Comentários indignados sobre as Prestaçôes de Contas dos candidatos podem ser vistos em todos os blogs. Cabe aqui fazermos alguns esclarecimentos.
As contas existentes dizem respeito à 2º Parcial. As definitivas ainda não foram apresentadas. O prazo é, em princípio, 04/11/2008. Vão estar resumidas no site assim que disponibilizadas pelo TSE.
Mas não se iludam. A fraude e sonegação vão continuar. Afinal, a legislação eleitoral é feita pelos políticos. Há brechas consideráveis na legislação que reduzem a transparência do financiamento das candidaturas.
Por lei, o TSE só pode agir quando acionado. Ele não pode realizar investigações quando há apenas suspeitas. Portanto, a transparência no financiamento das campanhas eleitorais e o banimento da prática de corrupção pré-eleitoral dependem fortemente do aumento dos poderes de fiscalização da Justiça eleitoral.
Sem o aperfeiçoamento legal, as Contas dos candidatos serão meras peças de ficção e somente a atitude investigativa da imprensa e a indignação dos cidadãos podem contribuir para o incremento da lisura do processo eleitoral no Brasil.
Portanto, que a imprensa séria continue investigando e que os cidadãos de bem continuem se indignando ! É nada mais que nossa obrigação !
Um comentário:
Ficaremos agardando, se possível colocar os resultados finais.
Se não cobrarmos transparencia das contas do "nosso quintal" como poderemos cobrar as mudanças que precisamos e que foram prometidas durante as eleições?
Postar um comentário