"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, janeiro 12

Cargos em Comissão Pra Quê?

Os Cargos em Comissão existem em quantidade por que a livre nomeação e exoneração os torna "moeda de troca" no jogo político. São ocupados pelos "afilhados, parentes ou cabos eleitorais", ou como instrumento de uma estratégia para assegurar apoio no legislativo e para “acomodar” políticos que não conseguem eleger-se ou reeleger-se.

A administração pública, assim como seus cargos e funções, é patrimônio do Estado, e não deve, portanto, ser colocada à mercê dos ímpetos nepotistas e clientelistas dos governantes, sob pena de criar-se ambiente mais que propício para a proliferação da corrupção.

Há uma clara distorção da forma como são considerados os cargos públicos: uma visão patrimonialista, personalista, como se o cargo fosse propriedade de quem dele dispõe para livre nomeação, e como se tal investidura não devesse observar os princípios previstos na Constituição. Com a publicação da Súmula Vinculante 13, qualquer cidadão ou instituição interessada poderá recorrer ao Judiciário para pedir a anulação de uma contratação que ofenda os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade, igualdade e eficiência.

O necessário é investir na formação dos servidores públicos para que ocupem cargos em todos os níveis da administração nas funções profissionais. A existência de carreiras às quais estejam vinculadas linhas de acesso às funções gerencial e técnicas é importante para assegurar a continuidade das políticas públicas e reduzir a descontinuidade administrativa, aumentando da eficácia e a eficiência da ação do governo.

Nunca é demais ressaltar que a existência do Estado se justifica em sua finalidade de servir ao povo e não na visão equivocada daqueles que se servem do Estado para o atendimento de seus interesses privados.

Não existe justificativa para tantos Cargos em Comissão. Impossível aceitar que não possam se preenchidos por quem prestou concurso público. Com tantos cargos de chefia, quem são os subordinados?

8 comentários:

Anônimo disse...

Claro que existem justificativas, as mesmas se encontram no início da postagem.......

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal do blog transparência Angra!
Tenho uma denuncia muito grave para fazer e queria que vcs investiga-se. Esta sendo construído uma escola da entidade do Sr. Vice prefeito Essiomar em seu terreno na japúiba numa rua perto do centro comercial Nelsinho com o dinheiro da prefeitura e construída pelo pessoal do serviço publico. Recebi essa denuncia pelos própios funcionários do serviço publico e queria pedir a vcs que investiga-se.
Abs.
Paulo César

Anônimo disse...

A melhor frase da postagem é: "Com tantos cargos de chefia, quem são os subordinados?"
Devem ser os estatutários...
Os capacitados...
Os competemtes...
Os honestos...

Anônimo disse...

Dá até nojo, porque os únicos esquecidos nesta história toda são os efetivos POR CONCURSO. Até os cargos de confiança de mais baixo escalão tem que passar pelo crivo do prefeito e do vice-prefeito, para ver se ele aprova. E o aumento do prefeito? A quantia gasta em um ano, segundo o Daniel Neves, do sindicato, dária para pagar muitos CCs ou dar um bom aumento para os servidores. Porém, é claro que os aumentos serão os de sempre: 6 a 7%. Uma vergonha!!

Anônimo disse...

Paulo César

Boa tarde pessoal do blog Transparência Angra!

Tenho uma denúncia muito grave para fazer e queria que vcs investigassem.

Abs.
Paulo César

TAngra disse...

Caro Paulo César,

Já estamos investigando.

Vai ser difícil pois envolve só o ambiente interno da prefeitura, mas é provável que a gente descubra algumas coisas.

Abraços e obrigado por suas informações.

P.S. Nós retiramos uma parte do seu comentário para que eles não escondam as pistas, certo?

Anônimo disse...

AO COMENTARISTA DAS 14:09, CONCORDO CONTIGO EM TUDO!

Anônimo disse...

pois eh amigos, aquela manobra que no inicio, de tao ventilada, nao rolou, acontecera daqui a uns 5 meses: O dr Amilcar sera o presidente da Fundacao de Saude...Sera aquilo mesmo: DR Adilson dará lugar ao dr amilcar , que deixara seu lugar na camara para o fiote, que ganhara cargo alto na PMAR, que deixara tambem a camara, e deixara pro BENTO!!! Eh isso aeh, depois dessa o povo tem que tomar vergonha na cara e nuncA mais votar no dr amillcar, mostrara que nao merece nem as cuecas que veste...O dr amilcar so nao fez isso ainda pois na epoca a noticia tava muito ventilada e ha ainda muito rolo na fusar e dr amilcar cagao do jeito que eh..., dr adilson esta la so pra limpar a barra.