"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, agosto 23

Por dentro da Educação Angrense

Anônimo, 21/ago 19:16 em "IDEB ... Resultado":
"Aqui em Angra, pergunte a qualquer professor de 1ª a 4ª série e verá que a ordem é não reprovar ninguém, mesmo que esse alguém não tenha nenhuma condição. Toda matéria ensinada é direcionada para a tal prova do IDEB, para que os alunos não façam feio. Tudo isso pra manipular dados e favorecer só o resultado final."

Anônimo, 21/ago 20:38:
"A Verdade Sobre
a Educação de Angra dos Reis Vista por Dentro

Conheço bem a educação do nosso município. Sou professora da rede municipal já há bastante tempo e, sinceramente, é lastimável perceber que o projeto que começou no final da década de 1980 foi totalmente destruído, especialmente nos últimos doze anos.

Somos obrigados a aprovar os alunos e, mesmo quando o Conselho de Classe reprova no final do ano, é só o responsável ir até a Secretaria de Educação e pedir revisão do referido conselho. Pronto, é aprovado na hora! Tudo isso por conta da vinculação de repasse de verba federal, contigenciado à aprovação. Essa prática é conhecida, ou seja, trasfere-se "o problema" para a Rede Estadual (digo isso em função de trabalhar também na Rede Estadual há muitos anos e sei de onde vem 'o problema').

Os colégios municipais se transformaram em áreas onde boa parte dos alunos vão apenas para se alimentar, brincar e desrespeitar o ambiente escolar. Os professores estão ficando cada vez mais doentes e sem condições de trabalhar, sendo assim, muita das vezes prefere aprovar logo o aluno e evitar problemas, principalmente aqueles que moram na Região Metropolitana do Rio. É lastimável, pois possuímos um corpo docente excelente, uma arrecadação quase bilionária e resultados medíocres no IDEB. Vontade de trabalhar não falta, pois todo professor é apaixonado pelo que faz, no entanto, estamos sendo dizimados e, o que é pior, levando nossos alunos juntos conosco..."


Anônimo, 22/ago 11:17:
"TAngra,
Infelizmente esta 'manipulação' do Ideb não ocorre somente em nosso município, os políticos já descobriram que um bom IDEB dá credito... então já viu, é só manipular aqui e ali, desvirtuando totalmente o IDEB, que se transformou em um 'ranqueador' de melhores ou piores escolas. Lamentável..."


TAngra:
O pior de tudo é que essa manipulação no IDEB é uma bomba relógio.

Quem assumir a Secretaria de Educação, em 2013, terá que optar entre continuar com a manipulação do índice, aprovando os alunos que se saíram mal no ano letivo e dirigindo o ensino não para o aprendizado, mas sim para a prova do IDEB, ou preocupar-se apenas com melhorar a qualidade da educação, sem mascarar o IDEB, correndo o risco de ver o Índice descer até o nível que seria o real.

É mais ou menos o que acontece com a passagem a 1 real, quando o povo paga o valor total da passagem sem perceber, pois o repasse feito pela Prefeitura à Senhor do Bonfim deixa de ir para os lugares onde deveria chegar (sáude, saneamento, urbanismo, educação)... mas quem teria coragem de acabar com essa farra, uma vez que a diferença no valor da passagem já foi incorporado ao orçamento doméstico? As consequências políticas seriam desastrosas... O povão, cada vez mais ignorante, não percebe que a passagem a 1 real é um dos fatores causadores das filas nos postos de saúde e dos meses de espera para conseguir um exame, do cada vez mais precário saneamento em toda a cidade e muitas outras carências que ele sente na pele. A maior beneficiária dessa passagem a 1 real é a corrupção histórica entre essa empresa de ônibus e o executivo, o legislativo e o etc. Mas isso é outro assunto.

4 comentários:

Artífice-Pintor. disse...

A INVENCIBILIDADE está na defesa;a POSSIBILIDADE de vitória,no ATAQUE.Quem se defende,mostra que sua FORÇA é inadequada;quem ataca,mostra que ela é ABUNDANTE.
Espere c/ PACIÊNCIOA,ataque com RAPIDEZ!!!!INCALTO IMBECIL.
Todos BOÇAIS,do ROUBA MAIS FAZ.
E a quase 12 anos os Angrenses sendo AJUDANTE,AJUDANTE,AJUDANTE.
E os filhos deles?Fique à seu critério.

Artífice-Pintor. disse...

Este Carlinhos é tão bom que deixa o próprio irmão perambulando pelas ruas todo sujo de fezes com um violão nas mãos.
Ele vai gastar quanto?
Pra ser vereador e ganhar 7.200,00?
Não foi à toa que ele comprou uma pousada no ABRAÃO. QUASE DOIS MIlHõES E MEIO.

Anônimo disse...

Muito legal as postagens dos amigos sobre as questões envolvendo o IDEB e a passagem a "R$1,00". Realmente, é lastimável! Não sei quando o povo vai ter a real capacidade de discutir sobre essas realidades. Sou também professor da PMAR e fico muito triste com toda essa questão. O índice de profissionais, ligados à educação, doentes é assustador. Hoje, ao contrário de alguns anos atrás, há um número grande de professores que estão desistindo de ministrarem aulas em nosso município (sei que não é exclusividade só de Angra), mesmo com um salário razoável (já foi o melhor do estado, hoje é o quarto ou o quinto). Basta observar o número de candidatos aprovados e desistentes do último concurso público (2008).
Numa certa edição do "Jornal Cidade", a Sr.ª Daniele Afif disse que os professores municipais de Angra ganhavam muito bem e viviam "encostados em atestados médicos". A causa disso é exatamente o ambiente de trabalho em que vivemos, o qual vem nos destruindo fisicamente e psicológicamente. Sinceramente, não sei onde tudo irá nos levar. Uma coisa é certa: Nossos futuros trabalhadores estão ficando cada vez mais desqualificados e a mercê de um mercado de trabalho mais encolhido e seleto...

Anônimo disse...

Se a educação de angra é tão boa pq a maioria dos que passam nos concursos públicos sérios que tem aqui são de fora da cidade?? Ai depois reclamam das pessoas de fora que vem tirar emprego. Mas engraçado não reclamam da escola que não tem professor da escola que não tem agua da escola que liberam os alunos mais cedo. E tem gente que defende!!!!!! Ou é mal intencionado ou é cego. Tem criança que chega na 5 série aqui em angra e não sabe ler!!!!!! Acorda povo!!!