"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, maio 26

Prezado Pedro Sampaio,

O Pedro Sampaio fez um comentário mais ou menos assim:

"Ontem eu estava vendo a TV Com e fiquei mais uma vez muito preocupado com as informações que já vinham sendo passadas pelo advogado Cláudio Carneiro e que foram confirmadas pelo Vereador Cordeiro. Tem alguma coisa muito suja no judiciário de Angra, quantas denúncias vão diariamente para o Ministério Público investigar e tudo é engavetado, nada acontece [...]"

Para ler o comentário todo é só clicar aqui:


Sobre isso de coisas engavetadas, que não andam, conhecendo melhor o caso de Angra dos Reis vale considerar que são mais de 6000 processos de todos os tamanhos e idades no Fórum. Quantos Juízes são? Quantos Promotores são? Quantos funcionários no Cartório, para "pilotar" tudo? Isso tudo tem que ser considerado.

Para o Cartório funcionar são 6 funcionários, mais alguns cedidos pelo Executivo, outros pelo Legislativo e outros por outros "ivos". O agravante é que esses "cedidos" são CCs nomeados todos sabem por quem. Mas esse não é o mal maior, eles não têm acesso ao que não devem. O pior é que quando mudam os políticos mudam os CCs e mudam os "cedidos". Quando começam a aprender o serviço eles vão embora e chegam os novos. Deve ser assim... Mas se assim não fosse seria bem pior. Então, tudo isso deve ser considerado.

Mas o comentário também fala em "voltar com aquela campanha que tinha aqui no blog: fora Dr. Bruno, Dra. Andrea e Dr. Carlos Manoel."

Isso é um engano, pois o Transparência Angra nunca jamais em tempo algum fez campanha "fora Dr. ou Dra." nenhuma. Muito pelo contrário, particularmente sobre os nomes citados pelo Pedro Sampaio. A única campanha fora que a gente faz é Fora Fernando Jordão!. Tivemos Prefeitos ruins de todos os partidos, mas Fernando Jordão instalou por aqui "O Mal!". O Mal com "M", o Mal pessoa física e jurídica em Angra dos Reis são criação do "eterno", que nós nem gostamos de citar o nome por questões de crença.

Mas o comentário do Pedro também fala em encontros diversos entre personalidades do Executivo, Legislativo, Judiciário e Empresarial de Angra. Fala de encontros, de fotos, de festas e de caronas. Sobre isso eu já havia falado lá no início do Blog, ano e meio atrás.

Já andei pelo Brasil inteiro, do Amapá ao Rio Grande do Sul, do Acre ao Rio Grande do Norte. Isso acontece em todas as cidades, com mais frequência nas cidade pequenas. E Angra é uma cidade pequena (só é grande no orçamento que a ekipeTuca faz desaparecer tapando buracos e bolsos). Angra só tem 1 clube, só tem 1 shopping à beira-mar. Quantas casas de show 5 estrelas a cidade tem?

Aí o Executivo e o Judiciário e o Legislativo e os Empresários se encontram nesses lugares e vão fazer o quê? Vão fingir que não se conhecem? Aí aparece um fotógrafo, um jornalista, um comentarista de Blog, e eles são vistos juntos numa festa, num restaurante, nos clubes... Mas seria impossível não se encontrarem numa cidade pequena e mal servida de opções como é Angra. Até no mar, onde todos vão? Jurubaíba, eu também vou por lá de vez em quando, todo mundo vai...

E até o julgamento final todos são inocentes, alguns mais, outros menos, mas todos inocentes. Até o Maluf e o Jader. Mesmo aqueles sobre os quais tudo indica que são corruptos e corruptores, mesmo esses aqui de Angra com quem cruzamos na rua todo dia, mesmo esses, até o julgamento final são todos inocentes. E são todos um bom papo, uma conversa agradável, até uma boa companhia longe dos tribunais, quem sabe?

Eu pergunto a você: se você precisasse ir ao Rio, com urgência, alguém no telefone dissesse que iria de helicóptero - tudo isso estamos só criando uma hipótese, uma história, um exemplo - e perguntando se você queira uma carona, o que você faria?

Você pensaria: "Mas o piloto do helicóptero tem umas questões na Justiça, andou foragido de umas prisões preventivas, mas no Brasil todo mundo é inocente até o julgamento final, especialmente se tem até helicóptero, por que não? etc". Eu, TAngra, confesso que poderia aceitar a carona sim, com o maior prazer, consciência quase limpa. E ademais, nunca houve comprovação nem confissão nem declaração nem foto que comprovasse que eu peguei essa maldita carona.

Aí você diria, Pedro Sampaio, "mas então eu não julgaria casos desse pessoal 'mais chegado', eu me privaria de participar de Processos que envolvessem os 'mais próximos', esse pessoal que dá carona...", por exemplo.

Esse é um problema sério, mas é um assunto de foro íntimo, juízo da própria consciência. Cada um deve saber se a proximidade com o Autor ou com o Réu do Processo poderá afetar seu julgamento íntimo.

É por isso tudo que não procede essa observação de que apoiamos "fora" quem quer que seja. Muito pelo contrário com esses que foram citados. O que gostaríamos é que aparecessem mais uns 10 como eles, para dar conta de todos esses 6 mil e não sei quantos Processos com a agilidade adequada. E também são Processos que envolvem presos que ficam meses e meses esperando uma decisão e depois decidem que poderiam estar em liberdade. E os presos que ficam livres e depois fogem porque deveriam estar presos e coisas assim, que só poderiam resolver-se melhorando a "aparelhagem" toda do Judiciário.

Não depende só dos Juízes e Promotores, e nem dos criminosos. Por falar nisso, nenhuma novidade sobre a visita dos Homens de Preto que vieram tratar do terreno para o novo Fórum?

Obrigado, Pedro, espero que esteja tudo claro como a neve e abraços.

PS. Mas é isso. Já que nós tivemos que liberar o Comentário do Pedro Sampaio, careceu comentarmos o Comentário do Pedro Sampaio, embora a gente não goste muito desses assuntos de foro íntimo.

26 comentários:

Mônica Lima disse...

Se com a gente, pessoas comuns que têm pressa, a justiça demora, demora, leva anos para resolver, que dirá de um político, que tem interesses maiores na demora de um processo?

Anônimo disse...

CAMPANHA CONTRA O NEPOTISMO

Vamos lá gente!
Vamos denunciar, onde trabalha e o nome.Só assim teremos concursos e pessoas concursadas trabalhando com nosso dinheiro.

Anônimo disse...

É VERGONHOSO VER QUE VCS NÃO VÃO COMENTAR SOBRE A GREVE NO ESTALEIRO BRASFELS, UM ASSUNTO SÉRIO DESSE E VCS NÃO ESCREVEM NENHUMA LINHA, NENHUM COMENTÁRIO
SÃO NESSAS HORAS QUE VEJO CLARAMENTE QUE VCS NÃO ESTÃO NEM AI COM A CIDADE E O POVO QUE VIVE NELA, E SIM EM FAZER POLITICA DE FORMA BAIXA E AGRESSIVA. MAIS UMA VEZ NOTA ZERO PARA VCS, É POR ISSO QUE DEIXEI DE VOTAR EM VCS EM NOSSA CIDADE.

Izabel Cristina da Fonseca disse...

Concordo com vc "anônimo". Acho que precisamos sim falar sobre o Estaleiro. Mas eu conheci o Edimilson ainda como Sindicalista, depois acompanhei qdo ele saiu do sindicato, depois o vi de braços dados com Fernando Jordão e chegou a ser Secretário da Construção Naval de Angra (nomeado pelo ex-prefeito), depois que ele perdeu o CC, na posse do Tuca encontrei o Edimilson varias vezes no corredor do Sindicato, saindo ou entrando na sala de Paulo Ignacio (Presidente) e Zezão (Tesoureiro), inclusive ouvi dizer que Aguilar foi pedir a Tuca para mantê-lo na Secretaria. Ontem vi o Edimilson falando do Sindicato, e protegendo o PT. Fiquei muito triste, pois acho que ele esta pulando de galho em galho e eu Izabel acho que uma liderança tem que ter IDEOLOGIAS E CONVICÇÃO POLÍTICA. Eu acho que ele quando vê que acabou a carne ele joga o osso fora. Eu, diferente dele, estou roendo o osso numa boa. Mas ninguem pode dizer que eu fico pra lá e para cá. Ontem quando eu liguei para o Programa EU VI ele anotando no papel algo e passando para a mesa. Até sei o que ele deve ter escrito, algo que não teve coragem de falar ao VIVO. Coitado do Edimilson! Minha pergunta é: Quem é Edimilson e o que ele fez pelos Metalurgicos como Secretário de Construção Naval? Acredito sim que o Sindicato precisa de uma mudança, estou lutando por isso, mas vejo política como o hoje e o amanhã e não como o ontem. Ele perde tempo jogando pedra e falando mau dos outros, e ele tem telhado de vidro portanto no mínimo tem que ser coerente. Sem mais. Assino meu nome como PROTESTO AO ANONIMATO. VAMOS MOSTRAR NOSSA CARA!

Anônimo disse...

O anônimo das 22:20 não deixa de ter razão.Não tinha atentada para um detalhe tão grave. Parabéns pela queixa. Atenção Transparência!!!!

Anônimo disse...

TANGRA, infelizmente, vocês não estão sendo honestos. Por diversas vezes li neste blog a expressão FORA TUCA ou PEDE PARA SAIR, deixando claro para o leitor a vontade, de que, esse indivíduo saísse do cargo. O que mudou? Será que foi a reunião no "breu das tocas"? Ou vocês estão realmente com medo de um empastelamento judiciário? Que vergonha. Transparência Angra, brincadeira.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 01:12,

Você está certo. Pode acrescentar o "Fora Tuca! Já pra casa!".

Valeu a lembrança, mas ainda deve haver mais alguns esquecidos.

Abraços,

Anônimo disse...

Curioso! Soube que a Prefeitura está com problemas de caixa, ou seja financeiros. Também pudera, ouvi comentários aqui na sede da PMAR que Alexandre Brucutu Tabet com 1 ano e 5 meses de governo conseguiu comprar a casa do Jorge Elias na Gipóia, antes o Tal Brucutu era um falido. Sua majestade o Tuca, comprou uma fazenda imensa com várias cabeças de gado lá para as bandas de Barra de Píraí. Tenho 23 anos de serviço público e a única coisa que consegui comprar honestamente, foi uma casinha para morar.

Anônimo disse...

Hoje a PMAR e em especial a secretária de Meio Ambiente faz jus a um governo que não liga a mínima para preservação do seu meio ambiente.Hoje dia 27/05/2010 é dia da Mata Atlantica, isto mesmo, Mata atlântica esta vegetação que representa 95% da nossa fauna e flora local, foi completamente esquecida pelos nossos governantes.
Desculpas e parabens Mata Atlantica em nome de todos os angenses e perdoe o Tuca e o Marco Aurélio, eles Realmente não sabem o que fazem.

Anônimo disse...

Continua a perseguição das diretoras de escola.
Ao inves delas trabalharem e cumprir seus horários ficam só mandando, e trabalhar que é bom nada, sendo que cada um sabe de suas contribuíções,enquanto isso cade professores e materiais não tem. Temos que comprar caneta de quadro com nosso salário. Isto é verganhoso, uma cidade com tanto dinheiro e a educação zero.

Anônimo disse...

Acho interessante qualquer tipo de opinião para que possamos com isso, chegar a um denominador comum. As denuncias aqui postadas, são bem fundamentadas e na maioria das vezes elas dão o caminho para o MP não ser ludibriado pela prefeitura, mas o que vemos é a inércia do mesmo com relação as denúncias. É absurda a quantidade de denúncias realizadas e a falta de resposta do MP,acho que os nomes citados são de fundamental importancia para qualuer tipo de investigação, o problema é que devido a arrogancia e prepotencia dos envolvidos, fica praticamente impossível falar deles sem raiva,porque além de roubarem, dizem que ninguém consegue descobrir as falcatruas pois eles tem ramificações em todos os segmentos. Desde a posse do atual prefeito, tivemos várias licitações fraudulentas e escandalosas do tipo CDB laboratório, Matos Texeira,Transfênix,Concor,isso sem falar do secretariado que está cada vez mais rico. A campeã de denuncias é a Fusar e o mais incrível é a falta de envolvimento do MP Federal já que a autarquia vive de repasse do GOVERNO FEDERAL.

Anônimo disse...

Perfeito TAngra, mas nosso imediatismo não consegue separar qualquer tramite jurídico ou envolvimento de pessoas de qualquer segmento. Vemos com revolta a situação da EDUCAÇÃO que vai de mal a pior , da SAÚDE que até agora não vimos a exoneração da Elen Machado que é responsável pelo setor de compras da FUSAR e que todos sabem que pede dez a vinte por cento em tudo e foi afastada em uma tentativa de se cair no esquecimento, do Sérgio chefe do transporte que continua com os esquemas de hora extra, do Miltinho do rh que aprova tudo, e principalmente do Dr. Adilson que sabe de tudo e não faz nada pelo fato de estar levando muito dinheiro também. Temos secretário de Meio Ambiente que também não produz nada salutar, temos o SAAE que é uma mina de dinheiro e por fim temos nosso PREFEITO que prefere ser massacrado pela opinião pública a que exonerar todos eles.

Anônimo disse...

Que vegonha , todos enganados!!!!!!
MENTIRA PARA O POVO!!!!

Estudo da Coppe não avalia o transporte alternativo

A Coppe, entidade ligada à UFRJ, foi contratada pela Prefeitura de Angra dos reis, pelo valor de R$280 Mil, que serão pagos em 6 prestações, para avaliar o transporte público de passageiros oferecido no município.
Em entrevista ao Angranews, o Professor Frederico Campos, que está à frente da pesquisa, explicou a metodologia aplicada e afirmou que o transporte alternativo, como o feito por vans e por Mototaxistas, e o transporte marítimo, não serão avaliados pelo estudo.
Frederico afirmou que a questão do monopólio da empresa Senhor do Bonfim também não está em pauta, sendo esta uma questão pertinente apenas ao executivo municipal.

Pedro Sampaio disse...

Obrigado por colocar o meu comentário e principalmente obrigado pela resposta. Só que não concordo com nada que você colocou.
Sei que o judiciário de Angra esta lotado de processos mais isso acontece em todos os lugares. Só que mesmo assim os processos em angra andam só os referentes a denuncias e assuntos do governo que não andam.
Não venha me dizer que Angra por ser uma cidade pequena os juízes e promotores ficam com risco de se envolver com pessoas que não prestam.
Eu sei muito bem separar as pessoas que tenho amizades.
E um juiz e um promotor têm a obrigação de ética de saber separar as suas companhias.
Então você me diz que uma Juíza que tem a obrigação de investigar e abrir processos contra um governo corrupto a onde está tudo na cara de todos, onde existem todos os dias denuncias de Corrupção, ela ter um relacionamento íntimo com uma pessoa que esta diretamente envolvida neste mar de lama, é normal? Vocês acham mesmo que ela consegue ser imparcial.
Acham que um promotor que não conhecemos e não sabemos de onde vêm, que não sabemos se é uma pessoa do bem, chega a nossa cidade com a responsabilidade de defender a justiça e o povo dessa cidade ele se envolve logo com pessoas que estão sendo processadas por corrupção. Vocês acham isso uma coisa normal será que ele consegue ser imparcial nas suas decisões? Isso seria normal se ele conhecesse essas pessoas desde criança.
E realmente vocês acreditam que um Juiz que não conhecemos, que não é de Angra chega a nossa cidade com a obrigação de defender a justiça e as coisas certas, vê tanto crime eleitoral que aconteceu em nossa cidade, ver que a eleição foi fraudulenta e esse governo que esta aí é corrupto e mesmo assim tem amizade com essas pessoas e vive elogiando o prefeito Tuca mesmo sem conhecê-lo, ele tem condição de ser imparcial nas suas decisões.
Então transparência não me venha com esse papo bobo. Não estamos generalizando o judiciário mais os indícios de coisa errada esta no ar, até que esses 3 mostrem ao contrário.
Quando eu falo em FORA os 3 não é nada contra eles, só que se a gente não tentar ter um Judiciário forte e atuante em Angra isso nunca vai acabar e essas pessoas que estão no governo vão acabar com nossa cidade. E não adianta ficar esperando que isso mude com o voto porque chegando a eleição eles tem tanto dinheiro que eles compram votos e fazem obras eleitoreiras e como nossa população esta passando grandes dificuldades acabam votando neles por medo.
Então se a gente não tiver um judiciário comprometido com as coisas certas eles nunca vão sair do governo. E vocês podem tirar hoje esse blog do ar que nada vai adiantar.

Anônimo disse...

VALEU SAMPAIO, CONCORDO TOTALMENTE COM VC.

Unknown disse...

CALMA, EM 2012 TUDO ISSO VAI ACABAR, E NOSSAS VIDAS E NOSSA CIDADE VOLTARÁ AO PRUMO. ATÉ LÁ A ÚNICA CERTEZA E DE QUE TUDO VAI PIORAR E MUITO, MAS SÓ ATÉ 2012.
´
Dédo Santos

Unknown disse...

É ISSO PEDRO, REALMENTE,, QUANDO DIGO QUE TUDO VAI PIORAR JÁ É LEVANDO EM CONTA TUDO ISSO, OS PODERES ESTÃO TODOS ENVOLVIDOS DE CERTA FORMA, MESMO TENDO GENTE DE BOA FÉ E É A MINORIA, NADA PODEM FAZER, PORQUE O "SISTEMA" ESTÁ CORROMPIDO, TUDO É ACERTADO FORA DAQUI, PRECISAMOS DAR UM BASTA NISSO TUDO E ISSO SERÁ PÓSSÍVEL EM 2012.

Dédo Santos

Anônimo disse...

Não é bem assim não, Izabel:
Vc sempre vai defender este Sindicato. Vc trabalhou lá e seu genro é diretor lá. Há interesses. Gosto de vc, mas vc é suspeita para esse tipo de denúncia.
Tem Diretor ali e Vice Presidente que tá rico às custas da ralação do pião. Esse Sindicato j´mamou muito.
Vamos ver se o Edmundo consegue reverter toda essa incompetência deles.

Izabel Cristina da Fonseca disse...

Vou te responder só para você dormir a noite toda tá anônimo? Só não se esquece de trocar a fraldinha para não fazer sujeira na cama, visto que aqui você acabou de fazer. Oh coisinha, anônimo covarde, trabalhei sim no Sindicato, e sou sim com muito orgulho sogra de Helinho que me deu um neto maravilhoso. Por isso mesmo acho ridículo pessoas como você que não mostra a cara, entrar em um veículo de comunicação e falar o que acha que deve se escondendo.Você disse que gostava de mim, agradeço e te digo que não tenho amigos covardes, assim como sei quem são meus inimigos e por que os são. Se sou suspeita ou não essa é sua opinião, e eu respeito, mas eu mostrei minha cara e dei nome ao "diretor" que nem isso você fez por ser covarde, ou no mínimo ser mais um falso que vive pedindo ajuda a Helinho e falando dele por trás por não ter CORAGEM de mostrar a cara. Se tem gente que enriqueceu com dinheiro do sindicato, cabe a o peão ficar de olho e reivindicar. Quanto ao Edmundo, não sei quem é, mas se você esta se referindo a Edmilson, e se é amigo dele, por favor aconselhe ele, pois quem vive de passado é museu. Peça para ele mudar o discurso, ele já perdeu uma vez e se não mostrar maturidade política vai TOMAR PORRADA de novo. É isso que você queria? já respondi seu comentário. Agora pode nonom em paz, ta bom?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo, e acho que o Edmilson irá democratizar e arrumar aquele Sindicato.
Esta é uma equipe que entrou para o Sindicato surrupiando votos. Nas eleições foi a maior confusão. A imprensa gravou.
Esta Senhora nunca soube o que é ferramenta, assim como a maioria lá no Sindicato.
Ontém o Aguilar teve de sair protegido, senão pião ia pegar ele lá no caminhão. Só faz merda.
CENTELHA JÁ!

Anônimo disse...

SERÁ QUE A IZABEL NÃO PERCEBEU QUE ESTE BLOG É ANÔNIMO?
CLARO QUE ELA VAI PUXAR SACOS DO SINDICATO, MAMOU E MAMA LÁ TAMBÉM.
MUITOS COMENTÁRIOS TEM A SE FAZER SOBRE ELA ENQUANTO ATUAVA NO SINDICATO. A PEÃOZADA CONTA CADA HISTÓRIA...SEMELHANTES A DE OUTRA "SINDICALISTA" DE LÁ.
FICA NA TUA, VOVÓ.

Izabel Cristina da Fonseca disse...

Você além de burra ou burro ainda é analfabeta (o). O nome deste blog é Transparência. Entendeu? Ser avó é uma Benção, pior quem morre na adolecencia. Não vou responder muito pq tô com sono. Pra finalizar vou deixar uma aula gratuita de gramática. A palavra anônimo é um ADJETIVO, portanto o que seria isso? Palavra que se junta ao substantivo para o qualificar (adjetivo qualificativo) ou para o determinar (adjetivo determinativo). FINAL. SUA ABIGOBELA (O) como vc pode dizer que o blog é Anônimo? MOMMMMMMMMM

Anônimo disse...

É TA, tá cheio de piolho, hem????kakakakka

Anônimo disse...

MOMMMMMM...."NÃO É ANÔNIMO NÃO. é TA". ENTÃO, TÁ ENTÃO...RSSSSS
O QUE É UMA ABIGOBELA? rSRS...
eSTA AVÓ É SINDICALISTA? tÁ SEM ADIANTAMENTO E PAGAMENTO?
NÓS, RELES TRABALHADORES, QUEREMOS VER É SE O SINDICATO CORRIGE A m QUE FEZ.

Anônimo disse...

É Izabel, quem tá na chuva é prá se molhar. O Blog anônimo se chama Tranparência Angra. E vc, quem é? A sogra do Helinho? Você nem é angrense, não é metalúrgica e nem jornalista? Afinal, quem é você?
Claro que o Edmilson vai perder as eleições do Sindicato, infelizmente para todos.Sabe por quê? Porque o Estatuto é mudado toas as vezes que há eleições, são uns l..ões. E nós, trabalhadores, não temos Justiça em Angra. Aqui a Justiça é cega, surda e muda.

Anônimo disse...

Acho que a vovó amarelou, heim? Será que foi medo das revelações que ameaçaram fazer a seu respeito?Ainda mais depois que os pelegos do Sindicato foram vaiados na sexta-feira. Hoje nem subiram no caminhão de medo...
O tiro foi no pé dele. Queriam criar um fato político, acabaram é se afundadndo de vez.
Paulo Inácio é conivente com os absurdos que acontecem lá. De santo não tem nada.
CENTELHA JÁ!