"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, julho 6

Moção de Aplausos (2)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem uma escala que vai de zero a 10. Ele indica a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas nos níveis fundamental e médio. A nota mínima aceitável é 6 mas no nosso Brasil varonil apenas 5,7% das escolas públicas do ensino fundamental atingiram este nível.

Todos já sabem que a Escola Municipal Cacique Cunhambebe, Angra dos Reis, recebeu a vergonhosa nota 1,9. Foi a quinta pior nota dentre as 2726 escolas de 1º ao 5º ano no Estado do Rio de Janeiro.

A Diretora da Escola Municipal Cacique Cunhambebe desde 2/jan/2009 é a senhora Lucinéia da Silva Pinheiro, que tem como Auxiliares de Direção: Eliane Portella Portugal, Elivânia de Jesus Paixão Moizes, Alcione Ogin Rodrigues da Fonseca (até 31/dez/2009) e Enock Ferreira Mesquita (desde 13/mai/2009).

Eles foram nomeados pela Secretária de Educação Luciane Pereira Rabha e por Tuca Jordão, "O Inepto!", os responsáveis por mais esta tragédia que se abate sobre Angra desde que a praga dos "jordões" comprou a prefeitura.

Quantas "inépcias nas iniciais" Angra dos Reis ainda suportará? Já se vão 10 anos de praga.

P.S. O Colégio Estadual Antonio Dias Lima, Angra, também tirou 1,9 e ficou entre os 100 piores do estado, do 6º ao 9º ano. "É nois!"

11 comentários:

KLEBER MENDES disse...

EU ESTOU AVISANDO HÁ TEMPOS, QUE A EDUCAÇÃO VAI MUITO MAL EM ANGRA DOS REIS. ISSO DEVERIA SER PUBLICADO EM TODOS OS JORNAIS DA CidaDe, RÁDIOS E ETC..

Matuto Matingueiro disse...

Deve ser por isso que o angrense domina tão bem a língua portuguesa.
Sem querer generalizar, mas é possível ver isso até recolhendo uma amostra em nossa câmara. Uma boa porcentagem é analfabeta, seja funcional ou não.
Nossa câmara é reflexo do nosso povo.

Anônimo disse...

O APELIDO É PERFEITO "O INÉPTO"

Anônimo disse...

Estranho o competente prof. Enock que faz parte de um grupo ligado ao PT (J.Roberto GEO, Marcio Mat e Plastina Hist) estar na diretção da escola.
Que papelão professores!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estamos perdidos com esse governo.

Monica Lima disse...

Aqui mesmo, nos comentários, vemos o nível de instrução dos leitores deste blog: baixíssimo!

Unknown disse...

Prezado TAngra,

Faça uma pequena correção nas informações acima.
Com o fim do 3º turno (Educação de Jovens e Adultos), a escola em questão deixou de ter o prof. Enock como auxiliar. E a auxiliar Alcione já foi nomeada diretora de uma escola da Ilha.
E isso não altera em nada o IDEB, que cada vez irá cair mais, tendo em vista a falta de uma política pública séria na educação, não só do nosso município.
Mas, a coisa por aqui está um pouco pior do que a 'mérdia" nacional.

Um abraço.

Anônimo disse...

A GENTE FAZEMOS O POSSIVEL MAS NÃO FOI POSSIVEL, A PROPRIA EDUCAÇÃO FALA MAL..HEHEHEHHEHEHE

Anônimo disse...

Basta assistir umas aulinhas no Cacique pra nós ficar inteligente.

Rodrigo Silva disse...

O Ideb é um índice importante e deve ser divulgado. No caso da Cacique Cunhãbebe, obteve-se 1,9 nos anos iniciais e 3,0 nos anos finais. Índices realmente baixos, diga-se.
Mas, antes de carimbar os atuais professores e/ou equipe diretiva como culpados pela situação, consideremos alguns fatos:
Até finais de 2008, a equipe da Cacique era formada basicamente de professores contratados sem concurso, que ficavam alguns meses e eram substituídos: ao final daquele ano, algumas turmas haviam passado por quatro ou cinco professores. Não há como haver continuidade dessa forma, e assim fica difícil pensar numa educação de qualidade. No caso dos anos iniciais, praticamente não havia nenhum professor efetivo na escola.
2009, ano-base desta medição do Ideb, foi o primeiro ano em que a grande maioria dos profissionais de educação na Cacique foi formada por professores efetivos, convocados através de concurso público. São profissionais que optaram por trabalhar e permanecer na escola, e que trataram de iniciar um trabalho sério, rumo à educação de qualidade que nossas crianças merecem.
Além da melhoria na qualidade das aulas ministradas e da confiança gerada pela continuidade do trabalho, reforçou-se o ensino aos alunos que, por sucessivas aprovações inadequadas, não tinham conhecimento para cursar a série em que estavam. Ao final do ano, no entanto, precisamos fazer o que não era feito anteriormente de forma apropriada justamente por falta dessa continuidade: reprovar alunos que precisavam cursar a mesma série novamente. E os índices de reprovação, infelizmente, foram altos.
Até 2009, ainda, tínhamos o ensino regular noturno, destinado a jovens e adultos. Muitos abandonaram por não conseguir conciliar estudo e trabalho, além das responsabilidades características da vida adulta.
Como o Ideb, além da Prova Brasil, considera os índices de aprovação, reprovação e evasão, já se sabia que os índices alcançados pela Cacique Cunhãbebe seriam baixos, e que os professores seriam os primeiros apontados como responsáveis por eles.
No entanto, confiamos em nosso trabalho, iniciado em 2009. Hoje, os números são feios, mas são reais. Amanhã, quando este trabalho estiver dando frutos, desejamos números bonitos, e não menos reais.
Uma planta não se torna uma árvore frondosa em meses, do mesmo jeito que um bom trabalho em educação não dará resultados imediatos.

Um abraço a todos,

Rodrigo Silva
Professor da E. M. Cacique Cunhãbebe

Rodrigo Silva disse...

O Ideb é um indicador importante, e deve ser divulgado. O da Cacique foi 1,9 para os anos iniciais e 3,0 para os finais.
Mas, antes de carimbar os professores e diretores como culpados, é preciso saber:
- O Ideb considera não apenas o rendimento na Prova Brasil, mas os índices de aprovação, retenção e evasão escolar.
- O índice de professores contratados sem concurso na Cacique, até 2008, chegava a 80% no geral, e à quase totalidade nos anos iniciais;
- Até então, havia turmas que passavam por até quatro substituições de professores a cada ano, tornando o trabalho incontínuo;
- Esta prática gerou a aprovação incorreta de diversos alunos, que chegaram a 2009 sem as competências básicas para estar na série em que estavam.
- Em 2009, com a chegada dos concursados do ano anterior, realizou-se um trabalho sério, rumo à educação de qualidade que nossas crianças merecem, e ao mesmo tempo tentando recuperar os alunos incorretamente aprovados nos anos anteriores. Sabíamos, no entanto, que os resultados desta nova prática não seriam imediatos.
- Buscando aprovar apenas os alunos realmente aptos, os índices de reprovação na escola foram altos no final de 2009, o que faz cair o Ideb.
- Oferecemos até 2009 o ensino regular noturno, que apresentou altíssimas taxas de evasão por diversos motivos, desde a migração dos alunos para a EJA, modalidade mais rápida, à dificuldade na conciliação entre estudo, trabalho e outras responsabilidades da vida adulta. Isto faz o Ideb despencar.
Assim sendo, sabíamos que o Ideb da Cacique Cunhãbebe seria baixo, mas, justamente como parte do trabalho que começamos a realizar ano passado, optamos por não "fabricar" números bonitos. Os resultados apresentados são feios, mas reais, e temos a certeza de que teremos números mais bonitos - e não menos reais - quando nosso trabalho der os frutos esperados.

Um abraço a todos,

Rodrigo Silva
Professor da E. M. Cacique Cunhãbebe