"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, novembro 11

Analfabetos Políticos e Corrupção

"O analfabeto político não sabe que sua indiferença contribui para a manutenção e reprodução desta corja de ladrões que, desde sempre, espreitam os cofres públicos, prontos para dar o golpe à primeira oportunidade que surja. Os analfabetos políticos não vêem que lavar as mãos alimenta a corrupção."

"Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido."

"Eis o duplo equívoco do analfabeto político: nivelar todos os políticos e debitar a podridão apenas a estes. Os políticos, pela própria atividade que desempenham, estão mais expostos. No entanto, não há corrupção, sem corruptores e corrompidos."

"E os pequenos atos inseridos na cultura do jeitinho brasileiro não são formas não assumidas de corrupção? Quem de nós ainda não subornou o policial rodoviário? Ou não vivemos numa sociedade onde honestidade é sinônimo de burrice, de ser trouxa, etc.? E como correr o risco de ser bobo quando a sociedade competitiva premia os mais espertos, os mais egoístas, os mais ambiciosos?"

"Não basta apenas criticar os que caem em tentação, é mister superar o comodismo do analfabetismo político. Pedagogicamente, educamos pelo exemplo."

Estes trechos foram retirados de um artigo de Antonio Ozaí da Silva, da Universidade Estadual de Maringá. Não deixem de ler o texto completo, que foi publicado na Revista Espaço Acadêmico: "Corruptos e analfabetos políticos".

2 comentários:

Anônimo disse...

é isso ai TAngra!
Mas mesmo assim este anônimo vai continuar contribuindo enviando "bons comentàrios"...

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 15:50,

Mas é exatamente isso que todos deveriam fazer: enviar comentários, participar com sua opinião neste e em todos os Blogs que tratam dos interesses comuns dos angrenses.

Nunca houve, em toda a curta história deste Blog, nem um só comentário que não tenha sido aqui publicado, fosse contra ou a favor do que dissemos.

Quem julga se são bons ou maus são os leitores, não nós.

Obrigado e continue enviando seus bons comentários. E se tiver algum ruim, envie também.

Abraços.