"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, abril 3

Encontro Histórico...

Câmara de Angra conquista aliados na mobilização em defesa da ampliação do Tebig

Uma reunião ampla, representativa e marcada pela união das principais forças políticas de Angra dos Reis marcou o início da mobilização do município em defesa da obra de ampliação do Terminal de Petróleo da Baía da Ilha Grande (Tebig). Por iniciativa da Câmara Municipal, os deputados federais de Angra, Fernando Jordão (PMDB) e Luiz Sérgio (PT), os partidos políticos, associações, sindicatos, vereadores e a Prefeitura acertaram uma agenda de eventos comum destinada a pressionar a área ambiental do Governo do Estado a conceder a licença para a modernização do Terminal. Para o presidente da Câmara, Dr. José Antônio Gomes (PCdoB), foi um encontro histórico.

- Somos todos a favor da ampliação do Terminal e não podemos perder esta oportunidade. A união que conseguimos aqui é a mensagem que levaremos ao governador Sérgio Cabral. O Tebig é nosso, queremos e precisamos que ele seja ampliado - resumiu José Antônio.

A disposição de unidade percorreu todos os discursos da noite. Primeiro falaram os vereadores, ressaltando a importância de uma ampla mobilização em defesa do Terminal, depois os deputados Luiz Sérgio e Fernando Jordão seguiram no mesmo caminho e reafirmaram compromisso de defender a obra, não apenas para o governador, como junto à direção da Petrobras e o Governo Federal.

- Precisamos unificar nosso discurso. Estamos em defesa da obra que terá o menor impacto ambiental e que dará ainda mais segurança ao Terminal. É isso que devemos dizer ao governador e à presidente Dilma - ressaltou Luiz Sérgio, comprometendo-se a agendar um encontro com o Ministro da Casa Civil da Presidência da República para tratar da questão.

Fernando Jordão concordou, mas destacou que, neste momento, é a área ambiental do Governo do Estado quem oferece a maior oposição à ampliação do Tebig. Para Fernando, o governador do Rio estaria sendo 'induzido a erro' na avaliação dos impactos e até mesmo da importância do Terminal para toda a região.

- Eu não ouvi do governador que ele é contra a modernização do Tebig. Mas há uma orientação da área ambiental do Governo recomendando fortemente que se negue a licença para a obra. Temos todas as condições de receber esse investimento e todo o impacto ambiental já foi absorvido ao longo dos últimos 30 anos, portanto essa justificativa não é suficiente - disse Fernando.

Presente à reunião como convidado, o gerente do Tebig, Virmar Muzitano, deu alguns detalhes da operação do Terminal, destacando a segurança das instalações. Nos últimos seis anos, por exemplo, não houve nenhum incidente grave no local, nem tampouco na Baía de Angra, envolvendo atividades do Tebig. No período foram realizadas mais de cem operações do tipo 'ship to ship', com transbordo de petróleo de uma embarcação para outra, também sem acidentes. Segundo Virmar, além de ampliar a capacidade de movimentação do Terminal, a obra pretendida pelo setor de engenharia da Petrobras aumentará ainda mais as normas e equipamentos de segurança nas instalações de Angra.

- O Tebig está pronto para crescer e a hora é agora, pois tudo que não cresce, morre. No Rio de Janeiro, esta é uma obra importante para a Petrobras, que pode inclusive reduzir a necessidade de investimentos em outras áreas -disse ele.


Ações imediatas incluem audiências públicas em Angra e Brasília

Populares também fizeram questionamentos e sugestões. Ao final da reunião, foram combinadas algumas ações imediatas. O primeiro compromisso público do grupo será em Brasília, no dia 18, quando as Comissões de Minas/Energia e Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, por sugestão do deputado Fernando Jordão, vão debater o assunto. Depois, a própria Câmara Municipal de Angra realizará audiência pública sobre o assunto. Além disso, os partidos com representação na Assembleia Legislativa do Rio e na Câmara dos Deputados provocarão suas bancadas a manifestarem-se sobre o tema.

Outra ação importante será um pedido de audiência com o Governador Sérgio Cabral assinado pelos deputados Fernando Jordão e Luiz Sérgio, pelo prefeito Tuca Jordão, pelos vereadores e pelos representantes de instituições da sociedade civil angrense e associações de moradores.

Tanto a Câmara angrense quanto a Prefeitura pretendem fazer mobilizações e campanhas de divulgação incentivando a população a entrar na luta pela ampliação do Terminal.

- Não importa de quem é a culpa, o que não pode é a população perder. Sem o Tebig, podemos decretar a falência de Angra e não vamos aceitar isso. Vamos lutar até a vitória - resumiu José Antônio.

Um comentário:

Anônimo disse...

amigo vejo que nao deram importancia o que escrevi semana passada sobre denuncias dos amigos do saee e so esperar na banqueta quando sair a terra ei la ver a maquina da matos para acerta o terreno tambem essa firma de portugal RVU nao paga ninguem vivo cade o dinheiro ?