"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, novembro 12

Amilcar Caldellas no TSE - Um Comentário

Esta postagem foi publicada para tirar algumas dúvidas que pairam sobre a recente decisão no TSE. Vejam este comentário que recebemos:

Anînimo em 12/Nov/2008 às 10:50:
"Agora cabe ao Blog retratação pois se a justiça o absolveu não cabe ao Blog o chamar de ladrão"

Comentário de TAngra:
Prezado leitor, em primeiro lugar atente para a seriedade e honestidade com que tratamos nossos leitores:

  • A decisão do Ministro Fernando Gonçalves foi registrada às 22:35h;
  • O Transparência Angra recebeu a informação às 22:39h;
  • Preparamos a postagem - após analisar e traduzir o resultado para uma linguagem inteligível - e publicamos neste Blog às 02:10h da madrugada, menos de 4 horas depois.

Agora vamos às explicações, pois parece que não fomos claros na divulgação da notícia:

Ele não foi absolvido de coisa alguma. O que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou foi o recurso do MPE (Ministéro Público Eleitoral) contra a "candidatura". E decidiu que o MPE não poderia ter recorrido da decisão por questões processuais.

É muito difícil para nós, leigos, entendermos a decisão, mas seria mais ou menos o seguinte: o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), ao conceder o registro da candidatura - contrariando a justiça de Angra dos Reis -, deixou de escrever no processo algumas "palavras". Como não estavam no processo essas "palavras chave", o MPE não poderia ter recorrido ao TSE. Particularidades das nossas leis, entende?

Mas o assunto não está encerrado. O processo ainda não foi arquivado. Hoje, às 10:21h a decisão foi publicada em sessão. Além disso, o MPE pode, se achar conveniente, recorrer da decisão do TSE.

Quanto ao processo pela não aprovação das contas do Amilcar, continua para ser julgado. Um assunto não tem nada com o outro. Ao que parece, o que os advogados dele querem, empurrando este processo com a barriga, recurso em cima de recurso, é que o prazo algum dia se esgote e ele escape ileso, como costuma acontecer. Ou que o povo esqueça.

Portanto, meu caro amigo, este Blog não tem nada do que se retratar nem do que se desculpar. Continuamos dizendo que o Amilcar "não pode ser chamado de ladrão", pois que ainda não foi julgado, mas "pode ser perguntado se é ladrão".

Amilcar Caldellas é quem tem o que explicar aos angrenses. Depois do julgamento sobre as contas pode ter também do que se desculpar. Parece que você está caindo na conversa dele. Abra seus olhos.

Nenhum comentário: