"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, outubro 14

Cidadão de Bem X Cidadão do Mal

Assisti reapresentação da sessão legislativa do dia 9 de outubro. O que vi foi lamentável, muito triste mesmo. Desanimador.

De forma quase irada, passaram horas na tribuna divagando sobre a tese de que "alguns" teriam dito na campanha eleitoral que os eleitores que votassem no candidato 'A' seriam cidadãos do mal; só seriam cidadãos "do" bem os que votassem no candidato 'B'.

(Me pareceu que os "alguns" a quem se referiram eram canais de TV e os novos meios de informação e opinião: os Blogs e a Internet.)

Quando o discurso saía do foco bem versus mal, derramavam-se em elogios ao candidato mais votado na majoritária e em críticas singelas ao candidato derrotado. Mas quanto a isso, nada de mais (?).

Quanto à declaração de que "alguns" acusaram cidadãos de serem do mal por conta da opção de voto, parece que nossos ilustres ocupantes da Câmara de Vereadores não entenderam patavina (com todo o respeito).

O que nós sempre dissemos aqui neste Blog de informação - TransparênciaAngra não é um Blog de opinião -, é que é dever de todo cidadão de bem escolher com cuidado seus representantes. E fiscalizá-los de perto, se eleitos. E foi isso que vimos e ouvimos nos demais Blogs - de informação ou de opinião - e TV's que participaram ao lado dos cidadãos na campanha.

Também dissemos que aqueles que escolhessem seus candidatos só pensando em auferir qualquer benefício ou vantagem para si, fosse uma cesta básica, um saco de cimento, um emprego na administração pública ou privada, uma carona, R$50,00 ou um simples aperto de mão, era, sim, um mau cidadão.

É um mau cidadão também aquele que superfatura obra pública, o que corrompe e o que se deixa corromper, o que compra o eleitor em troca de voto e o eleitor que se vende, o que faz e o que contrata a boca de urna, o que se omite na malversação da coisa pública e por aí vai ....

E não interessa se estes maus comportamentos estão se tornando vulgares, como também alegou um dos vereadores. O cidadão de bem tem o dever de se contrapor a essas atidudes nefastas, pelo menos enquanto elas estiverem fora da lei vigente. Caso contrário, é, sim, um mau cidadão.

Quanto a cidadão do mal (com L), pelo que me consta é aquele que habita as profundezas do inferno, príncipe das trevas, belzebu, segundo o Novo Testamento. Mas isso é outra história. E não é comigo.

No YouTube estão os discursos mais representativos do que falei. Há também alguns que não têm relação com o caso, mas permitem que façamos um paralelo entre a atuação parlamentar e o grau de instrução (embora eu seja completamente favorável à legislação que permite a candidatura de qualquer cidadão, mesmo apenas alfabetizado), assunto que gerou alguma polêmica.

Foram colocados no YouTube porque dentre os poucos leitores deste Blog alguns não têm acesso à NET e outros pouquíssimos não são de Angra.

Sei que é uma tarefa árdua mas por favor não deixem de assisti-los. E depois não esqueçam de postar comentários se acaso eu cometi alguma injustiça.


Vereador Essiomar Gomes: (***)

Vereador Pedro Miguel: (****)


Vereador Marco Aurélio: (**)

  • O vídeo será colocado em breve..

Vereadora Vilma dos Santos: (*****)


Vereador Aguilar Ribeiro: (******)


  • O vídeo será colocado em breve. É um dos melhores! Aguardem !!! (plagiado do angrapol)

PS. A imagem não é muito boa, aliás é pessima, mas o contéudo é muito esclarecedor, como já foi dito num comentário !

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog,pela clareza em suas colocações e pelas matérias extraordinárias.

TAngra disse...

Adenaide,

Agradeço seu comentário.

Não deixe de ver os vídeos com os discursos dos vereadores. Em especial os da Vilma e o do Aguilar, que estou terminando de carregar no YouTube. São esclarecedores.

Tenha coragem e paciência que valem a pena.

Abraços.

DaRoça disse...

"Nós somos muitos
Não somos fracos
Somos sozinhos nessa multidão
Nós somos só um coração
Sangrando pelo sonho de viver..."

Agora, é sério: o texto é muito bom. Pena que se nossos vereadô for lerem, eles não vaom entenderem
é nada.

Dos dois lados do Equador disse...

Parabéns por seu blog.
Quem bloga sabe o trabalho que é manter a assiduidade e a correção.

Seus textos são claros e esclarecedores.

Leitura obrigatória para todo cidadão, seja ele morador de Angra ou não.

Paz,

Vando

Anônimo disse...

Quanto ao comentário do bem e do mal,quero esclarecer que trata-se de um programa de tv onde um dos comentaristas disse que as pessoas que votaram na Conceição eram pessoas dignas e de respeito.Talvez uma má expressão colocada na hora errada tenha dado todos esses comentários.Vamos relevar e esquecer torcendo por nossa cidade e uma boa administração futura.Abraços a todos Conceição ou Tuca mas angrenses de respeito todos nós.

Anônimo disse...

Caro anônimo,

É por sentir amor a essa cidade e a todos os angrenses que nós ficamos aqui ligadinhos nos blogs, nos jornais em tempo real, nas TVS e principalmente nos comentários da população.

Você disse: "Talvez uma má expressão colocada na hora errada tenha dado todos esses comentários." - minha opinião é que foi uma expressão correta e muito bem colocada. Expressão dita com delicadeza, de um jeito simples, popular, para abrir os olhos e os ouvidos desse povo que não quer ver nem ouvir o que acontece todos os dias ao seu lado.

Não vamos relevar e nem esquecer o que já tomamos conhecimento, agora é o momento de cobrarmos respostas, providências e, diria mais, JUSTIÇA e PUNIÇÃO. Dar um basta na impunidade!
Concordo quando diz:"torcendo por nossa cidade e uma boa administração futura" - precisamos fazer mais que torcer, não acha?
Precisamos cobrar o que realmente nossa cidade precisa e não o que apenas envaidece nossos politicos.
Mas se o Arthur Jordão estiver realmente preocupado com o povo dessa cidade, vai ouvir os cidadãos de bem e ignorar os do mal.