"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, agosto 21

IDEB de Angra dos Reis - Análise do Resultado

(Leia com calma e atenção... ou então não leia!)

Notícia divulgada no site da Prefeitura (Angra tem resultados positivos no Ideb) alardeou o resultado no IDEB-2011 obtido pela educação municipal. É fato que houve, sim, um crescimento no índice de Angra. Vejam a evolução:

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mas é necessário analisarmos com carinho este resultado, para não cairmos no "conto do vigário". Para isso é importante sabermos como é calculado o Ideb e os critérios para que uma escola participe ou não deste cálculo.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem a intenção de ser um indicador da "qualidade da educação". Foi desenvolvido de forma a sintetizar informações sobre o "desempenho" em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre "rendimento" escolar (taxa média de aprovação dos estudantes).

Ao combinar o resultado do "desempenho" com o "rendimento" escolar o Ideb pretende atender às seguintes premissas:
a) Um sistema educacional em que todos os alunos concluem o ensino médio no período correto (bom "rendimento"), não é de interesse caso os alunos aprendam muito pouco (mau "desempemho") na escola;
b) Um sistema que reprova sistematicamente seus estudantes (mau "rendimento"), fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas notas (bom "desempenho") nos exames padronizados;
c) Um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as
crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não abandonassem a escola precocemente (bom "rendimento") e, ao final de tudo, aprendessem (bom "desempenho").


Fórmula de cálculo:
Ideb = N . P
onde:
  • N = "desempenho" dos alunos nas provas de matemática e português, com o valor da média variando de 0 a 10;
  • P = "rendimento", baseado na taxa de aprovação dos alunos, com indicador (inverso do tempo médio de conclusão de uma série) variando entre 0 e 1.

Por exemplo: uma escola cujo "desempenho" na Prova Brasil é 5,0 e o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos ("rendimento") terá o Ideb igual a 5,0 multiplicado por 1/2, ou seja, Ideb = 2,5. Já outra escola com média na Prova Brasil igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano terá Ideb igual a 5,0 multiplicado por 1/1, ou seja, Ideb = 5,0.

Agora vejamos quais os principais critérios para que uma escola pública não entre no cálculo do Ideb:
a) As que realizaram a Prova Brasil/Saeb, mas não prestaram informação ao censo escolar sobre os alunos aprovados e, por isso, não tiveram a taxa de aprovação calculada;
b) As que não realizaram a Prova Brasil/Saeb por terem menos de 20 alunos matriculados nas séries avaliadas, conforme declaração prestada ao Censo Escolar;
c) Escolas que não aderiram à Prova Brasil;
d) Escolas em que o número de alunos participantes da Prova Brasil foi inferior a 10 ou não alcançaram 50% dos alunos matriculados na série avaliada, posto que, do ponto de vista metodológico, tal contingente não refletiria o resultado de toda a escola.
e) As que implantaram o Ensino Fundamental de nove anos em 2008 e requereram ao INEP a não divulgação de seus resultados na Prova Brasil e no Ideb 2011 até fevereiro de 2012.


Tudo isso posto, percebe-se que, apesar da "amarração" entre os dois fatores ("rendimento" e "desempenho") na fórmula do Ideb, é possível adotar estratagemas para melhorar o Índice sem que a aprendizagem avance. Como? Por exemplo:
a) Implantando políticas municipais arbitrárias de aprovação automática dos alunos, o que resulta em crescimento artificial do fator P ("rendimento");
b) Omitindo ao Inep informação do censo escolar sobre os aprovados nas escolas onde o gestor da educação municipal sabe - ou prevê - que o resultado da Prova Brasil será baixo; assim a escola não entra no cálculo do Ideb;
c) Quando o indicador de rendimento já está alto, pode-se usar o artifício perverso de reprovar os piores alunos para evitar que façam a Prova Brasil; assim não correm o risco de que esses alunos tenham desempenho ruim na prova e baixem o Ideb da escola e do município.


O Inep, instituto de pesquisa que calcula o Ideb, trabalha a partir das informações sobre aprovação escolar (Educacenso) que recebe dos municípios e apesar de admitir que as práticas acima podem acontecer - práticas que facilitam a promoção do município, distorcendo o resultado do Ideb -, nem o Inep, nem o Ministério da Educação possuem ações específicas para acompanhar eventuais casos em que a taxa de aprovação possa estar errada ou tenha sido inflada.

Agora, voltando ao assunto, vejamos o que aconteceu com o indicador de rendimento (fator P) no nosso caso, Angra dos Reis:

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Observem o gráfico acima e vejam que em todas as séries, sem exceção, houve um aumento de 2005 para 2007 e uma queda de 2007 para 2009. Já de 2009 para 2011 os valores voltaram a crescer significativamente, alguns aproximando-se muito e até superando o índice 0,9. Vale ponderarmos que o valor 0,9 só foi atingido nas cidades onde a educação pública é de reconhecida excelência ou onde o Inep já identificou que pode ter havido manipulação dos índices.

Outro ponto é que Angra tem 40 escolas municipais que oferecem educação até a 4ª série e em 8 delas não houve cálculo do Ideb. Na educação da 5ª a 8ª série são 14 escolas e em 2 o Ideb não foi calculado.

Agora veja o histórico 2005-2011 da nota média padronizada - desempenho - (fator N) da Prova Brasil nas 40 escolas de 1ª a 4ª série e observe que só em 19 delas houve aumento:

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Nas 14 escolas de 5ª a 8ª série houve aumento em apenas 8 delas:

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Fica aqui a pergunta para os leitores que tiverem mais de 2 neurônios: Considerados os gráficos acima, qual a razão de Angra ter conseguido alcançar um Ideb alto em 2011?

Para encerrar este longo e complicado post (e não conclusivo), algumas observações e considerações (compiladas da Internet) de quem entende mais de educação do que o Transparência Angra:

- "Uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) listou, num universo de escolas que tiveram bom desempenho na Prova Brasil, os fatores que favorecem os resultados positivos, mesmo quando as condições são as mais adversas possíveis: um diretor atualizado e que exerce uma liderança, o investimento na carreira e na valorização dos docentes (bom nível salarial, formação inicial e continuada e tempo para estudar), uma escola acolhedora (limpa, não degradada) e uma política forte de incentivo à leitura são alguns fatores que favorecem a melhoria da qualidade."

- "Nos dez países mais bem posicionados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) os professores são selecionados entre os melhores alunos de graduação. É o que ocorre na Finlândia, onde o corpo docente é integrado pelos 5% de melhor desempenho na graduação. No Brasil, é o contrário, os alunos de licenciatura costumam vir do grupo dos menos preparados e, entres os que se formam, muitos não seguem a carreira do magistério porque ela é pouco atrativa."

- "Qualidade do ensino não significa apenas reduzir a reprovação e melhorar o desempenho em provas sistêmicas, ainda que esses sejam objetivos a serem perseguidos. Embora o Ideb possa ser útil, ele é mais um indicador de resultados que da qualidade. Para ser um indicador de qualidade, ele teria de incluir as condições de oferta (fundamentalmente, insumos financeiros) e os processos pedagógicos a que o aluno é submetido."

- "É fundamental ter em mente que o Ideb pode ser útil como um elemento para nortear ações de melhoria da qualidade da educação, mas nem tudo pode se resumir a ele. Afinal, entre o mundo das estatísticas e dos indicadores e a realidade da sala de aula, existe um longo caminho a ser percorrido. Que, sem dúvida, não passa pelo interesse de quem quer apenas garantir votos na próxima eleição."


Pense bem a quem você vai dar seu voto na próxima eleição. Ensino de qualidade é garantia de um futuro melhor para seus filhos, para seu município, para seu país e para o mundo.

19 comentários:

Funcionário da Sect disse...

Isto demonstra o excelênte trabalho de nossa Secretária Rita Salomão.
Mas quanto aos fatos das denúncias sempre postadas aqui e no maçarico pelo Artífice,contra nossa secretaria de Educação e contra uma Amorosa amiga Renata,estamos revoltados.Sou CC sim,voto no Fernando e adoro a renatinha.Gostaria de saber de Vcs,principalmente VC Artífice,não gostaria de me ENCONTRAR pessoalmente para discurtirmos?Está aí meu desafio.E um Bom Dia.

Artífice-Pintor. disse...

Meus PÊSAMES se VC é CC.Mas VC quer se ENCONTRAR comigo?Então que tal amanhã....
...Amanhã ás 2 Hs na Ceilândia
Em frente ao lote 14,é pra lá que EU vou,
E Vc pode escolher as suas armas
Que EU acabo com VC seu PORCO TRAIDOR,
E mato tbm maria lúcia
Aquela menina BOÇAL pra quem jurei o meu amor....
"Jeremias(CC),eu sou homem,coisa que vc não é
E não atiro pelas costas não
Olha pra cá FILHA da PUTA,SEM VERGONHA
Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão".
eheheheehehehehe!?Tem vaga no Campo de Concentração Nazista do Bracuy,agora tbm para os CCs.
Lá tem mendigos moribundos ou porcos famintos?Não tendes outra escolha CC!!

Artífice-Pintor. disse...

Eu sou o caminho que deus dita com a segurança de um sonânbulo.

Artífice-Pintor. disse...

Foram furtados todas as fiações dos quiosques da praia doa anil.Aquela mendigada que fica dormindo numa casinha velha dentro da linha férrea.Venderam tudo no ferro velho pra comprarem PINGA.
Mais um ADITIVO por causa destas merdas.
Repito, são mendigos moribundos ou porcos famintos?Naquele Campo Nazista do bracuiy?Não tendes outra escolha.!!!ehehehe."Vou PAPÁ".

Anônimo disse...

Essa Renata é horrorosa,mas se acha linda. Credo!!!!!!!!!

Artífice-Pintor. disse...

Já dizia WINSTON CHURCHILL:
Se Hitler invadisse o INFERNO,eu cogitaria uma ALIANÇA c/ o DEMÔNIO.
Ontem teve uma manisfestação de moradores contra este desgoverno à respeito da falta d'água.
E por volta das 12:50Hs recebi uma ligação de um amigo do Bracuy dizendo que eles se reunirão Hj para irem à PMAR para descerem o cacete na PMAR sobre o CAmpo de Copncentração Nazista onde tem mendigos moribundos ou porcos famintos.Não qurem mais aquele LIXO lá.!!!!Como diz "meu amigo KM",AGUARDEM!!!!!!

Artífice-Pintor. disse...

Funcionariozinho Capacho da Sect,pra mim vc nada mais é do que REBOTALHO da sociedade Angrense.
Vc e toda essa cambada de Ccs aí da sect,os jordões,as renatas,as merendeiras,as zeladoras,todas daí.
Menos minha AMIGA,a ZELADORA CONCEIÇÃO.

Artífice-Pintor. disse...

SORVI o que era de melhor para mim e atirei o rebotalho ao cão que estava a meus pés.!!!

Anônimo disse...

A Renata é maravilhosa, um luxo, me sinto envaidecido quando ela fala comigo pelo menos um oi sorrindo, é chato e deprimente que eu não tenho nenhuma chance com ela; em relação a ZELADORA CONCEIÇÃO, ela deve ter grau de intelectualidade menor que algumas zeladora(e(s)) pois quando ela foi secretaria de educação ficou sem merenda praticamente 1 mês e a falta de merenda era regular.

Anônimo disse...

Anonimo 14:16 é boiola, mais conhecido aqui por Angra como viado, chupa rola, dizer que a Renata é horrorosa, é coisa de baitola, ela tem um corpão, natural, e você não pode ter, nem se ajuntasse um dinheiro e fosse no Pitangui (o Pitangui não põe a mão em porcaria).

Anônimo disse...

Em vez de mostrar um bom trabalho e reconhecer a competência, o Transparência Angra fica desqualificado e desonrando o bom trabalho dos outros. Não adianta colocar suas fezes de inveja em cima de índices indiscutíveis e esmagadores. No governo do PT era falta em cima de falta de água, de merenda nas escolas, por isso a tão competente "mãe" e "cuidadora", que não cuidadva nem do seu próprio gabinete quando era vereadora, tanto que este se transformou em boca de fumo pesada, com polícia e prisão, foi DEMITIDA do cargo de secretária. Era imcompetente, mas é claro que deve se adequar aos esquemas, por isso voltou como candidata depois e oito anos de campanha e ainda está parada nas pesquisas. Não cresce mais porque o povo não é burro e não mais tão ignorante, graças ao governo Fernando e Tuca, visto o crescimento dos índices do IDEB. Não adianta, repito, tentar destruir um trabalho árduo. Os números não mentem. Nem quando tentam ser torcidos e manipulados pelos inimigos do avanço e crescimento.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 16:48,

Não entendi...

Que números foram distorcidos e/ou manipulados aí nesta postagem? Não fale do que você não conhece. Confira aqui se algum destes números que divulgamos é irreal:

http://www.portalideb.com.br/cidade/5177-angra-dos-reis/fluxo?etapa=5&rede=municipal

Quem deturpou os resultados a fim de iludir que fez um bom trabalho foi quem escreveu a notícia publicada no site da PMAR, cujo link também consta aí da postagem.

E tem mais: essa postagem não trata de campanha política, por favor não venha fazê-lo aqui. Este post trata do péssimo ensino público de Angra dos Reis, tanto é assim que nem o prefeito tem coragem de colocar seus rebentos nas escolas municipais que ele comanda, concorda?

Abraços,

Tangra

Anônimo disse...

aqui em Angra pergunte a qualquer professor de primeira a quarta série e verá que a ordem é não reprovar ninguém, mesmo que esse alguem não tenha nenhuma condição. Toda matéria ensinada é direcionada para a tal prova do ideb para que os alunos não façam feio. Tudo isso pra manipular dados e favorecer no final

Anônimo disse...

A VERDADE SOBRE A EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS VISTA POR DENTRO
Conheço bem a educação do nosso município. Sou professora da rede municipal já há bastante tempo e, sinceramente, é lastimável perceber que o projeto que começou no final da década de 1980 foi totalmente destruído, especialmente nos últimos doze anos. Somos obrigados a aprovar os alunos e, mesmo quando o Conselho de Classe reprova no final do ano, é só o responsável ir até a Secretaria de Educação e pedir revisão do referido conselho. Pronto, é aprovado na hora! Tudo isso por conta da vinculação de repasse de verba federal, contigenciado à aprovação. Essa prática é conhecida, ou seja, trasfere-se "o problema" para a Rede Estadual (digo isso em função de trabalhar também na Rede Estadual há muitos anos e sei de onde vem "o problema"). Os colégios municipais se transformaram em áreas onde boa parte dos alunos vão apenas para se alimentar, brincar e desrespeitar o ambiente escolar. Os professores estão ficando cada vez mais doentes e sem condições de trabalhar, sendo assim, muita das vezes prefere aprovar logo o aluno e evitar problemas, principalmente aqueles que moram na Região Metropolitana do Rio. É lastimável, pois possuímos um corpo docente excelente, uma arrecadação quase bilionária e resultados medíocres no IDEB. Vontade de trabalhar não falta, pois todo professor é apaixonado pelo que faz, no entanto, estamos sendo dizimados e, o que é pior, levando nossos alunos juntos conosco...

Anônimo disse...

TA , infelizmente esta "manipulação" do Ideb não ocorre somente em nosso município, os políticos já descobriram que um bom Ideb dá credito...então já viu, é só manipular aqui e ali, desvirtuando totalmente o Ideb, que se transformou em um “ranqueador” de melhores ou piores escolas. Lamentável...

sect disse...

estou co o artífice,e quando ele fala da zeladora CONCEIÇÂO,nos mostra quanto estes imbecís da sect são.Ele está falando da zeladora uma senhora humilde e não da professora e candidadata à prefeeita.É por isso que estas pessoas CCs da SECt são imbecís.E está estranho não vermos uma postagem do artífice hoje??

Anônimo disse...

Eu quero saber quando a escola da verolme será inaugurada? até agora nada de material, nada de prédio?

Anônimo disse...

Sect não sou cc, nunca fui,não pretendo ser, muito menos funcionário da prefeitura de Angra sou, você com certeza é um frustrado, despreparado, tem desequilíbrio emocional, inexistência de intelecto, fraco conhecimento do que vê e ler, igual ao artífice-pintor, se você fosse pelo menos qualificado9(isso quer dizer se você frequentasse alguma escola), você seria pelo menos um cc 3 de qualquer gestão de qualquer governo de qualquer lugar do mundo.

Anônimo disse...

estudar para ser cc?essa foi hila´ria seu imbecil.