"Venho através deste E-mail demonstrar minha revolta e indignação quanto à coluna Panorama, de Danielle Afif, no jornal A Cidade, publicado em 16 de julho.
Em seu "editorial", a mencionada "jornalista" escreve, sob o título Atestado, de forma debochada e maledicente, o seguinte comentário: "(...) tem professor na rede com atestado de 15 dias de licença porque parou de fumar e está deprimido, o que é uma vergonha".
Vergonha, cara senhora, é a forma como V. Sª trata casos de pessoas que não conhece de forma tão leviana. O professor em questão tem nome, sobrenome, família, trabalha na rede municipal de Angra dos Reis desde 1996, sempre de forma responsável e engajada nos problemas que envolvem a educação em nosso município. Não vou lhe enviar meu currículo, pois não mereces, apenas darei algumas informações que considero fundamentais para que a "informação" que publicaste tenha um pouco mais de coerência e respeito ao próximo.
Meu nome é Luís Cláudio Gomes Barbosa, matrícula 5236, lotado na E. M. Pref. José Luiz Ribeiro Reseck desde fevereiro de 2009. Na época, fui convidado pela diretora da Unidade Escolar a ser seu Auxiliar de Direção, visto que a escola passaria a oferecer a modalidade EJA, no terceiro turno (noite). Aceitei e, com muitas dificuldades profissionais e pessoais, prestei meus serviços da melhor forma que poderia. Ao final deste ano, resolvi voltar a fazer aquilo que gosto: lecionar matemática. Solicitei minha saída do cargo e voltei à sala de aula.
Abro um parêntese para informar à tal irresponsável cidadã-jornalista que, antes de começar o ano letivo, fui convidado a exercer cargo na Secretaria de Educação, como um dos Coordenadores da EJA. Isto prova quanto o trabalho deste profissional é reconhecido na rede municipal. Não aceitei, visto que já me encontrava fora de sala de aula havia dois anos, pois em 2008 estava Auxiliar de Direção na E. M. Áurea Pires da Gama, também na modalidade EJA.
Como lhe falta coragem em citar nomes quando publicas tuas irresponsáveis desinformações tendenciosas, estou te auxiliando para pôr um pouco de veracidade e respeito ao fato citado.
Não me encontro com atestado de 15 dias de licença porque parei de fumar e estou deprimido, como afirmas de forma irresponsável e desrespeitosa em seu semanário. Além de tudo, suas "fontes de desinformação" estão carecendo de um puxão de orelhas... Estou afastado de minhas atividades profisionais desde o dia 9 de junho por estar fazendo tratamento de saúde que me levou realmente à depressão, diagnosticada por dois médicos: um pnemologista (Jaime Veras Correia) e um psiquiatra (Felipe Kenji Sudo).
No laudo do pneumologista consta a seguinte declaração: "portador de grave quadro de tabagismo + DPOC, encontra-se em tratamento ambulatorial com antidepressivo + reposição nicotínica. Evolui com distúrbio de depressão necessitando suporte psiquiátrico". A título de informação, DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como ENFISEMA PULMONAR".
No laudo do psiquiatra consta a seguinte declaração: "Declaro que o Sr. Luís Cláudio Gomes Barbosa encontra-se em acompanhamento médico-psiquiátrico desde 10/7/2010 devido a quadro sugestivo de Síndrome Depressiva (F-32 pela CID-10) em uso das medicações ...... Obs.: Quadro de humor deprimido-ansioso, distúrbio de concentração. Recomendo 30 dias de afastamento do trabalho".
Apesar, como sempre, lhe faltar coragem em publicar nomes e tendo certeza que meu e-mail não será publicado, tomei a liberdade de enviar cópia para o ETN, Jornal Maré Alta e o Blog Trânsparência Angra. Com certeza um deles é mais responsável que V. Sª e publicará a informação na íntegra e de forma respeitosa.
E se quiser colocar repórter de plantão, já que também julgas que "Ou há uma pandemia entre os professores ou a análise da medicina do trabalho anda generosa demais", podem me procurar na quarta-feira, dia 21 de julho, na Medicina do Trabalho, onde me submeterei à Junta Médica, na parte da manhã.
Também informo que todas as drogas que estou usando são fornecidas através de receituário que fica retido na farmácia.
Todo Luís Cláudio tem seu dia de Danielle Afif.
Luís Cláudio Gomes Barbosa
Professor de Matemática
Rede Municipal de Angra dos Reis
Matrícula 5236"
PS. O Transparência Angra omitiu os nomes das medicações.
PS2. Na postagem abaixo reproduzimos o editorial a que o Prof. Luís Cláudio se refere.
29 comentários:
Prezado TAngra,
Muito obrigado pela publicação de meu e-mail.
Ficarei eternamente grato por ter tido coragem (coisa que nunca lhe faltou em suas postagens) de publicar a verdade dos fatos.
Um grande abraço.
P.S.: Em breve estarei lendo que quem está em depressão não pode ler blog. Ter um, muito menos.
Parabéns ao ilustre professor!
Há pessoas inescrupulosas pensando que profissionais da Educação não podem e nem devem ter problemas de saúde.
Caro colega acredito que foi pelo comportamento e caráter dela que ela tirou as conclusões sobre você.
Ela precisa estar ciente que se não fosse pelo professor, jamais teria chegado a carreira de "jornalista".
À ela só me resta dizer que a enfermidade não escolhe sexo,cor,hierarquia,poder aquisitivo,idade etc.
Cuidado senhora jornalista, espero que a doença jamais bata a sua porta pois o futuro a DEUS pertence.
Professor,um abraço,boa tade e muita SAÚDE.
Professora Angrense
Não o conheço e não li tal matéria, mais também sou Funcionário Público da PMAR, e infelizmente existe vários fúncionários de nossa Prefeitura que realmente deixam muito a desejar, pois se aproveitam de certas facilidades, para ficarem sem trabalhar, concerteza esse não foi o seu caso, mais acontece que por causa desses funcionários, nossa classe fica sem crédito.
muitos professores estao ficando afastados das salas de aula principalmente por problemas psicologicos e psiquiatricos pois hoje em dia os pais nao educam mais os filhos, acham que eh a escola quem tem que educar,e quando a crianca tem a educacao que nao ha em casa la na escola muitos pais acham errado e vao a escola destratar o professor. Os pais nao sao capazes nem de ir a escola quando o professor pede, para informar subre algum problema que a professora tenha detectado.nossos professores nao estao afastados porque querem nao.
Tomou, papuda?!
Senhor Luís Cláudio Gomes Barbosa, solidarizamo-nos com o seu repudio a esta imprensa de baixíssima qualidade e escrúpulos, no respeito aos sensatos Angrenses e seus visitantes.
Solicitamos ao Senhor, aos seus e a todos Cidadãos de boa índole, que evitem de comprar, ler, comentar e até utilizar este material impresso, quer seja para qualquer tipo de utilidade, nem para forrar o chão ele serve, pois, poderá manchar de sangue aonde este entrar em contato, o sangue dos nossos impostos.
E em relação a sua saúde, esperamos melhoras, pois, nossa Cidade, necessita de pessoas capacitadas para organizá-la.
Abraços.
UM AINDA ANGRENSE
Em primeiro lugar,quero parabenizar o professor Luís Clàudio por suas colocações, que sem dúvida revelam o caráter de um cidadão crítico e consciente como todo professor e os cidadãos em geral devem ser. Gostaria também que as pessoas atentassem para o fato de que o trabalho de profissionais da imprensa só se faz útil à sociedade quando há, por parte dos mesmos,seriedade e compromisso com a verdade
Pois é, os professores estão ficando doentes exatamente por acúmulo de função, pois hoje além de executarem a grade pedagógica ainda tem que impor limites e disciplinar alunos, os pais simplemente deixaram essa tarefa nas mãos dos professores, e o resultado é esse mesmo, professor com problemas psiquiátricos. Aproveitando o gancho:Imaginem daqui a alguns anos, como estarão os professores de educação infantil com uma carga horária de 7 horas diárias???
Muito além da safadeza de denigrir a imagem do Sr LuiZ, está as entre linhas da materia.
Com o pretesto de noticiar o abstenciismo ( acredito que é assim que se escreve), na verdade o que a senhora Afif pretende é blindar o governo. Todos sabem que é horrivel a falta de professores na rede municipal de ensino, e amesma quer com isto jogar a opinião publica contra a classe dos professores e reputar a eles as péssimas notas de Angra no Enem.
Prezado Anônimo das 22:49,
Essas coisas não se pode dizer assim, em público, e por isso retiramos seu comentário, Ok?
Mas por acaso você se referia à Mônica Nóbrega?
Abraços,
TAngra.
Parabéns, Luís.
Importantíssimo defender sua posição, justa e compreendida pelos que conhecem seu trabalho pela educação angrense.
Quanto à dona do tablóide sai-sangue, que ela tenha saúde de ferro (algo sobre-humano, diga-se), para que no futuro não seja julgada da mesma forma que julga.
No mais, faço minhas as palavras da Ainda Angrense: nem para forrar chão aquilo serve.
BOM DIA, PROFESSOR LUIS CLÁUDIO, PARABENS PELA SUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO, MUITA SAUDE E VOLTE LOGO AO BATENTE NÓS PRECISAMOS DE PROFISSIONAIS COMO O SENHOR, E A INFELIZ " JORNALI$$$$$$$$$$$$$TA", QUE DEUS LHE ABENÇOE NÓS MOMENTOS DIFICEIS QUANDO ACABAR AS MIGALHAS.
STº ANTONIO 2
Nesta guerra entre professores e jornalistas ficam os alunos que frequentam as escolas públicas do município sem aprender conteúdos básicos para qualquer cidadão.
Vamos lutar juntos por uma escola pública de qualidade!
É isto que a população que paga impostos necessita e merece.
Tém que mostrar as fotos dela fazendo uma 'gravação" lá no Aqudabã.
Parabéns Luiz Claudio, trabalhei com vc no EJA na Luiz Reseck, e sei da qualidade do seu trabalho.
Mas gostaria de deixar uma contribuição para a dita "jornalista", pandemia acontece quando uma "doença" se espalha por todos os continentes, o que não é o caso.
E ainda gostaria de levantar uma questão:Como a dita "jornalista" conseguiu essas informações que deveriam ser SIGILOSAS, pois fazem parte do sigilo médico X paciente? Com a palavra a Medicina do Trabalho.
Caros amigos/colegas de trabalho/ex-colegas/anônimos,
Muito obrigado a todos pelo apoio.
E, a título de "curiosidade", meu e-mail de repúdio também foi publicado nos blogs Angrapol, Sérgio Constantino e SINSPMAR.
Para o Anônimo das 18:37
Eu também me pergunto como esse tipo de informação chega à imprensa marrom: através da Medicina do Trabalho ou de algum "colega" de trabalho?
Espero, sinceramente, que seja por algum CC da Medicina.
Mais uma vez, obrigado a todos.
Em breve (se Deus quiser) estarei na ativa de novo.
Esse jornal nunca teve e não tem nenhum compromisso com a cidade de Angra dos Reis, basta observar a propaganda negativa que faz em suas páginas policiais, na maioria das vezes deturpa por completo as informações: acusa pessoas inocentes, agride pessoas que são trabalhadoras, chefes de família, sem provas nenhuma. Na verdade para mim nâo é nenhuma novidade essa agressão ao professor Luís Cláudio, visto o que essa senhora faz com outras pessoas, com a família dessas pessoas, novidade sim foi a defesa e os argumentos coerentes que o professor tinha, isso prova o quanto essa mulher que se diz jornalista, (pois pelo que me consta agora é que ela está concluindo o nível superior, nem sei em que área, deve ser Burrologia, ) comete injustiças em seu jornal semanal. GENTE, CHEGA! Um jornal que cheira sangue, que deturpa a categoria de professores( que já é tão massacrada), que fala mal de diversas categorias de trabalhadores( quando se encontram em greve), que se vende a diversos políticos locais, que tem diversas causas trabalhistas na justiça. Enfim, CHEGA de Danielle Afif, Não comprem mais esse jornal!!!!
Lembrei-me no momento em que estava lendo o depoimento do Sr. Luís Cláudio, de um período triste de minha cidade. Quando no período daquela vergonhosa operação dos Cartas Marcadas, esse jornal colocou na capa a foto da então secretária Elisabeth Brito como tendo sido presa e acusando-a daquela parafernália toda, numa verdadeira irresponsabildade, não respeitando o seu sofrimento e o sofrimento de sua família.
Esse jornal deveria ser cassado, quando abrimos uma escola temos que ter uma pedagoga para responder pela escola, como que uma mulher que nem formada é, pode ser dona de um jornal? Não existe fiscalização, nessa área? Por favor, gente vamos denunciar!!! O
Luís Claúdio, não te conheço, sou da rede estadual, porém, admiro a sua coragem, a sua indignação e a sua capacidade de reagir, pelo que fazemos temos que nos dá ao respeito, é o mínimo que precisamos. Essa ofensa, não foi só para você e sim, para toda uma categoria, que não vê seus direitos reconhecidos. Se houvesse uma preocupação real de tal jornalzinho,não atacava os professores da forma que atacou, até porque problemas na área educacional são amplos, complexos, históricos, lidamos com seres humanos, somos humanos e exigimos respeito!
Se ferrou!!!!! Amei!!!!!!!!!!!!
O SINSPMAR informou que se pronunciará em nota oficial sobre o caso no Maré desta semana e no Tribuna Livre de semana que vem.
E, para os meus amigos que reclamam o tempo todo dos sindicatos, repito: QUEM FAZ SINDICATO É A CATEGORIA!
Professor Luís Cláudio, desejamos melhoras! Ou melhor, temos certeza da sua recuperação, pois conhemos a sua pessoa de ação e não de ouvir falar, sabemos da sua capacidade e amor pela educação.
Abraços PÚBLICOS e carinhosos de seus amigos da EJA da Escola da Escola Municipal Áurea Pires da Gama.
Luiz, te desejo melhoras inestimáveis. Espero que volte logo a nos trazer alegrias com seu bom trabalho.
Foi muito bom trabalhar contigo na EJA e tenho certeza do seu compromisso com nossa rede.
Pigmeu EJA
Para os amigos da Áurea Pires e para o Rodrigo Pigmeu,
Valeu pela força.
Todo esse apoio está sendo muito importante para esse doente que vos escreve.
Um grande abraço a todos.
Postar um comentário