"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, fevereiro 20

Leitura Obrigatória

Acabo de ler duas postagens diferentes sobre um mesmo tema: a má formação e a falta de opções e perspectivas que acabam levando ao crime muitos dos nossos jovens.

É óbvio que as postagens não foram previamente combinadas, mas as coincidências são tantas que parece até que alguma coisa mística comandou a mão dos autores. Até os horários das publicações são enigmáticos: uma às 12 e a outra às 21 horas. Por isso as considero leitura obrigatória.

A primeira no Comunidade de Saco do Céu: "Descaso ou Hipocrisia da Sociedade?"

A outra no Panorama Angrense: "Invencionice"

Essas são as conseqüências da corrupção, da incompetência, da omissão e do descaso praticados pela grande maioria dos 'todo-poderosos' do Judiciário, do Executivo e do Legislativo do Brasil.

Se fosse lei que nossos governantes, legisladores e julgadores só usassem os serviços públicos, os hospitais públicos e, seus filhos, as escolas públicas, nossa realidade seria completamente diferente.

Eu considero um fracassado o prefeito de uma rica cidade, por exemplo, que sabe que não pode ter seus filhos estudando na 'sua' escola pública, que sabe que não pode cuidar da saúde dos seus no 'seu' hospital público. É como o dono de uma empresa que não usa os seus produtos por que sabe que são uma porcaria.

4 comentários:

PatCentro disse...

TAngra,

Muito boas as duas postagens que você indicou.

Vocês fizeram um comentário muito pertinente sobre a atual realidade do nosso povo.

Não estou me referindo só aos angrences, estou me referindo aos brasileiros, que deixaram de cobrar seus direitos e estão perdendo sua dignidade.

Na opinião de vocês o que e quando isso aconteceu com esse povo, e onde vamos parar agora?

Um abraço,

PatCentro.

Marco Oliveira disse...

Prezados (as) do Transparência Angra,tempos atrás postamos em nosso Blog Caiçara chamando atenção no que diz respeito as reportagens veiculadas em um famoso tablóide sanguinário de nossa cidade, que diz assim:

Em nossa opinião Caiçara, a ênfase dada nas formas mais cruéis de violências e atrocidades que chocam nosso povo angrense, que é veículada em um dos famosos tablóides semanal da nossa Cidade, é com toda a certeza uma forma de incitação à violência, satifaz ao ego, dá prazer e alimenta a sensação poder aos que vivem ás margens da lei, e que vem aterrorizando esse nosso povo querido e sofrido de toda Angra dos Reis.
Nos refirimos a este gênero usualmente conhecido como sensacionalista, no qual a violência domina grande parte das reportagens e cuja forma se distingue do jornalismo comum. É constatado semanalmente a presença de uma outra espécie de noticiário, que foge aos padrões normais do jornalismo de qualidade. O gênero, no seu estilo e forma, tende a explorar o extraordinário, o anormal, o fait divers, utilizando-se da linguagem do espetáculo e imagens chocantes que prendem a atenção do público, provocando impacto. O conteúdo predominante é aquele do crime, da violência, da tragédia, do escândalo, supervalorizando o crime e a emoção, em detrimento da informação.
Essa prática midiática foi há muito tempo abolida de alguns jornais das capitais, ou seja, caiu em desuso, não acrescenta, prejudica, destrói e outros adjetivos mais. Um dos grandes desafios da comunicação na sociedade atual, é o de preservar a autêntica vocação do jornalismo: garantir o direito à liberdade de expressão e informação baseada na
verdade e objetividade, visando esclarecer os cidadãos e incentivar a cidadania. Temos a certeza absoluta que este tablóide pode contribuir de forma positiva para toda a sociedade de Angra dos Reis.
P A Z N A "C I D A D E" ! ! !

Grande abraço.
Saco do Céu Ilha Grande

DaRoça disse...

Caro CCSC:
Perfeita a sua análise. Mas, acho que a única e grande contribuição que esse jornaleco poderia dar à cidade seria FECHAR AS PORTAS.
Abraços.

Anônimo disse...

Tudo isso é fruto da "corrupção". O jornaleco, como todos sabem, tem sua parcela de culpa por participar de tudo isso. Seus repórteres ficam na Delegacia de Polícia como vampiros à espreita da presa para poder noticiar. Sentem-se fracassados se ninguém for assassinado, estripado, etc. no seu plantão.
Há uma frase na Bíblia, de São Paulo (ou Paulo, para os evangélicos), que diz: "O AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males". O que é mais intrínseco ao corrupto? Sua adoração ao dinheiro, não importa por qual método venha. Para ele não tem problema se as crianças vão ficar sem merenda escolar, se não há atendimento médico no pronto socorro público, se as escolas estão caindo aos pedaços... Para ele só importa é que ele tem muito dinheiro e isso implica em muito poder. Seus filhos estudam nas melhores escolas, têm o melhor atendimento médico, o resto não importa. Isso em qualquer nível da esfera pública, federal, estadual, municipal. "Tá tudo dominado"!
Por tudo isso, um dos parágrafos mais brilhantes que vi em todos os blogs foi o último desse post
("Eu considero um fracassado o prefeito de uma rica cidade, por exemplo, que sabe que não pode ter seus filhos estudando na 'sua' escola pública, que sabe que não pode cuidar da saúde dos seus no 'seu' hospital público. É como o dono de uma empresa que não usa os seus produtos por que sabe que são uma porcaria.") Quem dera que nosso amado e adorado prefeito lesse ou pelo menos chegasse a ele esse post do blog.
Abraços
Mônica Lima