"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, setembro 2

O que é ser cidadão?

A cidadania

Marcelo Henrique Pereira*

Todos falam em cidadania e se consideram cidadãos, pelo fato de viverem em sociedade e serem portadores de direitos e deveres. Todavia, cidadania requer exercício, titularidade, ação. Aquele indivíduo que se isola, se conforma, ou deixa de lutar, não é um cidadão completo. Costumamos dizer que somos cidadãos quando alcançamos a maioridade civil e obtemos o título de eleitor. Com ele, comparecemos (obrigatoriamente) às seções eleitorais, de tempos em tempos, para escolher nossos representantes políticos. Outros entendem a cidadania como o ato de pagar impostos ao Estado. Mas, será só isso? Terá a cidadania dia e hora para ocorrer?

Verdadeiramente, não. Afinal, independentemente do grau de instrução e dos recursos financeiros, o indivíduo procura inteirar-se sobre seus direitos e, ao sentir-se injustiçado, alça mão dos recursos disponíveis, conversa com pessoas, se informa. Direitos não são concessões dos governos ou dos legisladores, ao contrário, são conquistas – nossas e dos nossos antepassados – porque o Direito está sempre em mutação. Ensina-se que os costumes (o modo de proceder das pessoas) vão se consolidando, alterando as leis, fazendo com que estas se aproximem da realidade. Os movimentos sociais de nossa história resultaram em conquistas sociais (salário mínimo, voto da mulher, repouso semanal remunerado, eleições para presidente, divórcio e tantos outros).

Desejamos escolher representantes que realmente materializem os ideais do povo, as mudanças e o progresso que sonhamos. Erros e decepções fazem parte do processo e simbolizam a ação político-social da sociedade brasileira. Ao exigirmos a Ética na Política, não esqueçamos de que aquilo que queremos dos outros deve ser o que já fazemos, porque aquele que desvia milhões de obras públicas é tão corrupto quanto quem recebe troco a mais na padaria e não devolve, ou o comerciante que altera a balança do açougue para lucrar alguns centavos. Pense nisso, e exerça a sua cidadania consciente!

* Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Auditor Fiscal, Advogado e Consultor de Políticas Públicas. Doutorando em Direito (Universidade Católica de Santa Fé, Argentina), Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI) e Especialista em Administração e Auditoria (UDESC)

congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/forum/a-cidadania/

9 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo: Angra...tamos na Merda!!!

Anônimo disse...

eu sei que o assunto é outro mas, entre tantas bandalheiras tem uma que me chamou a atenção:

1)O Preço do caminhão do BARRO é m média 380 reais.

2)Saem diárimente dezenas dêles de Angra de onde são retirados dos morros por causa das obras.

3) Pra onde está indo esse BARRO?
quem está comprando ou qual bom velhinho se ofereceu pra guardar como fizeram com a areia da Praia do Anil.
4)No que deram as denúncias de que obras estariam sendo feitas com esta material? inclusive denúncias feitas por moradores ao INEA, com fotos e imagens de caminhões retirando areia, inclusive da Praia do Jardim sem necessidade, e tudo mais?

5) A Obra do Morro do Tatu está saindo por 22 MILHÔES, acho que só de barro que estão retirando já pagaria a obra, afinal quanto pagariam por nosso BARRO?

Guilherme Telles (Gui) Ipa/Angra

Anônimo disse...

Tudo vendido pra campanha do Desprefeito que se DEUS QUISER ele e o Aurélio vão tomar uma PORRADA NAS URNAS.

Anônimo disse...

Aí Tangra parece que o Altamiro foi EXONERADO do gabinete da Primeira-Dama Alessandra Jordão.Porquê será????TBM tem o filho do Odir Michel Barra que foi prorrogado seu contrato por mais 180 dias,o quê ele faz??E o da Carla Machado por mais 15 dias e depois: RA RE RI RO RUUUUAAAAAA.

Anônimo disse...

Ontem foi "MARAVILHOSO "o passeio que fiz com minha filha em ANGRA.Passeamos de ônibus a 1 real e depois fomos ver os Mendigos tomando cachaça e defecando na praça do mercado municipal e pisarmos em fezes de cachorros ou vermos animais agonizando nas ruas e passamos no beco da loja do fogão(mercado municipal)para sermos atingidos por fezes de pombos e no final fomos tomar banho na Praia do Anil para pegarmos bicho geográfico esse é o itinerário que os turistas fazem em ANGRA de MERDA.ou ver esses POLÍTICOS LADRÕES ROUBANDO ANGRA.J.Maria ontem estava no mercado comprando peixes mas com o seu carrão ,uma Pajero.

Anônimo disse...

QUER SABER PARA ONDE VAI O BARRO DO MORRO DO TATU? ENTRADA DA CIDADE,TERRENO AO LADO DO SHOPPING PIRATAS,O TERRENO QUE PANAYOTIS VENDEU E OS DONOS DO TAL DO GOLDEN TULIP FARÁO OUTRO PRÉDIO,PROXIMO A PRAIA DO JARDIM.DA RIO SANTOS VOCE VE,ATE A COR DO BARRO É IGUAL.O BARRO FOI JOGADO NESSE TERRENO POIS PRECISAVAM ATERRA-LO PRA CONSTRUÇAO DO PREDIO. E O BARRO TAMBÉM ESTÁ SERVINDO PARA ATERRO DO TERRENO DA JAPUIBA PROXIMO A ENTRADA DA ESTRADA DA BANQUETA.TODO MUNDO QUER SE DAR BEM..

Anônimo disse...

Que bom que serão tomadas medidas contra essa bagunça de contratar professores, se ainda ainda tem gente do concurso a ser convocado, já que o concurso foi prorrogado. Isso realmente é um absurdo, entrar no lugar dos outros.Ainda bem que existem as denúncias.

efetiva da ação social disse...

Tenho algumas pancadas(novas) pra Vcs da Ação Social e para aquele pulha que disse que não tinha provas,vou mostrar uma safadeza dessa secretaria com documentos.Vou postar e o ferro vai entrar.A jamily entrou na linha e não vou SOSSEGAR enquanto ver todos aqueles malditos CCs na rua ou no abrigo de mendigos.INCOMPETÊNTES.Já denuncieei a Secretaria de Educação e a Ação Social.O CASTIGO VIRÁ A CAVALO.Mutreta da HL com as compras de mercadorias.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 10:53,

Mas temos que aguardar, pode ser que ele apareça nomeado pra outro lugar qualquer no próximo B.O.

Não esqueça que ainda estamos no desgoverno de Tuca Jordão.

Abraços,

TAngra.