"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, junho 10

Relembrando os depoimentos

Em 25 de julho de 2009 as testemunhas do caso "Provetá" prestaram depoimento ao Juiz Dr. Carlos Manoel. Clique na imgem abaixo e relembre os depoimentos dos moradores de Provetá, Sr. Ernani Brandão, Sr Rodolfo Arai e Sra. Maely dos Santos:


ou neste link:


No dia 29 de abril a Juíza Dra. Juliana Bessa ouviu novamente as testemunhas. O que será que disseram para a Juíza dessa vez? Repetiram a mesma história? Mas vejam que isso não tem importância, pois parece que a Juíza nem considerou o que as testemunhas disseram. A Dra. Juliana reconheceu a "inépcia" da petição inicial do MP e indeferiu o caso todo.

Inépcia, em português comum, quer dizer: falta de aptidão, falta de inteligência, idiotismo, afirmação absurda, disparate, burrice. Em juridiquês quer dizer que o MP não preencheu corretamente a "inicial", não disse quem fez exatamente o quê, quem era o chefe da quadrilha, quem era o motorista, o olheiro, o negociador, essas coisas. Por isso o processo foi encerrado.

Cabe ao MP discordar da decisão e recorrer. O Dr. Carlos Manoel já havia considerado a petição inicial idônea, contrariando pedido dos advogados de Tuca na audiência de julho de 2009. Basta ler na página anterior ao depoimento do Sr. Ernani Brandão.

Resumindo:
  • os depoimentos à Justiça dos moradores de Provetá comprovam que Tuca Jordão comprou votos com transporte de barco;
  • milhares de angrenses viram entrevistas na TV Com onde os moradores confirmaram o transporte gratuito da Prefeitura em troca de votos para Tuca;
  • a Polícia já investigou e concluiu que houve compra de votos em Provetá;
  • o MP preencheu "sem aptidão" a inicial e a Juíza foi obrigada(?) a decidir que ficou o "mal feito" como "não feito".

Algo assim como: algumas vezes o crime compensa.

Essa é a impressão que fica para todos os angrenses, de todas as idades, que acompanham esse caso e que ouviram várias vezes as testemunhas contarem sobre a compra de votos. Não se trata de política nem de justiça, é apenas um péssimo exemplo para nossos jovens. O resto é só semântica. Precisamos “usar os dois lados do cérebro”.

12 comentários:

Carlos disse...

Tudo balela, um processo muito mal feito pelo MP e pela polícia, como aliás muitos deles sempre o são.
No Brasil é assim mesmo o MP e a PF fazem um estardalhaço todo, expondo as pessoas, depois vem o Poder Judicário e acaba com a alegria desses assasinos da Constituição da República.
Muito me admira o Dr. Claudio Carneiro e o Dr. Kleber Mendes apoiarem processos em total desrespeito a Lei e a Constituição.
Já fui jurado no Forúm e ouvia muito disso pelos advogados, a justiça deve respeitara Constituição.
Parabéns Dra. Juliana Bessa, a senhora mostrou toda a sua imparcialidade na operação cartas marcadas e agora respeitando o voto popular a as regras processuais.

Anônimo disse...

Qual será a boquinha que esse Carlos tem na PMAR? Ou será parte da estratégia da Agência de Publicidade contratada??

Anônimo disse...

Tangra,

Hoje eu presenciei uma cena dantesca na Câmara de Vereadores de Angra: uma moção de aplausos de autoria do ilustre Vereador Mascote ao Chefe de Gabinete da Vereadora Vilma, Sr. José Augusto. Eu só não entendi uma coisa: dentre os presentes estavam o Presidente da OAB de Angra, Dr. Cláudio Gonzaga, advogados em geral, a mãe do rapaz e a Juíza da 1a Vara Cível de Angra. Bem, a mãe do Sr. José Augusto tudo bem, é pregoeira, servidora pública, mas é mãe. E os advogados? E o Presidente da OAB de Angra? E a Juíza que julga diversos processos contra a Vilma e a Câmara de Angra, por qual motivo esteve presente? Alguém fotografou? Meu celular é de pobre e não tem câmera. Por favor, como o exemplo do carro, quem tiver foto envie para que possamos divulgar esse fato notável e de interesse altamente relevante para a população de Angra.

Anônimo disse...

UMA VERGONHA!!!
O QUE ESPERAR DE UMA JUSTIÇA ONDE UMA VEREADORA FOI PRESA EM FLAGRANTE PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA, VEJAM BEM, PRESA PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA,NÃO FOI POR UM FISCAL OU PM, E LOGO DEPOIS LIBERADA E INOCENTADA,ISSO NÃO SERIA PROVA SUFICIENTE, SE O FLAGRANTE NÃO É PROVA O SUFICIENTE,NÃO SABEMOS MAIS O QUE É PROVA O SUFICIENTE,ESTA JUSTIÇA ANGRENSE É UMA VERGONHA , O BRASIL TODO DEVE SABER O QUE ESTÁ ACONTENCENDO AQUI ,QUANDO ESTA NOTICIA CHEGAR EM REDE NACIONAL...
A REALIDADE É QUE A MÁFIA DO "É NÓIS" ESTÁ DOMINANDO...
PARÁBENS JUÍZA , VOCE PRATICOU UM GRANDE MAL EXEMPLO PARA OS CIDADÕES DE BEM QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS CORRETAMENTE.O QUE EXPLICAR PARA OS MAIS JOVENS...PARA AS CRIANÇAS...PARA SEREM HONESTAS COM ESTES TIPOS DE EXEMPLOS,FICA DIFICIL ATÉ PARA EDUCAR...UMA VERGONHA.
SÓ ESPERO QUE VCS DA JUSTIÇA NÃO SEJAM VÍTIMAS DESTA SOCIEDADE QUE VCS ESTÃO CRIANDO,ONDE A JUSTIÇA E SER HONESTO NÃO TEM MAIS VALOR NENHUM.

Anônimo disse...

Acho q ue o procurador tem por obrigação refazer as denuncias e se possível com ajuda de outros colegas mais experientes, pois o mesmo não pode ser considerado inepto e continuar sendo procurador. O fato e que nos cidadãos comuns não podemos conviver com esses sofismas pos ambos juiz e procurador são formados o que se podia era desqualificar a prova. Não entendo mesmo como não se julga uma denuncia, pois se era mentira alguém tem que ser responsabilizado e o óleo diesel do barqueiro já foi pago ou não existe nem barco nem barqueiro. A juíza fez sua parte agora e com o Ministério Publico

Anônimo disse...

Começo a entender porque em alguns países da América Latina começaram a explodir Juizes e Desembargadores.

Monica Lima disse...

Lei é lei, meu caro. "Dura lex, sed lex" (a lei é dura, mas é a lei).
Abraços

Anônimo disse...

Gente, vcs estavam esperando o que do MP angrense. Depois que o Ilmº. Promotor flagrou à ainda vereadora e presidente da Camara, Vilma dos Santos com os santinhos no dia da eleição dando ordem de prisão em flagrante pra mesma e no decorrer da história vcs viram o resultado na sentença liberdade. Então não venham com essa que Eles iam ser condenados no caso Provetá. Me poupe.

Anônimo disse...

É NÓIS MAIS UMA VEZ...HA,HA,HA..VALEU JUJU...

Anônimo disse...

EM OUTUBRO TEM MAIS UMA MEGASENA...ESTAMOS NA DISPUTA ,É NÓIS.

Anônimo disse...

A JUJU entrou na bolada. O marido é produtor cultural, já se arrumou vão conferir.... Essa juiza já era. É uma iconpetente.

Anônimo disse...

NA VERDADADE A JUIZA DISSE QUE O PROCURADOR É UM "MERDA" É NÃO É A PRIMEIRA VÊZ.
AVISO AOS CORRUPTOS:
"O PARAÍSO É AQUI"