"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, agosto 25

Reunião da Comissão de Saúde da Câmara

Participe!
Hoje, 25 de agosto, às 13h30
Plenário da Câmara Municipal

Luta para que atendimentos médicos voltem à normalidade

Na Sessão Ordinária da última quinta-feira (18), os médicos obstetras da Irmandade da Santa Misericórdia e da Prefeitura entregaram um documento à Câmara Municipal informando que, desde o dia 17, os atendimentos estão limitados aos casos de extrema urgência.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Ilson Peixoto, convocou uma reunião para a próxima quinta-feira, 25, às 13h30, no Plenário da Câmara, para discutir o assunto e viabilizar soluções para que as solicitações dos médicos sejam atendidas e os atendimentos voltem à normalidade. os profissionais solicitam melhoria de salário, uma vez que há defasagem em relação à remuneração de outras especialidades.

- Faz-se necessário ressaltar que temos, no período referente aos plantões, uma sobrecarga de trabalho que se justifica pelo fato de que procedemos, na Maternidade, a atendimentos ambulatoriais que deveriam ser realizados no Posto de Saúde por especialistas e não por enfermeiros ou clínicos da saúde da família -, diz o documento, que foi encaminhado ainda para à FuSar, 166ª DP, Conselho Regional de Medicina, Ministério Público, OAB, Direção Técnica da ISMAR/HCMV, Gabinete do Prefeito e ao Comandante do Corpo de Bombeiros.

- Vemos tantos cargos comissionados sendo criados pelo Prefeito, como na recém criada Secretaria de Pesca, e a saúde continua um caos. Estamos sem médicos. Os que aqui atuam reclamam dos baixos salários, das péssimas instalações, falta de equipamentos, materiais, de exames complementares, dentre outros problemas -, ressaltou Ilson Peixoto, reforçando o convite para que todos participem na reunião de quinta, para lutar pela saúde de Angra.

17 comentários:

CARLOS VASCONCELLOS disse...

Em diversos locais do mundo, a medicina tem utilizado experiências como a de saúde da família enquanto estratégia de assistência para a população. São exemplos disso o Canadá e o Reino Unido.
Desde 1999, quando houve a implantação do Programa de Saúde da Família no município, são justamente destas áreas que vêm as maiores coberturas de realização de pré-natal na cidade.
Ao contrário da fala dos especialistas, o fato de médicos generalistas e enfermeiros realizarem o pré-natal, se feito em pacientes de baixo risco (80% das gestantes), integrado a especialistas de referência e supervisão, e com acesso à tecnologia necessária (exames de imagem, equipamentos de exames e laboratório) permite a efetiva qualidade do atendimento e é preconizada pelo Ministério da Saúde.
È sabido, e denunciado pelos próprios especialistas, que a obstetrícia nos últimos anos têm sido uma das especialidades menos valorizadas pelos estudantes de medicina. Inclusive há casos de diversos gineco-obstetras que se voltam, em suas atividades, exclusivamente à ginecologia. Isso ocorre, inclusive, em Angra dos Reis.
Logo, uma política de concentração das ações de pré-natal nos especialistas, ao invés de qualificar o pré-natal, trará apenas uma consequência: a desassistência. O caminho passa, ao contrário, pela adequada articulação entre obstetras, médicos generalistas e enfermeiros para que esses últimos tenham a segurança da referência dos casos de alto risco (gestantes adolescentes, hipertensas, usuárias de drogas, portadoras de doenças crônicas, etc.) e o respeito dos especialistas ao trabalho quando feito com seriedade.
É importante ressaltar que, em Angra, temos aproximadamente 2.500 gestantes por ano. Considerando a necessidade de consultas de pré-natal, que, segundo o Ministério da Saúde, é de aproximadamente 12 por gestante, devemos ter pelo menos 30.000 consultas por ano.
Visto que há insuficiência de obstetras, é evidente que a concentração desses serviços apenas nos especialistas inviabilizaria, inclusive, os próprios partos feitos por obstetras! Necessitaríamos ter, no mínimo, 30 profissionais em atuação em tempo integral, o que, evidente, não existe nem no município nem no mercado, independente do salário pago. Claro que, com isso, não venha defender a justa remuneração dos médicos obstetras, como todos os demais profissionais médicos.

Anônimo disse...

Ontem estava vendo televisão quando no intervalo de um programa e outro passou o comercial da ELETRONUCLEAR sobre o plano de emergência com a atriz Cissa Guimaraes.
Ali achei o lugar ideal para o todo poderoso Carlos Alexandre, ser coadjuvante de comercial, daqueles que a pessoa não abre a boca para nada.
Excelente papel desenpenhado por ele, nota 10, não falou, não pensou, não agiu.
Tuca aproveite e encaminhe ele pra trabalhar na Eletronuclear, salve nos servidores desse crápula do mal.

Anônimo disse...

Várias categorias recebem gratificações de 200%, até aquelas de nível fundamental, ou seja o salário vai para seis mil, e os médicos e dentistas 80% ,desvalorizados, por isso é que falta médico na cidade.

Anônimo disse...

E as famosas incorporacoes criadas ao arrepio da lei.
Gostaria que fosse explicado qual o porque de dar
Aos servidores penduricalhos ao inves de um
Plano de cargos e carreira decente.

TAngra disse...

Prezado Dr. Carlos Vasconcellos,

Este seu comentário está sendo debatido no Facebook, no grupo:

"Angra transparente"

Neste link:
http://www.facebook.com/groups/Angratransparente/

Sua participação lá seria importante.

Atenciosamente,

TAngra.

s.............. disse...

hoje assisti uma cena horrivel na monsuaba.entre o administrador da regional e um morador filho do bairro.o morador que foi jogar lixo na praia e foi repreendido na porta de sua casa em uma tremenda discursaõ.bom eu acho que as pessoas que tem um cargo como administrador de bairro ele tem que ter pelo menos um polco mas de educaçaõ ou naõ. poxa se ele mesmo choga lixo na praia e em outros lugares ex; praia das eguas local.aonde o gina morol.la no sem terra.fundos da quadra de esporte.a esem falar do fogo que ele mandou os funcionarios colocar no lixo la no sem terra.que fes a maior fumaça preta.que todo mundo reclamou.sera que o prefeito ja sabe dessa. decha o morador em pas.sezinho,fala com mas um polco de educaçao.afinal somos todos filho do local. moradora que naõ concorda com suas atitudes. cade o sr.prefeito tuca.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11:07, pior ainda os dentistas do ESF que não recebem nenhuma gratificação e ganham proporcionalmente bem menos do que os dentistas da PMAR. Todos os profissionais deveriam receber um salário condizente com sua formação e responsabilidade. Médicos, enfermeiros, dentistas, engenheiros, professores, todos têm direito a um bom salário e a Prefeitura tem condições de sobra para isso, isso faz com que os bons profissionais e concursados permanecam no município. Vale ressaltar a importância dos profissionais do ESF que residem no município, cumprem uma carga de 40 hs e possuem papel primordial dentro do modelo atual de promoção de saúde, os políticos precisam entender que esses profissionais são grandes formadores de opinião junto a população.

Anônimo disse...

parece que o carlos renato caiu

m.de sousa lima disse...

como pode o administrador da monsuaba exigir limpesa.se ele mesmo é quem mas fas sugeira.toma geito administrador de meia tigela. sé ruela.ass. manoel de sousa lima.nr;.........

Anônimo disse...

deixa o nosso irmaõ em cristo em paz.vesinho. pelo amor de deus muda esse administrador. prefeito.tuca ou vc. tambem quer ver a monsuaba suja mas do que esta. eleiçaõ vem ai.

Anônimo disse...

O Dr. Ilson é um hipócrita, por dois motivos, um pq não fala das contratações fantasmas e sem concurso da Hospital da Eletro e pq do irmãozinho não dá nem um pio...

Anônimo disse...

A FEAM e um ralo de dinheiro publico.
Os funcionarios da FEAM morrem de medo
Do DR. Ilson Peixoto.
MP uma visita a FEAM traria muitas surpresas.

Anônimo disse...

LIXO, LIXO....
Enquanto os profissionais concursados que realmente fazem a diferença na saúde como médicos e enfermeiros estão ganhando pouco. Outros como a funcionária JORDELINA MARTINS SILVA,CC 3, que está como coordenadora do III distrito,fica lá na secretaria de saúde,sentada ou fumando, só brigando com realmente quer trabalhar, uma mulher que não tem nenhuma educação e conhecimento tecnico-científico. Se ela é coordenadora do III distrito porque não está atuando lá e resolvendo tantos problemas que de lá ??????Eta corja

funcionario da feam disse...

O Dr,ìlson não é só hipócrita é leviano e emprega toda a família na FEAM, por isto é que ele mobilizou todo mundo quando o MP pediu concurso para o hospital. 70% do funcionários são colocados por ele e são obrigados a votar nele depois. Ele cobra do executivo municipal, mais transparência. Porém seu gabinete é caixa dois a rodo. Já falei várias e a TA sequer busca investigar, como faz com o tuca. Procura a assessora que ganhava R$ 4.600 e foi reduzida para R$ 600,00. Ela é da gamboa do bracuhy. Isto é caixa dois ou não??????
Com a palavra o TA ou ìlson, ou será que é a mesma coisa????????????????????????????????

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 11:36,

Isso está parecendo campanha política antecipada. Ou melhor anticampanha.

Você não acha melhor esperar o período eleitoral?

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

só assim o prefeito olha melhor pela monsuaba.é só que nos queremos.uma mons.melhor. afinal a arrecadaçaõ maior é nossa. ou naõ viram no reporter passado.

Santa Casa disse...

Importante será se houver união de forças para buscar solução para os problemas. A saúde vem sofrendo em todas as esferas de governo com o sub financiamento, via Ministério da Saúde, que reflete em todas s unidades de atendimento, e não é diferente em Angra dos Reis. Os valores recebidos do SUS/MS, para as unidades como UTI Adulto e Neonatal e Obstetrícia, são insuficientes para garantir a folha dos profissionais. A cada dia fica mais difícil profissional para atuar nessas unidades, e em Angra dos Reis, não se paga o pior salário. È importante que a população tenha conhecimento que entre os dias 17 e 28 do corrente mês foram realizados 50 partos e 13procedimentos cirúrgicos na área da obstetrícia, num universo mensal de 180 partos. Os números por si mostram que apesar de haver reivindicações, justas, a comunidade pode ficar tranqüila pois não há qualquer paralisação, a equipe vem realizando o seu trabalho com o profissinalismo de sempre. O que se lamenta é que o documento citado, tenha sido publicizado quando a busca da solução já estava em construção, sendo de conhecimento amplo, o forte olhar na obstetrícia que é a vocação da entidade. O que se espera é que todos da maneira que puderam participem da solução para que tenhamos uma saúde melhor para o angrense e principalmente usem todos os espaços de expressão para agregar valor para uma solução que realmente traga efetividade.