Parece que o
grande golpe final de
Marcatti e
Tuca Jordão foi para o brejo.
Agora dia 14 eles planejavam dar a
Concessão de Direito Real de Uso dos serviços de água e esgoto da Grande Japuíba para uma
determinada empresa privada. Isto quer dizer que a tal empresa passaria a
receber dos moradores da Japuíba pelo serviço de distribuição de água e coleta de esgoto.
Todos estes anos falaram que deveriam assumir os serviços da Cedae e estavam prestes a passar seus próprios serviços para uma empresa privada. Quanto será que
embolsariam nessa tenebrosa transação, em ano eleitoral? Dizem que os valores envolvidos na negociata giravam
em torno dos 150 milhões...
A chamada para a concorrência estava
no site do SAAE, foi retirada hoje, mas aqui está uma cópia:
clique para ampliar
"Objeto: Contratação de sociedades Empreiteiras para Locação de Ativos, precedida de Concessão de Direito Real de Uso de áreas do projeto executivo, e da execução das obras de esgotamento sanitário da Grande Japuíba."
O
Ministério Público recebeu denúncia de que seria uma licitação
"Carta Marcada" e agiu com presteza. A licitação foi suspensa:
“11/05/2012
Autarquia de Angra dos Reis suspende licitação após Recomendação do MPRJ
Em cumprimento à "Recomendação* expedida quinta-feira (10/05) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a autarquia municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (SAAE) suspendeu licitação que ocorreria na próxima segunda-feira (14/05). A medida extrajudicial foi encaminhada pelo Promotor de Justiça Bruno Lavorato, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Angra dos Reis, após denúncias de que uma empresa seria favorecida na concorrência para a realização de obras de esgotamento sanitário, de valor estimado em R$ 150 milhões.
A Promotoria instaurou inquérito civil para apurar a veracidade das denúncias e encaminhou a Recomendação ao Presidente da autarquia, que decidiu ainda na quinta-feira suspender a licitação. "A medida visa a impedir a violação de princípios constitucionais da Administração Pública e a evitar grave prejuízo ao erário municipal", informou Bruno Lavorato.
De acordo com Lavorato, caso a Recomendação não fosse acatada, o MPRJ ajuizaria Ação Civil Pública e adotaria as medidas judiciais cabíveis, tanto no âmbito civil quanto no administrativo, para impedir a realização da concorrência.
*Recomendação - medida jurídica extrajudicial prevista na Lei da Ação Civil Pública. Tem como objetivo resolver problemas que afetem direitos coletivos sem a necessidade de propositura de ação na Justiça. É uma forma mais ágil e rápida de solução de lesões coletivas aos direitos do cidadão, desde que os gestores públicos e privados cumpram suas disposições.”
Está aqui no site do MP:
www5.mp.rj.gov.br/consultaClippingWeb/clipAtual.do?id=201783&abrePopUp=true
Parece que estragaram as intenções de
aposentadoria prévia milionária do
Marcatti & Tuca Jordão. O que se espera é que estes dois
acabem atrás das grades, se confirmado que a
licitação era dirigida. Duvido que não fosse, pois
estava sendo conduzida na surdina, caso contrário
teriam alardeado o
"maravilhoso projeto de saneamento" aos quatro ventos, concordam? E como é que poderiam concluir este enorme projeto nos poucos meses de governo que faltam? É evidente que nem passou pelas cabeças deles concluir nada, só queriam embolsar a grana antes de pularem fora do governo, vocês não acham?
Cambada de
corruptos safados, esses
capangas e seus Jodãos...