"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, abril 18

Os Concursados/2008 com a palavra

Caros companheiros, nobre é a luta e bela é a união dos trabalhadores!

Não há duvida de que a jornada é longa, mas muito já se caminhou. Quando a luta era individual não conseguíamos nos fazer ouvir. Porém, a partir da união, fizemos com que os acomodados e encastelados fossem obrigados a ouvir-nos e, mais do que isso, foram obrigados a reconhecer nossos direitos. De reunião em reunião, conseguimos na semana passada ser recebidos pelo Sr. Prefeito Tuca Jordão, seus Secretários e a maioria dos Vereadores, no salão nobre da PMAR.

O início da reunião foi tensa, com a afirmativa do Prefeito de que só chamaria o número de aprovados suficiente para atender ao TAC firmado com o Ministério Público, o que estaria longe da reivindicação dos aprovados no concurso. Houve a exposição feita por Flavia, uma das representantes dos concursados, onde deixou clara a abrangência do assunto enumerando vários pontos da questão, tais como:
▪ Que o TAC permitiu a convocação dos aprovados como celetistas somente até a reinstalação da Secretaria Municipal de Saúde, quando, a partir de então, deveriam ser contratados no regime estatutário como reza o edital do concurso público. A Secretaria de Saúde foi reativada antes da expedição dos telegramas de convocação enviados a cerca de 300 aprovados que estavam no cadastro de reserva do concurso de 2008.
▪ Que os exames admissionais foram realizados pela Secretaria Municipal de Administração da PMAR e que os profissionais estão com seus ASOS em mãos, além de terem aberto contas correntes no banco Bradesco.
▪ Que houve profissionais que pediram demissão de seus empregos e outros que transferiram sua residência para este municipio - em virtude de terem sidos aprovados nos exames admissionais - atendendo ao pedido de urgência manifestada pela Prefeitura para que os profissionais assumissem seus postos no Sistema de Saúde de Angra dos Reis.
▪ Que o atual excesso de horas extras no Sistema de Saúde favorece a ocorrência de incidentes e acidentes, expondo a população a riscos constantes e os profissionais a condições inadequadas de trabalho, afetando inclusive sua saúde e sua vida privada.


O Sr. Prefeito falou que não teria como aumentar a folha de pagamento e relatou que mais de 80% das despesas com horas extras ocorrem na saúde. Após muitos debates, onde devemos destacar a atuação do Vereador José Antonio, de Flavia e de Mônica, saímos com alguns compromissos assumidos pelo Prefeito Tuca Jordão:
▫ Nomeação como estatutário de todos os concursados que estão trabalhando como contratados, seguindo a ordem de classificação do cadastro rezerva;
▫ Substituição de todos os contratados, nomeando como estatutários os concursados convocados por telegrama e que não haviam firmado contrato;
▫ Fim das horas extras excessivas, abrindo novas vagas para os concursados.
▫ A garantia de que no novo Hospital priorizarão os profissionais do cadastro reserva dos concursados de 2008.


Se o Sr. Prefeito municipal cumprir estes compromissos, conforme acreditamos que fará, efetivaremos a maioria - talvez a totalidade - destes profissionais que estão lutando por seus direitos e - por que não dizer - pela melhoria do atendimento à nossa população, sem onerar a folha de pagamento, visto que as horas extras são pagas com no mínimo um acréscimo de 50% no valor normal.

Caros amigos vamos ficar de olhos nos Boletins Oficiais verificando as nomeações e exonerações.

Outra grande vitória foi o posicionamento do Promotor do Ministério Público, Dr. Bruno Lavorato, que numa reportagem da TV Rio Sul deixou bem claro que o TAC firmado com a PMAR só validava a contratação por CLT até o retorno da Secretaria Municipal de Saúde e que, a partir daí, todos os contratados que estão do cadastro do concurso de 2008 devem passar para o regime estatutário e que todos os convocados têm direito a assumir como estatutários e requerer indenização por danos morais, entre outros direitos.

Continuemos unidos e a vitória virá.

PS. Eles tiveram coragem de postar que na reunião havia alguns canditados que pleiteavam vagas mas estava mal colocados no concurso. Isso é uma vergonha, pois foram várias idas à Câmara para conquistarmos esta reunião, para depois aparecerem alguns aproveitadores falar desta forma. Nós não estamos pleiteando vagas pois fomos convocados e fizemos exames admissionais. Quando uma candidata foi falar com o Prefeito até se emocionou e chorou, pois ela pediu demissão de seu emprego anterior - por conta da convocação e da pressa exigida pela FuSAR - e ele até pediu desculpas, mas desculpa não resolve o problema de ninguém, Sr. Prefeito.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que se o prefeito assumiu o compromisso de chamar os concursados, isso ele vai fazer. Tenho certeza que já que ele não será mais candidato a prefeito pelo menos vai sair do seu mandato como o prefeito que mais colocou concursado na prefeitura, já que não tem mais compromisso com nenhum cabo eleitoral para adquirir voto. Eu também estou na fila e acredito que vou ser efetivado.Espero que ele não me decepcione.

Carlos disse...

Devemos ser tachados de idiotas mesmos por esses crápulas.
Fui levar meu filho para jogar futebol no aquidabã e quem vejo lá todo sorridente, ele mesmo o Sr. CARLOS ALEXANDRE, o câncer da prefeitura, o rapaz dos pluviometros, das câmeras e da compra superfaturadissíma da gasolina.
Ele não é mais secretário, então não trabalha mais, e assim , lhe sobra tempo para natação, ginástica, sair na sua lancha, menos de trabalhar como soldado da defesa civil,será que alguém disse para ele que o concurso dele (aquele da janela) foi para o cargo de secretário?
Esse cidadão tinha que ter vergonha de sair de casa, fez mal a tanta gente nessa cidade que a melhor coisa que ele faz é ir embora daqui, quem sabe para uma cadeia junto com o cachoeira.
Tuca bota essa cara para trabalhar, pois a 13 anos ele só enrola.

Jorge Luiz disse...

}Se ficar igual á promessa dos dois reais a mais no tíquete-croquete, como foi feito com o sindicato e depois a lei virou outra coisa, esses concursados de 2008 vão ficar esperando eternamente. Esse povo da prefeitura não tem palavra.

Anônimo disse...

Belo começo de gestão Secretário de Meio Ambiente, Sr Márcio Reis.
Será que a preguiça e a cara de pau já é tão grande assim a ponto de achar que seu carro pode ficar parado na vaga de ambulancia, só para que o vossa magestade não tenha que andar mais de 10 metros afim de entrar em seu carro oficial.
Sr Márcio Reis, como funcionário de carreira esperamos mais do Sr.
Estamos de olho!

Anônimo disse...

TENHO MINHAS DÚVIDAS, SE ELA EFETIVARÁ MESMO OS CONCURSADOS DE 2008. SÓ VENDO PARA CRER!!

Anônimo disse...

É só no blá blá. MP teve que intervir na convocação dos concursados da ESF de 2008 (FUSAR) teve que intervir para abrir concurso este ano.Foi feito o CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL,mas até agora não foi convocado ninguém,ao contrário do que disse o Sr. PRESIDENTE JOSÉ ANTONIO,que iria chamar até a data da semana santa,disse na rádio, em jornais....Fala-se muito e pouco se faz nesta cidade.

Anônimo disse...

fiz uma denuncia no site do ministério público recentemente escrevi tudo que ja havia passado decorrente ao concurso de 2008 e minhas desilusões a respeito desta reunião com o prefeito que eu estou achando que não vai dar em nada. um funcionário do ministério público me ligou e ficou conversando comigo durante um longo tempo me fazendo varias perguntas a respeito do concurso, a posição do prefeito diante do caso e me perguntou se em angra havia locais o suficiente para alocar todos os concursados se fossem chamados, disse que sim, que havia varios postos de saude, a santa casa , um hospiatal de emergência. enfim encaminhou meu caso para CAO 6. Novamente me ligou perguntando mais informções sobre o concurso de angra , comuniquei que nos chamaram para regime clt, que abrimos conta , fizemos exame admissional e que depois nos comunicaram que não seríamos mais chamados, expliquei toda situação. Acho que isso foi um progresso e gostaria de pedir a todos os colegas que fizessem o mesmo, não estaríamos perdendo nada com isso apenas um pouco do nosso tempo, denuncie no site do MP escreva tudo que esta se passando com vc e sua desmotivação do concurso que só nos enganou e até agora nada foi feito, quem sabe unidos conseguiremos que o MP faça algo por nós, é uma tentativa.