"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, outubro 26

Banheiro de Ouro - uma Gotinha d'Água

O famoso "banheiro de ouro" do cais Santa Luzia é só uma gotinha de água no oceano de contratos com empreiteiras.

Agora entendo por que ninguém do governo se preocupou nem em inventar uma mentirinha qualquer para nos enrolar. Devem estar todos rindo de nós, dos angrenses de bem, lá na Itália, concluindo que somos perfeitos idiotas de nos preocuparmos com uma obrinha de menos de R$ 700 mil.

Enquanto esperneávamos por causa de um banheiro, o dinheiro público escorria livremente pelo ralo atrás de nós. Devem ter se divertido muito conosco. Tem praça no Frade cuja reforma rendeu quase tanto quanto o banheiro.

Vejam no site do Transparência Angra os contratos de 4, por enquanto, das muitas empreiteiras que operam no município (a Construtora Matos Teixeira e a Matos Teixeira Construções estão na mesma página):

Estes valores referem-se apenas ao período 2005 / 2008. Clicando nos links você verá informações sobres os contratos, aditivos e objetos. Observem que a Matos Teixeira nem está envolvida na "Cartas Marcadas". Observem também que logo que a poeira das prisões baixou, os contratos voltaram com força muito maior. A Metro, a do banheiro, é das menores.

Estamos concluindo um levantamento completo sobre os contratos desta era Fernando Jordão e vamos avisar assim que cada um deles estiver disponível. Mas posso adiantar que a coisa é de assustar. A Fusar tem contratos de arrepiar os cabelinhos.

Somos sim idiotas! Mas não podemos continuar assim. Temos que reagir antes que o governo Tuca, que em breve se inicia, use e abuse da nossa inocência. Vocês já viram a equipe que ele está montando? Alguns são temerários...

Vamos colaborar com os eleitos e fiscalizar bem de perto tudo que farão. É nosso dever para com nossos descendentes e com os cidadãos menos esclarecidos e os adeptos da política do rouba mas faz.

Boa sorte a todos nós.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,

Muito importante as informações, além das obras superfaturadas temos em Angra o nepotismo desenfreado, por exemplo a família do prefeito eleito, até pouco tempo atrás estava toda na folha de pagamento da prefeitura, dizem que o pai era funcionário fantasma na Fusar.

Abraços

TAngra disse...

Prezado Anônimo,

Estamos pesquisando também essas contratações de CC's e fantasmas. É assim que conseguem se eleger e se manter no poder.

Mas pode ter certeza que o filão de ouro dos corruptos são as grandes obras. É por aí que perdemos a maior parte das verbas que deveriam estar proporcionando excelentes educação, saúde, segurança, lazer etc aos cidadãos angrenses.

E há quem se satisfaça com a política do "rouba mas faz".

Muito triste, mas precisamos reagir e usar nossa força. Vamos mostrar a "eses" que, unido, o povo é invencível. Se derrubamos até um presidente, imagine o que não podemos fazer contra politiqueiros amadores de uma cidadezinha muito rica do sul do RJ.

Só não podemos é ficar apenas nas denúncias e indignações. Temos que agir.

Abraços!

Anônimo disse...

Muito bom !

Anônimo disse...

HA,HA,HA,HA,HA.... sei, e com tudo levantado e em mãos vc vai fazer mais uma denúncia a Órgãos da Justiça (MPM, MPE, MPF, PF, TC, TCU, entre tantos outros "FICAIS DO POVO", que irão engavetar sua denúncia em troca de alguma coisa que eu a torcida do Mengão sabemos o que é, e vc vai ficar com essa cara de "boi lambeu" que todo angrense está, depois de tudo o que vimos e constatamos. Um advogado influente de cabelo e bigode pintados de bege, afirmando que tudo é mentira e que não existe processo na justiça. E AÍ ? QUEM DESMENTIU O CARA QUE, ALÉM DE TUDO, FICOU FAZENDO BOCA DE URNA NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, NA CARA DE PAU PRA QUEM QUISESSE VER? Lamento amigo, lembra do De Gaulle ? vc já era nascido ? ele disse pra quem quisesse ouvir:"O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO" ..... e o Pelé, sabe o negão? é o jogador de futebol, ele mesmo, disse em alto e bom som: "O POVO BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR". O resto é mulher, cerveja, futebol e carnaval: se faltar aí sim, o bicho pega. Caso contrário, a gente vai levando .....

Anônimo disse...

meu caro, suas informações são de muita importância, acho que deva entrar no site do ministério público e fazer o encaminhamento desta sua postagem e já.
um abraço e obrigado pelo trabalho sério

Anônimo disse...

favor colocar os dados das empresas de iluminação
engelux costa pereira

TAngra disse...

Caro Anônimo,

Esqueceu da "lei de Gerson"? Aliás, coitado do Gerson. Como você sabe, ele era famoso por sua habilidade com a bola e por sua inteligência, dentro e fora do campo, por isso foi usado numa campanha publicitária de lançamento do 1º cigarro de baixo teor de nicotina, lembra? Ele era fumante (nem todo mundo é perfeito) e a propaganda sugeria que as pessoas inteligentes deveriam fumar a nova marca Free. O mote era "levar vantagem em tudo, certo?". Depois essa expressão foi desvirtuada e hoje você sabe o que significa. Eu conhecia pessoalmente o Gerson e sei o quanto ele ficou deprimido com tudo o que aconteceu, embora não tenha declarado em público. Mas isso é outra história ...

Voltando ao seu comentário, pergunto:

1- então você acha que devemos fingir que está tudo bem e simplesmente deixar pra lá?

2- ou acha que devemos juntar-nos ao grupo no poder e tirar o máximo proveito em benefício próprio, os outros que se "explodam"?
3- ou devemos fazer a nossa parte, por mais insignificante que seja, denunciando os erros que vemos e sabemos, esperando que um dia surtam efeito?

Eu fico com a última. Prefiro usar a boa escola que tive, a boa educação moral que meus pais me deram, e demonstrar alguma preocupação com aqueles que não tiveram a mesma sorte que eu e se deixam enganar por qualquer discurso. Mas me omitir diante de qualquer crime, jamais. Eu não me sentiria digno de continuar vivendo em sociedade.

Espero que seu comentário tenha sido feito num momento de desânimo, de indignação. Se for o caso, peço que não desanime. Há muitos que precisam da sua participação. Precisam de uma ação positiva de pessoas esclarecidas como você. Tenho exemplos de cidades em que a participação popular na fiscalização dos governos mudou completamente os governantes. Vou falar sobre isso neste Blog mais à frente.

Finalmente, sobre o De Gaulle, ele estava só defendendo os interesses da França na exploração das lagostas no nordeste do Brasil. Mas não o considero pessoa qualificada para falar de moral. Lembra o que fez quando seu país foi invadido na 2º guerra? E sobre o "filósofo" Pelé, sou mais o que disse o também "filósofo" Romário: "Pele é melhor de boca fechada!".

Abraços.

Obrigado por seu comentário e repito: não desamine, junte-se a nós!

TAngra disse...

A Engelux está a caminho. Já tiha identificado alguns valores absurdos, considerando o serviço contratado. Só estou priorizando as maiores e as envolvidas no Caratas Marcadas. Em poucos instantes estarão disponíveis os contratos de mais outras 3 empresas de construção.

Anônimo disse...

Gostei muito da sua matéria sobre as empreiteiras que dominam a nossa cidade há 8 anos, elas estão cada vez mais ricas com o nosso dinheiro. Todos estes valores mostram como foi desviado todo o dinheiro publico, mostra como o Governo Fernando Jordão é o governo mais corrupto da história de Angra dos Reis. É por isso que não têm dinheiro para saúde, saneamento e educação. É muito grave a relação de funcionários da prefeitura que são responsáveis pela fiscalização das obras com as empreiteiras, entre algumas denuncias que foi colocado na matéria ainda tem a denuncia de vereadores sócios de empreiteiras e até mesmo o eleito Tuca Jordão sócio de 1 empreiteira. Se a população de Angra, somar todo o dinheiro gasto com as obras superfaturadas do Fernando vamos chegar a um valor absurdo. Eu sei que é difícil a justiça de Angra fazer alguma coisa, parece que estão todos coniventes, mais as denuncia feita nesse blog são muito sérias. Aconselho a mandar tudo isso que vc tem de informação com cópia para os sites do MP, TCU, TCRJ, TJRJ, alguns senadores do PSDB, PV, PDT, DEM, PCDB, PPS, alguns deputados e principalmente alguns jornais como O GLOBO, JORNAL DO BRASIL e as revistas Época e VEJA. Mande todas as informações que vc tem, mais não esqueça de mandar como cópia para todos, com isso um vai saber que o outro já tem as informações.

Anônimo disse...

Angra precisa mesmo de bons banheiros pùblicos,pois fui passar uns dias ai ,e nao encontrei nem um bnheiro decente ,tive que voltar para a casa onde estaava hospedada a 5 km por falta de um banheiro pùblico no centro da cidade. Atè

TAngra disse...

Prezado Anônimo (ou Prezada Anônima) que postou o comentário das 12:40h,

Você tem toda a razão. Em Angra falta não só um banheiro público decente. O visitante também se ressente de bons restaurantes e lojas que funcionem nos fins de semana, atendimento médico de qualidade para emergências etc.

Mas entenda que o que se questiona aqui é o valor "imoral" das obras (todas as obras) contratadas pelo atual governo. E o fato das empreiteiras terem sempre vínculos estreitos (até de parentesco) com os rsponsáveis pelas contratações.
Haja visto que há investigações em curso sobre essas contratações, como foi amplamente divulgado pela imprensa de todo o Brasil e no exterior.

O "banheiro de ouro" só é emblemático por que fica bem no Centro da cidade, na vista de todas as pessoas.

Espero que quando volte a Angra não apenas o banheiro esteja operando, mas que a cidade toda esteja preparada para recebê-lo(a) com a devida consideração.

Agradeço seu comentário e peço que veja com carinho, neste Blog, os valores das obras contratadas e compreenda o por quê da indignação popular.

Abraços.