"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, novembro 29

Comunidade em Ação - I

Ontem, pela segunda vez, fomos obrigados a trocar o canal 0,99 pelo 14.000.000, por conta da apresentação do Plano Diretor. A primeira vez foi na quarta-feira pelo mesmo motivo. Se a Cãmara de vereadores tivesse um pouco mais de perspicácia teria negociado a retransmissão da sessão pela TV-Com. No mínimo teríamos uma imagem melhor pela TV.

Mas não é disso que quero falar, mas sim do intervalo para o almoço, quando voltei ao 99 e assisti Vidal e Rogério comentando o abandono / demolição dos prédios das escolas da Verolme e da Monsuaba.

Ao ouvi-los lembrei que outro dia fui visitar a escola em que cursei o primário, longe de Angra. Eu disse primário, o que atesta que estudei lá muito tempo atrás. A escola estava igualzinha. Havia sido ampliada, mas mantinha as mesmas características da década de 50, época da sua construção. As mesmas paredes brancas e detalhes em azul escuro me trouxeram à memória os tempos de infância, quando a escola pública ainda era para os melhores alunos.

Relembrei ao mesmo tempo de um jornal que li faz alguns anos. Trazia uma foto de um prédio na Rua do Comércio com a seguinte legenda: "Angra está se modernizando. Nova construção do Banco Bradesco substitui casarão antigo." Eu era recém chegado na cidade e fiquei surpreso ao ver como aqui se dava tão pouco valor a tanta história. Pensei: ainda bem que em Londres, Paris, Roma, Veneza etc. não há brasileiros governando, pois já teríamos destruído tudo em nome de uma modernidade burra.

Hoje eu corrijo e complemento: ainda bem que em Londres, Paris, Roma, Veneza, Parati etc. não há angrenses governando, pois já teríamos destruído tudo em nome de uma modernidade burra, além da especulação imobiliária e conchavos com empreiteiras em troca de "comissões".

A prefeitura recentemente participou da reforma de uns poucos casarões que ainda sobrevivem no centro, mas são de propriedade de famílias tradicionais que deveriam ter assumido este encargo sozinhas.

Contrapondo o que foi apresentado no belo Plano Diretor Municipal, recomendo que acompanhem com muita atenção o Blog Angra Urbana e vejam o que está acontecendo com nossa cidade.

Outro assunto do programa que quero comentar mais tarde são as escolinhas do Pedro Miguel.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Prefeitura de Angra só serve aos "amigos",vamos aos fatos:
Hoje no mercado temos fábricas de banheiros químicos por todo País, e um banheiro novo custa em torno de R$ 2500,00, é só procurar na internet, por que será que a nasso querida Prefeitura gasta em torno de R$ 400.000,00 com locação de banheiro, vcs não acham que é muito dinheiro ou muita "M" , alguém está faturando alto. O proprietário(os), um nós sabemos quem é, e em oito anos construiu um império com uma pequena Empresa, agora o outro sócio da empresa não sabemos, seria interessante quem tver a informação passar para todos, e também quanto essa empresa faturou em oito anos de governo Jordão.

A luta continua

Anônimo disse...

Hoje podemos comemorar o regresso para Alerj, de onde nunca deveria ter saído, á partir do dia primeiro de janeiro o grande político angrense Aurélio Marques. O prefeito eleito do Rio acaba de escolher o deputado Chiquinho da mangueira para secretário de esporte.

Parabéns Aurélio

Anônimo disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, gostaria de agradecer a sua atenção ontem em nosso modesto debate (até porque fui convidado naquele momento e não havia uma pauta). De qualquer forma meu manifesto se faz pela Escola Raul Pompéia na Monsuaba e pelo antigo prédio da Escola estadual Cornelis Verolme, situada bem próxima a entrada da Verolme e abandonada atrás de um matagal. Percebo que existem espaços a serem aproveitados e as oportunidades não estão sendo aproveitada, uma delas seria aproveitar o prédio do Cornelis Verolme, situado dentro do complexo industrial NAVAL e de Marinas, e ali ser instalada a maior unidade de treinamento, aperfeiçoamento e capacitação de profissionais tão escassos em Angra. A outra seria a implantação na Raul Pompéia (corredor turístico) de oficinas como o TECLAR, Hotelaria, Culinária e outras necessárias para o turismo e progresso tecnológico de nossa cidade.
Mas nunca é tarde, espero que o nosso novo prefeito venha refletir e tornar real esta reinvidicação.
Abraços

VIDAL

Anônimo disse...

O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste sábado (29), ao chegar à Vila Olímpica da Mangueira, na Zona Norte, o nome do deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB) como novo secretário de Esportes e Lazer.

Um Jordão vai
O Aurélio vem

Anônimo disse...

VCS NÃO SABEM O NOME DE UM DOS SÓCIOS DOS BANHEIRO QUIMICOS?? VAI VER A QUANTIDADE DE CARROS ZERADOS QUE ELE COMPROU DEPOIS DAS ELEIÇÕES, SEM CONTAR AS FÉRIAS EM NATAL, O GRANDE SITIO NO ZUNGU ONDE GUARDA SEUS BANHEIROS,O NOME DELE>> H.... P....., BANHEIRO DÁ DINHEIROOOOO.. NUNCA SE DEFECOU TANTO...KKKKK