"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, janeiro 8

Procissão Marítima - A Voz da Associação

"Nos últimos dias vimos algumas declarações em jornais, sites e blogs sobre a nossa Associação e gostariamos de poder esclarecer a todos.

A Associação foi criada recentemente por pessoas apaixonadas pela nossa cidade e que têm 5, 10, 15 e até 30 anos de Procissão Marítima, seja organizando embarcações ou participando das mesmas.

Ficamos preocupados com o que vem acontecendo ultimamente com a procissão, que a cada ano definha no número de embarcações e de participantes. Sabemos os motivos e vamos tentar Salvar nossa festa do dia primeiro de janeiro, copiada Brasil à fora, a todo custo. É uma festa que movimenta cerca de meio milhão de reais em nossa cidade e o povo de Angra não consegue mais participar.

Vamos aos fatos:

No jornal 'O Dia', coluna no Bruno Astuto, publicaram as seguintes afirmações:
"Depois da gritaria a Turisangra achou melhor trocar os papéis: os barcos montam a festa e a Fundação apóia...", "a Fundação de Turismo, responsável pela organização, divide a missão com a novíssima Associação dos Organizadores de Barcos da Procissão Marítima", "Agora: o que não dá mais são os barqueiros cobrarem 20 mil das turmas organizadoras. Tem convite individual custando R$250!"

Explico: Nunca foi e nem vai ser intenção da Associação organizar a procissão, nunca houve essa convera com a Turisangra. Nossa intenção nesse primeiro ano foram melhorias. Não sei qual a fonte dessa notícia mas ela não procede.

Mas sobre os preços, concordamos com todas as letras. Qualquer dia do ano se aluga uma escuna por 1.200,00 reais mas para a procissão cobram absurdos e se o organizador for buscar por uma escuna relativamente nova para melhor acomodar as pessoas os preços sobem ainda mais, chegando sim ao valor dito na reportagem. Isso somente a escuna, sem nada.

Sobre o senhor Juca, da empresa Saveiro´s Angra, disseram que cobraria o preço "justo": 50 reais com mesa de frutas. Ora, ele cobrou de um de nossos associados 18 mil reais, isso mesmo, 18 mil reais pelo aluguel de uma de suas embarcações. Levando com consideração uma escuna para 120 pessoas, cobrando 50 reais por pessoa o total é 6 mil reais, o que ainda é muito caro para um dia de aluguel, porém bem abaixo dos valores praticados. Mas ainda assim o preço final seria muito mais em conta para todos. Então, realmente não sabemos o que é justo. Ou sabemos?

Com a Turisangra fizemos as seguintes solicitações:

1- Cais desobstruído dia 31 e 1º de manhã para que os barco pudessem ser carregados e arrumados com mais facilidade, pois há muitas traineiras lá, o que gera um grande transtorno; (não fomos atendidos)
2- Limpeza do cais no dia 31 para que as pessoas que iriam embarcar não sofressem com o cheiro de podre que impera no cais o ano inteiro; (não fomos atendidos)
3- Bloquear o trânsito no cais dia 1º para que as pessoas transitassem livremente, até o último barco sair; (não fomos atendidos)
4- Foram pedidos 10 banheiros químicos no cais dias 31 e 1º; (não fomos atendidos)
5- Redefinir as categorias por tipo de embarcações e definir que organizadores ligados a prefeitura ou vereadores não pudessem concorrer, pois já houve casos em que muito antes de 30 dezembro todos já sabiam quem levaria os prêmios; (não fomos atendidos)
6- Considerando os custos de preparar toda a embarcação, em torno dos 18 mil, alguns conseguem algum tipo patrocínio e precisam exibí-los; (fomos atendidos)
7- Aumentar os valores da premiação com a intenção de fracioná-la por mais categorias; (fomos atendidos mas já era intenção da Turisangra aumentar a premiação)
8- Mudança no horário do show para depois da procissão, aproveitando a praia cheia; (fomos atendidos)

Fizemos 8 pedidos formais e fomos atendidos plenamente em apenas 2. Que apoio nós demos? Que parceria é essa? Não fizemos nenhum pedido exorbitante ou impossível, porém conseguimos os resultados acima.

Queríamos parceria e apoio para somar e nossa tentativas de melhorias para esse ano não foram aceitas totalmente, infelizmente.

Em 2008 foi contratada uma empresa para "organizar" a procissão para os próximos 4 anos, mas vimos que essa primeira tentativa não foi uma experiência muito boa.

As embarcações premiadas estavam descumprindo os artigos 5º e 11º do regulamento. O 5º diz que o nome da embarcação não poderia estar coberto, mas todos os vencedores estavam (ver filmagens). O vencedor de originalidade para as lanchas não estava inscrito como lancha. E outras coisas estranhas, como o segundo lugar em animação conseguindo isso sem som durante as 5 horas de procissão, mas tudo bem. Palmas aos vencedores. Jurados contratados dando somente 9 e 10 para todo mundo e várias embarcações sem notas, o que poderia mudar o resultad final, etc. etc....

Agradecemos ao Transparência Angra o espaço para podermos esclarecer a população da real intenção da nossa Associação, que não é brigar com ninguém, muito menos elitizar as vagas, mas sim devolver a Procissão ao povo de Angra com conforto e alegria.

Abraço a todos e que 2010 seja melhor !!!"

Ass. Associação dos Organizadores de Barcos da Prossição Marítima de Angra dos Reis

TAngra: Lembramos que prossição não é apenas evento religioso. Pessoas que seguem umas atrás das outras, qualquer que seja a finalidade, formam uma prossição.

23 comentários:

Anônimo disse...

TEVE UMA REUNIAO NA CASA DO MARCIO DA FLA-ANGRA E O MANOEL FRANCISCO, EX-PRESIDENTE DA TURISANGRA, DISSE ABERTAMENTE QUE ESTAVA INVERTENDO OS PAPEIS E QUE A ASSOCIACAO FARIA A PROCISSAO.

SAO TODOS UNS MORTOS DE FOME. QUANDO CHEGA ESSA EPOCA QUEREM TODOS TIRAR O PE DO LAMAÇAL

Anônimo disse...

tinham jurados de angra. como pode isso?

Anônimo disse...

engracado. o marcio da fla-angra tinha aceitado tudo. nao só ele como toda a associacao.
queria levar um por fora e nao deve ter conseguido

Anônimo disse...

ESSA ASSOCIACAO EH UMA FARSA!
A TURISANGRA UMA MENTIRA!
E O MARCIO DA FLA-ANGRA UM LADRAO!

RESUMI TUDO, NAUM FOI?

Anônimo disse...

COMO VÃO OS NEGÓCIOS TURÍSTICOS DOS AMIGOS DO TRANSPARÊNCIA ANGRA?

HAHAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Quando o Boni, Cicica Larangeira, Jorge Elias e Grijó criaram a Procissão Marítima, o objetivo era fazer uma grande "farra" que divulgasse o ALEGRIA NO MAR DE ANGRA PARA O BRASIL. Há 8 anos a Procissão não aparece no Jornal Nacional, Fantástico ou outro programa de repercussão nacional. Adoramos a imprensa angrense e o RJTV, mas desde que o Fernando Jordão assumiu a Procissão perde a sua principal característica em ajudar o turismo da cidade.

Anônimo disse...

Existem no máximo 30 turmas na Procissão Marítima, e o evento já chegou a ter 1000 embarcações. As turmas dvem ser ouvidas, mas ao delegar a elas a tutoria do evento corre-se o risco de não perceber que a maoiria das imagens que saiam na Mída Nacional eram de embarcações pequenas tematizadas com criatividade, ora usando elementos culturais, ora usando sátiras.

Anônimo disse...

Faço parte da associação e acho uma falta de respeito, colocar matérias em blogs sobre um assunto que não tem fundamento nenhum!!
Vcs poderiam procurar nosso Presidente e ficar ciente das verdades dos fatos!! envês de colocar historias fantasiosas e comentários com falta de respeito atacando pessoas que nem conhecem!!

Anônimo disse...

Discordo do comentário acima!! entre 1990 a 2000 não chegava a ter 10 turmas organizadas, hoje em dia existem mais de 20!!
Concordo que tem que haver mudanças em relação a divulgação do evento e outros detalhes na organização!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 12:50h,

A matéria foi colocada no Blog "a pedido" da Associação e o texto foi "escrito" pela Associação.

Você pode nos explicar melhor o que está querendo dizer?

Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

A Reunião foi o com a "titi' e não com o "Manoel Gambiarra" , foi na casa do Márcio sim , porém com toda imprensa convidada e teve a presença de Rosa Pereira e Andrei Lara por exemplo ,os jurados foram contratados pela empresa que a prefeitura contratou para "organizar a procissão" se você perguntar o nome não sabemos dizer o nome ,só sabemos que é do IKE , lembram da "festa do peixe" isso ,mesmo !!!
a ssociação não aceitou ela propôs e não foi atendida na maioria dos casos o que relamente houve foi emposto e pronto , foi dessa maneira.
8 anos que não aparece ?Acho que é até mais tempo.Precisamos de uma empresa grande que tenha esse tipo de acesso para levantar a Procissão novamente , isso entre outras coisas.
Na associação temos 27 barcos inscritos acreditamos que as organizadas passam de 60 , mas acredito que depois desse ano caiam em menos da metade.
Aguardem novidades da Associação durante o ano , fiquem com Deus.
E não levem as coisas para o lado pessoal.

Anônimo disse...

Que balaido de .....,de que não sei ainda, mas que é uma balaio de coisas ruins ah, isso é.

Mas esperar o quê dessa turma????

Anônimo disse...

Meu amigo se fosse uma coisa oficial assinada pelo Presidente da Assiciação, o nosso amigo Márcio, que faz o Fla-angra!! eu até aceitaria, não estou dizendo que é tudo mentira, mais algumas coisas são exageradas!!
isso de colocar postagens, sem ver a fonte!! não é correto!!
Houve erros esse ano, mais as pessoas que ficaram responsáveis em fazer o evento esse ano, eram os mesmos que fizeram em outros anos atrás, no governo passado!!
E os erros foram os mesmos que cometiam na época!!
Em relação a transparência na apuração dos barcos prêmiados!! infelizmente !!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:30h,

Se você quiser saber quem foi a "fonte" entre em contato por e-mail que informaremos a você, certo?

Aliás, quem entrou em contato conosco não foi nenhuma "fonte", foi a "Associação", representada por uma pessoa que se identificou, OK?

Nosso e-mail: transparenciaangra@gmail.com

Aguardo seu contato.

Abraços.

Anônimo disse...

FONTE NAO SE DIVULGA, TANGRA!

Anônimo disse...

Transparência Angra, tudo bem?

Sou leitora assídua de vocês, mas estou perdendo a vontade de ler. Gosto das notícias, mas tenho ogeriza à baixaria. Infelizmente, muitos anônimos têm feitos comentários pessoais nas postagens. Comentários grotescos e com xingamentos. Isso deveria ser "proibido" por vocês. Tudo bem que vocês são contra o governo. O assunto não é esse. Agora, sem dúvidas, o chato é ler que fulano é pilantra, viado, excroto, e etc. Acredito que o importante à vcs é a vida política, não é isso? E não a pessoal, não é isso?
Nos demais blogs vejo que os donos têm esse cuidado de podat. Aliás, no inicio vcs também tinham. Vcs eram um blog fino. Sempre criticando, mas não perdendo o nível. Depois a coisa escorregou e virou "sacanagem".

Concordo que vcs devem cobrar transparência, sim! Mas, pelo menos, vcs deveriam ser elegantes. Vcs estão seguindo a mesma linha do jornal A Cidade: BAIXARIA! Sim, eles vendem horrores! Mas não são nada elegantes. E isso é lamentável.

Não sei se esta mensagem servirá para alguma coisa, mas , por favor, revejam isto.

É uma posição minha. É o que eu penso.

Beijos da leitora,

DONA LURDINHA

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 20:56h,

A informação não foi passada por nenhuma fonte.

Isso aí é um pedido de resposta da Associação, pois foi este Blog quem divulgou a notícia criticando o acordo com a Turisangra nesta postagem de 20 de Dezembro: Procissão Marítima, lembra?

A Associação entrou em contato conosco pedindo para publicarmos sua versão dos fatos. É claro que concedemos o espaço. O texto não é nosso, é da própria Associação.

Não há fonte a proteger, certo?

É uma matéria assinada pela Associação que publicamos no Blog. Só isso.

Abraços.

Anônimo disse...

Gostei do comentário da Dona Lurdinha. O Tangra poderia se pronunciar a respeito. Pois é verdade mesmo! A baixaria está rolando solto aqui.

Anônimo disse...

Própria Associação!!!!!!!!, não vi a assinatura do Presidente, nada oficial!!
quer dizer que uma pessoa manda um email pra vc sem dar nome!! e pronto!!
Acho que os Blogs devem ter mais responsabilidade com a verdade dos fatos!!
pois acho que uma carta sem assinatura de responsáveis não tem valor!!
Concordo que algumas coisas são vardadeiras, mais queria saber quem escreveu essa carta!!
Aliais a Assiciação hoje conta com 26 associados, mais pra ter valor uma carta tem que ser enviada pelo Presidente da Associação e não ser anonima como vem acontecendo em nossa cidade hoje!!
e vcs sem responsabilidade tratam de pegar e tornar verdade o que recebem, sem sequer apurar a vericidade das coisas, isso é muito perigoso e irresponsavel! pois em muitos casos são de pessoas e familias que acabam respingando essa falta de responsabilidade de alguns blogeiros de nossa cidade

Anônimo disse...

Vejo os comentários e fico muito triste em contatar , que pessoas que nem sequer sabem de quem estão falando, vejo ofenças pessoais a ataques a uma entidade que nada tem haver com o governo, é claro que , existem pessoas simpatizantes ao governo ? Sim existe( eu acho ) , mas existem pessoas que são oposição ? sim também existem , assim como eu , fui oposição e sou oposição ao governo , mas em nenhum momento misturei as coisas e nenhum outro membro assim fez.O que estamos falando aqui é sobre a procissão e a associação recém criada e estamos esclarecendo algumas dúvidas, em relção as respostas em nome da associação o blog foi procurado pela associação para pedir o direito de resposta que assim foi concedido e as pessoas que dizem ser da associação e não acreditam e não se identificam ,é bom irem as reuniões para ficarem sabendo das coisas em dia.
Não vamos levar isso para o lado político , a associação não tem nada haver com a turisangra ,embora sempre bem recebida , agora os pedidos serem atendidos é outra história.

Anônimo disse...

Do jeito que está a procissão está perdendo força. O angrense adora a procissão mas não tem dinheiro para participar. A PMAR não divulga e depois fica dizendo que haviam 2.500 barcos, Foi a procissão mais fraca dos últimos anos.

Anônimo disse...

Posso ser sincero?se é que isso tem importancia nesta cidade...essa procissão ou seja lá o nome que vier a ter, já deu o que tinha que dar há muitos anos.Principalmente depois de 01/2001.Não tem mais divulgação nem atrativos, é melhor buscar uma outra maneira de se comemorar a entrada do ano novo.Mas se não quizerem tbm ta bão.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário da D Lourdinha. Caso contrário o blog vai perder a credibilidade nas cobranças.
Quanto a procissão duvido que tenha havido mais que 30 grupos. Já participei da organização com acesso a estes números.
Peguem foto aérea (sempre tem) e vejam se há alguma remota possibilidade de ter 2.500 barcos.
É mais um factóide da prefeitura.