"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, setembro 29

Fim dos concursos públicos em Angra

Anônimo, 27/set 23:25 em "... a chave do cofre":
"Pela terceira vez estou postando minha dúvida acerca da contratação de psicólogo pela FuSAR (ou secretaria de saúde, nem sei mais...), mesmo tendo tido concurso público.

Será que meus comentários não foram colocados no site por ser uma indicação do TAngra? Prefiro não acreditar nisso, mas..."


TAngra:
Senhores concursados não contratados,

O caso é mais sério do que vocês imaginam. Tuca Jordão está decidido a acabar de vez com os concursos para o serviço público. É pos isso que ele está enrolando a justiça e ignorando as determinações para contratar os aprovados em 2008. Veja neste link algumas cobranças que o MP fez, no início deste ano, sobre nomeações irregulares na Secretaria de Educação e na FuSAR ignorando os aprovados:
docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7PKxUR29cnhOTJhNzYxY2YtMDgwNy00ZjQ1LTg2OWEtNmZiNTA5MTlhMWM2&hl=en_US


Depois disso ele chegou até a chamar alguns dos aprovados, mas está obrigando a que eles assinem contratos temporários com prazo de 1 ano, ou seja, antes da campanha eleitoral ele terá as vagas todas disponíveis para colocar seu parentes e cabos eleitorais. Isso está acontecendo principalmente com os professores.

O pior vem agora. Hoje, na Câmara Municipal, os vereadores discutirão um Projeto de Lei, encaminhado por Tuca Jordão, que dará ao prefeito o poder para contratar livremente Organizações Sociais para executar serviços nas áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura, saúde e esporte. Veja aqui o Projeto Lei:
docs.google.com/document/d/1seGoIGh4-zlWh-DghLqQ_SX8nv-L4YxUf_Gfjg4_8HQ/edit?hl=pt_BR

Dessa forma, se essa aberração for aprovada pelos vereadores, ele poderá burlar toda legislação que impede a contratação de parentes, amigos de infância e cabos eleitorais, que passarão a ser conratados como empregados dessas OSs. E ele e seus comparsas se perpetuarão no poder, pois é óbvio que só serão contratados os que votarem nele e em seu bando de apoio.

Assim, sugiro que você e todos os angrenses de bem corram, logo mais, às 13 horas, para a câmara municipal e façam bastante pressão para que essa safadeza não seja aprovada.

Esse Projeto de Lei não pode ser aprovado pois nossos governantes não têm idoneidade moral nem competência para gerir eses contratos com Organizações Sociais, haja vista os inúmeros casos de nepotismo e contratações irregulares que só terminam com a intervenção da justiça. Temos que nos mobilizar e lutar contra esse crime que Tuca pretende fazer contra os angrenses. Tuca e mais um bando de vereadores que só pensam em enriquecer às custas do sofrimento do povo.

Então, todo mundo hoje na CMAR para mostrar que ninguém quer essa safadeza de contratação de terceiros para fazer o que é obrigação da prefeitura.

Quanto aos que passaram no concurso, a melhor forma de garantirem seus direitos é pedirem ajuda ao Ministério Público, pois se não houver denúncias eles não terão condições de saber tudo o que está acontecendo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Somente um ignorante mesmo para ir contra a criação da Lei da OS.
Todas as cidades desenvolvidas possuem OS, mais é assim mesmo, o PT e seus membros não querem o bem da cidade.
Quem sabe se eles chegarem no pode eles criem a OS, como tem feito o governo federal.

Anônimo disse...

http://cadeiradeprata2012.blogspot.com/

Anônimo disse...

a TV câmara tá fora do ar!!!

Anônimo disse...

Deixa ve se entendi direito o Mario e a mulher vão pagar setenta e se o tuca não demitir um dos dois safados paga mais setenta e assim?

Anônimo disse...

As Organizações Sociais são uma forma do poder público transferir suas responsabilidades para terceiros privatizando os serviços e reconhecendo a imcompetência da gestão.
De certa maneira há elementos positivos nas OS, pois havendo COMPROMETIMENTO E RESGUARDADOS POR CONTRATOS DE GESTÃO COM GENTE QUALIFICADA poderá ser uma ferramenta importante.
Mas, como não acredito em Papai Noel, a probabilidade de escolha de uma boa equipe é zero, .....
Há no mercado parâmetros bons e ruins de Gestão pelas OS, para que se possa ver o que deve e o que não deve ser feito.
No nosso caso específico podemos apostar que já deve ter alguma OS já criada, em nome de laranjas aguardando a aprovação.

Anônimo disse...

Entao o governo federal tem que revoga a
Lei das OS.
Transparencia Angra, me explique?
Se o governo federal pode porque aqui
Nao pode?

Só pode ser CC ... disse...

Pelo amor de Deus ! Quem é esse estrupício de comentarista das 13:08 ????? Só pode ser Governo. CC com certeza !!!

Anônimo disse...

Obrigado T Angra por responder minha questão e desculpe o mal jeito. No mais, espero que as pessoas se informem melhor sobre o que são as OS e poderem, a partir de um embasamento adequado, tomar suas conclusões, a favor ou contra. Particularmente creio ser um desfavor à saúde pública, a pesar de parecer o contrário, pois dessa forma incorre-se no risco de grandes empresas ligadas à saúde privada (leia-se planos de saúde) tornarem-se mandatárias da saúde pública. Complicado....pensem nisso com carinho e sem paixões partidárias descabidas.
Abraços e que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Outubro / 2011 CRO - RJ

A Degradação da Odontologia no Serviço Público

Qualquer que seja o rótulo que esteja sendo utilizado, na prática, estamos acompanhando a extinção da saúde no Serviço Público como dever do Estado e direito da população.


Com o descaso adotado pelas Secretarias de Saúde, os Serviços de Odontologia se viram obrigados a limitar as suas atividades a pequenos procedimentos, tais como exodontias e drenagem de abscessos.

O investimento na Odontologia, que deveria fazer parte do orçamento anual da saúde, sempre foi muito pequeno. Por sua vez, a quantidade de material a ser utilizado nos procedimentos cada vez é mais restrita e os profissionais mal, muito mal remunerados.
Com isso, a Odontologia foi sendo relegada a um plano cada vez mais desprestigiado nos hospitais - considerada como de segundo, talvez terceiro escalão.

Em meio a esse quadro, estamos acompanhando a nova promessa de mais atenção para a saúde, advinda das Organizações Sociais (OS), que foram aprovadas aos níveis municipal e estadual.

Não é preciso ser adivinho para saber que nesse novo paradigma, os profissionais estatutários serão cada vez em menor número, uma vez que um dos objetivos inconfessáveis desse novo e perverso modelo é a extinção da estabilidade funcional.

Os estatutários ficarão com salários menores do que os contratados pelas OS, o que levará o quadro de saúde no Serviço Público à extinção, graças ao planejado desestímulo para o ingresso e permanência na carreira.

Por outro lado, os novos contratados, que deverão ser regidos pela CLT, dificilmente terão estabilidade funcional, pois até aqui, o que se tem observado nessas organizações é o constante rodízio dos contratados, apesar do salário oferecido ser mais elevado do que o dos colegas estatutários.

É importante observar que não há quem garanta que os contratados pelas Organizações Sociais terão os seus direitos trabalhistas assegurados.

Sabemos que já começa a haver confronto entre os colegas estatutários e os contratados pelas OS, nos locais onde está sendo implantado o novo modelo.

Infelizmente, o que é obrigação do Estado, prevista na Constituição Federal, está sendo abandonado pelos governantes e terceirizado para grupos sem qualquer compromisso com as necessidades de saúde da população, apesar da alegada parceria entre o Estado e a sociedade.

Qualquer que seja o rótulo que esteja sendo utilizado, na prática, estamos acompanhando a extinção da saúde no Serviço Público como dever do Estado e direito da população.

Trata-se da oficialização do retrocesso, com lamentável prejuízo para a sociedade e os profissionais da Odontologia!

Quem desejar conhecer melhor processo de criação das Organizações Sociais, o caderno número 2, da série Cadernos MARE de Reforma do Estado, publicado pelo Ministério de Administração Federal e Reforma do Estado pode ser baixado no endereço eletrônico http://www.planejamento.gov.br

Afonso Fernandes Rocha
Presidente

Anônimo disse...

Na boa, essas OSS não é pra poder abrir o elefante branco da japuiba, chamado hospital? e me diz uma coisa, se empresas paticular ficarem responsável pelo hospital e se faltar médico, a gente vai reclamar com quem? pode me esclarecer transparencia angra.