"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, novembro 14

A Vez da Turisangra

Pensamos em deixar o turismo para mais tarde, mas o caminhar dos acontecimentos nos fez antecipar o assunto aqui no Transparência Angra. E é assunto para muito mais do que uma só postagem.

Nós sabemos de muitas coisas: o verdadeiro interesse do governo municipal no turismo, o por quê das altas taxas para os ônibus, a causa de burocracia burra que só aceita os pobres passeios de escuna como atividade turística, o verdadeito interesse do shopping nos navios (cuidado, Galante!), o por quê de termos perdido os navios, quem é Gambiarra e porque o aturam etc.

A Turisangra, por absoluta incompetência, despreparo e desinteresse de uns poucos que a comandam, desperdiça a verba que poderia estar incentivando os empresários, treinando mão de obra e divulgando nosso enorme potencial turístico. E é enorme nosso potencial, muito maior que no Nordeste, ou Búzios, ou Parati, ou qualquer parte do mundo. Angra é um paraíso.

Quando se conversa com um turista que viaja várias vezes por ano, os mais abastados, que podem alugar uma lancha ou chegam em seu iates, que já visitaram grande parte do planeta, o comentário que ouvimos é sempre o mesmo:

"Que maravilha! Angra é o único lugar que reúne o que há de mais belo em termos de mar, montanha, natureza, povo nativo, ilhas ... E tudo pertinho, tudo dentro dessa baía fantástica ... Que pena eu não poder ficar aqui para sempre !"

Ele não precisa da infra-estrutura da cidade. Fica em seu barco, num grande hotel, ou numa casa de veraneio com todas as mordomias a peso de ouro. Gasta muito na hospedagem (em torno de R$600,00 por pessoa ou muito mais) e nos restaurantes sofisticados de algumas ilhas. Mas são em menor quantidade, é claro. Geram um número limitado de empregos.

A grande massa, que poderia estar empregando muitas pessoas, hospedando-se nas pousadas (R$100,00/pessoa ou pouco mais) - ou mesmo visitando a cidade por apenas 1 dia, consumindo nos restaurantes do continente, esses a prefeitura quer bem longe de Angra. Se não estiverem em Abraão, onde são muito bem recebidos, vão querer ir embora no primeiro fim de semana, logo que perceberem que não temos cinemas, teatros, assim que encontrarem os restaurantes fechados. Conversem com esses para verem a sua decepção.

Logo mais publicaremos o que levantamos sobre "onde a Turisangra aplica sua verba". Aguardem! (mas será hoje, assim que terminarmos de escrever).

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa segunda parte eu quero ler....É muita picaretagem!!!!!

Anônimo disse...

Estes "duristas" que querem vir em ônibuis alugados que querem passar apenas 01 dia não consomem absolutamente nada, trazem tudo no bagageiro e só deixam o lixo.
Vejamos por exemplo o pessoal de Mambucaba. A localidade fica um lixo só.

TAngra disse...

Caro Anônimo das 16:57,

Concordo em parte com você.

Mas não podemos esquecer que "disciplinar" este tipo de turista seria uma das atribuições importantes da Turisangra. Veja o quanto eles desperdiçam em aluguel de automóveis e combustível. E pra quê? Deveria ser exatamente para este tipo de fiscalização. Deveriam estar presentes para ensiná-los que ao partirem deveriam deixar tudo como encontraram. Assim que se resolve este problema.

Ao invés disso acham mais fácil proibir sua vinda. Ou não sabem como deveriam atuar.

É como matar o doente quando não se sabe como curá-lo, não acha?

Além do mais, não é porque são "duros" que não podem freqüentar as praias. Afinal, elas são de todos.

Abraços e pense nisso.

Anônimo disse...

Acho que os turistas recebem livramento de Deus por não poderem entrar aqui por causa de grana, já pensou se alguém resolver tomar um banho na praia do anil? Está morto, se procurar um médico na cidade não vai encontrar, se não trouxer comida, também vai morrer de fome porque não vai encontrar um restaurante aberto.

Anônimo disse...

TAngra;
Ainda assim muitos ônibus com turistas vem a Angra para passeios marítimos, com autorização da Turisangra, ao menos onde moro sempre tem. Estes turistas trazem tudo, da farofa a cerveja. O único benefício é que pagam o barqueiro, que compra o óleo, que paga o funcionário, que compra comida, remédio, que paga imposto,... e assim a cadeia produtiva vai se fortalecendo.

Quando permitirmos que as pessoas venham para nossas praias sem nehum compromisso, eles trarão tudo e deixarão olixo. Levam o bônus (desfrutam da natureza) e deixam o Õnus (obrigação de manter) para nós.

Anônimo disse...

Prezados da Transparência Angra

Sobre os navios no Shopping, é importante dizer que isso era uma cordo comercial entre a CVC/Saveiros Tour e o Shopping. Este acordo não se mantém para a próxima temporada, já que 49 navios saíram de Angra e estarão indo pra Mangaratiba. Quaiquer dúvidas, pergunte para o shopping através do site www.shoppingpiratas.com.br

Obs.: Parece-me que a Turisangra não fazia parte deste acordo comercial, só ocupava um estande, que neste verão será ocupado diretamente pelos pousadeiros da cidade.