"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, setembro 21

Palavra da ex Professora

Anônima 21/Set/2009 às 23:17 post "Grata à Creche Mundo Colorido":
"
Sou mãe e ex professora da Creche Mundo Colorido e fico perplexa com tantas mentiras que se falam para puxar o saco da Direção da Creche.

Trabalhei por um salário mais da metade abaixo do piso salarial da Prefeitura, não tendo direito a alimentação na Creche, num regime militarista, porque o Sr. Vilton é militarista (apesar de ter um cuidado extremo com as crianças), vendo eleições fraudulentas, pessoas que ganham acima de R$11.000,00 conseguindo vaga e outras que precisam não conseguindo, com pessoas sem qualificação para exercer o Magistério, etc.

Agora que surge uma corajosa para denunciar, vocês ficam criticando? Vocês têm é que agradecer à Marilene, pois com a saida de algumas crianças que têm condições, entraram realmente crianças as quais as mães dependem da Creche.

Não sou contra a todas as mulheres terem direito à Creche, pois deveria ser direito de todas, mas a necessidade de umas é bem maior do que a de outras e hoje eu vi várias mãezinhas felizes por terem conseguido uma vaga para seus filhos.

Pelo menos já começou a melhorar.

Agora falta a alimentação. Constatei que é verdade o que a D. Marilene falou: todas as Creches do Município têm três refeições na parte da tarde. Acorda D. Denise Jordão!
"

10 comentários:

Anônimo disse...

Lanço aqui nessa postagem uma sugestão:
Vamos todos pedir a Sra. Denise Jordão quando a encontrarmos nas ruas da nossa cidade, na prefeitura, nas escolas, nos supermecados, nos bancos enfim no mar durante passeios de barco:
Por favor cuida da alimentação da escola Mundo Colorido!

Assim ela vai cuidar disso rapidinho.

Amanhã quando encontrá-la espero nas ser a primeira a dizer pra ela delicadamente:Por favor cuida da alimentação da escola Mundo Colorido!

Anônimo disse...

Que município é esse que oferece três refeições para as crianças nas creches na parte da tarde? Conheço bem a realidade de pelo menos uma creche municipio aqui de Angra e o que eles oferecem é o café da manhã, uma fruta antes do almoço, o almoço e café da tarde. só que muitas vezes no café são oferecidos alimentos que muitas crianças não gostam, não comem de jeito nenhum, como vitamina, canjica, arroz doce, então as crianças pedem um biscoitinho ou um pãozinho, mas a resposta que vem da cozinha é que não podem liberar o biscoito ou pão pq não está no cardápio do dia, em consequência muitas crianças passam a tarde toda de barriga vazia. E nos poucos dias que no café tem um pãozinho, as crianças dão graças as Deus. Gritam estusiasmadas:TIA, HOJE TEM PÃO!!!
ALÔ EDUCAÇÃO!! LIBERA MAIS PÃESZINHOS AÍ PRAS CRIANÇAS!!

Energias- Que_Cura disse...

OLHA EU QUERIA QUE ALGUEM ME EXPLICASSE COMO PODE,
FIZ UMA INSCRIÇÃO PARA AGENTE DE SAUDE TUDO CERTO DEI MEU TEL E ENDEREÇO
SÓ QUE A PRIMEIRA ETAPA DA PROVA PASSOU E TODOS OS QUE FIZERAM A PROVA NO MESMOO DIA QUE EU NÃO FICAMOS SABEMOS DA DITA CUJA ISSO FOI UMA FAXADA OU MÁ FÉ DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO COMPRAMOS A APOSTILA E NINGUEM NOS DÁ UMA SATISFAÇÃO REALMENTE SOMOS BOBOS DA CORTE DE ANGRA

Anônimo disse...

Concordo com o comentário da anônima:
- Eu preciso da creche e minha criança fica lá, e embora não tenha nada a reclamar do cuidado dos professores da Creche, e do Sr. Vilton, minha crinça sempre chega com fome.
- Outro problema é que quando estou trabalhando no estaleiro, tenho de pagar alguém para levar e buscar, pois os horários não são compatíveis com os da empresa.
- Agora o maior dos prolblemas, é que a Creche tem um artigo no estatuto, que limita a 2 salários mínimos para que se tenha direito a vaga. Mas ninguém no estaleiro recebe menos do que isso.
Então pergunto: De quem é a responsabilidade de nos dar uma Creche de qualidade para que possamos trabalhar em paz???
Responda, querido blogueiro, por favor????

mae de aluno disse...

É,o problema não está só nas creches não,as escolas da prefeitura falta tudo,desde lápis, papel, profesores, inspetores ,zeladores, merendeiras,secretario ,agentes,gardas.Está tudo uma bagunça,tem professor de licença e criança sem aula até uma semana.Tenho certeza que a secretaria acha que está tudo certo. Cadê a fiscalização nas escolas.

Anônimo disse...

A anônima aí está mesmo equivocada, após o almoço nas creches municipais, só tem mais um lanchinho que muitas vezes é uma maça ou uma banana, o pior vocês não sabem, como a anônima bem disse,tem dia que as coitadas das crianças ficam quase o dia inteiro com fome, são os funcionários que quando podem,fazem vaquinha e compram alguma coisa pra enganar o estômago delas, vamos lá ao cardápio:
-Café da manhã:mingau ralo-as crianças odeiam
-Colação:maça - elas gostam(nesta hora brigam pra comer mais que uma, pois estão com fome desde as 7:00h.
-Almoço:Sopa-elas odeiam
colação da tarde-de novo a maça(elas só faltam cair no pau por uma migalha que sobra)
Vejam senhores que as crianças passaram o dia inteiro com apenas duas maças e os pais nem sonham com isto!
Já avisamos do que acontece, mas não tem jeito, já sugerimos para terem cuidado ao preparar o cardápio e não colocar o que as crianças não gostam no mesmo dia, mas eles só fazem o que eles querem e ponto final.

Anônimo disse...

Sou funcionária da creche do Frade e venho através deste blog, fazer um elogio à Denise Jordão, é que dias atrás ela esteve lá e corrigiu um tremendo erro, nós auxiliares de recreação é que limpávamos o refeitório após as refeições das crianças, um serviço exclusivo das merendeiras ou dos zeladores, então, quando temos que criticar que o fazemos, mas também elogiar! o que falta a Denise e as suas AUXILIARES, é deixar de preconceito e admitir que nos somos professores auxiliares e no valorizar no pccr e consequentemente com salários dignos.
Fui.

Anônimo disse...

Caro anônimo de 16:02, segundo o Plano Nacional de Educação(PNE) aprovado pela Lei n 10.172 de 9 de janeiro de 2001, no que diz respeito as diretrizes da educação infantil define:"A educação infantil é um direito de toda criança e uma obrigação do Estado (art. 208, IV
da Constituição Federal). A criança não está obrigada a freqüentar uma instituição de
educação infantil, mas sempre que sua família deseje ou necessite, o Poder Público tem o
dever de atendê-la. Em vista daquele direito e dos efeitos positivos da educação infantil
sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, já constatado por muitas
pesquisas, o atendimento de qualquer criança num estabelecimento de educação infantil
é uma das mais sábias estratégias de desenvolvimento humano, de formação da
inteligência e da personalidade, com reflexos positivos sobre todo o processo de
aprendizagem posterior.
...
Considerando, no entanto, as condições concretas de nosso País, sobretudo no que se
refere à limitação de meios financeiros e técnicos, este plano propõe que a oferta pública
de educação infantil conceda prioridade às crianças das famílias de menor renda,
situando as instituições de educação infantil nas áreas de maior necessidade e nelas
concentrando o melhor de seus recursos técnicos e pedagógicos. Deve-se contemplar,
também, a necessidade do atendimento em tempo integral para as crianças de idades
menores, das famílias de renda mais baixa, quando os pais trabalham fora de casa. Essa
prioridade não pode, em hipótese alguma, caracterizar a educação infantil pública como
uma ação pobre para pobres. O que este plano recomenda é uma educação de qualidade
prioritariamente para as crianças mais sujeitas à exclusão ou vítimas dela."
Ou seja, apesar de existir uma orientação para que as classes mais baixas tenham prioridade a constituição é clara, a educação infantil é um direito de toda criança. O Município possui poucas vagas nas creches, adotando então pelo menos na teoria, que para conseguir uma vaga na creche, têm preferência as crianças de baixa renda e que possuem mães que trabalham. Já na prática, é comum ver que existem crianças em que a família possui uma renda, provavelmente, muito maior que a sua, e mães que não trabalham, que deixam seus filhos nas creches e vão passear ocupando vaga daqueles que realmente precisam. isso acontece porque o próprio pessoal da secretaria de educação tratam de garantir uma vaga para conhecidos e pq não temos uma assistente social nas creches para fiscalizar, tanto é assim que construiram uma creche no balneário, se fossem seguir o PNE, deveriam construir a creche em áreas com a concentração de mais necessidade, como na sapinhatuba, por exemplo. Em todas as creches, principalmente na creche do balneário,é comum ver pais em seus carrões para buscar as crianças. Existem também alguns pais que para disfarçar seu poder aquisitivo param o carro longe da creche e vão buscar seus filhos à pé. Para mudar isso toda a sociedade deve cobrar do município um bom funcionamento e sua qualidade, os pais deveriam se organizar e cobrar explicações do município.

Anônimo disse...

Anônimo 16:02, falei tanto que esqueci de mencionar que o estatuto que você se refere deve estar baseado na deliberação n 002/2004 do Conselho Municipal de Ensino de Angra dos Reis que fixa normas para a Educação infantil no sistema Municipal de ensino, em seu capítulo I diz: "A educação infantil será oferecida em: Creches ou entidades equivalentes para crianças de 0 a 3 anos; Pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos e em Centro de Educação infantil Comunitários, para crianças de 0 a 5 anos, instituídos por grupos de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, que incluem na sua entidade mantenedora representantes da comunidade, que não remureram qualquer integrante da entidade mantenedora e que prestam seus serviços para uma clientela que tenha, pelo menos, 75% de seus integrantes com renda familiar de até dois salários mínimos. Se a creche que sua criança estuda é comunitária você pode se encaixar nos 25% que não precisam receber até dois salários mínimos. Gostaria de lembrar que a Constituição Federal é a Lei maior que nos rege. Esta deliberação do nosso conselho municipal está em muitos pontos ultrapassada, completamente fora de conformidade com o o que hoje é exigido para a educação infantil no Brasil,um exemplo disso, é que a resolução define que os auxiliares de recreação e berçário, como meu caso, são apenas profissionais de apoio com exigência de nível fundamental, enquanto o MEC nos considera professores e exige que tenhamos formação de magistério. Como a resolução é de 2004 e possui um prazo de 5 anos para ser revisada, já está mas que na hora do nosso Conselho Municipal de Educação, orientados pela LDB, PNE, Política Nacional de Educação e pelos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil revisarem esta deliberação a fim de colocar o Município de Angra dos Reis no caminho para uma educação infantil de excelência e extensiva a todos.

Anônimo disse...

Nós,auxiliares de recreação e berçário, esperamos que Denise Jordão mantenha a mesma linha de ação e se empenhe na correção do plano de cargos e carreira de nossa categoria, pois muitos já possuem a qualificação exigida, que é o magistério e aqueles que ainda não possuem, estão cursando o PROINFANTIL (Programa de Formação Inicial do Professor em Exercício da Educação Infantil), uma parceiria entre União, estado e município. o MEC considera professor da educação infantil todo aquele que exerce docência, titular ou auxiliar, com crianças de 0 a 6 anos, comumente chamados de "pajens", "babás", "monitores" ou "recreacionistas". Hoje entende-se que educar e cuidar são duas funções indispensáveis e indissociáveis. ou seja, nós não simplesmente olhamos a criança nas creches, nós participamos na elaboração do projeto pedagógio, aplicamos atividades direcionadas as crianças, somos nós que ficamos com as crianças dez horas por dia, completando a educação dos pais. Sinceramente, esperamos que em nenhum momento tenha passado pela cabeça do pessoal da educação que nós fossemos continuar exercendo atividades de docência, com a qualificação para isso, recebendo apenas o salário base da prefeitura, ficando muito, muito distante de uma remuneração compatível as nossas atribuições.