"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, setembro 20

Opinião

Política de Governo x Política de Estado

O modo como as contratações são feitas atualmente, os famosos CCs e as contratações temporárias, constituem um formidável instrumento de barganha política. Lamentavelmente, esse não é o lado mais perverso! Tais contratações são feitas baseadas na capacidade que os afilhados têm de multiplicar os votos de seus padrinhos. Não adotam critérios técnicos para o exercício do cargo. Esses contratados, via de regra, não têm autonomia para o exercício de sua função. Necessitam expressar uma fidelidade, por vezes canina, para a manutenção de seus cargos. Há exceções, naturalmente.

Os defensores desses privilégios argumentarão que é prerrogativa do Executivo indicar os cargos de confiança. Do ponto de vista legal isto é fato. Observando pelo viés moral, é questionável. O bom governante distingue-se, entre outras coisas, por reconhecer e superar as contradições entre o que é moral e o que imoral. A fragilidade da legislação e da inapetência do Legislativo em corrigi-las, fortalecem a manutenção do status quo. Sobretudo numa democracia imatura como a nossa, em que órgãos de representação de classe são ignorados – Conselho de Cultura, por exemplo; sindicatos são esterilizados ou, o que é pior, contrariam os interesses da categoria que representam, admitindo, inclusive, sua exclusão da pauta de negociação, assumindo como justas as propostas do patrão. Consequentemente, injustas as da categoria. Basta conhecer as razões da manifestação do próximo dia 21/9/11, para saber do que estou falando.

Por outro lado, nossa legislação possui brechas que permitem que prerrogativas legais sejam dribladas em favor do interesse público. A eleição de diretores de escola é um bom exemplo disso. Já as realizamos no município, em passado recente.

Como resolver o problema das contratações sem critério técnico e das barganhas políticas? Pela contratação via concurso público tanto dos efetivos quanto dos temporários. Incluir na formulação do edital, a informação de que, satisfeitas as vagas efetivas, as demais seriam preenchidas obedecendo a sequência da classificação. Uma proposta certamente utópica, pois se trata de uma decisão que ultrapassa os interesses menores de políticos que pensam apenas na próxima eleição, na manutenção do poder, seja ocupando cargos públicos, seja atuando nos bastidores.

Enfim, uma política de Estado, com maiúscula, não de governo, com minúscula.”


Iremar de Paula.

19 comentários:

Anônimo disse...

Esta proposta não é utópica, ela é fraca e inconsistente, nem sempre os aprovados em concurso são os mais eficientes. O Pitangui não passou em concurso nenhum e não existe concursado no Brasil à sua altura. Deixa de balela. São os mamadores vitalícios das tetas do Governo. Na minha opinião não deveria existir concursado no Brasil.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Quando é q vc vai se tocar que é um merda cara.Vc esta se tronando a vergonha da família. todo mundo sabe que e vc q esta escrevendo desfarçado de anonimo.o tio ta envergonhado de vc.

Anônimo disse...

Vi um programa de tv que ri muito, pois eram duas mulheres gordas, uma morena outra negra uma ficava do a lado da outra ( que precisa urgentemente ir ao dentista) chegou a bocejar ao vivo, hihihihihihihihihihihihihihi que decadência . Pareceu até programa humorístico. hohohohohohohoho

Anônimo disse...

Invariavelmente em casos de corrupção passiva e também ativa ocorre com a participação de servidor não concursado, ou seja, nomeado. Analisem o próprio umbigo. Quantos são os CCs que não são concursados que vivem a pelo menos 11anos num verdadeiro rodízio enriquecendo as custa do erário e, que sem o Cc, passariam fome tamanha desqualificacao e incompetência reunidos em um só lugar!

Anônimo disse...

O anônimo de 20/09 às 10:18 não deve ter sido aprovado em qualquer concurso público.

Os aprovados em concurso público são os mais eficientes no momento em que fizeram a prova.

Após a prova, entra um momento chamado contratação, em que este concursado é encaminhado para a secretaria onde será aproveitado e lá passa por estágio probatório por três anos.

Três anos são suficientes para:
a) confirmar se o concursado está realmente apto para o trabalho;
b) se ele se enquadrou ao serviço;
c)se é pontual, se não falta, se consegue se relacionar com os outros, se é eficaz;

Agora, a profissão funcionário público não se aprende em uma faculdade e nuances do funcionalismo devem ser adquiridas. Nisso, o serviço público deve saber treinar os funcionários, dando a eles os conhecimentos necessários para formar a competência esperada.

Chegando a este ponto, pergunto:
a) quem é o chefe do concursado senão um CC, afilhado político que não sabe nada doserviço público, não tem o menor cuidado deste e só está lá para quatro anos depois poder fazer campanha de novo pelo seu 'padrinho'?
b) como ser um grande funcionário público concursado se sua performance é apagada diante de desmandos de chefes do calíbre que vemos sobretudo aqui em Angra dos Reis?
c) como conviver com o roubo constante de intelectualidade que os CCs fazem toda vez que um funcionário se destaca, jogando este na cova dos leões?

Não há, amigos, qualquer prazer no serviço público. os servidores concursados não têm vez.

Há, é claro, aqueles que não servem para servir, mas, na hora da avaliação, não foi outro funcionário concursado que o avaliou, foi um CC!

Ou seja, a culpa é dos CC e esta se confunde muito 'claramente' com a atitude política da cidade.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 14:25,

Concordo com você que o comentário das 10:18 é do 1000 metros, mas vamos esquecer dele aqui no Transparência Angra, pois ele não merece nem ibope negativo.

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

O que esperar de um governo que o secretario de administracao e o rei do nepotismo. Os concursados tem que entrar no ministerio publico para serem chamados pois o chefe de governo so quer sabe de cc e cpd. Lamentavel!

Fernanda disse...

kkkk que idiota o anônimo das 10:18, quer dizer então que os aprovados no concurso publico são menos preparados que os não aprovados?
Porque como todos sabem, muito CC tentou passar no concurso, mas não faz uma conta de 3x6 sem calculadora.

Quer ser servidor publico, tenha dignidade, tire a boca do saco do político e ESTUDE!

Anônimo disse...

O marido da atual procuradora geral de angra Sr.Porto e um dos responsaveis do prejuizo de um milhao de reais do dinheiro da previdencia do servidor municipal com aplicacao temeraria no banco santos. Pelo jeito a doutora foi premiada com isso!

Luiz Caldas disse...

O concurso publico é unico jeito moralmente aceito para ser servidor publico, o resto é choro dos despreparados e dos eternos "boquinhas".

Anônimo disse...

Mas que babaca o anônimo das 10h18min do dia 20, o Pitanguy não fez concurso publico porque não quis ou nunca precisou, mas com certeza se fizesse para cirurgião plástico,passaria em primeiro lugar. A comparação foi desprovida de qualquer lógica.

Iremar de Paula disse...

Caro anônimo das 10:18,
Apesar da forma intempestiva, da fragilidade de seus argumentos e do exemplo fora de contexto, concordo com você quando que "nem sempre os aprovados em concurso são os mais eficientes". Mas o poder público tem instrumentos legais corrigir estas distorções. O concursado passa uma avaliação durante o estágio probatório, por exemplo. E os CCs, CPDs? Abraços.

Anônimo disse...

iremar de paula, para secretário de educação. urgente...

Anônimo disse...

O Brasil quase afundou por causa dos concursados. E angra também, foi por causa dos concursados que se instalou um esquema perverso de corrupção em Angra dos Reis desde a época dos militares. Procurem saber quem foram os acusados por corrupção em Angra dos Reis e vejam se não tem concursados envolvidos.

Iremar de Paula disse...

Obrigado pelo carinho, anônimo das 16:09, mas não tenho competência técnica para exercer tal função.
Iremar de paula. Além disso, por esta e outras, dificilmente seria convidado.

Anônimo disse...

ao anônimo das 21:25
tem concursado sim, 1 entre cerca de 80 acusados... o restante tudo comissionado!!
Na próxima vez pense bem antes de argumentar(se é que existe argumento), porque esse que você usou queimou ainda mais os comissionados

Anônimo disse...

Como bem disseram acima, quer ser servidor publico, tenha dignidade, tire a boca do saco do político e ESTUDE!

Anônimo disse...

Acho possivel essa questão, claro que dentro de alguns limites tecnicos.