"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, julho 9

Compilação do IDEB

Anônimo, 7/jul 17:49 em "Curiosidades no IDEB - RJ":
"Olha, não aceito que coloquem a culpa em nossos professores.

Minha tia é professora e ela vive reclamando que com este governo dos jordões os professores, principalmente os dos primeiros anos (onde se ensina a ler e a escrever), os professores não têm mais voz, cada professor não pode mais lecionar do jeito que eles sempre usaram e que deu certo.

Agora são obrigados a passar o plano de aula pelo crivo de supervisores da educação que só querem que os professores lecionem do jeito deles, tem que incluir futebol em tudo, tem que usar o método de uma mulher pedagoga lá dos cafundós do judas, uma tal de Sandra Boza do sul do Brasil, que não sei por que (ela ganha din-din do Brasfels, por volta de 50 mil) o pessoal da educação pegou o trabalho dessa mulher e obrigam a todos os professores da rede esquecerem seus próprios métodos e usar o dessa mulher.

Pergunte a qualquer professor concursado de CA a 4 série sobre isso, se eles estão gostando de serem obrigados a deixar de lado seus métodos, que deram certo, pelo dessa mulher. Os professores estão vendo seus alunos naufragarem no aprendizado e não estão podendo fazer nada. Isso são ordens de pessoas Cargos Comissionados da educação que nunca trabalharam em sala de aula."

TAngra:
O resultado do Ideb reúne informações de milhares de municípios e escolas, e para cada um deles as taxas de aprovação e as notas de cada série, o resultante índice e a projeção até 2021, que é a data programada para o Brasil atingir a nota mínima aceitável, que é a nota 6,0. É muita informação e talvez venha daí o fato da Secretária de Educação, lady Luciane Rabha, não ter compreendido corretamente os resultados.

Para facilitar nós fizemos uma compilação selecionado apenas municípios do Estado do Rio de Janeiro, só as escolas da rede municipal, e a colocação que cada um deles teve dentro do RJ e dentro do Brasil, além das notas de 2005, 2007 e 2009. Os resultados são interesantes.

Para começar, numa primeira tabela só com as escolas até a 4ª série, rede municipal, foram avaliados 5.100 municípios. A primeira cidade do RJ que aparece é Aperibe, em 218º lugar no Brasil e a 1ª do RJ.

Acima de Aperibe, nos primeiríssimos lugares, 98% das cidades são mineiras ou paulistas, aparecendo uma ou outra do RS, ou do PR, ou de SC e até de GO e MT.

A segunda colocada no RJ é Cambuci, que ficou 468º lugar dentre as 5.100 cidades consideradas.

Angra dos Reis ficou em 54º lugar dentre as 91 cidades do Rio de Janeiro e em 2694º lugar no Brasil.

Vale dar uma olhada na colocação dos nossos vizinhos de Paraty, Itaguaí, Rio Claro, Volta Redonda... Clique na imagem abaixo para ampliar essa tabela até a 4ª série:

Clique para ampliar

No caso das séries 5ª a 8ª, rede municipal, Angra está um pouco pior: ficou em 68º lugar dentre as 84 cidades do RJ e em 1792º lugar dentre as 3327 cidades brasileiras. Clique e veja:

Clique para ampliar
Esses são os números.

31 comentários:

OBSERVADOR disse...

Fui no site do Senado (http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/_LOA/Execucao:EDFS?p_ano=2010 ) e pesquisei por Transferência Constitucional por Município, referente a 2009. Sabe o que encontrei? Que o pobre município de Areal ( divisa com Petrópolis ) teve um IDEB IGUAL AO DE ANGRA! Areal teve 15 vezes menos recursos do Fundeb que Angra e ZERO de Royalties de Petróleo ( Angra teve 34,5 milhões ). INTERVENÇÃO DO MEC JÁ EM ANGRA!!!!!!

Anônimo disse...

Vocês não perceberam que para a lady Luciena Rabha fica difícilentender qualquer coisa. Primeiro tem que pedir as suas subs para explicar e até traduzir. Ela é burrinha gente.

Anônimo disse...

E aí TUca Jordão,vai deixar a educação do município nas mãos dessas duas mulheres incompetentes???depois não reclama que estão falando mal do seu governo, exptirpa esse câncer do seu governo chamada Luciene Rabha e sua Subsecretária Neusa Fonseca, talvez as coisas comecem a melhorar.

Anônimo disse...

Agora a culpa toda é dos professores,que são obrigados a seguirem regras impostas pela Secretaria de Educação,trazem essas pessaos "famosas " para palestrar p/ os professores, mas só falam baboseiras. As tais das coordenadoras é quem mandam os professores fazerem o que elas querem, dizem ser técnicas de primeiro mundo e com isso as crianças estão se afundando, as técnicas antigas são muito mais eficiêntes, tem crianças hoje na quinta série que nem sabe escrever o nome, mas o professor é obrigado a promover aquele aluno, não pode mais ficar muito tempo em uma série, acho que esse povo tanto do município, Estadual e Fedreal não têm o que fazer e ficam inventando moda e depois os coitados dos professores que cumprem regras são os culpados.

Anônimo disse...

HAHAHAH É MESMO, AS SUPERVISORAS ENCHEM A BOCA PARA FALAR NESSA TAL DE SANDRA BOSA, É POR ISSO QUE A EDUCAÇÃO ESTA UMA "BOSTA", A HORA QUE A EDUCAÇÃO DEIXAR OS PROFESSORES POR SI MESMOS, PELOS PRÓPRIOS MÉTODOS ENSINAREM SEUS ALUNOS ESSA NOTA COM CERTEZA IRÁ SUBIR.TUDO CULPA DESSA SECRETÁRIA METIDA QUERENDO SE APARECER, IMAGINEM ELA FALANDO QUE TROUXE A SANDRA BOSTA PRA ANGRA DOS REIS, E AGORA? QUEREM CULPAR OS PROFESSORES?PRETE ATENÇÃO LUCIENE!

Anônimo disse...

Com o dinheiro que esta cidade tem, a educação em Angra deveria ser de primeiro mundo, mas não é que vemos, pelo contrário, a educação em Angra é de péssima qualidade e o que o prefeito faz para melhorar isso? NADA!LAMENTÁVEL!

Anônimo disse...

Tenho uma vizinha que me falou que pediu a professora para reter seu filho na mesma série que se encontrava, a professora disse que concordava com minha amiga, mas não podia fazer isso por ordem da Secretaria de Educação e o garoto até hoje não aprendeu a ler. Será que esse pessoal não percebeu que esse jeito de ensinar que estamos sabendo por aqui não está resolvendo o problema? até quando vão insitir com algo que não está dando certo? assim é esse negógio de "S,N,NI" porque não voltam com a nota de 01 a 10? Sra. Secretária, se não tem o que fazer, vá pra casa dormir, vai ser bem melhor pra nossos filhos.

Anônimo disse...

É O FAMOSO CIRCULO VICIOSO QUE INTERESA AO POLITICO CORRUPTO, UMA JUVENTUDE IGNORANTE, CARENTE E CONSEQUENTEMENTE MAL INFORMADA VAI VIRAR COM CERTEZA NO FUTURO UMA LEVA DE ELEITORES MUITO MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADA.

Anônimo disse...

Vcs precisam estar perto desse pessoal da secretaria de Educação, a maioria são lesadinhos, não sabem de nada,não dá pra entender como umas pessoas dessas conseguem ganhar cargos como os de Secretária de Educação e Subsecretária de Educação sem ter nenhum preparo, e não adianta explicar nada pra eles não, o QI é baixíssimo, a cabeça deles dá um nó.

Anônimo disse...

A secretaria de educação é grande culpada desse caos na educação de angra, esse grupo atual é muito despreparado, porém os professores do município tem sua parcela de culpa. Quanto ganha um professor do ensino básico em Aperibe e quanto ganha o de Angra? Um pouco mais de dedicação em sala ajuda mais e eu sei de perto os problemas que os educadores enfrentam, mas não podem mudar sua prática sob pressão da lady Luciene Rabha a sub Neusa Fonseca e toda sua corja, sejam firmes companheiros educadores, quem manda na sala são vocês, depois que vocês fecham a porta da sala vocês que estão no comando e aí quero ver se a equipe Tuca dará conta de vigiar todas as salas de aula. Vamos mudar o rumo dessa educação em nosso município, está nas mãos de vocês!

Anônimo disse...

O Municipio esta no CAOS!!!!

Anônimo disse...

EM ANGRA NÂO TEM EDUCAÇÃO A EQUIPE TUKA INEPTO CAPIM .....ACABOU DEFINITIVAMENTE COM ELA....

Anônimo disse...

Definitivamente Tuca não soube escolher seus secretários, mas Luciene Rabha foi sua pior varada n'água.

Anônimo disse...

sou professora e concordo com o anonimo acima, se eles nos deixarem trabalhar com certeza, nós nao estaríamos com esse número, crianças q não sabem ler e escrever, os reclamando e com razão. tá na hora de rever alfabetização esse metodo como o leitor disse é uma bosta mesmo.

Anônimo disse...

E NAO É SÓ A NEUSA FONSECA NÃO TEM OUTROS CANCER LÁ DENTRO, A TAL DE VERA CUNHA SUB TB, QUE SÓ ELA TEM RAZÃO, NINGUEM SUPORTA MAIS AQUELA MULHER, FORA AS ASSESSORAS QUE SE REVESAM EM DIAS E HORARIOS DE TRABLHAO, ASSIM ATE EU QUERO SER ASSESSORA.. FORA SECRETARIA, SUBS E COMISSIONADOS QUE NADA QUEREM. VÃO TODOS PRO INCA CUIDAR DE DOENTES.

Anônimo disse...

Podem apostar, as coisas vão ficar do mesmo jeito, teremos que aguentar essas duas incompetentes da Luciene e Neusa a frente da educação até o fim desse governo, até lá nossas crianças vai crescendo rabo e orelha.

Anônimo disse...

Os safados da prefeitura deviam estar felizes da vida com o sumiço do TAngra, agora devem estar sem poder dormir novamente, ainda não entendi como não conseguiram derrubar o TAngra já que não estão podendo roubar em paz.

Anônimo disse...

Tuca leva a Luciane Rabha e sua equipe para comer capim !

Anônimo disse...

Realmente a educação municipal é uma porcaria, mas não não ponho a culpa somente na Secretária, os professores tem 80% da culpa, são tudo vagabundo e corporativistas.

Anônimo disse...

Meu filho(a) eu culpo sim a secretária Luciene Rabha, ela não quer nada com nada, precisa ver quando ela adentra a secretaria de educação, logo vem os mucamos correndo com água, refrigerante, lanche,etc. parece até uma sinhazinha e enquanto isso o IDEB mostra o resultado de toda essa luxúria.

Anônimo disse...

Meu filho(a) eu culpo sim a secretária Luciene Rabha, ela não quer nada com nada, precisa ver quando ela adentra a secretaria de educação, logo vem os mucamos correndo com água, refrigerante, lanche,etc. parece até uma sinhazinha e enquanto isso o IDEB mostra o resultado de toda essa luxúria.

Anônimo disse...

O QUE QUE VCS QUEREM? UM PREFEITO QUE O APELIDO QUE MELHOR LHE CAIU, É
"O INEPTO", UM VICE COMO O ESSIOMAR QUE MAL SABE LER,E UMA PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DÁ ATÉ PENA.
QUE POLITICA DE EDUCAÇÃO VCS ESPERAVAM?

Anônimo disse...

como uma crianca vai aprender algo se nos professores somos obrigados a ensinar no metodo dessa sandra boza? no metodo dela,a crianca tem que saber num texto quantos paragrafos tem,mas nao sabend0 ler uma palavra sequer, pode?

Anônimo disse...

Essa secretáriazinha vive babando o Tuca, talvez seja por isso que ela não cai.

Anônimo disse...

Lendo isso tudo só sei de uma coisa:as coisas em Angra vão mal, se o povo não tem educação de qualidade não espero mais nada, é daí pra pior.Neusa Fonseca deu entrevista falando sobre esses números vergonhosos, explicou, explicou mas não convenceu, acho melhor ela e a secretária darem lugar pra outros tentarem mudar esses números.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:30h, que dizer que puxam o saco da secretária e o IDEB cai? você deve estar de brincadeira, digo e repito os professores da rede municipal, apesar de ganharem bem mais que a média nacional, não querem NADA COM NADA, bando de corporativistas, sangue-sugas! em toda rede municipal não tem um dia que uma turma não fique sem aula porque o professor faltou "tá doente". Quero ver fazer essa gracinha na escola particular vai tudo prá RUA, DEMITIDO.

Anônimo disse...

Professor puxar saco de Luciane???nunca soube disso! pelo contrário, ninguém vai com a cara dela,é unanimidade,tirando os puxa-sacos que vivem em seu redor, os demais detestam ela pela sua antipatia e incompetência,a tal de Neusa é tão metida quanto Luciene, é por isso que a educação está o caos.

Anônimo disse...

Concorodo com o anônimo acima. Fui professor contratato, tão criticado pelos excelentes concursados, e quando tive lecionando na rede era raro o dia em que a diretora não me pedia para adiantar tempo ou juntar turmas, devido a falta de professores. É só pegar o livro de ponto e verificar a quantidade de atestados ou abonos ocorridos durante o mês. Assumam caros colegas,passou no concurso, parabéns! agora trabalhe.

Anônimo disse...

Que ridículo! Bem poderia ser redundante como vocês e oompletar: O povo sem educação elege gente incompetente!
Mas acho que ficar esculhambando a secretária aqui não tem nada haver com melhorar a educação em Angra, isso é sacanagem! Se querem detonar a imagem de alguém então mostrem a cara, pois o papel aceita tudo... Vai ver quem escreveu aqui é o puxa saco que serve o cafezinho.
E por falar nisso, temos que honrar e respeitar nossos chefes, o respeito tem que ser mútuo. A Secretária só vem dando continuidade a incompetência da gestão da Srª Stela Salomão. Nada se tem feito de novo. Culpar o professor por não saber ensinar é a maior idiotice! Quer dizer que as pessoas ficam quatr anos ou mais numa faculdade, aí vão para a sala de aula e não sabem nada... Fala sério. O que falta no sistema público é algo que o privado já descobriu e toda empresa de sucesso tem: investir na auto estima de seus funcionários, não se incentiva a alguém trabalhar dizendo que o trabalho dele é uma M! Falta visão...

Anônimo disse...

Anônimo de 02:36,

Não sei por que vive defendendo a Secretária Luciene Rabha,não sabe de nada, nem sequer trabalha próximo a ela como nós,ela é sim antipática, chata, esnobe e incompetente, diz aí pra nós o que essa mulher fez de relevante para a educação de nosso município até hoje? a única coisa que vejo e escuto é ela mandando perseguir funcionários que não andam no cabresto,isto é gestão séria?faça-me o favor!

Anônimo disse...

Pessoal, até Paraty, que tem muito menos recursos, ficou na frente de Angra... Acho que isso diz tudo.