"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, julho 13

IDEB x Educação de Qualidade

Anônimo, 12/jul 16:47 em "Bravo Cacique Cunhãbebe":
"Eduardo - Sepe Angra

Afirmar qual é a melhor escola, e a pior, por meio de uma prova externa, descolada da realidade dos estudantes dela e que não leva em consideração valores (respeito, amizade, solidariedade, cooperação etc.) a serem construídos nos estudantes, o projeto pedagógico da escola, o nível de aprendizado do estudante quando chegou à escola e o quanto ele progrediu (temos estudantes sobretudo do ensino médio noturno que já estão há anos sem estudar e muitos nos chegam sem estar sequer alfabetizados) é uma informação enganosa. Serve para desqualificar os professores e fazer com que a comunidade não matricule seu filho naquela escola, contribuindo para o seu fechamento e aumento da baixa estima de quem a frequenta.

Assim é fácil fortalecer o discurso de que 'o que é público não presta'... Assim certos partidos como PT, PMDB, PDT, DEM, PSDB, e todos a que a eles se aliam, mostram sua face neoliberal que pretende privatizar os serviços públicos e oferecendo esses mesmos serviços a somente quem pode pagar por eles. Nos governos desses partidos é comum os baixos salários, a política de contratos temporários que promove rodízio de professores frequentemente, a falta recorrente de professores nas escolas, diminuição de carga horária do ensino fundamental (rede estadual) e por aí vai...

Devemos não levar em consideração essa avaliação que só mostra que os governos foram reprovados nos índices que eles mesmos criaram por suas práticas destruidoras da educação pública. As escolas da Baía da Ilha Grande que obtiveram melhor índice nesse IDEB foram escolas que não tem carência de professor e com professores, em sua maioria, que já estão atuando há mais de 3 anos na escola, pois essas escolas contam com a parcerias de emptresas - Eletronuclear, Petrobrás... - que não têm a finalidade de oferecer educação, desobrigando o estado de cumprir um papel que é seu.

Espero que a escola pública não se torne apenas um cursinho de aprender como se marca a 'cruzinha' na resposta certa e avance na sua missão de formar cidadãos comprometidos com a melhoria nas suas condições de vida coletivamente, a mesma escola que esperava Paulo Freire onde

Escola é..."

4 comentários:

Anônimo disse...

Ela não conseguiu impor acordo firmado entre governo e professores, que obrigava aos que optassem por 20 tempos cumprir a carga horária em 4 dias. Hoje tem professor com carga horária de 40 horas sendo feita em 3 dias. Esse é um dos motivos da baixa qualidade do aprendizado.

Anônimo disse...

Mas se o aluno não souber nem marcar cruzinha, então o negócio tá feio mesmo, já pensou se tivesse que fazer uma prova discursiva?nem quero pensar...

Anônimo disse...

Para o membro do SEPE:

Vamos parar com esse discurso vazio de que não levamos em conta isso, aquilo e aquilo outro.

Responda se quiser:
a) Como você conseguiu emprego público?
b) Levaram em conta seu passado e sua vida escolar?
c) E a prova foi de múltipla escolha ou não?

Aguardando respostas,
Att.
Um professor de saco cheio de discurso pseudo-esquerdista.

Anônimo disse...

Essa Susecretária de Educação nem é professora do município, ela é uma intrusa que só veio para perseguir professor e derrubar a educação em Angra dos Reis, vamos torcer pra Tuca expulsar essa mulher da Secretaria de Educação e que ela vá pra bem longe, de preferência para os quintos.Ora vejam só, com tanto professor de carreira concursado na rede, Luciane Rabha vai escolher logo essa coisa????