"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, julho 20

Atestado

Reprodução da coluna de Danielle Afif no jornal A Cidade de 16/jul/2010

"Fiquei estarrecida com os dados levantados pelos repórteres de A Cidade sobre a quantidade de atestados médicos aplicados na rede municipal de ensino. O município tem cerca de 1500 professores para atender a aproximadamente 25 mil alunos. Destes 1500, 10% estão enquadrados em algum tipo de licença, diminuindo para 1350 docentes. Agora é que vem o susto. Só no mês de maio, professores do 1º ao 5º ano entregaram 1617 atestados médicos, e os professores do 6º ao 9º ano, entraram com 790 atestados. No total, só por licença médica, foram 2407 dias de falta, sendo que o ano letivo tem 186. Além disso, os professores ainda têm duas férias por ano. Uma de quinze dias em julho e outra de 30 dias em janeiro. Tem professor na rede com atestado de 15 dias de licença porque parou de fumar e está deprimido, o que é uma vergonha. Uma outra coisa que precisa ser analisada é o porquê de tantos atestados médicos. Ou há uma pandemia entre os professores ou a análise da medicina do trabalho anda generosa demais.

Lamentavelmente, dados como esses envergonham muitos professores que amam o que fazem e realmente querem educar as nossas crianças."

9 comentários:

Anônimo disse...

Ih!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém colocou o dedo na ferida.
Neste levantamento dos atestados, tinha algum de contratado?

Anônimo disse...

Vejamos, dá mais ou menos uma média de quase dois dias de falta para cada professor, só no mês de Maio! Em qualquer outro emprego daria uma bela demissão! Professores, vão trabalhar e parar com esse papinho “secretária é feia... Antipática...” ou então peçam para sair!! São tão incapazes que todos professores, colocam os filhos em escolas particulares! Bando de covardes é mais fácil culpar o “sistema” como se vocês não fizessem parte dele!

ems disse...

TRANGRA

Poderia "reproduzir " , publicar o currículo de tão "nobre" jornalista?
Em bancos de que escolas ela sentou?

Anônimo disse...

Que falta de amor em seu coração heim Danielle.Existe um ditado que diz assim:"Não há nada como um dia atrás do outro"

Anônimo disse...

caro anônimo de 15:01,

E vc pode me responder onde estudam os filhos dos secretários? os da Secretária de educação que vc tanto defende?será que é em escola pública?vc pede para os professores pedir pra sair por que? eu respondo:deve ser para vc ou alguém de sua família pegar a vagaguinha através de um contratinho.O problema com a Secretária nem é tanto por que é feia e metida, mas sim por que é INCOMPETENTE.

Anônimo disse...

Anônimo das 09h48min, eu não defendo a secretária de Educação, mas não a vejo como “única” e exclusiva culpada por esta porcaria que é a Educação municipal, que inclusive já ganhou até prêmio da UNESCO em um passado distante, mas ficar escrevendo em blog que a culpada e a secretária é ridículo, é típico de quem não tem auto-critica, se você for professor(a) sabe muito bem que a maioria destes profissionais não quer nada com o serviço. E quem paga é a população mais carente, exatamente a que mais necessita e lembre-se que o professor é um servidor-social e tem suas responsabilidades e estão colhendo o que plantam.
Ham...já ia me esquecendo toda minha família é muito bem empregada, não precisamos de vaguinha de CC, a e também não acho a secretária feia,acho ela até bonitinha.

Anônimo disse...

O problema da educação no município não pode se limitar a guerrinhas pessoais.Enquanto se discute estas questões pequenas a população continua a receber uma educação com qualidade menor do que merece. O que vcs acham de haver uma discussão, onde não se apontem supostos culpados, mas que se tente buscar solução para o atual problema da educação pública no município?

Anônimo disse...

Na época do PT pelo menos a educação era de qualidade, isso eles tem que engolir, hoje eles fazem de tudo para não investir na educação, nunca vi isso...

Anônimo disse...

Quanta falta de informação! Se acham que ser professor é um negócio lucrativo, saibam que qualquer churrasquinho de esquina consegue ganhar mais que um professor por mês. Além de investir em longos anos de formação, ser professor hoje é quase um sacerdócio! Trabalha-se 24 horas por dia. Qualquer ser humano que ame a sua profissão (que é o caso da maioria) tem suas limitações, físicas e psicológicas. Estar em salas de aula superlotadas, sem nenhuma infraestrutura, sem materiais didáticos, com crianças com diversos problemas e necessidades não atendidos. Isso é algo agradável? normal? Se há tantos atestados assim no município, é por que devem haver muitos professores apaixonados pelo que fazem, e por tal motivo realmente adoecem... De ver a vergonha que a educação em Angra se tornou! A srª que escreve deveria experimentar um dia em sala de aula em condições caóticas... Não suportaria nem os primeiros 5 minutos. Os profissionais da educação desta cidade, bem como os de muitas partes deste país que ainda não definiu uma política pública de qualidade para a educação... Tem sido verdadeiros guerreiros em campos de batalha! Muitos tiram dinheiro do próprio bolso para que os alunos tenham condições dignas de aprender! Tamanha cretinice e irresponsabilidade descritos em suas palavras se traduzem numa só: ignorância.