"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, fevereiro 27

Incentivos à Indústria Náutica

Foi publicada no último B.O. a lei de incentivos fiscais às indústrias náuticas:
O Prefeito fica autorizado a conceder isenção de 100% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para os 10 anos a partir da data de instalação das empresas localizadas dentro do Pólo Industrial Náutico Verolme, Bairro Jacuecanga - Angra dos Reis, com atividades de engenharia e reforma relativa a indústria naval, às plataformas destinadas à exploração de petróleo e gás, bem como as do ramo da indústria náutica.

Nada se sabe sobre as contrapartidas que as empresas darão ao nosso Município em troca dessa verdadeira fortuna que deixarão de pagar por esses impostos.

Tem gente falando que as compensações serão os empregos e o treinamento dos funcionários, mas não caiam nessa conversa. Qualquer botequim dá emprego e nem por isso recebe incentivos fiscais. Treinamento é 'investimento' para a empresa e até o botequim pé-sujo treina o cara que vai servir o cafézinho, concordam?

Assim, continuamos aguardando a divulgação de quais serão essas compensações. Vamos ficar de olho vivo para que não venham em forma de lanchinhas e iates presenteados 'aos de sempre'.

4 comentários:

Anônimo disse...

Engano seu TAngra. A Brasfels tem incentivo fiscal e traz os funcionários de outros estados e municípios porque os daqui não se requalificaram.
As empresas quando se instalam em Angra, em sua maioria das vezes, traz gente de fora alegando que aqui não tem gente qualificada.
Treinamento é sim investimento não só para a empresa, mas também para o funcionário.

TAngra disse...

Prezado Anônimo da 13:50,

Veja que não há nenhum ponto em que você e eu discordamos. Portanto, não entendi onde você viu meu 'engano'.

E digo mais: relembrando meus velhos tempos como treinando e como treinador em ambiente empresarial, a primeira regra é que se as condições do treinamento eram adequadas e se os pré-requisitos para o treinamento foram atendidos, então, se o treinando não aprendeu é porque o treinador não ensinou. Isso é uma regra.

Não posso lhe dizer onde a Brasfels falhou no treinamento, mas que falhou não há dúvida. Ou não selecionou o público certo, ou não tinha as ferramentas adequadas ao treinamento, ou não ofereceu a recompensa certa como resultado do aprendizado, ou os instrutores não eram qualificados, ou sei lá o quê, mas que a falha é responsabilidade exclusiva do treinador, sempre, não é assunto passível de discussão, certo?

Abraços.

Anônimo disse...

TAngra, me referi às compensações. Quanto a citação da Brasfels, digo que "na instalação da indústria" os trabalhadores mais qualificados vem de outros estados.
É preciso que sejam oferecidos cursos de qualificação profissional aos trabalhadores da área, para que quando for "negociada" a instalação de uma indústria os trabalhadores já estejam prontos para o mercado.
Embora pareça, não discordei de você.

Anônimo disse...

o prefeito e o vice ganharam uma lanhca e eles estão dividindo nos finais de semana ela fica ancorada na monbaça