"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, novembro 7

Olhe também para o CEFET, Conceição Rabha!

Expansão do CEFET - Engenharia

* Texto enviado ao Transparência Angra via facebook

Gostaria que fosse posto em pauta o assunto CEFET, unidade de Angra dos Reis.

Desde 2010 se fala no curso superior de Engenharia na instituição. Políticos locais e até nacionais propagaram a informação, de forma a colher os louros, e até a presente data, nada. O projeto de se ter uma unidade do CEFET aqui em Angra foi anterior ao de Itaguaí, contudo, lá já está a pleno vapor, com a graduação e curso noturno. Aqui, até o momento, só dispomos de um curso técnico.

O município investiu alguns milhões (R$ 2.600.000,00) na desapropriação do imóvel para doar ao CEFET. Se pensarmos na relação custo x benefício este curso técnico, que possui 129 alunos matriculados, está saindo muito caro. São 14 salas que funcionam somente no turno da tarde, fora 15 laboratórios, bibliotecas e afins. É lamentável.

Segundo o CEFET, que me respondeu através do Portal da Transparência do CGU, existe a possibilidade que em 2013, caso a Presidência da República libere as contratações de professores, se inicie o curso. Proponho que, caso isso não seja concretizado, o município recupere o prédio doado instale uma unidade de ensino superior. Macaé tem uma instituição assim por lá. Aliás, Macaé é uma cidade que vem inspirando bastante nosso município, vide o famoso e polêmico VLT.

De qualquer maneira, alguma solução tem de ser dada àquilo lá. Nossos jovens carentes e sem condições de irem a outros municipios estudar, acabam por ficar sem opção nem perspectivas. Temos de pensar. Sem educação, Angra não terá futuro!

3 comentários:

Anônimo disse...

o q q houve não está mais liberando os comentários? acho q vc já está ficando decepcionado em ter colocado certas matérias.

Anônimo disse...

Vaitomarnocu!
Pq não liberou os coments sobre a comissão de transição? Discorde, mas com argumento! Ele é uma merda! SE for a tônica sofremos um estelionato eleitoral!

Anônimo disse...

O CEFET é um exemplo clássico da chamada "briga política". O governo federal não investe no município para "não dar munição aos primos metralhas" e esses também não fizeram a sua parte, pois sempre temeram a propagando do PT por aqui. Resultado: o povo é quem paga! A partir de 2013 isso irá mudar!