"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, setembro 4

Tuca, o astronauta cego

“O prefeito Tuca Jordão proibiu os professores de comerem (merenda) nas escolas públicas municipais.

As pessoas que criticam o nobre alcaide não percebem a dimensão intelectual, nem o aspecto visionário de tal medida. Argumentam que a administração municipal teria coisas mais úteis e urgentes a fazer do que cortar uma alimentação que de certa forma servia para atenuar a penúria das condições de trabalho dos professores.

Poderíamos fazer uma acurada discussão epistemológica, para entender as razões que motivaram o prefeito. Mas, não temos tempo. Necessitamos correr para almoçar e voltar à escola. E as reuniões pedagógicas são utilizadas para outros fins: repasses da Secretaria de Educação.

Semelhante à metáfora do mergulhador e o astronauta, os professores (mergulhadores) não têm uma visão do todo como quem está distante da escola como o prefeito (astronauta).

Sendo assim, podemos apenas elencar algumas hipóteses:

Com esta decisão, o prefeito preservaria a saúde dos professores, impedindo-os de ingerirem comida de má qualidade, além de combater a obesidade mórbida. Os professores, mais leves e esbeltos, desenvolveriam suas atividades pedagógicas com muito mais prazer e dedicação; tratar-se-ia, apenas, de uma interpretação literal da expressão “cortar a gordura”; revelaria a preocupação ecológica do prefeito, dada a imensurável economia de palitos de fósforo; e finalmente, o aquecimento da economia local com a venda de croquetes e marmitas.

Em última análise, o prefeito calaria a boca daqueles que afirmam que “ele não faz nada!”.

Entretanto, não devemos deixar que a indignação e o incômodo roncar de estômago, nos conduza a cometer injustiça.

O que poderia parecer uma daquelas medidas de alta visibilidade e nula efetividade tão ao gosto de políticos que só enxergam à frente a próxima eleição; uma medida pirotécnica, no intuito de compensar a ausência do mesmo cuidado com a coisa pública em áreas onde o volume de recursos e interesses envolvidos realmente o justifica, não passa de um elogiável excesso de zelo do prefeito com a sofrida classe docente.”

Iremar de Paula
Iremar.paula@uol.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

Temos um grave problema de burrice crônica em Angra, este blog não é o ministério público, para poder investigar, fiscalizar e são pagos por nós, contribuinte, agora alguns pobres bocos, angreses de nascimento ou não, vem a este blog fazer denuncias para que este blog tente fiscalizar, pura politicagem, podemos ir conversar com um promotor público e lhje oferecer denuncias e eles correm atras, não o blog, pois o responsável do blog estava ontem a noite gastando o dinheiro que ele recebe da câmara (...............).

Anônimo disse...

Medida de visibilidade alta e de efetividade nula: cardápio em braille, lembra? Perguntei a um deficiente visual sobre isso e ele me respondeu que nem na própria escola dele, ele nunca viu um cardápio em braille. hahahahaha

Anônimo disse...

KKKK muito espírituoso, mas o que ele quer mesmo é economizar, só pode. Economizar o dinheiro da empresa contratada que deve repassar os famosos 30% e fazer contribuições para campanhas do excelentíssimo.

Anônimo disse...

Tangra cadê meu coments do"passeio" que fiz com minha filha ontem.

Anônimo disse...

Iremar,

Não concordo com muitas das decisões do prefeito ou da secretária de educação. Quanto à merenda pergunto: qual outro funcionário público tem o direito de almoçar ou jantar nos refeitórios das escolas? A merenda escolar é para os alunos. E assim deve ser.
Sou professor e não como a merenda servida na escola, não morrerei de fome ou deixarei de cumprir minhas obrigações como professor por conta disso.
Penso que outra medida poderia ser tomada. Por exemplo descontar dos servidores que fazem as refeições na escola. Penso que seria justo, tendo em vista que outros servidores públicos não têm o "privilégio" de comer nas escolas.
Quanto as suas ironias, penso que não é por esse caminho que construiremos alternativas aos muitos descaminhos que nossos governantes e secretários vêm trilhando na última década.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Anônimo das 15:43,

O MP tem agido sobre esses calhordas que estão no poder, vimos isso nesta última ação da Juíza que resultará(torço pra isso)em exonerações de pessoas que ocupam cargos irregularmente. A justiça é morosa, basta ver o tempo que levou pra se chegar a esse resultado.
Damos graças a esse blog, pois muitas vezes as coisas se resolvem dentro dos setores da PMAR sem precisarmos acionar a justiça. Creio que seja o livro de cabeceira dos chefes em sua maioria. Então, chego a conclusão que seu problema é despeito, vc morre de inveja do TA. Faça o mesmo! Ninguém dispensa ajuda, o problema é que poucos tem a coragem de prestar esse tipo de serviço sem esperar algum retorno$.

Anônimo disse...

A minha curiosidade é se a comida é de péssima qualidade, porque os professores gostam de comer nas escolas?
Será que é o prefeito querendo economizar ou são os professores? Economizam na passagem e na comida em casa ?
Sinceramente professores, vocês precisam mais que comer na escola. Precisam gostar de lecionar, gostar de preparar seus trabalhos, precisam incentivar crianças e jovens a produzir trabalhos inéditos. Precisam levar arte e cultura para as escolas. Precisam mostrar Angra dos Reis .
Precisam se unir , fortalecer e fortalecer os estabelecimentos de ensino.
Ser professor é uma opção , é uma aptdão é uma vocação. Por favor, não me venham com esta de comer na escola para reuniões pedagógicas porque isto só mostra a falta de dedicação aos trabalhos. Sempre houve o período em que as crianças estão de férias e os professores preparam suas atividades. reuniões pedagógicas expressam a falta de carinho hoje nas escolas. Foi se o tempo que os professores passavam 4, 5 6 horas em casa corrigindo caderno, trabalhos, provas, preparando atividades. Desculpem-me. Posso falar porque me formei e lecionei. Hoje optei por estar fora das salas de aula mas não posso concordar com estes comentários que desonram a vida dos verdadeiros profissionais. Hoje ser professor virou emprego e só. esqueceram o compromisso. Salários sempre foram baixos mas baixo mesmo hoje, está a educação neste país. Baixo está o aprendizado. Queridos e verdadeiros mestres. Usem o que tem e criem aquilo que falta.

Anônimo disse...

Sou professora do município e do estado e concordo que o professor não tem que comer a merenda das crianças, até por que o salário que recebo do município é um dos mais altos do Rio e se não for do Brasil. Além disso, recebo vale refeição da prefeitura. Então se recebo vale alimentação não posso comer da comida das crianças carentes de Angra, pois estaria recebendo duas vezes pela alimentação. Seria desonesto e imoral da minha parte questionar isso.

Anônimo disse...

Aos idiotas que criticam os professores, é porque não conhecem a sua rotina. Uma professora com dois tempos no Ariró vai almoçar aonde? Vai levar marmita? A prefeitura não paga a merenda, apenas administra e mal as verbas federais.
Os professores são umas das poucas classes de profissionais que não recebem horas extras. Mesmo quando leva alunos para desfile, participa de cursos fora de hora.
As vezes sobra comida e o resto vai para o lixo, mas o professor não pode comer porque o idiota do prefeito não deixa.
Isto tudo por causa deste ticket de miséria que substituiu o aumento de salario.
Estes imbecis que estão criticando deve ser da corja que usa o carro da prefeitura para ir almoçar em casa. Ou estão mamando na máfia das horas extras.
Quanto a professora que critica, ela é tão boa que parou de lecionar. Hora faça-me o favor se não esta lecionando deve estar encostada em alguma secretaria afastada de sala de aula, ou babando o saco do prefeito.


Cadê o aumento que sairia agora em setembro.
Cade o presidente do sindicato do funcionalismo que não da as caras para dizer como esta esta situação.

Hoje vi uma turma do SAAE aqui na Ribeira levar um dia inteiro para instalar um hidrometro apenas. Tinha um gordinho de bermuda, camisa sem manga que chegou até a dormir debaixo de uma árvore, isto tudo ás 15:00 horas.
Na Ribeira é um festival de carro da prefeitura, da defesa civil e camara de vereadores levando e trazendo irregularmente funcionários para casa. Estamos de olho e vamos instalar uma camara de video próximo a guarita para filmar-mos esta corja e enviar para o MP. Já que fizemos diversas denuncias no 0800 mas nunca ouve nenhuma resposta.

Anônimo disse...

Professor come na escola porque simplesmente não pode sair da escola para almoçar na rua!! Tem que ficar olhando seus alunos na hora da merenda!!! Ora bolas,só mesmo quem nao é professor e portanto nao vive o drama para achar certo o que o prefeito manda...

josué disse...

Esta cambada quer justificar o injustificável.
A merenda Escolar é dos Alunos!!!
Professores não tem direito a merenda não caramba.
O pior que esta corja come o melhor e deixa os pobres dos estudantes sem nada.
Quando estudava,sempre questionava isso, esta alimentação escolar, e distribuída per capta, ou seja,a Escola recebe a merenda ou o repasse financeiro,de acordo com a quantidade de alunos matriculados regularmente.
Não consigo engolir esta choradeira deste sem vergonhas ai,que sabem que eles não tem direito,e fica falando merda,aliás,essa outra ai que fala que a merenda é das crianças carentes,é uma outra preconceituosa mal educada, já algumas antas dessas,dizer que as crianças não tem que reclamar da merenda porque as vezes são melhores do que o que elas tem em casa. Miseráveis,é lógico que muitas crianças que estudam,não tem realmente uma fruta;ou frango para comer,e por isso estas safadas acham que eles tem que comer ovo com macarrão e salsichas e está ótimo,quando na verdade eles estão sendo roubados,por esta corja,que alem de receber um bom salário,muita das vezes para não fazerem merda nenhuma, diga-se de passagem,a maioria dos professores(as) são analfabetos(as),já tive mestre no fundamental,que tirava dúvidas comigo rsrs.Enfim,as crianças não estão tendo bons exemplos nas escolas, a começar pela merenda,que ao invés de ter uma refeição, eles tem umas conchas de ração,, por quê? porque os são roubados.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:13,
vc definitivamente tem sua boquinha, se tivesse em sala de aula sua opinião seria outra. E uma pergunta: O negócio é assim? "optei por não estar em sala de aula?" deve ser uma tremenda duma vagabunda, não gosta de trabalhar e sim de mandar, enfim uma cc...

Anônimo disse...

Este tal de Josué, duvido que o nome seja este, não passa de um pilantra que se é alguma coisa na vida. Deve agradecer aos professores que dedicam sua vida a ensinar.
Este deve ser mais um CC que ta com os dias contados e que não teve competência para passar no concurso.

Anônimo disse...

Esse assunto tratado aqui tá dando o que falar num grupo de debate no Facebook.O comentário da Professora Iremar foi reproduzido por lá e as pessoas tem contribuído com suas opiniões a respeito do tema> vale a pena dá uma conferida.

Abaixo o link para acesso:

https://www.facebook.com/groups/Angratransparente/

Anônimo disse...

EU DUVIDO E PAGO PRA VER SE TODOS QUE FALARAM AQUI NAO COMEM A MERENDA DAS CRIANÇAS. REALMENTE NAO DEVEM COMER, DVEM FAZER A DELES EM SEPARADO COM OSMESMO INGREDIENTES, SÓ QUE COM UM TOQUE DE MAIS GOSTOSO. ORA VEJA MEU CARO PROFESSOR É NITIDO E NOTORIO QUE TODOS COMEM NAS ESCOLAS, CASO CONTRARIO CAE, VA VER QUANTA COMIDA É JOGADA FORA, MESMO ELES COMENDO. ME POUPEEEEEEEEEEEEE PROFEDSSOR E PUXAS SACOS.