"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, novembro 24

Turisangra e os Transatlânticos - I

Muitos acham que a Turisangra não teve participação no fato termos perdido os navios. Teve sim e é a maior responsável, junto com o Shopping Pirata's. Vamos contar história toda.

Tudo começou quando a Elianemar Representações Marítimas Ltda. colocou Angra dos Reis de volta ao roteiro dos transatlânticos, no final de 2001. A maior parte dos turistas era de europeus e norte americanos, pois a classe média brasileira ainda não tinha cacife para participar desses tours.

Não havia a Turisangra, mas sim a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, cujo titular era o competentíssimo Bento José Pousa Costa, recém saído de trás de um balcão de venda de hambúrgueres para turistas, daí sua qualificação para a pasta (?).

A primeira reunião para organizar a recepção aos navios aconteceu na Av. Júlio Maria nº 10, sede da secretaria, dia 23/Nov/2001. Estavam reunidos o Bento e representantes da Elianemar e das Agências de Turismo, de Turismos Náutico (saveiros), e outras que ofereciam programas de trekking e city-tours.

A idéia inicial era receber os visitantes no Centro de Angra, oferecendo-lhes opções de city-tours pelas igrejas, passeios de Van pela Estrada do Contorno, caminhadas pela Mata Atlântica, rios e cachoeiras no Frade (jeep-tours), passeios de saveiro ou lancha pela baía, além das compras nas barraquinhas de artesanato. Uma das agências já havia negociado a possibilidade de as lanchas de desembarque atracarem dentro do porto, onde seria feito o receptivo e onde seriam oferecidas as opções de passeios.

Claro que o porto não era o local ideal, as barracas de artesanato não estavam bem equipadas etc. Mas com certeza no ano seguinte tudo seria melhorado. É óbvio que se esta opção tivesse sido aceita teriamos todo o centro da cidade participando ativamente da recepção aos navios, com benefícios para muitos.

Mas na tal reunião havia um estranho ao setor: o síndico do Shopping Pirata's Veníssius Barbosa, lojista de roupas, de onde vinha sua qualificação para turismo (?). Cheio de ganância, convenceu a maioria dos mal informados e mal formados operadores de turismo que o shopping seria o local mais adequado para o desembarque, mais bonito, que todos poderiam instalar seus stands lá. Ofereceu uma festa de recepção com dançarinas, música, capoeiristas, distribuição de brindes etc., desde que as agências contribuíssem com R$1.000 para terem direito a participar. Assim, conseguiu ludibriar a maioria e assim foi feito.

O primeiro navio chegou. A tal recepção foi uma porcaria e explodiram as queixas dos turistas por estarem tão longe da cidade, com os táxis cobrando uma pequena fortuna para transportá-los ao Centro. Viam-se filas de estrangeiros caminhando pelas calçadas do Aquidabã e da Praia do Anil sob o sol, tentando chegar ao centro. E quando chegavam não encontravam nada, pois a cidade não tinha sido informada da sua vinda. Abordamos alguns - perdidos e cansados - revoltados com o absurdo de serem desembarcados tão longe, reclamando que aqui não tinha nada que prestasse, que jamais voltariam, que se fosse para visitarem um shopping preferiam ter ficado no navio, pois em suas cidades os shoppings eram bem melhores ...

Mas o Veníssius e o Bento estavam achando o máximo e para o navio seguinte conseguiram piorar muito as coisas. Mas isso vamos contar amanhã em outra postagem.

7 comentários:

Anônimo disse...

EU TE AMO!!!
CARAMBA você é fera!!
Fico saboreando seu blog! Cada palavra, cada frase, cada texto!
PARABÉNS!
Agora esses caras estão fritos!
TransparênciaAngra o melhor blog de Angra dos Reis!!!
Quanta Competência!!!
Preciso saber o valor exato das verbas que os jornais locais recebem para publicar apenas o que o Prefeito quer. EU TE AMO!!!

Anônimo disse...

Não falem mal do meu futuro chefinho!!!
Será que o Tuca terá a coragem de indicar o Veníssius para Presidente da TurisAngra?

Anônimo disse...

Concordo que no começo do Governo do Fernando, no inicio de 2000, nossa cidade era uma vergonha, pois havia de se libertar de 12 anos do governo do PT!!
Mais querer falar de quem era ou não era competente, isso é ridiculo!
o proprio secretário da pasta na época do PT era o que? e nem por isso julgo ele por isso!! hoje o Sr. Airton Nogueira é um dos representantes do Turismo no governo LULA "PT"
Não gosto do VINISSIUS, mais querer falar que é icopentente!! meu Deus é ridiculo!!
O receptivo que era feito no Pirata´s na época era muita bom. e falar que o Pirata´s não era o melhor porto pra receber os turistas na época, é leviano demais!!.
Hoje em dia até concordo, pois o Pirata´s vem perdendo o espaço que tinha e o centro da cidade mudado e preparato pra receber, uma pena que nossa cidade na época não estava preparada!!
Mais de quem é a culpa disso? acho que não é da atual administração!!!
apesar dos erros no turismo!! que a atual TURISANGRA vem deixando!!
Não se pode fazer analise de assuntos, com intuitos politicos, pois acabam sendo analises sem valores!!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 18:05h,

Por favor veja amanhã a continuação deste assunto. Acredito que você vai compreender melhor o que estamos querendo dizer.

Só lhe adianto que neste Blog não temos qualquer envolvimento com nenhum partido, nem a favor nem contra. Basta você ler nossas postagens sobre "Vereadores e Atividade Parlamentar", que começa neste link: http://transparenciaangra.blogspot.com/2008/10/vereadores-e-atividade-parlamentar.html
que você verá que aqui colocamos tudo que consideramos errado, independente de partido.

Agradeço você ter deixado sua opinião, mas aguarde até amanhã, certo?

Abraços.

Anônimo disse...

Juiz cassa registro de tucano eleito prefeito em Jundiaí
Publicidade

colaboração para a Folha Online

O juiz eleitoral Marco Aurélio Stradiotto decidiu cassar o registro de candidatura do prefeito eleito em Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), por abuso de poder econômico durante a disputa eleitoral na cidade. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" do Estado desta segunda-feira.

Haddad é acusado de realizar pesquisa irregular durante sua campanha. A representação, segundo a assessoria do prefeito eleito, partiu do PT e do PC do B, cujos candidatos foram derrotados pelo tucano.

O prefeito eleito --que é do mesmo partido do atual, Ary Fossen (PSDB)-- obteve 98.734 mil votos nas eleições municipais (50% dos votos válidos), garantindo sua vitória no primeiro turno. Pela decisão da Justiça Eleitoral, os votos do tucano foram anulados.

Na sentença, o juiz também determina a realização de um novo pleito no prazo de 20 a 40 dias. Na nova eleição, nem Haddad nem seu vice, Luiz Fernando Machado (PSDB), poderão participar.

Segundo a assessoria de Haddad, o tucano vai recorrer da decisão judicial. O argumento é de que a pesquisa considerada irregular foi uma pesquisa qualitativa interna, feita para orientar a agência de propaganda do então candidato.

O pagamento para que as pessoas respondessem às perguntas --o que motivou a representação--, segundo a assessoria, é prática legal e adotada também por outros candidatos.

Anônimo disse...

Estamos vendo em todo Brasil, juizes deferindo pedido de cassação de candidatos eleitos, estou otimista que está chegando a vez de Angra. Como o prazo é até quinze dias depois da posse, porque não nos juntarmos e procurarmos provas de ilegalidade, e todos passarem a mandar as denúncias e procurar provas, já vou dar dois exemplos:

1- O prefeito esteve no provetá no período eleitoral e entregou para os moradores uma carteira para que eles não pagassem a passagem de barco. com certeza houve uma ilegalidade.
Sugestão:
Vamos procurar pessoas que receberam e tirar fotos da tal carteira, eu já tenho uma em meu poder.

2- Foi feito uma pesquisa em um hotel da cidade, durante a campanha:
- Quem pagou?
- Apresentaram a comprovação
- Qual o nome da empresa

Vamos a luta, a luta continua companheiro

Anônimo disse...

Acabei de vêr na Bandeirantes uma reportagem sobre fraude em urna eletrônica en cidade do interior do Maranhão, coencidência ou não eu já já presenciei o testemunho de duas pessoas que votaram no 13 e a foto não apareceu.

Vamos fazer uma grande corrente através da internet e procurar pessoas que aconteceu a mesma coisa.


Vamos ao trabalho