"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, outubro 11

Mais Prestação de Contas

Comentários indignados sobre as Prestaçôes de Contas dos candidatos podem ser vistos em todos os blogs. Cabe aqui fazermos alguns esclarecimentos.

As contas existentes dizem respeito à 2º Parcial. As definitivas ainda não foram apresentadas. O prazo é, em princípio, 04/11/2008. Vão estar resumidas no site assim que disponibilizadas pelo TSE.

Mas não se iludam. A fraude e sonegação vão continuar. Afinal, a legislação eleitoral é feita pelos políticos. Há brechas consideráveis na legislação que reduzem a transparência do financiamento das candidaturas.

Por lei, o TSE só pode agir quando acionado. Ele não pode realizar investigações quando há apenas suspeitas. Portanto, a transparência no financiamento das campanhas eleitorais e o banimento da prática de corrupção pré-eleitoral dependem fortemente do aumento dos poderes de fiscalização da Justiça eleitoral.

Sem o aperfeiçoamento legal, as Contas dos candidatos serão meras peças de ficção e somente a atitude investigativa da imprensa e a indignação dos cidadãos podem contribuir para o incremento da lisura do processo eleitoral no Brasil.

Portanto, que a imprensa séria continue investigando e que os cidadãos de bem continuem se indignando ! É nada mais que nossa obrigação !

Um comentário:

Anônimo disse...

Ficaremos agardando, se possível colocar os resultados finais.

Se não cobrarmos transparencia das contas do "nosso quintal" como poderemos cobrar as mudanças que precisamos e que foram prometidas durante as eleições?