"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, outubro 20

Mudanças de Opinião

Mudar de opinião pode ser uma atitude nobre ou um ato desprezível.

Já tratamos disso em Jornal de Opinião, texto escrito neste Blog em 12 de Outubro sobre a mudança de opinião de um jornal de Angra.

Agora, um exemplo oposto, um que ressalta a altivez de uma pessoa:

O Ministro do STF Aires Brito (Presidente do TSE) mais dois doutores da PUC e da USP - se não me engano - debatiam a adoção do voto facultativo no Brasil.

A tese do Ministro era voto facultativo já, com base no preceito constitucional da liberdade de opinião etc.

Os outros debatedores argumentaram contra. Um falou sobre direitos e deveres do cidadão, sendo o voto um dos deveres. O outro disse temer que 40% da população do Brasil (os mais carentes) poderia ficar sem representação no executivo e no legislativo.

Quando o mediador do debate ia passar para outro assunto o Ministro interrompeu e disse:

-"Por favor, antes do próximo tema eu quero mudar minha opinião. Depois de ouvir o argumento sobre a representação dos mais carentes eu agora acho que o voto facultativo não pode ser pra já. O Brasil ainda não está preparado para isso, mas continuo achando que o voto facultativo deve ser nosso objetivo quando chegarmos a uma sociedade menos desigual. Mas por enquanto tem que ser obrigatório."

Que belo exemplo de nobreza!

Lembrei deste caso ao ler sobre o ministro no Blog Angrapol: "Ministro Aires Brito. E resolvi abordá-lo ao ler o Blog Resistência: Democracia Americana ....

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa atitude do ministro chama-se "humildade", conduta que falta a muitos aqui em Angra...

TAngra disse...

Você tem toda a razão, Klondike.

Essa humildade, essa nobreza de caráter que o Ministro Aires Brito transpira só vem ao atingirmos um grau de "sabedoria" que poucos conseguem alcançar.