As pesquisas têm peso importantíssimo nos resultados.
Em todas as regiões do Brasil pode-se constatar que essa influência é inversamente proporcional ao nível de escolaridade das pessoas. Quanto menos informado e instruído é o cidadão, mais influência tem a divulgação de pesquisas pré-eleitorais.
Vou contar um fato que ilustra bem o que digo.
Na primeira eleição que passei em Angra "votei em trânsito". A justicativa era feita nos Correios e se formava uma fila quilométrica em torno da Praça Lopes Trovão. Coisa de má gestão e total desrespeito aos turistas, que eram maioria na fila, por parte dos Correios. Mas isso é outra hstória.Um morador, vindo de seu local de votação, ao avistar um conhecido seu na fila pouco à minha frente parou para uma conversa:
- Ué!, você não vota em Angra não ?
- Não, não deu tempo de transferir o título. Tenho que enfrentar essa maldita fila, que não anda. Em quem você votou ?
- Deixa eu ver, foi nesse aqui - respondeu, apanhando no bolso um santinho de candidato.
- Será que ele vai ganhar ?
- Claro que vai. Eu nunca perdi eleição nenhuma. Acha qua sou bobo ? Antes de votar eu vejo as pesquisas e escolho os que estão na frente. Meu candidato sempre ganha - disse cheio de orgulho.
O pior é que os políticos sabem disso muito mais do que nós. Especialmente os maus políticos. Eles sabem que se houver um ensino público de qualidade, aulas de civismo e cidadania, a chance deles acaba.
Por que vocês acham que o ensino público é tão negligenciado, mesmo em cidades ricas ? Fazem-se obras milionárias ao invés de investirem na boa educação.
E o que podemos fazer ? - Nós temos que participar ativamente da vida política de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país, ao ínvés de ficarmos dizendo: fulano ganhou e pronto, temos que engolir o pepino e esperar 4 anos. Não, meus caros amigos, falar ou aceitar isso não é atitude de cidadãos de bem.
Comparem as tabelas com o grau de instrução do eleitor angrense x região sudeste. E tirem suas conclusões.
6 comentários:
Gostaria da falar de NEPOTISMO!
É possível se obter e publicar no blog, todos os nomes e sobrenomes dos funcionário da nossa Câmara Municipal?
Vocês poderiam também explicar o que é nepotismo cruzado?
Afinal , nós que pagamos os salários.
Obrigado.
Nepotismo cruzado é uma coisa terrível, uma malandragem de político da pior espécie. Vou fazer uma postagem agora mesmo sobre o assunto para que possa esclarecer um número maior de pessoas.
Funciona assim:
Suponhamos que eu seja do governo municipal e por isso não possa indicar meu irmão para um cargo na prefeitura.
Voce é um vereador, por exemplo, e não pode indicar seu irmão para a Câmara.
Então nós combinamos e você indica meu irmão para a Cãmara e eu indico seu irmão para a Prefeitura.
Ficamos todos felizes e a justiça não pode fazer nada.
Nojento, não é ?
Sobre a lista de funcionários, prometo que vou tentar, mas é uma coisa trancada a 7 chaves, por motivos óbvios.
Obrigado por sua sugestão.
Abraços.
Uma pergunta:
Seria possível encaminhar aos jornais de Angra( Maré; Cidade: Esporte Total e outros) para publicarem os esclarecimentos dados sobre NEPOTISMO?
Obrigado pelos esclarecimentos.
Existe uma Lei Federal que dá direito ao acesso à documentos públicos de interesse popular.
Não lembro agora mais peço e também vou a pesquisa.
Grato!
Veja o artigo "Nepotismo - Vejamos a Lei" mais acima. A própria Constituição Federal, no Art.37 diz que a "administração pública ... obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência ..."
O questionamento é sobre a não divulgação de informações sigilosas. Mas o que é sigiloso ou não ?
Abraços.
Sobre o comentário pedindo envio aos jornais do texto sobre Nepotismo, acho que podemos todos emviar o pedido aos jornais. Assim ele seriam pressionados a publicar algo a respeito.
Todo e qualquer material existente no Blog transparenciaangra.blogspot, assim como no site www.transpangra.t35.com, textos e imagens, são de domínio público e qualquer pessoa, viva ou morta, pode fazer o uso que quiser deles, OK?
Abraços.
Postar um comentário