"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, julho 6

O CEAV precisa de você!

Marcado para esta quinta-feira, 7 de julho, às 19h, no auditório do CEAV, encontro de pais, alunos, professores e toda comunidade a fim de discutirmos os rumos perigosos que estão querendo dar ao colégio.

O CEAV vem perdendo espaços - "cedidos" para terceiros, PMAR incluída - e isso tem prejudicado os alunos e o ensino. O que sobrou para a escola está se deteriorando, a sala de informática é insalubre até para os equipamentos, falta piscina, quadras de esporte, e até problemas financeiros o CEAV está tendo que explicar ao governo do estado.

Temos todos que comparecer a esta reunião para saber o que está acontecendo e como ajudar. Vejam só o histórico do CEAV no IDEB:
  • Até a 4ª série:
    • 2005 - 3,4
    • 2007 - 4,0
    • 2009 - 3,1
  • 5ª a 8ª série:
    • 2005 - 2,8
    • 2007 - 2,4
    • 2009 - 2,6

Assim, qual futuro teremos?

13 comentários:

Professor disse...

O CEAV ocupa uma área imensa, já passou da hora do estado colocar tudo abaixo e fazer no local uma escola no modelo do Nazira (prédio) e o espaço que sobraria o municipio faria uma escola para o segundo segmento do Fundamental no Centro que atenderia a todos os morros do centro. E ainda sobraria espaço para outras necessidades. Vamos verticalizar Angra.

Anônimo disse...

Não sou CC da PMAR, nem voto nessa quadrilha que está no poder, só que quando a prefeitura usa o CEAV,principalmente a quadra, é exigido pela escola toda reforma , é o que aconteceu nos últimos jogos estudantis, na piscina acontece a mesma coisa, se não fosse o prefeitura, só Deus sabe como estaria.
Quem tem que manter a estrutura dos aparelhos esportivos é o Estado, o que não acontece, esse ano os jogos estudantis não serão mais lá, pois a prefeitura cansou de arrumar a quadra e todo ano a escola fica cheio de marra para ceder o espaço.
Agora tem muita gente que realmente usa e não dá nada em troca para a quadra, esim só destroí. A taxa que é cobrada deve ir para o bolso de alguém.

SSRC disse...

Lamentavel o que fizeram do CEAV, ta parecendo uma prisao, cheio de grades e cadeados. Infelizmente o CEAV hoje é o reflexo do que se transformou a politica, os jovens são outros, outras cabeças, prioridades. A corrupção, drogas, má administraçøes, salarios de professores baixo. tudo isso contribuiu. Saudades do meu querido CEAV antigo, saudade dos jogos estudantis, do desfile de 7 de setembro onde todos tinha orgulho de marchar com o uniforme e emblema do colegio. LAMENTO !

Frade Online disse...

Concordo com o Professor, Àquela área do CEAV é muito valiosa para ficar abandonada do jeito que se encontra atualmente. A ideia de verticalização em Angra está atrasada pelo menos a um século. Veja a dificuldade de encontrar espaço no centro? Não tem estacionamento.

SSRC disse...

Esse " professor" do primeiro comentario parece que nao é natural de Angra , pois demolir um dos poucos patrimonios que ainda nos resta não resolveria pois o problema é má administração. Ja amputaram uma parte de nossa historia , o velho moinho que existia , simbolo de uma época do desenvolvimento da cidade. Sim ! que demolissem o moinho maior (mais recente) mais o antigo (menor) poderiam ter preservado. Angra é conhecida lá no rio de janeiro e até em outros estados como sendo um grande " favelão" . ja ouvi muita gente falar isso, inclusive em alguns comentarios de certas noticias no site oglobo.com. Chega de amputar nossa história, nosso patrimonio. É comum ver funcionarios da defesa civil praticamente cortarem nossas arvores , sim, pois aquilo que eles chamam de PODA nao passa de destruição. É só ver na praça do porto, no São Bento, na praça da prefeitura. A goiabeira da dita praça parece uma obra surrealista de Salvador Dalí. Bom. ta dado meu recado, obrigado!!!!

Anônimo disse...

dia 16.......... 14 horas vai ter sorteio no prb de uma tv 42 polegadas....
pra dar dinheiro para o jovaci nao percam. nivaldo ta com muito carne pra vender

Anônimo disse...

REALMENTE ANONIMO TU NAO É CC NAO TU É UM BAITA DUM PUXA SACO QUE VENDE ATE A MÃE PRA GANHAR MAOS CC. QUEM ARRUMOU A QUADRA DO CEAV FOI A PREFEITURA, AGORA ME RESPONDAM , CPM QUE DINHEIRO , COM QUE ORÇAMENTO?? COM QUE MATERIAL? MP NA EDUCAÇÃO JÁ.. E A MERENDA, CBA TINHA ATE O DIA 8 PRA SAIR, AINDA NAO FOI???

Professor disse...

Caro SSRC, sou de Angra sim! E estudei no CEAV, mas o CEAV não tem nenhuma relevância, nem histórico e nem arquitetônico. Na verdade aquilo é antiquado, mal conservado e mal gerido. Veja a diferença do Nazira e do CEAV, os alunos possuem muito mais conforto no Nazira. TA quanto à verticalização, infelizmente Angra não tem outra saída e esse negócio das "famílias tradicionais" serem beneficiadas, elas já os são TODOS tem imóveis ALUGADOS por uma fortuna para a PMAR. E me desculpem, mas Angra realmente é uma grande favela, com ocupação desordenada dos morros, falta de saneamento, violência, etc. Ou isto não é características de favela?

SSRC disse...

Caro professor, nao vai ser verticalizando a cidade que vamos resolver o problema. Temos de ter cuidado com essa tal " verticalização" pois podera trazer grandes problemas como superlotação de veículos e de gente para o centro da cidade. As ruas de angra ja nao suportam mais o numero de veiculos que trafegam hoje. as ruas sao estreitas e cheias de baias para descarga, portoes de garagem etc. As calçadas sao estreitas e cheias de obstaculos (postes, rampas). Talves uma verticalizaçao pode ser pensada, mas nao no centro da cidade, e sim em outros bairros. Existem áreas mal aproveitadas. O tal henrique da vale s. é dono de uma boa parte de terras em angra que nao sao produtivas (tem uns boizinhos e vaquinhas so para despistar). Quando ocorreu o deslizamento do morro no centro em 2010 ele nem sequer se prontificou em mandar uma maquina para ajudar, nem uma area pequena para a construcao de um predio ou escola. Ta na hora de ter alguem (politico) do poder publico que TENHA CORAJEM E PEITO PARA ENFRENTAR ESSE POSSEIRO. Desapropriação ja ! Outra coisa...se querem que o centro da cidade fique de frente para o mar? por que nao começam derrubando aquele muro RIDICULO do clube Aquidabâ? alias pra que cortar aquele morro para alargar a pista, gastando milhoes naquela obra? se poderiam avançar pelo menos uns 2 metros para dentro do clube Aquidabâ?Era só desapropriar uma parte minima para dentro do clube...se eles podem avançar com os decks para o mar , por que nao podem seder uns míseros 2 metros para alagar a pista de acesso ao centro da cidade? Demolir o VERDE MAR nao ajudou em nada , vai servir apenas para estacionamento de mais carros no centro da cidade. Nao poderiam ter usado o predio para outro fim? uma escola tecnica de especializacao em alguma area? Sera que arquiteto nenhum da prefeitura ou contratado nao poderia fazer da construção existente algo mehor e mais bonito? E aqueles restaurantes ridiculos que fizeram? nao tampam a vista do mar? ou sao transparentes? tenho observado que ja estao se transformando num segundo beco da cirrose , pois so vejo gente bebendo. Essa cidade caminha para o caos e falta pouco para isso acontecer. VERTICALIZAR? vamos é exigir melhores serviços de transporte. Exigir limpeza das ruas , drenagem. Voce ja viu como esta aquele area proxima ao ponto de onibus circular? Uma cerca que parece um galinheiro, feita de tela de arame... bem no centro ...o lugar virou deposito de lixo... ninguem limpa ! LAMENTAVEL !

Professor disse...

Caro SSRC, você tem razão em algumas das suas colocações, mas quanto ao CEAV, infelizmente não vejo outra saída. Quanto ao resto existem várias soluções além das apresentadas por você, algumas até fáceis tais como: transferir vários orgãos publicos para a Japuiba, que já desafogaria boa parte do trânsito do centro. Outra mais radical é uma intervenção urbana no bairro do Belém, Japuibas e no Areal, com verticalização, e retirada de TODOS que estiverem acima da cota 60 nos morros da cidade. Mas isto é um sonho, não temos politico em Angra com esta coragem, nos falta um Pereira Passos.

Frade Online disse...

Nossa! Agora o Sr. pegou pesado Professor. Um Pereira Passos em Angra? Isso não é um sonho,mas sim,uma utopia para alguns,e um pesadelo para muuuitos rsrsrs..
Sem levar em conta,que àquele povo do Século XIX não existe mais,grande parte daquele povo extinto,foi por intermédio do ditador PP, pela forma implacável de governar por decreto.

Hoje somos mais racionais, e jamais alguém [por mais que seja ingênuo] aceitaria uma intervenção tamanha em seus costumes. Veja o exemplo do nosso prefeito; basta ele demolir um quiosque irregular,ou um barraco em área de risco ou em área de preservação,para o povo descer o porrete nele. Vamos discutir urbanização sem intolerância. Radicalizar assusta. Abraços!

SSRC disse...

Caro professor, o meu medo é que acabem ao poucos tomando conta do CEAV , de pouquinho em pouquinho vao construindo " puxadinhos". Lembra do hotel Palace? o que o dono fez ? um monte de loginhas , assim ele fatura mais com o aluguel dessas lojas do que com hospedes. Alias os hoteleiros de angra (princ. do centro) estao alugando seus quartos e suites para firmas e empresas. Turistas? sumiram todos, o turismo em angra se restringe em passear nas ilhas com pacotes fechados feitos pelos donos de escunas. os onibus chegam trazendo os " turistas" e vao embora no mesmo dia. 80% dos quartos do Acropolis hotel esta ocupado por firmas , so tem PEÃO de obra ! Tenho medo caro professor que acabem aos poucos com a area do CEAV. Sim, derrepente construir um predio numa area do CEAV seja boa ideia , mas quem faria isso? Nao gostaria que fosse a prefeitura, ja exite demasiadamente roubos de dinheiro publico e superfaturamentos. Acho que deveriamos mostrar que o colegio (os alunos) tem futuro, temos de aumentar as notas no exame nacional. assim podemos sim exigir dos governantes alguma intervenção no espaço fisico do colegio e isso incluiria a construção de um novo predio. Mas com essas notas e desempenho baixo, nao temos como cobrar isso. Vamos mostrar primeiro que PODEMOS ser melhores , nossos alunos e professores podem construir um novo CEAV apartir dessa ideia. Eu como ex aluno estou a disposição para trabalhar e ajudar de alguma forma pra que isso venha acontecer. E creio que MUITOS tambem estao dipostos a levantar o colegio CEAV. Afinal de contas o colegio é um patrimonio da cidade. obrigado !

Me enrabha disse...

Chamen a Lucine Meenrabha.