"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, maio 6

Não jogue fora seu voto!

Vote! Não se esconda, não se omita!


Anônimo, 3/mai 11:34 em "Atenção...!":
“Campanha do voto nulo em Angra.

Fora Jordão. Fora Rabha. Fora todos os ladrões. Vamos mostrar nossa indignação votando nulo, não votemos nesta corja ladrona do PT e do PMDB.”



TAngra:
Prezado Anônimo,

Não faça isso! O voto em branco (quando o eleitor aperta a tecla "Branco") e o voto nulo (quando o eleitor escolhe um número que não é de nenhum candidato e "Confirma") só facilitam que um político safado seja eleito mais facilmente. Os votos brancos ou nulos são simplesmente desconsiderados pela Justiça Eleitoral. Voto branco ou nulo é um voto jogado no lixo.

Quanto mais votos nulos e brancos houver menos votos serão necessários para que um político seja eleito, tanto nas eleições majoritárias (Presidente, Governandores, Senadores e Prefeitos) quanto nas eleições proporcionais (Deputados Federais, Deputados Estaduaise e Vereadores). Fica mais fácil para os maus políticos, que precisarão "comprar" menos votos.

Oa maus políticos estão pouco ligando para votos de "protesto", até porque votos nulos, na maior parte, são votos onde o eleitor cometeu um equívoco. Como já explicou Claudio Abramo, diretor da organização Transparência Brasil, Poucos vão se impressionar, tal o nível de desapreço à opinião do eleitor, que se mede pelo cinismo com que políticos trataram os recentes episódios de corrupção.

Como já disse o deputado federal Fernando Gabeira, se os sujeitos informados optarem por não fazer escolhas, a eleição será decidida por cidadãos menos esclarecidos: O voto nulo vai favorecer patrimonialistas ou, melhor dizendo, ladrões. Eles têm muito dinheiro para gastar nas campanhas políticas e contam com a desinformação do eleitor. E escolher candidatos "pitorescos" como forma de protesto pode acabar elegendo os "Enéas" ou os "Tiriricas".

Por último, não é verdade que se houver mais de 50% de votos nulos haverá nova eleição. Isto é um erro de interpretação do Código Eleitoral. Nova eleição só se houver "nulidade" decretada pela Justiça Eleitoral em mais de 50% dos votos. Em linhas gerais, o que caracteriza "nulidade" não sãos votos nulos por opção ou erro do eleitor, mas sim quando houver irregularidades na votação por parte da Mesa Receptora, dos Fiscais Delegados ou dos Candidatos.

A política não é só voto, mas ele é uma peça importante para decidir os rumos do país e não exclui outras formas de ação política. Se você não tem um candidato da sua confiança o melhor a fazer é escolher aquele que você considera menos ruim e acompanhar o seu mandato de perto, fiscalizando e criticando seus erros. Critique nas redes sociais, facebook, Orkut, Twitter, ou crie um Blog, apontando o que você considera errado. Mesmo que o político não leia você chamará a atenção dos demais eleitores leitores. Anular é uma atitude alienada, de quem não se importa com o rumo do país. Retirar-se da discussão é fácil, porém perigoso.

15 comentários:

Anônimo disse...

Isso traduz um pouco a situação:
http://www.youtube.com/watch?v=wxXorWx_0-k

Anônimo disse...

Transparência, outra coisa muita estranha e onde escorre o dinheiro público está na máfia do celular da prefeitura.
Contratos superfaturados, ex servidores com aparelhos a sua disposição, amantes, filhos....
Uma verdadeira farra com equipamentos públicos.

Anônimo disse...

Parabéns, TA.

Anônimo disse...

TA, mas no caso da abstenção superar os 50%?

Anônimo disse...

Se não me engano no estado do Rio duas cidades tiveram novas eleições por isso.

Anônimo disse...

Isoo mostra que o TA é petista mesmo, só critica os Jordões, mas esquece que que o PT e a Rabha que já foi Secretária de Educação e vice-prefeita não fez nada para o municipio. Chega mesmo, VOTO NULO JÁ.

Anônimo disse...

o problema não é em quem votamos, pois dificilmente encontraremos um politico honesto. o problema é porque as autoridades ,ou mesmo o povo, permite que um tuca jordão cumpra seu mandato depois de tantas falcatruas, e pra piorar saber que fernando jordão corre o risco de ganhar novamente, pois a tantos ignorantes disendo: "roubou mas fez", pessoas assim deveriam ter seu titulo anulado.

o padre disse...

Vou de rabha. chega de jordao. cruz credo !

TAngra disse...

Prezados Anônimos das 16:30 e das 16:31,

Só são considerados os votos válidos depositados nas urnas. Abstenção não é voto, é ausência de voto.

Em Mangaratiba houve nova eleição porque o prefeito foi cassado. Em Campos quase houve nova eleição mas Rosinha recorreu ao TSE e se manteve o cargo, cancelando a tempo a nova eleição, que estava até marcada.

Qualquer que seja o número, abstenções, votos nulos e votos em branco não causam nova eleição. Isso é boato.

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

Estamos sendo enganados, mais uma vez, pelos políticos do governo do estado no caso da ampliação do TEBIG.
Carlos MinC é Secretário estadual de Meio Ambiente, filiado ao PT e secretário do governo Ségio Cabral, que é do PMDB.
Carlos MinC diz que a não ampliação do TEBIG é uma decisão de governo. O governador afirma que a decisão é do secretário.
Em outubro vamos eleger prefeito e vereadores.
Proponho que Angra dos Reis não eleja NENHUM PREFEITO OU VEREADOR destes dois partidos ou dos partidos que se coligarem aom o PT ou PMDB.
Se for o caso, vamos nos abster de votar. Em protesto contra a corrupção, a mentira, vamos boicotar as eleições de outubro.
O que será que acontece se o prefeito for eleito com apenas 20 mil votos num universo de 70 mil?
QUando 50 mil deixam de votar?

Anônimo disse...

Eu voto nulo . . .
Por que em Angra so tem político canalha,ladrão, mentiroso.Exemplo, tem pelo menos 10 pre candidaturas.Certo?Errado, esta todo mundo qurerendo aparecer pra ser chamado pra uma chapa do pt ou do pmdb.Parece até ditadura,duas candidaturas,quem não lembra da ultima eleição? o cara até foi canditato, depois levou uma grana fudida e retirou sua candidatura. Para que então ficar votando em parasitas?ficar trocando 6 por meia duzia não rola.tá na hora de parar de ser ingenuo e achar que pmdb(jordoes) e pt(conceição) são a hegemonia. não da mermo. ta na hora de parar com isso(alias nem sei por que em angra ficam nessa palhaçada de achar que pmdb e pt são oposição. os dois caminham lado a lado, os dois estão juntos no governo dilma e sergio cabral ferrando o povo do Rio e o do Brasil.Ta na hora de oposição de verdade, ta na hora de ter uma candidatura de esquerda de verdade sem essa de PT. Eu não concordo em votar nulo e nem branco( um é diferente do outrO), porem acreditar em "oposição" de outra corj ladorna ou é ingenuidade ou então é má fé mermo. acredito em má fé, pois ninguem é ingenguo( ou sera que não sabemos da aliança dos PT E PMDB), sera que não vemos as falcartruas do governo PT na presidencia?

eu queria votar em alguem , porem ficar fazendo essa bobagem de querer achar que temos em quem votar é uma coisa bizarra demais pra minha inteligencia.
Por saber que não teremos em quem votar , votarei nulo sim .

e ser 51% votar nulo , deve ser feita outra eleição sem estes candidatos!

Anônimo disse...

SE TIVER 51% DE VOTOS NULOS É NECESSARIO OUTRA ELEIÇÃO , SEM ESSES CANDITATOS AI!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 10:02,

Você está ERRADO! Leia a nossa postagem. Voto nulo não faz diferença nenhuma. Voto nulo ou branco, qualquer que seja a quantidade, não levam a outra eleição.

Baixe e leia o Código Eleitoral neste link:
http://www.tse.jus.br/hotSites/CatalogoPublicacoes/pdf/codigo_eleitoral_2012/TSE-Codigo-Eleitoral-2012-Web.pdf

Leia do Artigo 219 ao 224.

Se mesmo assim você não entender que votos nulos e brancos não anulam uma eleição, leia este artigo, que é mais "explicadinho":

http://jus.com.br/revista/texto/11506/votos-nulos-nulidade-da-eleicao-e-nova-eleicao

Se mesmo assim você não entender, desista, fique na sua e não venha dizer coisas erradas aqui nos comentários, certo?

Abraços,

Tangra.

Anônimo disse...

o problema nao sera resolvido com a anulaçao de votos, temo é que cobrar depois de eleitos os nossos politicos e se for outro canalha, as chances sao grandes,temos é que ter coragem de ir para as ruas e derrubar, ou seja, destitui-los de seus cargos com a cassação.

Anônimo disse...

ENTAO O QUE ANULA UMA ELEIÇAO??NADA??FERROU ENTAO, POIS NENHUM DESSES QUE ESTAO AI VAO QUERER LARGAR O "OSSO".