"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, novembro 27

Plano Diretor de Angra

Acompanhei ontem, 26, a apresentação do Plano Diretor na Câmara Municipal. Já vi diversos trabalhos como esse. Eu mesmo já elaborei alguns planos diretores, mas pouquíssimas vezes vi um tão bom, tão bem elaborado e tão completo. É digno de ser premiado até internacionalmente. Deve ter custado uma pequena fortuna mas - se não houve os habituais superfaturamentos - valeu cada centavo.

Merece um elogio especial o Cássio, que fez a apresentação do trabalho. Não foi devidamente apresentado, mas acredito que seja o Cássio de Abreu, CC-3. Cargo em Comissão é para isso: contratar gente especializada e competente. Conseguiu explicar um assunto de razoável complexidade com clareza tal que até os vereadores devem ter compreendido.

Algumas pessoas presentes apontaram pequenas falhas, mas não poderia ser diferente, já que a cidade cresceu e se modificou durante os estudos. É natural que algumas adaptações e correções sejam necessárias, mas já foram prometidas.

A audiência pública só não foi perfeita porque os vereadores perderam uma excelente oportunidade de ficarem apenas ouvindo.

Pedro Miguel, futuro ex-vereador, queixou-se das críticas nos blogs e na imprensa. Espero que algum dia ele aprenda que uma crítica é a melhor ferramenta para nos aperfeiçoarmos, especialmente as críticas contra. Elogios, quando não merecidos, são coisa de bajulador (puxa-saco).

E a reeleita Vilma? Nunca entende nada nem sabe de nada. Cometeu o absurdo de enaltecer a audiência pública como um exemplo da democracia da casa. Nada disso, ilustríssima. A audiência pública foi uma imposição da Lei nº 10.257, que em seu Capítulo III, Art. 40, Parágrafo 4º, determinou:

I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;
II – a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos;
III – o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

Portanto, minha cara, o que foi feito não foi mais do que cumprirem a lei. E o que você disse sobre nos abrir as portas da casa, este é mais um grande equívoco seu. Essa aí é a casa do povo, ninguém precisa abrir as portas para nós. Nós é que lhe abrimos a nossa casa para que você, por mais um mandato, trabalhe para nós, entendeu?

Voltando ao Plano Diretor, há apenas uma coisa que nos preocupou. É o fato de que quem vai executá-lo são os nossos políticos. Então, a possibilidade dele se transformar numa peça de ficção é enorme, apesar de sua perfeição técnica, pois os políticos de Angra têm se mostrado alheios às leis e às verdades. Vamos relembrar:

1- A Lei Orgânica do Município determina que todo cais é público para embarque e desembarque. Mas tente desembarcar ou embarcar no cais do Angra Inn ou do ICRJ, na Praia Grande. E o prefeito Fernando Jordão, quando lhe cobraram uma atitude sobre isso, limitou-se a dizer: "Ah! mas eu não posso fazer nada pois eles me ajudaram tanto na campanha de 2000 ..."
2- A origem da Operação Cartas Marcadas foi a venda de licenças ambientais por funcionários da prefeitura. Alguém sabe qual foi o resultado da CPI para apurar os fatos?
3- Vocês já viram o que vai ser feito ali no Frade, em área de proteção ambiental? Veja a postagem: Empreendimento no Frade - Lançamento e siga o link que está lá.
4- O prefeito eleito teve a coragem de dizer que não compareceu aos debates durante a campanha porque não foi convidado. Dá para confiar em alguém que se importa tão pouco com a verdade?
5- E a vereadora que foi presa em flagrante boca de urna? Alguém duvida que ela fez isso por completo descaso e desrespeito à lei?

Assim, senhores, só nos resta contar com os técnicos - que tanto trabalharam na elaboração do Plano - no sentido de fiscalizarem conosco e denunciarem quando os políticos tentarem desvirtuá-lo, em troca de favores e dinheiros. Eles poderão usar os blogs e a imprensa livre de Angra para isso, mesmo que anonimamente, certo?

11 comentários:

PINTO/ROGERIO disse...

AMIGO (A)VOCÊ NÃO PODERIA TER COLOCADO DE FORMA MELHOR.....


QUANTO AOS VEREADORES CITADOS.. BOM NA REALIDADE SÃO APEDEUTAS DE CARTEIRINHA ASSINADA.



UM ABRAÇO ROGÉRIO VILELA


MONSUABA EM AÇÃO

Anônimo disse...

Você ou algum munícipe esperava que a "NOBRE" vereadora compreendesse alguma coisa do que foi dito e ainda conseguisse pronunciar-se com clareza e inteligência? Talvez em sonho seja possível..Abraços e parabéns ao inteligente, sagaz e oportuno redator do Blog Transparência Angra.

Anônimo disse...

Coitada da "nobre" vereadora: só consegue se expressar através de chavões, clichês, frases feitas que acredito que nem ela sabe o que significam. E foi eleita de novo...
Muito importante a explicação sobre a "casa do povo" e a aplicação da Lei da audiência pública: percebemos como os valores estão invertidos pelos edis e o povo acaba se submetendo.
Este blog está cada vez mais se superando e aos outros, com inteligência e fundamentação séria. Parabéns.
Mônica Lima

TAngra disse...

Prezada Mônica,

Obrigado por suas palavras mas, sinceramente, a TV-Com é um órgão de informação popular muito mais importante e eficaz do que nós. E veja o blog do Baltazar, que eu considero um dos melhores redatores de Angra, o mais espirituoso.

Abraços.

Anônimo disse...

O comentarista acima não poderia ter elogiado de forma melhor:
"Muito importante a explicação sobre a "casa do povo" e a aplicação da Lei da audiência pública: percebemos como os valores estão invertidos pelos edis e o povo acaba se submetendo."
Esse Governo foi catedrático em anti democracia. E o povo que se submeteu passivamente diante dos fatos foram os analfabetos políticos....
Parabéns pelo blog!!! Não dxa a desejar pra nenhum outro!

Anônimo disse...

Quero acrescentar a participação primordial e primorosa do arquiteto Luis Moura. Além de ter sido a peça chave para a elaboração do plano, também o apresentou a nós com muita clareza e poder de síntese.

TAngra disse...

Então, vamos lembrar também das duas técnicas que estavam lá. E do Secretário, que também colaborou nos esclarecimentos.

Só não haviamos ainda abordado esta parte do assunto porque isso será feito numa outra postagem que estamos preparando.

Mas foi muito oportuna esta antecipação feita pelo nosso prezado leitor das 08:50h. Agradecemos.

Anônimo disse...

Parabéns ao blog Transparência Angra. Sinto que vcs são pessoas inteligentes e bem informadas e estão fazendo um trabalho fundamental para população de Angra. Gostaria de dar uma sugestão! De vcs fazerem um levantamento de todo o dinheiro que foi roubado e desviado da prefeitura de Angra nesses 8 anos do governo Jordão. Sei que é uma tarefa difícil, mais com a capacidade de vcs é possível ter uma idéia. Com isso a população vai ter a idéia de quanto dinheiro foi roubado de nossa cidade. E tenho certeza que foi muita coisa. Com essas informações caso seja possível investiga-las poderemos mostrar a toda a população através de blogs e outros meios de comunicação que defendem o povo.
Um grande abraço.
Paulo

TAngra disse...

Prezado Paulo,

Já estamos fazendo este levantamento, mas é um trabalho muito grande mesmo, o acesso às informações é muito difícil e temos que contar inclusive que o apoio de pessoas da prefeitura.

Mas já conseguimos publicar neste blog o que foi gasto com as maiores empreiteiras e estamos concluindo o que foi repassado às "entidades beneficentes" apadrinhadas pelos vereadores. Nossa intenção é deixar disponível na internet um banco de dados com todas as informações que conseguirmos coletar, atualizado mensalmente, para que todos possam pesquisar e usar à vontade.

Angra é uma cidade riquíssima e poderia dar à sua população um dos melhores serviços sociais do Brasil, se não fosse o desperdício e desvio de verbas que tem acontecido ultimamente.

Aguarde um pouco, estamos tentando atender ao que você sugeriu.

Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário! Gostaria de saber como tenho acesso ao plano diretor de Angra. Tenho um trabalho de faculdade pra fazer e preciso do plano, mas não consigo achar na internet. Caso você o tenha, poderia envia-lo para o meu e-mail? Franciellefajardo@gmail.com

Desde já agradeço, e novamente, parabéns pelas palavras.

TAngra disse...

Prezada Francielle,

Já está no seu e-mail. Abraços,

Tangra.