"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, novembro 30

Angra - Cidade Histórica

Vendo a foto da escola Cornelis Verolme fui tomado pela lembrança da Angra antiga, quando as construções coloniais dominavam a cidade e as encostas eram só mata virgem.

Tenho um arquivo de fotos antigas - que consegui na prefeitura alguns anos atrás - e achei por bem compartilhar com os amigos leitores.

Clique na miniatura abaixo para abrir uma página no site do Transparência Angra que dá acesso a essas fotos. Estamos terminando de colocá-las na internet, mas já dá para vocês verem 2 dúzias delas.



Depois de as verem me respondam: Se nós, angrenses, houvéssemos tido um pouco de bom senso e preservado nossa história, como fizeram em Parati, por exemplo, haveria hoje cidade turística mais completa, bela e famosa no mundo?

8 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito a voces, não dá para comparar Angra com Parati. Se eles tivessem tido as instalações que fizeram em Angra, certamente estariam tão ou mais destruída.
Mas voltando ao assunto ainda é tempo de se reconstruir o passado.
Basta querermos e não depende do poder público não.
Se cada um fizer a sua parte.....

Anônimo disse...

Caro amigo,

Uma pessoa que possui um acervo fotográfico impressionante sobre Angra dos Reis é o professor Miguel Assad, fotos que mostram como nossa querida cidade foi destruída pela falta de planejamento dos nossos governantes.

Anônimo disse...

Amigos do Transparência Angra,

Essas fotos aqui postadas não pertencem ao Cd da Prefeitura e sim do Livro "Angra do Passado", do professor Miguel Assad Isaltino.

PatCentro disse...

A culpa é das famílias tradicionais que compraram muitos imóveis como investimento e após sua morte os herdeiros, na briga pelos bens e divisões, fazem o que querem sem pensar na cidade. Podemos citar como exemplo os Galindo - Hotel Palace (lembram como era a fachada na época do Sr. Eduardinho?) e agora com os herdeiros (banco Itaú e loginhas com fachadas modernas e cada uma com um padrão), os Jordão, os Rabha, os Isaac etc.

Anônimo disse...

PatCentro,
Você está corretíssima, e acrescento mais,foi também porque esta burguesia que hoje "controla" a cidade, quando aqui chegaram, chegaram com a intenção de explorar a cidade e voltar para a terrinha. Não tinham amor a cidade e a preocupação era só de EXPLORAR E ENRICAR, como fazem hoje seus herdeiros. É só pesquisar a história um por um.
Manter o Patrimônio Histórico a exemplo de Paraty, é interêsse principalmente dos seus proprietários. Mas para quem veio só fazer "negócio",sem visão do futuro, deixaram a maioria dos casarões ruir.
Seus herdeiros continuam fazendo "negócios" que com toda certeza o futuro cobrará o seu preço.

Anônimo disse...

Olá TAngra..

Gostaria de fazer uma sugestão.
O programa CQC, da bandeirantes, tem um quadro que eles vão cobrar os governantes, de forma bem humorada, mas deixando as pessoas que estão erradas envergonhadas. Então pensei em escrever e falar da bagunça que ocorre em angra, para quem sabe, eles virem aqui e mostram isso pro Brasil todo.
Pensei em escrever, mas como não sei perfeitamente todas as falcatruas, pensei em pedir para você, mandar para eles, um pequeno resumo de tudo, e espero que eles venham.
o email deles é protesteja@band.com.br
Espero que vpcê goste da idéia, e mande.
Um abraço.

*não precisa publicar esse comentario.

Anônimo disse...

Gente, tem um agravante nesta história. Temos exemplos no RJ do que pode vir acontecer em Angra. Muitos imóveis "tombados" ou em área de preservação, são abandonados pois não há interesse econômico em preservá-los. Daí deixa-se em abandono até ruir. Depois é só erguer outro mais econômico. Simples.
Mas, só acontece se a sociedade permitir.

Anônimo disse...

Opa, sou paratiense, e realmente, aqui nos orgulha nossso Patrimônio. Sim-sim, não temos muitos 'piratas' por aqui...; claro, pessoas mesquinhas existem em todos os lugares, e o povo de Paraty é muito 'Patrióteco', haha.

Gente, disso vocs podem ter certeza, Angra pra nós, É ASSUSTADORA, e pra quem não vê a parte das ilhas, litoral e histórica, toma um susto, um grande susto, :/.

Eu, que não sou tão bixo do mato assim, pois já fui váárias vezes à Angra, tanto pelo mar quanto por terra, é notável a diferença.

Cuidem aí, protestem e lutem, porquê depois chega a um certo ponto que é quase impossível reverter.

Abraços de seu vizinho,


Éder Costa.