"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, novembro 21

Operação Mãos Limpas

Os mais jovens provavelmente não a conhecem e os mais velhos podem ter se esquecido, por isso vamos relembrar.

Na década de 90, na Itália, criminosos mafiosos tinham muito dinheiro que não podia ser utilizado por ser produto de atividades ilícitas. Precisavam associar-se a alguma atividade lícita, de fácil execução, onde pudessem lavar o dinheiro. Planejaram então se infiltrar no Estado, que garantiria tudo: a proteção, o dinheiro limpo e a infra-estrutra.

Começaram com trocas de favores aos representantes do poder, criando uma dívida desses dirigentes para com eles. Logo depois passaram a indicar seu próprios representantes mafiosos. Surgiu assim o poder da máfia, com ramificações no executivo, legislativo e judiciário, que se viram totalmente enraizados por criminosos.

Através do Executivo, tiveram acesso às obras públicas: obras superfaturadas ou absurdas e sem utilidade, contratos milionários de serviços, etc. No poder Legislativo financiavam campanhas em todos os níveis e elegiam quem melhor os atendesse. No Judiciário, influenciavam na escolha de juízes e promotores. No quarto poder, a imprensa, tomaram os meios mais influentes, plantando notícias a seu favor e bloqueando tudo o que fosse contra.

O povo tinha o poder de mudar isso através do voto direto, mas eram facilmente enganados. Os menos esclarecidos tomavam a dianteira na defesa dos que eram seus verdadeiros inimigos. Os mais esclarecidos querendo denunciar, mas denunciar a quem, num momento desses?

Foi quando surgiu a Operação Mãos Limpas. Um grupo de juízes e promotores jovens, ainda não contaminados, começaram a agir contra a máfia. Lembro que muitos foram assassinados, mas outros seguiram heroicamente, colocando vários responsáveis na prisão e tornaram mais claras as influências da organização mafiosa. Hoje, certamente, mesmo com tantas cicatrizes e exaustos, acham que valeu a pena. Podem olhar para seus filhos e dizer: "Seu pai foi um homem de bem. Não roubou nosso povo e fez tudo o que pôde para deixar um país mais justo para vocês."

Só para enriquecer o que foi dito acima, em São Paulo descobriram uma facção criminosa que financiava cursos de direito e cursinhos para que seus membros passassem em concursos para juízes e promotores. Quantos não entraram para os quadros da justiça? E no Rio, com os políticos diretamente ligados a quadrilhas, só para citar outro exemplo?

O texto acima foi retirado de um E-mail que o Transparência Angra recebeu faz alguns dias. Estava reservado para publicarmos, a título de elogio e comemoração, quando as nossas autoridades finalmente começassem a agir. Mas recebemos ontem, às 23:09h, o seguinte comentário de um leitor, na postagem Turisangra - Os Contratos:
"É muita ......... dos promotores da cidade. E a Policia Federal de Angra? Trabalha demais, ou não dá para entender como, com tantas denúncias, em Angra nada acontece."

Decidimos então antecipar esta matéria, pois parece que aqui está acontecendo uma Operação Mãos Limpas ao reverso. Será que estamos no meio da Operação Mãos Sujas?

Não deixem de ler no nosso site o texto completo que nos foi enviado: Reflexões: Impunidade X Hipocrisia.

Nenhum comentário: