"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, maio 20

MP no Monte Olimpo

Anônimo, 19/mai 22:41 em "Olhe a Petrobonus, MP!":
"Bem, alguém poderia me dizer se existe alguma investigação, seja a nível policial, MP, ou ainda alguma Ação Civil Pública movida pelo MP ou Defensoria Pública de Angra procurando buscar auxílio às famílias afetadas pela desgraça ocorrida no final/início do ano em Angra? Essa história de recomendação do Tribunal de Contas sobre construções irregulares e o desrespeito dos gestores públicos com a população está sendo apurado?

Estamos falando de vidas perdidas, famílias sofridas pela desgraça cuja previsibilidade de ocorrência dos acidentes era latente. Falamos de uma política habitacional deficitária, não só em Angra, mas aqui a omissão dos responsáveis causou mortes. Isso é fato. Alguém foi indiciado por homicídio? Ou vidas se perderam e essa desgraça que marcou Angra dos Reis já caiu no esquecimento?

Vejo você falando sobre contratos milionários como Petrobonus, FGV, software da Câmara, publicidade e propaganda, despesas essas que são feitas com uma rapidez quase que meteórica. E as famílias que sobreviveram e tiveram suas casas perdidas ou demolidas? E o prejuízo, sofrimento, humilhação, desrespeito não serão indenizados?

A Defensoria Pública de Angra e o MP já fizeram algo a respeito? Alguma providência efetiva foi tomada, TAngra?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O Ministério Público fez muito a respeito, mas é difícil saber se foi algo efetivo. Afinal, ele fica lá em cima, no Monte Olimpo, bem distante de nós, simples mortais.

Notícias do MP só pelos jornais, de quando em vez. Logo depois dos desabementos disseram que foram abertos vários inquéritos. Iriam fiscalizar os contratos e recursos destinados à reconstrução da cidade, também a legalidade das licenças de construção nas encostas e áreas de preservação permanente, também as políticas públicas de planejamento urbano, e também a identificação e remoção dos moradores em áreas de risco. E o Promotor Bruno Lavorato instaurou inquérito para apurar a responsabilidade ou omissão de agentes públicos pelo ocorrido no Bananal e no Morro da Carioca etc.

Mas nossa opinião é que cada um que tenha sido prejudicado pelas chuvas do Réveillon vá buscar por conta própria seus direitos. Nós já demos todas as dicas sobre isso:

Mas eu ia esquecendo que o MP fez um TAC (mais um) com a Prefeitura em fevereiro. Depois do TAC, como sempre, ficaram todos imunes e impunes, as empreiteiras Cartas Marcadas aumentaram seus contratos, as demolições sem laudo técnico "visível" continuaram, contrataram mais parentes em Cargos Comissionados... Ah! esse TAC também deu o prazo de 36 meses para que a PMAR conclua as novas residências para os desabrigados. 3 anos.
"É Nóis!"

Um comentário:

Anônimo disse...

sou angrense e trabalho na pmar concursado;pois;ando desmotivado pela cidade e pelo serviço.vivo dando atestado e pesso a DEUS que essa maldita usina vaze no calar da noite e por um milagre de DEUS somente essa corja putrida dos jordoes e esse malditos imbecis desses canalhas CCs morram. Nos pessoas de bem acordemos sao e salvos. morram malditos....,,,