"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, dezembro 21

Homenagem recusada pelo bispo

Hoje, no Senado Federal, o bispo Manoel Edmilson da Cruz rejeitou receber a comenda Dom Hélder Câmara. O motivo foi o aumento salarial que os congressistas se deram.

Trechos do discurso do bispo:

“[...]
Agora, meus irmãos, espero ser muito bem entendido no que vou dizer. Eu o faço levado por amor e também por confiança; essa esperança que Deus me ensinou a colocar em todas as pessoas humanas.
[...]
Pensei, em vista dos meus 86 anos, em receber esta honraria por meio de um representante, mas o Congresso Nacional merece respeito. O verdadeiro Congresso Nacional é sinal de verdadeira democracia. A honrosa Comenda [...] me faz refletir precatórios que se arrastam por décadas, aposentados e idosos com as suas aposentadorias reduzidas, salários mínimos que crescem em ritmo de lesmas.
[...]
Meus irmãos e irmãs, falo agora de coração com muita fé, com o grande respeito que devo a todos, mas, falo como irmão e irmã sobretudo, quer dizer, assumindo a alma de todas as pessoas, pois é exatamente nesse momento que o Congresso Nacional aprova o aumento de 61% dos honorários de seus Parlamentares que em poucos minutos chegam a essa decisão e ao efeito cascata resultante e o impõe ao povo brasileiro, o seu, o nosso povo. O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares? Graças ao bom Deus, há exceções decerto em tudo isso. Mas, excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já tem formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar. Prova disto? Colha na internet.
[...]
Maldita realidade desumana esta, desalmada! Ela já é em si uma maldição. E me faz proclamar em pleno Congresso Nacional, como já o fiz em Assembléia Estadual e em Câmara Municipal: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Vou falar mais calmo ainda, porque falo por amor: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Mesmo que ele paradoxalmente seja também uma pessoa muito boa, um grande homem. Ainda não do porte de um Nelson Mandela que, ao ser empossado Presidente da República do seu país, reduziu em 50% o valor dos seus honorários.
[...]
Senhores e Senhoras, meus irmãos e irmãs, sinto-me primeiro perplexo, depois decidido. A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Desfigura-a, porém.

De seguro, porém, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. (Palmas.). Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho.

É seu direito exigir justiça e equidade, em se tratando de honorários e de salários, também. Se é seu direito, e eu aceitar, estou procedendo contra os direitos humanos. Perderia todo sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria. Isso não acontece! O que acontece – repito – é um atentado contra os direitos humanos de nosso povo. A atitude que acabo de assumir, assumo com humildade... Assumo com humildade, sem pretensão a dar lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz e os meus sinceros votos de um abençoado feliz Natal e um próspero Ano Novo. Deus seja bendito para sempre! Muito obrigado.”


Clique e leia a discurso na íntegra:
congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=35627

Enquanto isso, acontecia uma manifestação de estudantes, contra o aumento, na porta do congresso.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acabo de saber que a nomeação do Dr. Kléber Mendes melou. Ele está bufando de raiva. O advogado sem processos vai continuar sem emprego. Fui!

Anônimo disse...

O BISPO MANOEL EDMILSON DA CRUZ COM SUA CORAGEM BOTOU PARA FORA UMA INDGNAÇÃO QUE TENHO CERTEZA É DE MUITOS BRASILEIROS QUE NÃO SE CONFORMAM DE VER ESSES SAFADOS LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA.
QUANDO QUE O MAIS RAZOÁVEL, SERIA TRANSFORMAR O SALÁRIO DE QUALQUER HOMEM PÚBLICO EM NUMEROS DE SALÁRIO MÍNIMO ISTO É DIVIDINDO O SEU MONTANTE EM SALÁRIOS MÍNIMO QUE PASSARIAM A TER O MESMO REAJUSTE ANUAL DADO AO SALÁRIO DE QUALQUER TRABALHADOR.
MAS ENQUANTO ESSA IMORALIDADE NÃO FÔR CORRIGIDA E PELO ANDAR DA CARRUAGEM TÃO CEDO NÃO SERÁ,SÓ NOS RESTA APLAUDIR ATITUDES ISOLADAS E TORCER QUE ELAS SIRVAM DE EXEMPLO E MOTIVAÇÃO PARA QUE CADA VÊZ MAIS PESSOAS SE REBELEM E COMECEM UM MOVIMENTO COMO O DO "FICHA LIMPA" PARA TENTAR MUDAR AS COISAS.

Anônimo disse...

TANGRA, PODERIA ME ESCLARECER ESTA HISTÓRIA DA AREA VIP 0800(DINHEIRO DO CONTRIBUINTE,DA SAÚDE,EDUCAÇÃO,INVESTIMENTO EM AREAS CARENTES,ETC...)NA FESTA DO PEIXE PARA AUTORIDADES CORRUPTAS-ALTO ESCALÃO,VEREADORES,SECRETÁRIOS,CCS.FIQUEI SABENDO QUE TINHA FRUTOS DO MAR A VONTADE,BEBIDAS AS MELHORES-WHISKY,VINHOS,CERVEJAS ,TUDO COM NOSSO DINHEIRO,DEPOIS ESTES PILANTRAS FICAM PEDINDO DINHEIRO PARA OS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL.
MP INVESTIGUE POR FAVOR...
TANGRA ,ME ESCLAREÇA MELHOR...E AGUARDO INFORMAÇÕES!!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo da 12:37,

A Festa do Peixe foi organizada pelos picaretas de sempre. Claro que não tinha a menor chance de dar certo.

Foi apenas para enganar o povão menos informado e para agradar alguns puxa-sacos. Não percamos tempo com essas coisas...

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

Enquanto este bispo católico de 86 anos, RECUSOU, uma homenagem por ter vergonha e se sentit humilhado por amor ao povo brasileiro, aqui em Angra e digo também em todo Brasil, existe bispo, pastores, obreiras que se dizem evangélicas que nos fazem ter nojo da hipocrisia que eles vivem, pois são os primeiros a se juntarem para criarem partidos, leis, ongs, tudo para seus beneficios proprios, o povo, ah o povo é um pequeno detalhe...
A maioria dos evangelicos foram pegos em corrupção, milicias, desvio de dinheiro, aqui em Angra não foi muito diferente, a Vilma dos Santos é um caso que será inesquecivel para a história de cidade, uma mulher que foi designada para criar leis, emendas, em favorecimento de sua igreja e de seus pastores, queriam viver na mordomia do paraiso Angrense e quase conseguiram nos enganar, mas graças a Deus tudo veio ser esclarecido a tempo desta mulher, desta seita fazer danos irreparaveis em nossa cidade tão amada.
Fico muito lisonjeado, admiravelmente feliz, porque um homem de 86 anos, catolico e coerente realmente está preocupado com os problemas sociais do povo brasileiro, rejeitou receber a comenda Dom Hélder Câmara, por carater, os aposentados, não temm aumento decente, lembro que o senador Crivella foi um dos que não votaram a favor dos aposentados porque disse quebrar a previdencia se fosse dado o tal aumento, mas apoiar a safadeza da vereadora Vilma com desvios de verbas na ABC para a seita universal isso pra ele não quebra o municipio de Angra, é muito vergonhoso.
Mas fica aqui meu carisma por este bispo catolico que aos 86 anos não está caducando enquanto muito politicos novos não tem vergonha na cara, carater, atitude, honestidade e muito menos competencia para está defendendo o povo.

Anônimo disse...

Oi lindinho!
Quanta saudade!
Estava sem tempo e disponibilidade para lhe visitar.
Mas vejo que continua dando folego de vida aos hostis angrenses.
Que maravilhoso discurso acima, quanta dignidade! Apenas, lamento, palavras lindas e profundas não mudam a realidade dos pobres e menos oportunados do nosso país, muito menos da nossa cidade. Sabe qual é o salário do tal bispo?
Na minha opinião os estudantes ao invés de fazerem manifestações fora do congresso, deveriam tê-lo invadido como fizeram com o Palacio do bandido governador Arruda. A reação foi imediata da presidente da OAB de Brasília.
Onde estão os líderes das ongs dos direitos humanos nacionais e internacionais? Por onde andam os pais de família hosnetos trabalhadores que são escravisados neste país? Onde estão as mães guerreiras deste país? Onde estão os aposentados que deram suas vidas por esta nação? Todos nós precisamos demonstrar nossa indignação pelos atos de afronta destes corruptos políticos sem escrúpulos.
Deixo mais uma vez aqui o meu carinho e solidariedade ao seu nobre ato de protesto ao escrever neste espaço tão pequeno e tão importante para nossa cidade palavras de vida e dignidade. Sua atitude anônima de escrever este blog com informações precisas e concretas tem surtido efeitos significativos em nossa cidade. Ter você como anônimo é um privilégio.
Eu te amo muito lindinho.

Murilo disse...

São estes exemplos de dignidade, como o do Bispo de Limoeiro do Norte (CE) que me faz acreditar que nem tudo esta perdido. Alguns “religiosos” que atuam no campo da política, em Angra e no Brasil, deviam aproveitar este momento e fazer uma reflexão sobre seus atos, perante os homens e perante Deus.

Anônimo disse...

Lindinhos (argh!) Igor Abreu e Cláudio Carneiro.
A Festa do Peixe foi um sucesso, gostem ou não. Engulam mais essa.
Quanto ao Bispo, corretíssimo. Mas cá entre nós, vocês vão ter a cara de pau de não postarem nem uma linha contando que o agora Ministro Luiz Sérgio votou a favor dessa bandalheira, desse aumento de 149% em 5 minutos?
Que vergonha para Angra!

Anônimo disse...

Festa do Peixe: Só CCs e figurinhas marcadas do governo.Pilantragem e gasto do dinheiro práengordar mais o Tabat...rstrsrsrrrrrkkkkk...