"O Ideb é um indicador importante, e deve ser divulgado. O da Cacique foi 1,9 para os anos iniciais e 3,0 para os finais. Mas, antes de carimbar os professores e diretores como culpados, é preciso saber:
- O Ideb considera não apenas o rendimento na Prova Brasil, mas os índices de aprovação, retenção e evasão escolar.
- O índice de professores contratados sem concurso na Cacique, até 2008, chegava a 80% no geral, e à quase totalidade nos anos iniciais;
- Até então, havia turmas que passavam por até quatro substituições de professores a cada ano, tornando o trabalho incontínuo;
- Esta prática gerou a aprovação incorreta de diversos alunos, que chegaram a 2009 sem as competências básicas para estar na série em que estavam.
- Em 2009, com a chegada dos concursados do ano anterior, realizou-se um trabalho sério, rumo à educação de qualidade que nossas crianças merecem, e ao mesmo tempo tentando recuperar os alunos incorretamente aprovados nos anos anteriores. Sabíamos, no entanto, que os resultados desta nova prática não seriam imediatos.
- Buscando aprovar apenas os alunos realmente aptos, os índices de reprovação na escola foram altos no final de 2009, o que faz cair o Ideb.
- Oferecemos até 2009 o ensino regular noturno, que apresentou altíssimas taxas de evasão por diversos motivos, desde a migração dos alunos para a EJA, modalidade mais rápida, à dificuldade na conciliação entre estudo, trabalho e outras responsabilidades da vida adulta. Isto faz o Ideb despencar.
Assim sendo, sabíamos que o Ideb da Cacique Cunhãbebe seria baixo, mas, justamente como parte do trabalho que começamos a realizar ano passado, optamos por não 'fabricar' números bonitos. Os resultados apresentados são feios, mas reais, e temos a certeza de que teremos números mais bonitos - e não menos reais - quando nosso trabalho der os frutos esperados.
Um abraço a todos,
Rodrigo Silva
Professor da E. M. Cacique Cunhãbebe"
TAngra:
Prezado Professor Rodrigo,
Só para registro, a escola de Angra melhor classificada em 2009 no quesito Taxa de Aprovação, medindo-se pelo Indicador de Rendimento, que vai de zero a 1,00, foi a EM Pref. Franscisco Pereira Rocha, com 0,91. A Cunhãbebe teve 0,55 em 2005, 0,86 em 2007 e 0,32 em 2009, o pior, como você bem disse.
Na Prova Brasil de matemática as notas da Cunhãbebe foram 196 em 2005, 212 em 2007 e 225 em 2009. Em língua portuguesa 182 em 2005, 195 em 2007 e 198 em 2009. As médias foram 5,0, 5,6 e 5,9.
Em 2009 a Cunhãbebe teve a 3ª melhor nota de Angra em matemática e a 8ª melhor em língua portuguesa, entre 39 escolas.
A EM Manoel Ramos, melhor classificada no IDEB (5,3) dentre as escolas municipais até a 4ª série, teve Indicador de Rendimento de 0,86. Notas da Prova Brasil: 232 em matemática, 213 em português e média 6,3.
As piores notas em matemática e português são da EM Joaquina Maria R Santos: 168 e 157, média de 4,0. Curiosamente ela tem Indicador de Rendimento (índice de aprovação) 0,77.
8 comentários:
Prezado TAngra,
Agradeço a disposição de expor meu comentário e, com total transparência, elucidar fatos adicionais que merecem ser ditos.
Aproveito para colocar-me a total disposição para quaisquer esclarecimentos através do email rodrigosilvaprof@gmail.com.
Como vizinho de blog, tomei a liberdade de publicar seu post - devidamente linkado e na íntegra - em meu blog pessoal.
Um grande abraço,
Rodrigo Silva
Resumindo, a lambança só tem um culpado: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Antigamente nós tínhamos a ajuda dos pais na educação dos filhos, era a maior vergonha quando eles tinham que anunciar para um vizinho que os filhos ficaram reprovados, então os pais cobravam o dever em casa, se interessavam em ir ao colégio pra ver como estava o filho, agora?não tão nem aí,o filho passa de qualquer jeito, sabendo ou não, o resultado do IDEB é a mais pura verdade o ensino hoje está uma porcaria, nem sei como vai ser o futuro dos nossos jovens.É isso minha gente, antigamente por causa da competição ou será inveja? quem cuidava da educação era o conjunto escola e família, hoje é só inventação de moda...
IDEB x EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Afirmar qual é a melhor escola, e a pior, por meio de uma prova externa, descolada da realidade dos estudantes dela e que não leva em consideração valores (respeito, amizade, solidariedade, cooperação, e etc...) a serem construídos nos estudantes, o projeto pedagógico da escola, o nível de aprendizado do estudante quando chegou à escola e o quanto ele progrediu (temos estudantes sobretudo do ensino Médio noturno que já estão a anos sem estudar e muitos nos chegam sem estar sequer alfabetizados) é uma informação enganosa.. serve para desqualificar os professores e fazer com que a comunidade não matricule seu filho naquela escola contribuindo para o seu fechamento e aumento da baixa estima de quem frequenta essa escola.
Assim é fácil fortalecer o discurso de que "o que é público não presta"... Assim certos partidos como PT, PMDB, PDT, DEM, PSDB e todos a que a eles se aliam, mostram sua face neoliberal que pretende privatizar os serviços públicos e oferecendo esses mesmos serviços a somente quem pode pagar por eles. Nos governos desses partidos é comum os baixos salários, a política de contratos temporários que promove rodízio de professores frequentemente, a falta recorrente de professores nas escolas, diminuição de carga horária do ensino fundamental (rede estadual) e por aí vai...
Devemos não levar em consideração essa avaliação que só mostra que os governos foram reprovados nos índices que eles mesmos criaram por suas práticas destruidoras da educação pública. As escolas da Baía da Ilha Grande que obtiveram melhor índice nesse IDEB foram escolas que não tem carência de professor e com professores, em sua maioria, que já estão atuando a mais de 3 anos na escola, pois essas escolas contam com a parcerias de emptresas - eletronuclear, Petrobrás...- que não tem a finalidade de oferecer Educação desobrigando o estado de cumprir um papel que é seu.
Espero que a escola pública não se torne apenas um cursinho de aprender como se marca a “cruzinha” na resposta certa e avance na sua missão de formar cidadãos comprometidos com a melhoria nas suas condições de vida coletivamente, a mesma escola que esperava Paulo Freire onde
Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
Eduardo - Sepe Angra
Fonte(s):
http://www.paulofreire.org/escola_p.h
Prezados TAngra e Rodrigo,
A análise do Rodrigo e o levantamento do TA são perfeitos.
Comprova o que o Rodrigo fala sobre a Cacique, mostra que tem escola em que o índice e Prova Brasil "batendo" e tem escola "camuflando" aprovação, visto que tem as piores notas em português e matemática.
Rodrigo, eu sabia que tu eras bom.
Um abraço do professor descompromissado que vive de licença médica.
Conversa fiada, professor não tem que falar nada. Está errado, o resultado péssimo.
Não há desculpas, perdeu o coletivo.
Quem tem que responder isso para asociedade é o Exprefeito Fernando Jordão e o atual Tuca Jordão.
Esse resultado ridículo tinha que motivar a troca da direção da pasta em Angra dos Reis.
Quando o seu trabalho começar a aparecer já saíram na capa do Jornal cidadde uma quantidade enorme de jovens. ACORDA PROFESSOR. VOCÊS NÃO ESTÃO RENDENDO E O RESULTADO DISSO SÃO AS PÉSSIMAS NOTAS DOS ALUNOS, VITIMAS DESTA POLICITAGEM E DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE PROFESSORES MALUCOS QUE VIVEM FAZENDO EXPERIMENTOS COM GENTE. COVARDIA. ENQUANTO ISSO OS FILHOS DE RICOS ESTUDAM NO SITEMA ANTIGO E VÃO OCUPANDO OS MELHORES POSTOS DE TRABALHO.
Esperamos um dia poder ver aqui que a referida escola refletiu e agiu melhorando este ìndice. A população de Angra dos Reis merece um ensino de qualidade.
Em uma escala de o a 10 a maioria dos municípios não passaram da média 6. É no mínimo vergonhoso!
Os fatos podem ser explicados, mas não justificados.
Queremos uma escola onde o pobre tenha direito de aprender, para que possa disputar em igualdade de condições com as classes mais abastadas da sociedade. Queremos uma escola pública de qualidade!
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