Será que eles não estão vendo que essa reforma, com as crianças, está prejudicando o rendimento e principalmente a saúde delas?

Por que que eles não fazem uma carta de protesto e pedido de providências e não dividem a taxa e protocolam na prefeitura? Porque não sabem dos direitos que seus filhos têm? Sim, por pura ignorância. Por serem analfabetos funcionais. Por alguns deles terem vendido suas almas para esses politicos safados que dizem: - 'É isso ou nada!'

Meu Deus! Cidade Sem Lei! Essa é a minha Angra dos Reis."

Resposta
Funcionária Pública, 22/mai 20:33:
"A Maria Andréia e a Alda não tomam ciência de nada porque isso não está acontecendo com seus filhos.

As crianças que lá estão são filhos de pessoas humildes e que, infelizmente, não conhecem seus direitos... É só por isso que elas fazem isso, porque se acham acima do bem e do mal...

É só pesquisar um pouquinho pra saber que o cheiro de tinta faz mal à saúde. Até os pintores profissionais têm que usar máscaras para fazer esse tipo de trabalho. Mas as crianças e os funcionários não precisam tomar nenhuma medida de segurança né?

Isso, minha gente, não é "picuinha" com a direção não. Queremos apenas ser respeitados."

O Perigo
Anônimo, 22/mai 21:50:
"Olha, esse negócio de ficar trabalhando e sendo obrigada a cheirar tinta a óleo ja quase me matou. E veja que tenho mais de 40 anos, sou funcionária pública e fui obrigada a trabalhar numa Secretaria desta Prefeitura nessa situação. Por fim, quase morri com pneumonia, intoxicada. Parei no Hospital Codrato de Vilhena e recebi na de alta o laudo de que fui internada por sinusite, sendo que havia feito Rx da face no início dos sintomas e provo que não havia nem sinal de sinusite.

Claro que falsificaram o laudo quando souberam o porquê de eu ter sido internada e por ordem do senhor Secretário de Saúde, na época, fizeram isso pra evitar possível processo. Não esquecendo que isso prova que nós, da PMAR, não possuímos saúde do trabalhador, aquele setor lá no PAM só serve de fachada."