"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, novembro 8

Os Políticos e os Psicopatas

Quando tratamos do assunto na postagem abaixo tentamos apenas fazer uma analogia entre o comportamento moral de políticos e de psicopatas.

Uma comparação bem tendenciosa, diga-se de passagem.

É muito fácil compreender um psicopata: ele tem um "defeito de fabricação" em seu cérebro. Se forem submetidos a qualquer aparelho que analise a atividade cerebral enquanto assistem a cenas de violência ou miséria, por exemplo, seu cérebro não reage como reagiria o de qualquer pessoa que não sofre desse distúrbio. Eles facilmente passam imunes a um detetor de mentiras.

Alguns exemplos de criminosos psicopatas: 1) Suzane Richtoffen, que assassinou os pais - com os irmãos Cravinhos - e foi para um motel logo depois. 2) Aquele rapaz que faz poucos dias assassinou a namorada inglesa que o visitava em Goiânia e esquartejou-a. Perguntado se não sentiu-se mal ao esquartejá-la respondeu, com toda naturalidade e até surpreso com a pergunta: "claro que não, ela já estava morta, ora!". 3) Ou o fazendeiro lá do sul do Pará que mantém empregados em "regime de escravidão" e ao ser apanhado argumenta com sincera naturalidade: "ora, eu estou é fazendo um favor à sociedade, pois se não fosse por mim eles estariam passando fome em suas cidades."

Mas o que me levou a abordar o assunto foi outro psicopata típico. Lembram o Guilherme de Pádua que, junto com a esposa, assassinou a atriz Daniela Perez, filha da novelista Gloria Perez? Pois é, ele também é um caso típico e aproveitamos a deixa porque seu defensor foi o mesmo advogado que atua em causas de vários políticos de Angra, o Dr. Paulo Ramalho.

Concordem que há muitas semelhanças entre o comportamento de um psicopata típico e o comportamento de vários político nossos conhecidos.

Viram como eu fui tendencioso e malicioso?

É claro que a maioria desses políticos não é um psicopata. Sofrem desvios de conduta moral e social muito mais complexos e difíceis de se compreender. Eu não teria a menor capacidade nem de abordar o assunto neste Blog, pois é uma discussão que abrange conhecimentos de psicologia, sociologia, filosofia e outros estudos. Mas felizmente recebi um comentário de um leitor que traz uma análise sobre o tema. Não coloquei este comentário no Blog mas sim no site do Transparência Angra e sugiro que todos leiam o esclarecedor artigo. Vão entender um pouco mais o que de fato leva a tantos desvios morais na política brasileira.

Agradecemos ao leitor que nos enviou a matéria e aqui está o link para acessá-la: Política e Moral

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tais comportamentos em nosso município,acredito que nem a competência de Freud consegue explicar.Teríamos que ter um número infinito de profissionais trabalhando na "TENTATIVA" de solucionar o péssimo caratismo que já entranhou em muitas de nossas "AUTORIDADES" e correlegionários.Seu texto é muito inteligente, verdadeiro e atual.Parabéns.Abraços e uma semana de muita luz.

TAngra disse...

Prezado Anõnimo das 15:46,

Freud até poderia dar um jeito se fossem psicóticos, que são os que sofrem de distúrbios tratáveis com psicanálise, remédios etc.

Psicopatas perigosos (nem todos são perigosos) como os daqui só um carrasco e uma forca podem curar.

Abraços.