"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, setembro 18

Para ler no domingo: Causos da Política

O Machismo dos Brasileiros

Numa cidadezinha do interior do Paraná duas famílias sempre disputavam o poder, só elas (mais ou menos como por aqui). A tradição era de que o último comício fosse feito no mesmo palanque. Tudo junto. O candidato de uma das famílias, com 70% da preferência dos votos, navegava em mar de almirante. Sorteada a fala, ele foi o primeiro. O adversário, coitado, com 21%, tinha 9% de indecisos, estava ali só para cumprir a tabela da tradição. Seu oponente, começa o discurso: "Povo da minha amada terra, povo ordeiro, trabalhador, religioso e cumpridor de suas obrigações.Boa noite". Mais que gritos e aplausos, urros se ouvem na platéia. Majoritariamente apoiadores deste candidato. Continua ele: "... se eleito, garanto a todos os amigos que irei resolver o problema de falta de água e de coleta de esgoto. Farei das nossas escolas as melhores da região, educação em tempo integral. Vou construir uma escola técnica do município, vou fazer e blábláblá...".

O candidato adversário, a cada vez que a multidão delirava com o discurso de seu oponente, via o quão difícil estava sua situação. A mulher, a seu lado, lhe dava forças e dizia: "Calma, vai passar, e logo tem eleição de novo". Feitas todas as promessas, o candidato, sem pena de seu adversário, resolveu pisar de vez na cabeça do coitado: "E tem mais, meus amigos, ordeiros, religiosos e cumpridores de seus deveres morais, eu acho que vocês não devem votar no meu adversário. Isso! Vocês não devem votar nele! Ele não respeita nossa gente, nossas famílias, nossos costumes! Ele desrespeita nossa igreja. Ele nem se dá ao respeito. Vocês não devem votar nele. Porque ele tem duas mulheres!".

A casa caiu. A mulher do coitado olhou para ele com um ódio de transpor as barreiras de chumbo de Angra 1, o mundo girou sob seus pés e a coitada foi ao chão. Os cabos eleitorais começaram a se estranhar em cima do palanque que - construído por uma empreiteira amiga do rei - já começava a rangir. Lá embaixo, a multidão se dividia entre o protesto de meia dúzia, aqueles 21%, que agora já não passava de 1 ou 2%, e o êxtase da maioria que via ali a consagração de seu candidato.

Passado o susto, vamos assim dizer, foi dada a palavra ao segundo candidato, que após se certificar de que a esposa estava melhor, se assim pode ser dito, iniciou seu discurso: "Meu amado povo, de bons costumes e moral ilibada, religioso e cumpridor de seus deveres morais, éticos e religiosos, boa noite. Quero dizer aos senhores e senhoras aqui presentes, que, se agraciado com seus votos me tornar o prefeito desta cidade, farei uma mudança de verdade. Não só resolverei o problema da falta de água, como farei também o tratamento de todo o esgoto do município, construirei uma escola técnica e mais ... construirei um novo hospital!".

Lá embaixo a multidão se dividia entre caçoar do coitado - e de sua mulher, claro - e uns parcos aplausos. Prossegue o adúltero: "Vou melhorar o salário dos professores, a merenda das crianças e ainda vou instituir o Bolsa Cidadão! Mas... prestem bem atenção, se os amigos ordeiros, religiosos e cumpridores de seus deveres éticos e morais acharem que não podem votar em mim porque tenho duas mulheres. Votem no meu adversário! Mas saibam que a mulher dele tem dois maridos!!!".

A praça veio abaixo. O palanque desandou. O pau comeu na casa de Noca. Veio o dia da eleição. O corno perdeu: 76% para o adúltero. Moral da história...

Adaptação de Cláudio Erick (facebook.com/groups/Angratransparente)

15 comentários:

Anônimo disse...

LÁ NO 192 O TAL DO SAMU TA FODA SÓ TEM CUPIM,DE 5 AMBULANCIAS SÓ TEM UMA TRABALHANDO,E NINGUEM FAZ NADA PARA SOLUCIONAR O CASO,TAMBEM SÓ TEM CARGO POLITICO...ENQUANTO ISSO A POPULAÇÃO QUE SE FFFFFFFF......

Anônimo disse...

TA eu gosto muito de seu blog, sou leitor assiduo, e sei que seu blog está no ar desde 2008, e que eu acho muito bom é que este blog fala muito de política, principalmente de Tuca e Fernando Jordão, fazendo muito disse me disse nos comentario, agora está falando sobre baitolas e coisa que não tem nada a ver, por quê,a meu ver,como você estava muito certo,fazendo o markentim político deles, eu acho que vc deve voltar ao seu reduto, marketeiro da família Jordão.

Anônimo disse...

Hoje passando pela monsuaba eu vi uma tenda muito horrivel, amarela que mas parecia uma barraca,barraca de sem terra .como eu naõ moro la.eu perguntei a augumas pessoas o que estava acontecendo ali.e por surpresa minha.quer dizer nem é uma surpresa.os moradores falaram que estava acontecendo uma festa de rodeio de pião[cavaleiro]e os moradores estavam muitos enforecidos com o prefeito.nem sei se devo chamar de prefeito.porque angra naõ tem prefeito se tivesse os moradores teriam um tratamento melhor.agora pergunto,cade os assessores do vereador,po zé antonio vc. é um vereador muito fraco.ajuda mas esse povo da monsuaba e de todos os outros bairros.só assim pode ter sertesa o balneario te apoia.monsuaba ja é abandonado um bairro abandonado pelo prefeito.sera que a prefeitura naõ tem verba para pagar um palco descente para aquela comunidade.que segundo nos sabemos a maior parte de arrecadação de imposto sai de la.po prefeito se o senhor não esta sabendo desse rrolo.tenta consertar pelo menos.opovo de angra tem que começar a se unir.pensa bem moradores de angra.e principalmente de monsuaba.que é o bairro mas abondonado da cidade.

Anônimo disse...

Vendo falar de monsuaba, deixo aqui um recado.naõ se preocupa esse povo umilde e pessoas de carater e honrra que eles saõ.podem ter serteza ainda vaõ se orgulhar de morar neste bairro.pos monsuaba,é um bairro lindo,só esta faltando alguem de pulso.pulso muito forte.da qui alguns meses vcs.vaõ ver.

Anônimo disse...

E o "NOSSO QUERIDO ALTAMIRO" de volta à Fusar.
Que M....

ALAN disse...

Estão de brinCDadeira com a nossa cara,só pode.CELINA FIGUEIREDO PARA A COMISSÃO DA CULTUAR???????ALTAMIRO PRA FUSAR?????PROCESSOS ADMINISTRATIVOS CONTRA SERVIDORES.ARTIGO 115,inciso I a X para vários efetivois.CONTRATAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE BERÇARISTAS PELA EDUCAÇÃO,SÓ PODEM ESTAR DE SACANAGEM JUÍZA,PERDERAM O RESPEITO COM A MERITÍSSIMA???MALDITO GOVERNO!

transeunte bobo disse...

Hoje na praça em frente a PMAR estavam a Primeira-dama e o ex-vereador Pedro Miguel conversando,o papo era o Desastre do tuca em deixar 2 secretarias à beira do COLAPSO de INCOMPETÊNCIA.EDUCAÇÃO E AÇÂO SOCIAL.AMBOS disseram que o TUCA tem que agir JÁ.A Primeira-dama disse que desta semana não passa.Mais 2 secretarias com MUDANÇAS à VISTA!!!A mesma está revoltadas com tantas denÚNcias aqui e o desprefeito não toma ATITUDE.

Anônimo disse...

SINTOMAS DE ENRIQUECIMENTO:
Até um pouco tempo atrás, um importante secretário desfilava pela cidade com um humilde Fiat Uno avaliado em uns 10 mil reais.
Hoje, passados 03 anos de "muito poder", desfila com um carrão de aproximadamente 120 mil reais.
É um dia a casa cai!!!!!!

Anônimo disse...

OBRIGADO JOSÉ ANTONIO POR CAUSA DA SUA AUDIENCIA PUBLICA INVENTADA PELO SR. CHICO JUNIOR O SETOR DE TURISMO SANGRA.

Anônimo disse...

Aí Tangra vamos ficar de olho nessas nomeações da Fusar, cada curriculum dá até medo.

Anônimo disse...

O Presidente da CMAR, Vereador José Antônio (PC do B) deve ter algum problema com as autoridades instituídas, principalmente aqueles aprovados em concursos públicos.Se não vejamos: quando, a tempos atrás , um delegado da Polícia Federal esteve presente em uma sessão ordinária da CMAR ,o nobre Edil pirou o cabeção; agora demonstra uma preocupação extrema com a presença de um Promotor Público à Santa Casa.
É muito estranho, será só implicância.....Pois é, corajoso o ZÉ.

EU JÁ TE DISSE ?
Postado por Dr.Ulisses às 17:44 0 comentários

Anônimo disse...

Esse causo poderia ser aqui em Angra...

Anônimo disse...

E O REGINALDO? E O MIRÃO ? AMBOS GOSTAM DE BOLA. COLOCARAM A RAPOSA PARA TOMAR CONTA DO GALINHEIRO.

Anônimo disse...

Esse Ulisses é um bobo, está querendo sobressair em cima de alguém, mas não está conseguindo não. Quer alguns segundos de fama. Não terá.

Anônimo disse...

Por falar em enriquecimento, há algum tempo atrás o marido de uma secretária ganhou um dinheirão do Fábio Raunheti e levou a família para Disney agora, no governo do desprefeito cego Tuca jordão soube que o mesmo levará sua querida esposa para passar férias em Nova York. E nóis professores ó!!!!!!!!!!!!!