"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, abril 17

Cena terrível na Ilha Cataguás

O pai e a criança antes do acidente
A Capitania dos Portos abriu um inquérito para apurar o acidente envolvendo um menino que morreu na tarde de domingo (15), após ser sugado pela hélice de uma escuna que levava turistas para um passeio na Ilha Cataguás. Esta foto da vítima e do pai foi tirada momentos antes da tragédia.

A escuna, da agência Mar de Angra, saiu do Cais Santa Luzia, em Angra dos Reis. O pai (Jhones de Oliveira) e o filho (Saimon de Oliveira, de 9 anos) estavam entre os turistas que deixaram a escuna usando "macarrões" e não teriam atendido ao alerta dos marinheiros para que os banhistas não se aproximassem da embarcação enquanto o mestre fazia manobras.


O Vigillante, por E-mail:

"Presenciei neste último domingo cenas de arrepiar na Ilha de Cataguases, estreladas pelos saveiros, apinhados de turistas, que se jogavam no mar mesmo antes de finalizada a manobra de atracação na ilha. É muita gente, para apenas um piloto e um marinheiro poderem controlar. Cuidar da manobra do barco e mais de todas aquelas pessoas, que em sua maioria não tem noção de segurança de navegação, onde muitos estão completamente alcoolizados, tem que rolar muita sorte mesmo para não acontecerem acidentes.

Infelizmente a sorte não foi suficiente para evitar um grave acidente neste dia, que acometeu um criança, onde, ao cair no mar, foi atingida pelo hélice do barco em funcionamento, enquanto o barco encostava na praia. Que piloto, que auxiliar marinheiro vai conseguir controlar 80, 100 pessoas em uma embarcação, chapadas de cerveja e dopadas pelo som do funk estridente, conforme pude observar neste dia em muitos saveiros? Que imprudência!

A engenharia naval pode fabricar barcos para carregar muitos e a capitania liberar com base neste critério, mas quem, a bordo, que tenha noções de segurança de navegação, vai olhar e tomar conta de tanta gente inexperiente?"

Menino sendo socorrido

8 comentários:

Anônimo disse...

os antigos moradores e nascidos em Angra devem se lembrar muito bem.Antigamente o turista que quisesse passear de barco era só procurar os antigos barqueiros no cais. Agora vem essa cambada de mercenários de outros lugares e se instalaram em Angra com suas escunas e não deixam nem migalha para os antigos barqueiros.Chegam querendo só lucro,não tem segurança nem experiência.E que viagenzinha sem graça os turistas fazem com essas escunas,passam por no maximo 3 praias e 1 restaurante caro e tchau

revoltado disse...

Cadê a Turisangra?
Cade a patrulha do turismo?
Isso só acontece porque aqui pode tudo, em Gramado existe organização, em Paraty existe organização em Ilha Bela existe organização, em Angra pode tudo.
Uma bagunça, esse bando de farofeiro que insistem em serem chamados de turistas.
Isso sim é uma vergonha.
Revoltado.

EDSON COUTO disse...

Concordo com o comentário, e se continuar assim vai acontecer na Freguesia, Japariz, onde o número de barcos e turista é um absurdo precisariam de CAIS e normas de atracação que não existem; causada pela pressa do desembarque e liberação dos pequenos espaços na areia para a grande movimentação do verão.
Edson Couto

o padre disse...

Tanta campanha contra o cigarro. E a cerveja (inofensiva?) liberada nos comerciais de tv. Uma latinha de cerveja é mais barata que uma garrafinha de água no supermercado. O povo esta adoecendo com essa PRAGA chamada Alcool. Vejo jovens embriagados pelas ruas, mijando nos postes e muros sem qualquer pudor. Dirigindo feito loucos seus carros ao som alto de certanejos e funks QUANDO A LEI SECA VAI COMEÇAR A FUNCIONAR EM ANGRA? Cadê a policia de angra? (ahhhh ganhando algum pro churrasco na laje do fim de semana). Uma vez levei um amigo turista para fazer um passeio de saveiro...quase morri de vergonha, quase nao falamos durante o passeio ... pois o som dessa outra PRAGA chamada Funk abafava qualquer palavra dita por mim ou por meu amigo. Triste fim deste pequeno jovem...vim pra essa terra sem lei e morrer de forma tão tragica. A tendência meus amigos... É piorar cada vez mais... a humanidade ja traçou deu destino. Infelismente tenho de ser pessimista pois não me sobra muita alternativa.

O Vigillante disse...

Tem mais um detalhe importante, que fiquei sabendo hoje passado por um marinheiro experiente e entendido no assunto, e que agrava ainda mais a situação. Naquele momento eu não tinha percebido tal fato, pois estava um pouco distante da Ilha, mas ocorre o seguinte: Todas as escunas encostam de proa no canto da praia, na ilha, para que os turistas possam desembarcar e embarcar. Ocorre que nesta manobra os pilotos deixam o motor engrenado a frente, com o hélice girando, de forma que com a pressão da proa da embarcação contra a praia, o saveiro fica alinhado sem torcer a parte de traz. Este fato foi a causa da morte do menino, pois o hélice virando no local de baixa profundidade, já que está bem próximo da praia, produz uma corrente que suga tudo que estiver a uma certa distancia da popa. Infelizmente foi o que aconteceu, pois o menino e o pai não sabiam desse perigo eminente.
Pior é que tudo isso poderia ter sido evitado se os tripulantes do saveiro não tivessem preguiça de jogar a ancora de popa na manobra de chegada, de forma que o barco ficasse alinhado sem a necessidade de ficar com o motor avante expondo as pessoas ao risco.
Mas o maior culpado, disso é mesmo a Capitania dos Portos, que fica multado as pequenas embarcações que estão ancoradas próximo as praias, mas permitem que os grandes saveiros, com até 100 passageiros e somente 2 tripulantes, cheguem até a areia e permaneçam com seus motores ligados.
Na incompetência de uns... o sofrimento de outros.

Anônimo disse...

Li esta matéria e fiquei muito triste.
Não seria possível construir um PIER nesta ilha?
Seria como nas outras ilhas. O barco deixa os banhistas no PIER depois volta para a área dos barcos e os banhistas ficam à vontade nas praias. É assim na ilha da GIPÓIA.
É assim que funciona em outras ilhas.
Por que na ilha CATAGUÁS não tem um PIER para receber todos que chegam de barco.
Isso deve ser culpa desse prefeito imbecil. Ele nunca pensa.
Por favor, TANGRA verifique o porque.

antonio centro disse...

gente é o seguinte;em angra dos reis nao existe leis, tudo pode aki,as escunas ja fizeram varias vitimas e nada é apurado,nao é só em cataguás nao, angra esta tomada de pessoas de fora que veem pra cá e começam a trabalhar de marinheiro sem ter a minima noçao do que é ser marinheiro, por favor; procurem ver de onde é o marinheiro dessa escuna, te garanto que é do nordeste,( nada contra)mas as pessoas de angra naoa estao tendo chance de trabalhar na área que mais conhecem,(marinharia)pois vem nordestinos de fora e aceitam trabalhar por miséria de salários,e nao é só nessa área nao eim;estamos sendo tomados por uma PRAGA DE GAFANHOTOS que dizímam nossos empregos,vi uma matéria que no ABRAAO a capitania esta fazendo vistorias nas escunas, mas DOCUMENTAÇAO nao quer dizer nada no mar, o que quer dizer respeito é CONHECIMENTO(PRÁTICA) uma carteira de abilitaçao nao quer dizer que a pessoa esta APTA a conduzir uma embarcaçao em determinada situaçao(vento, maré,mar batido, etc..etc..etc..)veremos se alguma coisa vai mudar," e nao é so nao mar que esta acontecendo isso nao eim,"se todos que conhecem angra reparar na ilha de cataguas, veram que esta sendo criada um canal fundo ao redor da ilha, consequencia das escunas pararem com seus motores engrenados a vante encalhados na praia,acho que demorou muito isso acontecer.

Anônimo disse...

A palavra certa para Angra não é que aqui é a cidade do tudo pode. O certo é dizer que aqui em Angra, só tem incompetente em cargos importantes. Como Angra é uma cidade pequena, como no caso do Amilcar, ele pode nomear a filha, afilhada, primo, prima, cunhado, cunhada, irmão e companhia, estão entendedo? Assim, sendo todos de casa esta família vai tapando um o rombo do outro, e denuncia nem pensar como estão todos em casa, se um falar, todos perdem a boquinha, assim funciona também para a família Jordão. E a impunidade reina em Angra.