"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, julho 22

Amigos da Criança

Anônimo, 15/jul 14:41 em "Troca de Comando":

"UM DIA FOMOS AMIGOS DA CRIANÇA. VOCÊ SE LEMBRA?

Não tivesse sido um dia Angra dos Reis um município considerado pela UNESCO “Amigo da Criança”, talvez causasse menos indignação o título de estar na incomoda situação de ter o pior ensino público do estado.

Fruto da política adotada pelos governos Jordão, o ensino em Angra dos Reis retrocedeu e muito. Uma administração autoritária que tirou da comunidade o direito de participação na gestão das escolas e hoje, carrega sozinha o peso do fracasso, das más gestões das direções indicadas e da falta de comprometimento com a comunidade.

Não faz mais parte do governo permear pelas escolas a discussão sobre os programas de educação. Hoje, as escolas e suas direções recebem ordens que vêm de cima pra baixo, com a arrogância do cumpra-se, sem que os professores, os alunos, os funcionários e a comunidade tenham o direito de opinar sobre o cotidiano da escola, suas particularidades e o melhor interesse da comunidade, contribuindo para a construção de uma escola melhor e democrática.

Ainda que recaia sobre a política do governo o peso do fracasso, na verdade são os alunos que pagarão a conta no futuro. Uma educação débil no ensino fundamental trará para este aluno dificuldade enorme no ensino médio e incomensurável para aqueles que chegarem ao ensino superior.

Há que se colocar na conta também deste fracasso, as desistências pela escola devido às reincidentes retenções no ensino fundamental (que contribui substancialmente para baixar o índice do IDEP) e a falta de política para enfrentar este problema.

Uma conseqüência da política fracassada na educação está estampada nas escolas que sofrem pela falta de material básico para o ensino como lápis, papel, apontador etc. Papel este que não falta na propaganda do governo municipal, nas revistas caras e coloridas que são distribuídas com fartura entre os servidores do município.

A melhor propaganda teria sido investir na educação de qualidade e ter alcançado um resultado melhor na prova do IDEP – Índice de Desenvolvimento da Educação Pública. Investe-se em qualidade nas revistas enquanto o material insuficiente que é mandado para as escolas é ordinário, o mais barato, o de mais baixa qualidade.

No mundo competitivo de hoje, a educação é fator preponderante para quem quer alcançar sucesso na vida. Sem uma educação de qualidade, o jovem estará condenado a não se qualificar profissionalmente perdendo chances de alcançar melhores postos de trabalhos.

Precisamos mostrar a nossa indignação e cobrar do governo municipal, através dos movimentos sociais organizados, da Câmara de Vereadores, dos Conselhos nas escolas, na rua e na sua comunidade, uma mudança nesta política para que um dia Angra possa voltar a ser de novo um município “Amigo da Criança”.

SB jul/2010"

7 comentários:

Anônimo disse...

TAngra,
Vc falou TUDO! na Secretaria de Educação quem questiona é imediatamente perseguido, a ordem é:"detonem"! Ai de quem ousar lutar por seus direito nessa administração,é uma coisa de se espantar.Os auxiliares de recreação e berçário foram convidados pela Comissão de Educação do Município para uma reunião na Câmara de Vereadores para tratarem do assunto sobre a valorização desses profissionais tão importantes para a Educação Infantil, sabe o que aconteceu?a Secretária Luciana Rabha e sua Sub Neusa Fonseca "MANDOU" colocar falta para todos os representantes.
Depois de muita resistências das chefes imediatas em aceitarem dar falta para os funcionários que elas mesmas AUTORIZARAM a ida à Câmara(algumas até desejando boa sorte)eles resolveram descontar essas horas em que estes funcionários estiveram na Câmara, e há quem até ficou com falta durante todo seu expediente e consequentemente perdeu seu direito a licença prêmio.E agora? vejam que truculência, a chefe imediata nesse governo não tem voz ativa, sua palavra nesse governo não vale nada,todas as chefes imediatas(com excessão de uma conhecida por sua intransigência e conhecida também aqui deste blog)todas foram convidadas a irem a Secretaria de Educação "arrumarem" o ponto, ou seja, tiveram que apagar o ponto onde elas mesmas haviam abonado a falta,e colocarem falta para os representantes, e o mais importantes: a Comissão de Educação fêz uma carta convite(que foi uma exigência da própria secretaria de Educação) em um dos dois dias em que os funcionários foram convidados e entregou-a as diretoras que prontamente liberaram os funcionários, nem a Comissão de Educação conseguiu êxito quando pediu encarecidamente para a Secretária de Educação e sua Sub e também com apelos gravados na tribuna da Câmara para que estes funcionários não levassem falta, passaram por cima da Comissão como um rôlo compressor, com total desrespeito. O que esperar da educação neste município com uma gestão como esta?eses números são o reflexo da total falta de compromissão com a educação. E Tuca Jordão? será que sabe da "lambança" que estas duas senhoras tem feito em seu governo, ou é conivente com isso tudo?
E é daí pra pior...

Anônimo disse...

Descupe-me não foi TAngra que disse tudo e sim "SB".

Anônimo disse...

Tuca Ladrão? Ele se formou em engenharia logo após sair da faculdade foi ser motorista de van na escolinha da irmã que ele ajudou a falir. Se fosse alguém competente estaria trabalhando em alguma empresa disponibilizada para estagiários que aprofeitam geralmente 99% dos alunos da faculdade. O tuca está no meio do 1% que se joga fora ou se aproveita na política de Angra.

Anônimo disse...

DEVIAMOS COLAR ESTE TESTO EM PELO MENOS 1 POSTE DE CADA RUA NESTE MUNICIPIO.

Anônimo disse...

É texto, com x. Concordo com a fala, mas pior faz o povo que aceita esta situação... E os funcionários chefes que deveriam estar a frente na defesa de sua equipe... Calam a boca e não denunciam as corrupções e absurdos em nome do seus cargos comissionados ou de suas vaidades pessoais. Como diz a canção... Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Estamos nas mãos de um sistema arbitrário e sendo arbitrários uns com os outros também!

Anônimo disse...

A secretária Luciene Pereira é uma tirana. Que tal ela deixar crescer o buço, fazer um bigodinho e se chamar Lciena Hitler?

Anônimo disse...

Não tô entendendo nada,se as chefes desse pessoal liberou a ida deles na câmara, então a falta deve ir pra qualquer pessoa, menos pros funcionário que foram liberadas por elas, esta cidade não tem lei não?corram atrás, vcs tem direitos...